sábado, 5 de fevereiro de 2011

Rápidas do final de semana

Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.



EM BAIXA - Os dados de emplacamentos das empresas filiadas à Abeiva – Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores, no primeiro mês do ano, mostraram queda de 28,9% em relação ao desempenho de dezembro de 2010. Foram emplacadas 9.572 unidades contra 13.459 veículos de dezembro último. Apesar da baixa, a participação dos importados no mercado total subiu de 3,73% para 4,16%, na medida em que o volume total decresceu 36,3%.Na comparação com igual período de 2010, porém, janeiro último mostrou aumento de 93,2%. Foram 9.572 unidades emplacadas contra 4.954 veículos de janeiro do ano passado. E o market share das marcas sem fábricas no Brasil era de 2,46%.Segundo Gandini, a estimativa de vendas da Abeiva para 2011, de 165 mil unidades, pressupõe emplacamento mensal da ordem de 13,7 mil unidades. “Certamente, em janeiro e em fevereiro, não conseguiremos atingir esse total. Mas a partir de março pretendemos recuperar a venda média mensal projetada”, conclui o presidente da entidade.


EXPERIENCE MINI - O MINI Countryman, último lançamento da marca e primeiro modelo MINI com quatro portas, poderá ser testado, assim como os demais modelos da linha 2011, durante o Eurobike Experience MINI Atlântida, que acontecerá dia 05 de fevereiro, no litoral gaúcho. Os convidados serão recepcionados no Lounge Summer Paradouro, no Café Atlântida e participarão de diversas atividades ao longo do dia. Durante a ação, a Eurobike também contará com uma equipe para realização de pré-venda do Countryman. Para finalizar o evento será oferecido um delicioso coquetel acompanhado de um pocket show. O mais interessante desta ação é que os convidados e clientes que não conseguirem comparecer em Atlântida neste final de semana não perderão a oportunidade de testar os modelos MINI. Dia 07 de fevereiro se inicia o Eurobike Experience MINI Porto Alegre, que permanecerá na loja de Porto Alegre durante o mês de fevereiro. Dando continuidade às ações de responsabilidade social, durante o evento em Atlântida, a Eurobike coletará doações de brinquedos e alimentos não perecíveis, que serão enviadas para Prefeitura de Xangri-lá que os distribuirá para entidades assistenciais. Eurobike Experience MINI Atlântida – 5 de fevereiro. Eurobike Experience MINI Porto Alegre - 7, 8, 9 e 10 / 14, 15, 16 e 17 / 21, 22, 23 e 24 de fevereiro


NOS ESTADOS UNIDOS - Vencedores de vários prêmios e menções, o novo Kia Optima e o Kia Sportage foram recentemente reconhecidos como "Melhor Modelo Novo" pela revista mensal Kiplinger's Personal Finance, nos Estados Unidos. O Optima foi nomeado "Melhor Carro Novo" na categoria ‘25 – 30 mil dólares’, e o Sportage como "Melhor Crossover Novo" na categoria ‘Crossovers Pequenos’. Além disso, o Kia Soul recebeu a menção "Vale Conhecer” entre os carros abaixo de 20 mil dólares. "Ganhar o prêmio ´Melhor Modelo Novo´ pela Kiplinger's Personal Finance com os modelos Optima e Sportage, bem como a menção ao Soul, reforça o grande impacto que a transformação de design da Kia Motors teve em nossa marca e nossos produtos”, disse Michael Sprague, vice-presidente de Marketing e Comunicação da Kia Motors América. O ‘Guia Anual de Compra de Veículos’, da Kiplinger’s Personal Finance, identifica veículos em 11 categorias, classificando-os por preço, desempenho, segurança, habitáculo e impressões ao dirigir.


