quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Citroën, Accor e JCDecaux, reunidos no The Urban Collëctif, inventam a mobilidade urbana de amanhã, autônoma e para todos

 

  VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br

A mobilidade é uma necessidade essencial no dia a dia, sobretudo nas cidades. Devido ao forte poder de atração das metrópoles, a população cresce e as condições de locomoção precisam ser reinventadas. A crise da Covid-19 reforçou a demanda dos habitantes das cidades por modos de locomoção mais limpos, mais seguros, mais flexíveis e respeitando as regras de distanciamento, contribuindo assim para influenciar a evolução da paisagem urbana e as soluções de mobilidade inteligente para o futuro. A chegada dos veículos autônomos poderia contribuir para descongestionar as cidades; todavia, tais soluções não são economicamente viáveis no médio prazo devido ao alto custo das tecnologias de solução autônoma em relação às taxas de utilização.

Para tentar solucionar essa equação, a Citroën, a Accor e a JCDecaux se associaram em um coletivo criativo e engajado: The Urban Collëctif. Movido pela convicção que a mobilidade do futuro deve ser realizada com segurança e bem-estar, The Urban Collëctif criou um conceito de mobilidade revolucionário, aproveitando os 200 anos de inovação acumulada pelas três empresas. Inspirado num modelo open source batizado de “Citroën Autonomous Mobility Vision”, o conceito se baseia em: 

-          Uma plataforma de mobilidade autônoma e elétrica: The Citroën Skate 

-          “Pods” dedicados a diferentes tipos de serviços e utilizações.

Ao dissociar a plataforma dos serviços de mobilidade, o conceito oferece a possibilidade de maximizar o uso da tecnologia autônoma através da multiplicação das ofertas de serviços. The Citroën Skate consegue deslocar todos os Pods de acordo com as necessidades, numa via exclusiva e em condições de conforto incomparáveis graças ao know-how centenário da Citroën nessa área. 

Os Pods concebidos pelo The Urban Collëctif ilustram o potencial do sistema open source, com três serviços de mobilidade inovadores e diferenciados: Sofitel En Voyage, uma experiência exclusiva de mobilidade urbana, Pullman Power Fitness, uma nova maneira de praticar esporte e se locomover ao mesmo tempo e JCDecaux City Provider, serviço inovador de mobilidade urbana sob demanda.

“Na Citroën, avaliamos as tendências de médio e de longo prazo para antecipar as expectativas e as necessidades dos consumidores. Pensamos que este novo conceito da Citroën pode redefinir o contexto dos deslocamentos urbanos: compartilhados, elétricos e autônomos. Com a solução que apresentamos em parceria com Accor e JCDecaux, inventamos a mobilidade autônoma para todos. ”

Vincent Cobée, CEO da Citroën

“Estamos muito felizes em nos associar à Citroën e à JCDecaux em torno deste projeto inovador. Com cerca de 5.200 hotéis em todo o mundo, nosso Grupo atua nos ecossistemas locais e se compromete a oferecer cada vez mais experiências exclusivas, tanto para os visitantes como para a população local, contribuindo ao mesmo tempo para o desenvolvimento de cidades sustentáveis. Prolongar a experiência hoteleira fora dos nossos estabelecimentos é algo que corresponde à nossa visão audaciosa e moderna da hospitalidade. “

Sébastien Bazin, CEO da Accor

“ Ir ao encontro de parceiros públicos e privados para desenvolver soluções inovadoras e úteis para melhorar de maneira sustentável a vida nas cidades é algo que faz parte da missão da JCDecaux. Fruto de uma estreita colaboração com a Citroën e a Accor, The Urban Collëctif simboliza a vontade da JCDecaux de continuar a inovar e a imaginar os serviços de mobilidade urbana de amanhã. “

Jean-Charles Decaux, Co-Diretor Geral da JCDecaux 

01. UMA SOLUÇÃO PARA TORNAR A MOBILIDADE NAS CIDADES MAIS FLUIDA E OFERECER MAIS CONFORTO

{ A mobilidade, um dos grandes desafios das cidades de amanhã

A mobilidade, proporcionando acesso ao trabalho, à educação, ao lazer ou a cuidados de saúde é essencial. Ao lado do carro particular e da bicicleta, vetores de liberdade e de evasão, a mobilidade de amanhã surge compartilhada, múltipla, confortável, urbana, extraurbana, de longa duração e para todos. Seu paradigma evoluiu com o crescimento das compras online e das entregas em domicílio, com a complexidade decorrente dos engarrafamentos e do estacionamento no centro das cidades e com a dificuldade de responder às necessidades de locomoção de cada indivíduo, qualquer que seja o território. 

