segunda-feira, 22 de março de 2010

Exclusivo: Leitor do CPN visita o Museu da Lamborghini


Por Dieter Vieira Souto Wanderley (texto e fotos)


O leitor do blog CarPoint News, Dieter Vieira, morador da famosa cidade alemã Munique, considerada a capital da cerveja alemã, resolveu fazer um passeio para comemorar seu aniversário. Sua idéia foi visitar o “Museo Lamborghini”, em Bolonha, aproveitando a oportunidade para fazer algumas fotos e nos enviar seu relato sobre a esperiência única que teve no local O Museu foi inaugurado em 2001, e tem como objetivo preservar e mostrar seus modelos mais novos e os antigos que tanto fizeram sucesso ao longo de sua história, o Museu foi construído depois que a famosa marca do touro foi adquirida pela Audi. Com 47 anos de existência, a Lamborghini foi fundada em maio de 1963 e tem uma história de sucesso desde então, com algumas baixas é claro, como todas as montadoras mundiais. O museu fica localizado exatamente ao lado da fábrica, na comunidade italiana, ou “comune”, como é conhecido naquela região esse tipo de local, de Sant’Agata Bolognese, na província de Bolonha, perto da histórica cidade de Modena, onde fica outra fabricante famosa, a Maserati concorrente direta da Lamborghini. O Museu é dividido em dois andares, sendo que no primeiro piso, encontram-se os modelos mais antigos, como por exemplo, o Miura LM002 e o Countach, 350GT. No segundo piso é possível conhecer de perto o Gallardo Spyder, Diablo e Murciélago.




Leiam logo abaixo o relato do próprio leitor sobre sua visita e o que ele sentiu ao ver aquelas máquina italianas ao vivo.



Segunda-feira foi meu aniversário… Para comemorá-lo decidi dirigir alguns kilometros seguindo para o sul. Parti de Munique na Baviera onde moro. Meu destinno: Emilia Romana, no norte da Itália. Esta região é conhecida pela melhor comida italiana. Entretanto meu interesse pela região se deve ao fato de que ela também é conhecida como “Terra di Motori” e foi nela que ilustres italianos como os irmãos Maserati, Enzo Ferrari e Ferrucio Lamborghini inciaram suas carreiras e fundaram seus impérios. O facinio pelos supercarros do senhor Ferrucio começou na infância e cresceu continuamente com o passar dos anos. Fui dirigindo pelas autoestradas teuto-austro-italianas sem parar de pensar por um instante nas obras de arte sobre rodas que me aguardavam em Bolonha. Ao avistar a fábrica meus olhos brilharam ao ler “Lamborghini” escrito na fonte cursiva característica no alto do prédio sede da empresa. (foto Larborghini)".




"Na recepção fui informado que há uma visita guiada a fábrica (infelizmente, câmeras e celulares ficam de fora), sem cogitar optei por visitor a fábrica. Afirmo categoricamente que os 39 euros investidos na visita à fábrica e ao museu o melhor investimento da minha vida. Como muitos sabem, Ferrucio Lamborghini , após se formar em engenharia na Universidade Tecnológica de Bologna, iniciou sua carreira fabricando tratores. Não satisfeito com o desempenho de sua Ferrari 250GT, Ferruccio solicita um encontro com Enzo Ferrari para sugerir melhorias no carro. Enzo não aceita o encontro e diz que não precisa de sugestões de um fabricante de tratores. Ferruccio decide então fabricar seu próprio supercarro eis que em Parceria com a “Carroceria Touring” é fabricado o primeiro Lamborghini 350 GT”.



Confira a ficha técnica de alguns modelos citados na matéria:


Lamborghini 350 GT

Ano de fabricação: 1964 a 1967
Motor: V12 3.5L 48v – 280cv
Peso: 1210 kg
Velocidade maxima: 250km/h


Lamborghini 400 GT

Trouxe evoluções em relação ao modelo anterior, sendo dotada de freio a disco nas 4 rodas e suspensão indepente tipo MacPherson também na traseira.
Especificações Técnicas:
Ano de fabricação: 1966 a 1968
Motor: V12 3.9 48v -320cv
Peso: 1380 kg
Velocidade Máxima: 260km/h


Lamborghini Jarama

Desenhada pelo mago do design automotivo Marcello Gandini (que também assinou Miura, Countach, Diablo) a Jarama é o ultimo GT (2+2) lugares fabricado pela marca. Ferruccio dizia ser este seu carro predileto. A produção limitou-se a 327 exemplares
Especificações Técnicas:
Ano de fabricação: 1970 a 1976
Motor: V12 3.9 60o -350 a 365cv
Peso:1579 kg
Velocidade Máxima: 260km/h



2 comentários:

  1. Belo passeio! Faria o mesmo se tivesse oportunidade. Pelas fotos deu pra ter uma idéia do que ele sentiu vendo deperto estas máquinas.

    ResponderExcluir
  2. Deve pensar que tá sonhado, pois cada maquina , e una bela homenagem ao seu Ferrucio Lamborghini , obrigado a pessoal da Audi pela homenagem,Lamborghini una bela maquina, questá é um toro,grazie a Dio benedica

    ResponderExcluir

Comente, opine.