NOVA CAMPANHA - “Pra frente é que se roda” é o conceito da nova campanha institucional que será lançada pela DAFRA Motos no próximo dia 6 de fevereiro. Criada pela agência Talent, a ação (composta por filme, spot de rádio, mídia impressa e exterior) reafirma o posicionamento da empresa entre as três marcas mais vendidas no Brasil. Para o filme, que vai ao ar neste domingo nas principais redes abertas de televisão do País, foram necessários três dias de filmagens externas, que fecharam algumas ruas da cidade de São Paulo e envolveram mais de 30 motos. Além disso, traz como trilha sonora uma versão exclusiva da música “Tarde Vazia”, do Ira!, regravada especialmente para o comercial. O vídeo, que leva o mesmo nome da canção e foi dirigido por Paulo Vainer, mostra um jovem que parece entediado e sem nada para fazer, até que ele resolve dar uma volta com sua DAFRA Apache RTR 150 pela cidade. À medida que passa pelas ruas, dobra esquinas ou atravessa cruzamentos, outros motociclistas, que também pilotam modelos DAFRA, como Speed 150, Citycom 300i, Kansas, Smart 125 e Zig, juntam-se a ele, formando um grande grupo que se dirige para a estrada. A locução em off ressalta a posição de destaque da marca no Brasil, e revela: “Três motos eleitas as melhores do Brasil. Dafra, uma das três marcas mais vendidas do país. Pra frente é que se roda”.


NOVA ASSINATURA - Presente no País há 12 anos, a Renault vem crescendo e ampliando a percepção de sua marca no Brasil e no mundo. Neste período, a empresa conseguiu, através de uma estratégia competitiva, oferecer ao mercado nacional produtos inovadores e acessíveis ao consumidor brasileiro, transformando-se em uma das montadoras que mais vem crescendo nos últimos anos. A partir de 7 de fevereiro, a Renault do Brasil apresentará sua nova assinatura de marca, através de campanha de comunicação criada pela agência Neogama/BBH. O mote "Mude a Direção" aponta para um novo posicionamento da empresa, em que as pessoas e suas necessidades de mobilidade são o verdadeiro centro do negócio da Renault. Essa mudança reflete a convicção da empresa de que não é mais papel das pessoas se adaptarem ao automóvel, e, sim, do automóvel se adaptar às pessoas, oferecendo soluções de mobilidade confiáveis, inovadoras e acessíveis.


LINHA DE TRATORES - A Agrale, uma das empresas líderes no segmento brasileiro de máquinas agrícolas, apresentará na Show Rural, feira promovida anualmente pela Coopavel Cooperativa Agroindustrial, a sua linha completa de tratores, com destaque para o modelo BX 6180, que conta com uma nova cabine, mais confortável, ergonômica e moderna. Na exposição, que acontecerá entre os dias 7 e 11 de fevereiro, em Cascavel (PR), a empresa apresentará também seus caminhões 8500 CE, 8500 E-MEC – incluídos no Programa Mais Alimentos do Governo Federal – e o modelo médio 13000, além de toda a gama de produtos Lintec. No evento, o modelo exposto é o Agrale BX 6180, que possui motorização MWM International de 168 cv de potência e levante hidráulico. Ideal para médios e grandes produtores, principalmente para as culturas de grãos e cana-de-açúcar, o trator é robusto e garante alta produtividade na lavoura com baixo consumo de combustível e pode ser usado em diferentes aplicações durante todo o ano.


CAMINHÕES PESADOS - A Mercedes-Benz liderou as vendas de caminhões pesados no Brasil no mês de janeiro. De acordo com o DENATRAN - Departamento Nacional de Trânsito, foram emplacados 1.035 caminhões pesados da marca no primeiro mês de 2011. Este resultado representa uma participação de 29% no segmento de pesados, 11% a mais do que o segundo colocado. "Esse resultado de vendas de janeiro confirma que o ritmo da atividade econômica continua aquecido em áreas como mineração, grandes obras de infraestrutura, agronegócios e operações logísticas, setores que puxam as vendas de caminhões pesados", afirma Joachim Maier, vice-presidente de vendas da Mercedes-Benz do Brasil. Para atender aos clientes que atuam nessas atividades, a Mercedes-Benz oferece a mais completa linha de produtos. "Como as linhas Actros e Axor, que oferecem elevado nível de tecnologia, desempenho, conforto e segurança, aliado a um reduzido consumo de combustível e menor custo operacional, o que assegura a rentabilidade para os clientes", diz Maier.