As cidades não param de crescer e de atrair populações em busca de emprego, de serviços de qualidade, de uma oferta cultural, social e associativa. O Banco Mundial estima que em 2050, dois terços da população mundial viverão nas metrópoles. Nesse contexto, como melhorar os trajetos diários? Em cidades cada vez mais extensas, congestionadas e com sistemas de transporte coletivo por vezes saturados, o fato de imaginar a mobilidade do futuro abre novos horizontes. A conjuntura muda, a mobilidade não motorizada avança e a mobilidade autônoma amplia o campo de possibilidades.  

 { Citroën Autonomous Mobility Vision, um novo modelo de mobilidade autônoma compartilhada

Nesse contexto, é preciso repensar a mobilidade urbana para que cada indivíduo possa usufruir de todas as oportunidades oferecidas pelos centros urbanos, sem sofrer inconvenientes. Fluidificar a cidade, torná-la mais agradável e mais humana, esta é a promessa da Citroën Autonomous Mobility Vision

Trata-se de um modelo revolucionário de mobilidade open source, coletivo e compartilhado, oferecendo uma mobilidade autônoma e adaptada à demanda. Este modelo de mobilidade conta com uma frota de “The Citroën Skate”, robôs de transporte que se deslocam em permanência na cidade, associados a “Pods” que prometem experiências inéditas. O Skate Citroën é o suporte, o vetor da mobilidade. O Pod, fixado no Skate, permite que todos os usuários usufruam do serviço que quiserem, quando desejarem. 

A separação entre o Skate Citroën e os Pods, permite imaginar uma mobilidade urbana fluida e inventiva. Ao imaginar, por um lado, uma frota autônoma e elétrica do “The Citroën Skate” e, por outro lado, “Pods” que atendam necessidades específicas, tais como os dos parceiros Accor, com Sofitel En Voyage e Pullman Power Fitness, e JCDecaux com o JCDecaux City Provider, a mobilidade é reinventada, aperfeiçoada, ao mesmo tempo coletiva, por ser compartilhada e individual. 

Essa solução tecnológica que oferece múltiplas utilizações conta com uma frota de “The Citroën Skates” e “Pods” sem condutor, autônomos e interconectados, que circulam tranquilamente e permitem fluidificar o trânsito em pelo menos 35%. Para isso, os Skates Citroën previstos para transitar em vias exclusivas são equipados para se integrar da maneira mais eficiente e econômica possível ao ambiente urbano. De fato, oferecer um carro de passeio, 100% autônomo em vias abertas, além do desafio técnico seria extremamente caro. Por outro lado, a abordagem Citroën Autonomous Mobility Vision é baseada em uma combinação perfeita entre os “Pods”, os The Citroën Skatese a infraestrutura das cidades. As condições de utilização, como faixas dedicadas, permitem otimizar o todo. Além disso, a gestão inteligente da frota permite o uso maximizado de acordo com a demanda. A disseminação desta abordagem é baseada em um uso otimizado de recursos, trabalhando todo o ecossistema: “Pods”, “The Citroën Skates”, pistas dedicadas e gestão de frota. 

02. THE URBAN COLLËCTIF : COLABORAÇÃO & CRIATIVIDADE

A Citroën, a Accor e a JCDecaux, três empresas de envergadura internacional que juntas acumulam 200 anos de inovação, audácia e serviços, criaram um coletivo engajado e visionário: The Urban Collëctif. Desta colaboração nasceu uma visão compartilhada da mobilidade urbana, que chega para expandir os limites, dar tempo ao tempo e colocar o prazer no centro dos deslocamentos urbanos, combinando a inteligência coletiva com a experiência dos três parceiros em matéria de mobilidade, de hospitalidade e de cidades. 

