VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br
Depois de terem disparado nas cotações durante o período de pandemia, devido à falta de alguns modelos zero km, os seminovos mais vendidos do país começaram a perder preços. A Mobiauto alertou que esse fenômeno aconteceria um ano atrás, como, de fato, ocorreu.
Autotech que é um dos três maiores marketplaces de carros novos e usados do país, a empresa promoveu um levantamento preciosíssimo com os vinte modelos mais anunciados da plataforma, estendendo sua pesquisa para veículos ano-modelo 2023, 2022 e 2021. Foram eles:
· Citroën C4 Cactus;
· Fiat Mobi, Uno, Argo, Cronos, Toro e Strada;
· Hyundai HB20, HB20S e Creta;
· Jeep Compass e Renegade;
· Nissan Versa e Kicks;
· Peugeot 2008 e 208;
· Renault Logan;
· Volkswagen Gol, Voyage e T-Cross.
A análise realizada pelos pesquisadores apurou quanto esses carros custavam em janeiro de 2023 e repetiu a apuração exatamente um ano depois, no primeiro mês de 2024. Best-sellers do mercado de seminovos, esses vinte veículos, na média dos três anos-modelos pesquisados, tiveram uma depreciação de 9,07% de um ano pra cá. De acordo com o economista Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto, essa variação negativa de pouco mais de 9% reflete a alta que eles sofreram no período de pandemia, e que, como consequência, acabaram perdendo no decorrer de 2023. “Dá para dizer que esses carros continuam sendo ótimos negócios”, revela. E explica o porquê: “Vivemos um período atípico, em que a falta de modelos zero km e os constantes aumentos de preços nos modelos novos elevaram as cotações dos seminovos em mais de 20% nesse período. Essa queda no último ano de nove pontos percentuais é ainda bem menor do que o que havia subido antes”, diz.