JABOATÃO E CARUARU - O Grupo ADT está abrindo a mais nova concessionária Citroën em Jaboatão dos Guararapes (PE). Com investimentos totais de R$ 13 milhões, a Pigalle passa a ocupar um espaço importante na região metropolitana da capital de Pernambuco. Rodrigo Hernandes, gerente nacional de Vendas da Citroën do Brasil, informa que “a expectativa de vendas para a nova loja é de 80 carros novos e 50 seminovos por mês. Os clientes de Jaboatão e região terão um ponto de atendimento completo em vendas, peças e serviços, com a tradicional qualidade da rede Citroën”. Plenamente alinhado com a estratégia da Citroën no Brasil, o grupo, com mais de 50 anos de experiência no setor, inaugura também nesta data a sua segunda concessionária Citroën em Caruaru (PE), com investimentos adicionais de três milhões de reais. Localizada no bairro de Piedade, a Citroën Pigalle de Jaboatão possui área total de 5.000 m² e área construída de 3.000 m². “O local escolhido atendeu a várias conveniências. O prédio é próprio, com estacionamento, e está localizado numa região em franco desenvolvimento nos últimos tempos. Além disso, estamos próximos de regiões muito prósperas como as de Suape e Paiva”, explica Luiz Henrique Gouveia, diretor da Pigalle. Além da venda de carros novos e seminovos, a Citroën Pigalle de Jaboatão prevê o atendimento nas oficinas 250 clientes por mês. A abertura da Pigalle gerou cerca de 50 empregos na região, sendo 30 diretos e 20 indiretos.


NOVO SAC - A STETSOM, maior fabricante de amplificadores para som automotivo da América do Sul, acaba de lançar seu novo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Através do número 3003 1900 os consumidores STETSOM poderão entrar em contato com a empresa e tirar todos os tipos de dúvidas relacionadas a produtos, vendas, suporte e serviços. As chamadas para os números 3003 ou 4004 são consideradas chamadas compartilhadas, pois o cliente paga o valor de uma ligação local e a empresa para qual a ligação é destinada paga o transporte da cidade de onde foi discada até sua sede, minimizando o custo da ligação para o cliente. O sistema já é utilizado pelas maiores empresas do país, como forma de diminuir a distância entre a empresa e seus clientes. A estratégia da STETSOM é facilitar o relacionamento com seus clientes, aumentar a área de abrangência, além de reduzir custos. Ao oferecer um SAC mais moderno, a empresa espera direcionar as suas ações de gestão e produtividade e alcançar a excelência no atendimento ao consumidor.


ALIMENTADO POR TURBO - O novo Chevrolet Sonic, apresentado no Salão do Automóvel de Detroit (Estados Unidos), é um dos modelos da General Motors voltados para a tendência do mercado norte-americano de veículos mais econômicos, mas que mantenham o mesmo desempenho de automóveis com motores maiores. É equipado com o motor Ecotec 1,4 litro, com 4 cilindros em linha e alimentado por sistema de turboalimentação Garrett, que proporciona a potência de 141 cv (102 kW) e torque de 20,4 kgf.m (201 Nm). Com esse conjunto de transmissão, a previsão é de consumo médio de cerca de 17 km/l em ciclo rodoviário. “Estamos ingressando na moderna era dos carros com motores sobrealimentados nos Estados Unidos”, anunciou Alex Ismail, presidente e CEO da Honeywell Transportation Systems, fabricante dos turbos Garrett. “As fábricas de veículos estão conscientes que o turbo permite o projeto de motores que combinam alta performance com economia de combustível. Pelas vantagens que esses novos motores apresentam, podemos prever que as vendas de veículos turboalimentados a gasolina, híbridos e com moderno diesel limpo deverão atingir cerca de 80% das vendas nos Estados Unidos até o final desta década”, acrescentou.