Essa plataforma de mobilidade totalmente inédita oferece experiências urbanas derivadas do know-how e da expertise dos três parceiros. Ela se articula em torno de uma mobilidade tecnológica, elétrica e autônoma que ilustram o conceito e a extensão do seu potencial graças ao sistema de open source. Dois Pods, desenvolvidos com a Accor, destacam duas das marcas de luxo e premium do seu portfólio: Sofitel com o Sofitel En Voyage e Pullman com Pullman Power Fitness. O terceiro foi concebido em colaboração com a JCDecaux: JCDecaux City Provider. 

 { OS PODS ACCOR : SOFITEL EN VOYAGE & PULLMAN POWER FITNESS

Através dos Pods Sofitel En Voyage e Pullman Power Fitness, a Accor, líder mundial da hotelaria, inventa a “hospitalidade móvel no coração das cidades”, oferecendo aos seus clientes, mas também aos moradores das cidades, a possibilidade de uma imersão na experiência de suas marcas, fora dos hotéis. 

Nascida dos 200 anos de história acumulados em torno do design interior e do design automotivo francês, esta associação está na origem da criação de Pods inovadores e audaciosos. A qualidade dos materiais, as cores, a montagem, os detalhes e as interfaces receberam uma atenção toda especial por parte das equipes da Citroën. 

Damien Perrot, Global Senior Vice-Presidente de Design da Accor, comenta: “Cada Pod é uma interpretação audaciosa e moderna do design interior e do design automotivo. Seu desenvolvimento vai além dos códigos e das normas utilizadas atualmente pela indústria, com uma engenharia de precisão, materiais topo de linha, uma estética refinada e, acima de tudo, uma redefinição das utilizações e das funções. Graças a essa parceria inédita e muito inovadora, tanto em termos de forma como de conteúdo, criamos oportunidades ilimitadas para o futuro.” 

No futuro, é possível imaginar que os dois Pods possam ser reservados pelo aplicativo ALL - Accor Live Limitless, que reúne e enriquece todas as marcas, serviços e parcerias existentes no ecossistema da Accor.

Steven Taylor, Diretor de Marketing da Accor, explica: “A apresentação dos Pods Sofitel En Voyage e Pullman Power Fitness é um novo exemplo de nossa estratégia de hospitalidade aumentada. Pretendemos tornar nossas marcas cada vez mais visíveis e relevantes, para mantê-las presentes para nossos clientes além de suas estadias em nossos hotéis.” 

Mais do que nunca, as marcas e a mobilidade urbana sustentável estão no centro da visão da hospitalidade aumentada proposta pela Accor.

o  Sofitel En Voyage 

Primeiro Pod nascido da colaboração entre a Accor e a Citroën, Sofitel En Voyage é um convite para uma viagem urbana inédita, em condições excepcionais de conforto e serviços, com uma vista da cidade deslumbrante. 

À imagem de Sofitel, primeira marca de hotelaria de luxo francesa a se desenvolver internacionalmente, o Pod Sofitel En Voyage reflete a elegância, a cultura e a arte de viver “à francesa”. 

A caminho dos melhores restaurantes, das mais belas lojas, da estação de trem ou do aeroporto, para explorar a cidade ou simplesmente para trabalhar, os clientes podem viver a experiência Sofitel “The French Way” ao seu próprio ritmo e de acordo com suas vontades, em mobilidade e em função das necessidades. 

Espetacular e escultural, o Pod Sofitel En Voyage é um paralelepípedo arquitetônico de vidro e marchetaria dotado de uma atmosfera intimista e, ao mesmo tempo, aberto para o exterior. 

O aspecto orgânico do trabalho de madeira da marchetaria, um know-how francês tradicional, ganha modernidade graças às novas tecnologias de ponta e ao corte a laser de alta precisão, criando uma carroceria que evoca ao mesmo tempo a cidade de Paris, o mobiliário francês e uma forma criativa de alta costura. O fantástico trabalho de marchetaria realça sutilmente a atmosfera luxuosa e moderna, e a luz é filtrada por um sistema de treliças. 

