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A vulcanização - processo que
consiste na aplicação de calor e pressão a uma composição de borracha, a fim de
dar forma e propriedades ao produto final - foi criada pelo inventor
norte-americano Charles Goodyear em 1839. No entanto, sua invenção foi
patenteada apenas em 15 de junho de 1844 e acaba de completar 172 anos.
O processo de vulcanização é a fase
mais importante da indústria da borracha e essencial para a fabricação de
pneus. Homenageando o inventor, em 1898, o empresário Frank Seiberling fundou a
The Goodyear Tire & Rubber Company, na cidade de Akron, em Ohio, nos Estados
Unidos. Com a ajuda do projetista de pneus Paul Litchfield, Seiberling levou a
empresa à liderança. Em 1917, a Goodyear já era o maior fabricante de pneus do
mundo.
A borracha utilizada no início do
século XVIII apresentava dois grandes problemas. Se apresentava dificuldade em
ser trabalhada no estado sólido, por outro lado tornava-se mole e pegajosa
quando submetida ao calor. Em tempo frio, tornava-se progressivamente rígida e,
no rigor do inverno, quase completamente inflexível. Além disso, desenvolvia
odor desagradável após curto período de tempo. Por conta disso, Goodyear
começou a estudar uma forma de a borracha resistir a variações de temperatura
Após vários ensaios, ele conseguiu
obter borracha vulcanizada misturando enxofre com borracha em alta temperatura.
O processo foi descoberto acidentalmente, quando Goodyear deixou uma mistura de
borracha e enxofre cair, sem querer, sobre o fogão quente. Foi então que ele
notou que a borracha não chegou a derreter, tendo queimado apenas um pouco. Ele
percebeu que a adição de enxofre à borracha a tornava mais resistente. A partir
daí, desenvolveu o processo de vulcanização para estabilizar a borracha.
Fonte: Goodyear do Brasil – Relações Públicas
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