PRESENÇA NO DOWNHILL - A Peugeot do Brasil vai, mais uma vez, marcar presença na prova “Descida das Escadas de Santos”, considerada a principal competição de Downhill Urbano (modalidade do Mountain Bike) do calendário nacional e uma das maiores do mundo. O evento, que acontece neste fim de semana (04 a 06/02) no centro histórico de Santos, litoral paulista, tem apoio da Peugeot e contará com a exposição de um veículo Hoggar, na versão Escapade 1.6 Flex. Lançado no mercado nacional há menos de um ano, o Hoggar marcou a entrada da Peugeot num segmento inédito: o de picapes compactas. Primeiro utilitário compacto da Marca desenvolvido no Brasil, o modelo tem a maior capacidade volumétrica de caçamba do segmento: 1.151 litros (em carga útil, pode levar até 742 kg). Ou seja, o veículo atende perfeitamente às necessidades dos atletas inseridos nesta modalidade esportiva com uma caçamba generosa para o transporte das bicicletas, além de estar alinhado aos conceitos de resistência e esportividade característicos da competição – cerca de 100 atletas descerão de bicicleta os mais de 400 degraus do morro Monte Serrat, onde oficialmente acontece a prova. Em função disso, a presença da Marca no evento representa uma importante ferramenta de exposição. Além do grande número de atletas brasileiros e também representantes de outros oito países, a competição é seguida por um grande público, entre amantes do esporte e moradores da região, já que a prova virou tradição na cidade. O treino cronometrado, que terá início às 9h de domingo (06/02), será transmitido ao vivo pela Rede Globo, durante exibição do programa Esporte Espetacular.


NOVAS CATEGORIAS - Com a realização de dois dias de testes em Interlagos, nesta quinta e sexta-feira (3 e 4 de fevereiro), o Porsche GT3 Cup Challenge Brasil dá a largada para a temporada de 2011. Além da realização de duas provas no exterior, com a etapa de abertura sendo realizada em Estoril, Portugal, e a segunda em Buenos Aires, na Argentina, a categoria passará a contar com a segunda geração do Porsche 911 GT3 Cup "997", ainda mais velozes e evoluídos. A chegada dos novos carros motivou uma mudança na nomenclatura das duas divisões do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil. Os "997 II", equipados com motor de 3,8 litros e 450 cv de potência, competirão na "Porsche Cup". Os 997 equipados com motor de 3,6 litros e 420 cv passam a competir na "Porsche Challenge", substituta da categoria Light, que usava os Porsche 911 GT3 Cup "996" com motor de 3,6 litros e 400 cv. Os testes de pré-temporada em Interlagos acontecerão somente para os pilotos da Porsche Challenge, já que os carros da Porsche Cup serão enviados diretamente da fábrica da Porsche Motorsport, em Stuttgart, para Estoril. Nesta quinta-feira (03/02), os carros vão para a pista das 14:00 às 17:30, em duas sessões de uma hora cada. Na sexta (04/02), os testes acontecerão das 9:30 às 13:00, também divididos em duas sessões de uma hora.


COMEÇAM A GARANTIR - As inscrições para o 5º Rally Barretos estão abertas e os participantes não perdem tempo. A competição, que acontece de 25 a 27 de março, na cidade de Barretos, SP, tem tido grande procura, e diariamente, aumentam as confirmações de pilotos e navegadores. E para atender as expectativas dos competidores, a Pró Esporte Brasil - empresa promotora do evento - trabalha para trazer novidades ao certame e à população. "Na parte técnica, teremos especiais com algumas surpresas boas aos off-roaders, e na promocional, o público poderá assistir a festa de premiação embalada por um show ao vivo, além da big festa Vinil Flashback, no sábado à noite, com Paula Toller e Kid Abelha", comentou Fernando Bentivoglio, diretor de evento.


CONCURSO CULTURAL - No dia 1º de maio, o Sambódromo do Anhembi, na capital paulista, voltará a tremer. O espaço será palco da etapa brasileira da Fórmula Indy pelo segundo ano consecutivo. E a Honda Automóveis também fará muito barulho antes do GP. Patrocinadora oficial do evento, a marca está promovendo um concurso cultural, que se estenderá até o dia 31 de março. Durante o período, todos os que visitarem uma das mais de 170 concessionárias de automóveis Honda espalhadas pelo país, além de serem convidados a realizar o test drive de um dos modelos da marca, receberão um cupom para preencher os dados e responder a uma pergunta: “O que você faria para assistir a F-Indy em São Paulo, com tudo pago?”. As 100 frases mais criativas serão premiadas com uma viagem com acompanhante e tudo pago para assistir a corrida em São Paulo. Para isso, a Honda desenvolveu uma campanha de divulgação, que inclui envio de e-mail marketing e mala-direta para um mailing qualificado e o desenvolvimento de um hotsite específico (www.honda.com.br/emocaoatodaprova.com.br).