Em contraponto, a utilização de vidro plano revela um interior aconchegante e caloroso, sofisticado e refinado, em tons de veludo laranja-sangue do chão ao teto, remetendo a um conceito discreto de luxo contemporâneo. 

Equipado com portas deslizantes automatizadas, o Pod acomoda confortavelmente dois a três passageiros, com suas bagagens num compartimento específico. Um display de LED interno exibe informações em tempo real: mensagens pessoais, notícias, meteorologia, hora de chegada, duração do trajeto. 

Tudo foi pensado para se adaptar aos gostos pessoais de cada um, com um bar que se abre com um toque como uma flor para oferecer bebidas e petiscos, revistas, flores frescas, um sistema de sonorização, carregadores por indução e uma iluminação ambiente configurável. 

Demonstração extrema dos serviços do Sofitel, um tablet touchscreen possibilita o contato com um concierge do Sofitel por videoconferência, para providenciar, por exemplo, uma reserva no restaurante ou no teatro.

o  Pullman Power Fitness

Segundo Pod nascido da parceria entre Accor e Citroën, o Pod Pullman Power Fitness reflete o enfoque audacioso e artístico da marca Pullman em matéria de fitness contemporâneo, com destaque para o novo programa “Pullman Power Fitness”. Com aulas 24 horas por dia, uma tecnologia integrada e uma comunidade de clientes motivados a se transformar nas melhores versões de si mesmos, a Pullman se posiciona na liderança das marcas de hotéis fitness. 

Progressivamente implantado nos hotéis Pullman em todo o mundo, este programa funcionará de maneira inédita, sob demanda e com mobilidade graças ao Pod Pullman Power Fitness, ilustração de uma visão moderna da mobilidade que permitirá aliar o útil ao agradável, otimizando o tempo de transporte para se manter em forma. 

O Pod Pullman Power Fitness propõe uma experiência energizante e ampliada das salas de fitness Pullman, onde o usuário único pode praticar esportes de maneira autônoma e imersiva, com o remo de um lado e a bike do outro, enquanto se desloca pela cidade. 

O Pod Pullman Power Fitness se caracteriza por uma bolha de vidro extraordinária que reproduzem os códigos gráficos e coloridos da Pullman com nuances iridescentes de azul, roxo, rosa e verde. A intimidade do ocupante fica assim preservada durante essa atividade física, ao mesmo tempo que se mantém a vista para o exterior. 

No Pod Pullman Power Fitness, a atmosfera deliberadamente futurista e vanguardista ilustra perfeitamente a simbiose entre esporte, música e luz. Um sistema configurável de sonorização e de iluminação por fita de LED cria uma ambientação única, com três modos compostos por três cores e ambientes luminosos que variam em função do treino, proporcionando ao desportista um momento único, estimulante e regenerador. 

Fiel ao espírito hiperconectado da Pullman, um coach digital através de uma tela holográfica, viria incentivar o desportista, fornecer informações sobre o trajeto e diverti-lo durante seu treino aeróbico.

O esforço feito na bike ou no remo também ajudaria a recarregar as baterias do “The Citroën Skate”

JCDECAUX CITY PROVIDER

JCDecaux City Provider resulta da parceria entre a Citroën e a JCDecaux, número um em mídia exterior no mundo. Seu mobiliário urbano é referência em matéria de inovação, qualidade, estética e funcionalidade e suas bicicletas compartilhadas revolucionaram a mobilidade urbana não motorizada a partir de 2003. 

Com JCDecaux City Provider, a JCDecaux se mantém fiel à sua estratégia de inovação ao serviço de uma melhoria sustentável da qualidade de vida nas cidades. Na era das cidades inteligentes, JCDecaux se prepara para ser protagonista e já participa da emergência de uma cidade conectada mais humana, aberta e sustentável. 

