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Muitos motoristas só se preocupam com a temperatura de
trabalho do motor quando ela está
alta. Realmente, o superaquecimento tem efeitos
nefastos para o funcionamento e
a durabilidade dos componentes do motor.
Mas existe um outro risco que a maioria ignora: a baixa temperatura.
Para que um motor veicular apresente um bom regime de trabalho, é importante que atinja uma temperatura próxima aos 90 °C, o mais rápido
possível, e estabilize essa temperatura para diversas situações de
condução do veículo.
Essa estabilidade também é importante para garantir uma boa lubrificação do
motor em função da viscosidade do
óleo, que se altera com a mudança de temperatura.
VÁLVULA TERMOSTÁTICA
Para auxiliar nessa manutenção da temperatura para o sistema, a válvula termostática é um componente essencial:
controla o fluxo de fluido de arrefecimento entre o motor e o radiador.
Ela libera ou obstrui a circulação do
fluido de arrefecimento para o radiador de acordo com a temperatura, trabalhando em conjunto com o eletroventilador.
Infelizmente, alguns mecânicos
retiram a válvula
termostática, alegando que ela só serve para dar problema, principalmente de superaquecimento (quando a válvula trava em posição fechada).
Se um veículo sem
válvula termostática estiver transitando por uma estrada, terá um grande resfriamento
do motor em função da livre passagem do fluido
para o radiador.
Nesse momento, a injeção eletrônica
aumentará a quantidade de combustível injetada para o motor, elevando consideravelmente o consumo do
veículo.
ADITIVO
Nas regiões mais frias do país, a não utilização do aditivo de radiador
pode trazer sérios problemas, como o congelamento de toda a
água do sistema de arrefecimento do
motor, com o risco de rompimento do radiador, cabeçote, bloco, bomba d’água, entre outros.
Utilize o aditivo na proporção recomendada para o
seu veículo consultando o fabricante.
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