PARA OS MELHORES - A Dana fornece tecnologias de powertrain para 7 dos 10 melhores motores da indústria automobilística de 2011, eleitos na 17ª edição do Ward's 10 Best Engines, realizado anualmente pela revista norte-americana Ward’s Auto. A premiação, que ocorreu em janeiro, durante o North American International Auto Show, em Detroit, reconheceu os fabricantes que apresentaram modificações consideráveis ou nova versão de motores para 2011. As tecnologias Dana foram fornecidas para veículos movidos a gasolina, diesel e, pela primeira vez, elétricos. Os componentes proporcionam maior durabilidade, reduzem o consumo de combustível, emissões, número de peças e o peso do veículo, além de melhorar o desempenho e a eficiência do motor e aumentar a flexibilidade de instalação.



AMPLIA PARCERIA - A PST Electronics acaba de lançar alarmes, travas e vidros elétricos para equipar os veículos Chevrolet Celta e Prisma 2012. Os acessórios genuínos foram desenvolvidos seguindo os critérios da General Motors e chegam ao mercado com sistemas exclusivos. “Estamos sempre atentos às necessidades do nosso cliente, por meio de estudos, avaliações e projeção de produtos. A nossa flexibilidade, agilidade e capacidade de adaptação são reconhecidas pela GM e tornam a parceria entre as duas companhias, iniciada há nove anos, cada vez mais sólida”, explica Nelson Bastos, diretor Comercial da PST Electronics. Uma das novidades é o alarme com monitoramento do capô, produzido para garantir mais segurança aos equipamentos internos dos veículos, como a bateria. O acessório criado para o Chevrolet Prisma apresenta também o monitoramento do porta-malas. Com essa função, em caso de tentativa de violação, o alarme dispara.


ASSUME VICE-PRESIDÊNCIA - O engenheiro alemão Otto Manfred Joos, 55 anos, assumiu a vice-presidência de Operações da Volkswagen do Brasil, em substituição ao também alemão Jörg Entzian. O cargo integra o Comitê Executivo da empresa no País. Jörg Entzian, que estava na vice-presidência de Operações da Volkswagen do Brasil desde 2007, assumiu em 2010 a responsabilidade pela nova unidade de produção de veículos da Volkswagen em Yizheng, na China. Antes de vir para o Brasil, de 2007 a 2010, Joos era vice-presidente de Operações e Logística e membro do Comitê Executivo da Volkswagen do México. Com vasta experiência em mercados emergentes, o engenheiro também liderou, entre 2003 e 2007, a área de Produção e Logística da fábrica de Changchun, na China, que é administrada por meio de uma joint-venture entre a Volkswagen e a chinesa FAW.



CRESCE 10% - O Consórcio Iveco, que completou 12 anos de atividades em novembro, registrou um crescimento de 10% em 2010 em comparação ao montante de cotas de consórcio vendidas em 2009. O aquecimento do mercado nacional de veículos comerciais no ano passado, que tornou-se o melhor da história da indústria, influenciou diretamente o aumento da comercialização de consórcios. No volume do acumulado de 2010, o Consórcio Iveco vendeu 1.300 cotas. Só em novembro, a administradora comercilizou cerca de 200 cotas, uma das melhores performances mensais de sua história. Para 2011, a expectativa também é crescer próximo de 10%. Em seus 12 anos de atividades, a administradora já comercializou mais de 15 mil cotas de consórcio e entregou cerca de 8 mil veículos da marca Iveco. Exatamente igual à Iveco, o Consórcio Iveco também sempre busca inovar o mercado em que atua. As campanhas promocionais lançadas pela administradora registram sucesso de adesões. Em 2007 e 2008, a ação “Programa Campione”, com o novo Stralis, levou aproximadamente 1.000 pessoas para a Itália. Em 2009, foi a vez do lançamento da promoção “Olé Espanha”, que levou cerca de 1.000 consorciados para visitar as cidades de Madri e Barcelona.