Um verdadeiro serviço complementar, entre transporte coletivo e meio de mobilidade individual, JCDecaux City Provider oferece uma solução inovadora de transporte urbano sob demanda que acolhe todos os públicos. Capaz de embarcar de maneira simples e ergonômica todos aqueles que se deslocam, com bagagens, um carrinho de bebê, em cadeira de rodas, sozinhos ou acompanhados, JCDecaux City Provider é uma solução acessível para todos, que facilita a mobilidade urbana proporcionando mais liberdade e escolha em termos de mobilidade. A célula propõe aos ocupantes o melhor itinerário, entre ponto de partida e de destino, graças à inteligência da tecnologia autônoma, otimizando o tempo e a distância enquanto convida para um momento agradável e tranquilo no coração da cidade. 

Reproduzindo os códigos do mobiliário urbano da JCDecaux, o JCDecaux City Provider possui formas puras, um design atemporal, sóbrio e funcional, proporcionando conforto e espaço a bordo. Ele mescla diferentes materiais e texturas para acolher confortavelmente os passageiros – preto texturizado, cinza alumínio acetinado, vidros escurecidos, bem como madeira clara e vegetação. 

JCDecaux City Provider oferece dois espaços acolhedores, abrigados sob um teto vegetalizado: um espaço aberto, protegido das intempéries por um toldo, e um espaço envidraçado fechado e luminoso, graças à concepção original da iluminação ambiente. Acomodando até cinco pessoas a bordo, que podem se movimentar num ambiente acolhedor e luminoso, ele oferece uma excelente visibilidade sobre a cidade. No interior, os passageiros contam com entradas USB para carregar seus aparelhos. Duas telas interativas enriquecem a experiência de mobilidade com informações e serviços úteis para planejar e seguir um itinerário, dispor de informações sobre a vida cultural, turística, associativa, descobrir lugares e sugestões de atividades para onde a célula pode se dirigir quando solicitada. Aberto para a cidade, JCDecaux City Provider encanta a viagem urbana para todos.

 

THE CITROËN SKATE

o  Tecnologia embarcada para melhor se locomover na cidade

“The Citroën Skate” é uma solução de mobilidade urbana capaz de circular em todos os centros urbanos em vias exclusivas para gerar uma mobilidade fluida e otimizada. Autônomo, elétrico e recarregável por indução, “The Citroën Skate” pode funcionar de maneira praticamente contínua, 24/7, se recarregando automaticamente quando necessário em estações de recarga exclusivas. 

O Skate Citroën é a plataforma de mobilidade que permite que os Pods se desloquem de acordo com as necessidades: ele se posiciona abaixo dos Pods sob demanda, para gerar o deslocamento e o serviço. A manobra de posicionamento é efetuada em menos de 10 segundos. É uma plataforma de mobilidade universal que pode ser utilizada para o deslocamento de todos os tipos de Pods, reforçando assim a utilização da tecnologia no dia a dia. 

Equipado com toda a tecnologia necessária ao deslocamento de células de transporte ou de logística, dispensando assim os equipamentos redundantes e caros, ele permite rentabilizar a tecnologia de condução autônoma, ao contrário de um veículo particular que fica estatisticamente parado 95% do tempo. Uma espécie de skate ultratécnico, “The Citroën Skate” integra toda a inteligência e a tecnologia para viabilizar deslocamentos em modo autônomo e elétrico: bateria, motor elétrico, sensores, entre outros. Sua velocidade máxima é limitada a 25 km/h, ou mesmo a 5 km/h para garantir a segurança de todos os usuários em função das zonas de utilização. A velocidade é configurável de acordo com as utilizações dos Pods, para melhor atender à demanda. 

“The Citroën Skate” ocupa uma área mínima no solo, com dimensões reduzidas de 2,60 m de comprimento, 1,60 m de largura e 51 cm de altura, de maneira a não congestionar o espaço público. Suas dimensões modestas e sua concepção fazem dele uma solução de mobilidade astuciosa e universal.

o  UM DESIGN QUE EXALTA A TECNOLOGIA

Adotando a mesma linguagem formal da base ultratécnica do 19_19 Concept*, o design do “The Citroën Skate” valoriza a tecnologia embarcada através do cuidado dedicado aos detalhes: macro-chevrons, materiais de cores sóbrias associando acabamentos em preto fosco e alumínio, que servem de estojo para os Pods que serão colocados em cima. O logo com duplos chevrons, superdimensionado e em destaque no centro do The Citroën Skate, é uma reinterpretação do logo original da Marca que brinca com as texturas e os materiais. 