CLUBE DO FORDINHO CAMPEÃO - Quando será o próximo ? Essa foi a pergunta mais falada durante o evento Pé na Tábua - Corrida de Calhambeques - que aconteceu na cidade de Franca/SP nos dias 29 e 30 de janeiro. Entre os ganhadores, Fábio Paladino, da Equipe Paladino Racing ficou com o primeiro lugar da prova e também fez a volta mais rápida entre os participantes com o tempo de 48,94segundos num percurso de 1.400m. Em um percurso de 50m. e com o tempo de 1.05,06” o primeiro lugar na prova de Marcha Lenta (batizada de Roberto Paladino) ficou com o sócio do Clube do Fordinho, Milton Zupiroli. Antes da prova Zupiroli cantou a pedra que levaria o troféu para a sala do Clube do Fordinho (onde Paladino sempre foi sócio). O 1° Lugar de Zupiroli foi muito questionado pelo fato do piloto ter empurrado o carro o final da prova, evitando que o mesmo “morresse”. Um exemplo. Darcy Gabarra, de Ribeirão Preto/SP, não só deu show de simpatia com seus 87 anos a bordo de um Chevrolet 1928, como também deu show de volante ao vencer a categoria Miscelânea (marcas diversas). Entre as categorias do Pé na Tábua, a dos modificados (com motores modernos) foi a mais divertida. Destaque para a alegria da equipe da Madefer (2° colocado) e para as pilotos femininas que ficaram em 3° e 4° lugares. O troféu da categoria foi miniaturas de hots cedidas pela Sobral miniaturas.


EM TRÊS ESCUDERIAS - As três escuderias equipadas com motores Renault - Lotus Renault GP, Red Bull Racing Renault, Team Lotus Renault - apresentaram seus monopostos durante os testes privados na Espanha. . Todas as três equipes terão um motor idêntico fornecido pela Renault Sport F1, a divisão esportiva responsável pelo compromisso da Renault na Fórmula 1. . Uma equipe específica de engenheiros de motores e técnicos que trabalham na fábrica de Viry-Châtillon será alocada em cada escuderia. . A Renault Sport F1 terá diferentes papéis: fabricante de motores, fornecedora de tecnologias e de parceiros B2B. . Para a Renault, agora mais do que nunca, a F1 é um laboratório de novas tecnologias e a vitrine da excelência na qualidade da empresa.


NOVO RÁDIO - A DSW Automotive, empresa especializada em acessórios automotivos, lança em fevereiro no mercado brasileiro um novo rádio para carros que será o seu modelo de entrada no segmento. Trata-se do DSW DS1005, que chega às lojas com preço em torno de R$ 100,00. “Apesar de ser um modelo de entrada, mais simples, o DS1005 oferece para o consumidor recursos tecnológicos de última geração”, afirma Rodrigo Daniel, gerente de Produto da DSW Automotive. O modelo vem equipado com rádio AM/FM, memória para armazenar até 30 estações, display de LCD, função relógio, quatro saídas com potência de 25 W (cada uma), equalizador DSP (rock, classic, pop e jazz), entrada auxiliar para dispositivo de áudio e entrada USB/SD Card (o que permite ao usuário ouvir suas músicas favoritas no carro).


VENCE DUAS CATEGORIAS - A Troller foi o grande destaque do Raid Transparaná, considerado o maior das Américas, que terminou no último sábado depois de seis dias de prova. O Troller T4 venceu em duas das três principais categorias: na Graduados, com Carlos Rodrigues dos Santos e Ronaldo Rodrigues dos Santos, e na Júnior, com Sandy Ricardo Roncaglio e Jhonatan Ardigo. Na Máster, a dupla Otávio e Allan Enz ficou com o segundo e Fernando Lage e Rafael Dal Bello em terceiro lugar. Das 54 equipes que conseguiram completar o percurso de 1.600 quilômetros, 34 pilotaram o Troller T4. "Esse resultado mostra a força e resistência do T4, o que aumenta a confiança dos pilotos em superar os mais difíceis desafios", diz Wilson Vasconcellos Filho, Gerente Geral da Troller. "Este ano patrocinamos o evento e, junto com o nosso distribuidor Trilha Eurocar, oferecemos estrutura de peças, tenda itinerante e uma equipe de apoio que ajudou muito todos os competidores".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.