*19_19 Concept é o conceito desenvolvido pela Citroën em 2019, ano do centenário da Marca: a visão do ultraconforto e da mobilidade extraurbana para uma evasão fora das cidades.

Ao redor dos Skates Citroën, uma série de sistemas embarcados atrás dos logos da Citroën permitem circular com segurança e de maneira autônoma: pedestres, carros, ciclistas, patinetes ou qualquer objeto na via são assim detectados. Como a face dianteira é perfeitamente idêntica à face traseira, os logos da Citroën são retro iluminados: branco na frente e vermelho atrás, para respeitar a regulamentação e indicar o sentido do trânsito para os outros usuários. 

Para oferecer um conforto de rodagem incomparável durante os trajetos, mas também para acolher os Pods confortavelmente e sem solavancos, The Citroën Skate é equipado com Batentes Hidráulicos móveis. Os logos Citroën Advanced Comfort® estão aí para nos lembrar que Citroën é uma referência em conforto, qualquer que seja a tipologia do veículo.

o  RODAS COM ASSINATURA GOODYEAR

As rodas, revolucionárias em termos de conceito e de design, foram projetadas e desenvolvidas pela Goodyear, que já colaborou com a Citroën na concepção das rodas com um design espetacular e dimensões fora dos padrões do 19_19 Concept. Para “The Citroën Skate”, a Goodyear desenvolveu rodas Eagle 360, omnidirecionais, constituídas por pneus esféricos ornados com o wingfoot e com o logo Goodyear. Com pequenos motores elétricos integrados, elas proporcionam ao robô uma liberdade de movimento total de 360°, para se deslocar em todos os sentidos como se fosse um mouse de computador, dar meia-volta, acessar espaços distintos sem se preocupar com um sentido de circulação específico. 

03. O OPEN SOURCE, RUMO A UMA INFINIDADE DE PODS QUE RESPONDEM A UTILIZAÇÕES VARIADAS 

Além dos Pods criados como parte do The Urban Collëctif, outros serviços podem ser imaginados. Graças à dissociação entre The Citroën Skate e o Pod, a criatividade é livre, em termos de usos e de novas visões da mobilidade individual e coletiva. É possível prever parcerias que vão bem além das fronteiras automotivas para tornar essa visão uma realidade. 

Com a tecnologia do The Citroën Skate, tudo fica possível graças ao open source que permite que qualquer decisor externo desenvolva um Pod compatível de acordo com as especificações técnicas do The Citroën Skate

Qualquer que seja a necessidade, a tecnologia do The Citroën Skate poderia beneficiar organismos e poderes públicos, bem como empresas que desenvolveriam seus próprios Pods destinados ao transporte de pessoas, à oferta de serviços ou de bens de consumo, em locais privados ou públicos, num aeroporto, numa fábrica ou num centro de convenções. 

Citroën Autonomous Mobility Vision propõe uma grande variedade de serviços, com versatilidade e simplicidade. Um órgão público que pretendesse implantar serviços públicos, elétricos e autônomos, capazes de fluidificar a cidade, poderia diminuir seus custos de funcionamento operando uma frota de The Citroën Skate. Inúmeros serviços públicos que abrangem diferentes aspectos da vida quotidiana poderiam ser beneficiados: transportes, saúde, resíduos.... Uma frota de The Citroën Skate ajudaria as autoridades locais a melhor absorver os picos de demanda de transporte nas horas de maior afluxo, a oferecer um transporte sob demanda nas horas de pouco movimento e também a realizar deslocamentos noturnos de maneira silenciosa e segura. Abrem-se novos horizontes de serviços público ambulantes, de proximidade e pessoais como: consultórios médicos, distribuidores de alimentos e food trucks, contando com a inteligência artificial que permite prever com antecedência onde e quando esses Pods devem ser utilizados, em função dos eventos externos ou de suas utilizações. 

Para responder aos principais desafios que se apresentam, The Urban Collëctif propõe uma solução de mobilidade urbana inovadora e sustentável, que facilita a vida nas cidades.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.