VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br
Depois de terem disparado nas cotações durante o período de pandemia, devido à falta de alguns modelos zero km, os seminovos mais vendidos do país começaram a perder preços. A Mobiauto alertou que esse fenômeno aconteceria um ano atrás, como, de fato, ocorreu.
Autotech que é um dos três maiores marketplaces de carros novos e usados do país, a empresa promoveu um levantamento preciosíssimo com os vinte modelos mais anunciados da plataforma, estendendo sua pesquisa para veículos ano-modelo 2023, 2022 e 2021. Foram eles:
· Citroën C4 Cactus;
· Fiat Mobi, Uno, Argo, Cronos, Toro e Strada;
· Hyundai HB20, HB20S e Creta;
· Jeep Compass e Renegade;
· Nissan Versa e Kicks;
· Peugeot 2008 e 208;
· Renault Logan;
· Volkswagen Gol, Voyage e T-Cross.
A análise realizada pelos pesquisadores apurou quanto esses carros custavam em janeiro de 2023 e repetiu a apuração exatamente um ano depois, no primeiro mês de 2024. Best-sellers do mercado de seminovos, esses vinte veículos, na média dos três anos-modelos pesquisados, tiveram uma depreciação de 9,07% de um ano pra cá. De acordo com o economista Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto, essa variação negativa de pouco mais de 9% reflete a alta que eles sofreram no período de pandemia, e que, como consequência, acabaram perdendo no decorrer de 2023. “Dá para dizer que esses carros continuam sendo ótimos negócios”, revela. E explica o porquê: “Vivemos um período atípico, em que a falta de modelos zero km e os constantes aumentos de preços nos modelos novos elevaram as cotações dos seminovos em mais de 20% nesse período. Essa queda no último ano de nove pontos percentuais é ainda bem menor do que o que havia subido antes”, diz.
Mas alguns foram capazes de perder bem menos, o que indica, diretamente, que são “os melhores negócios entre os bons negócios”.
“Qualquer percentual abaixo de 5% de depreciação é visto como bom resultado, lembrando que a média de todo o mercado é 9,5%”, explica o CEO da Mobiauto. Quando vistas as versões de cada um desses dez veículos, nos respectivos modelos 2023, 2022 e 2021, o universo da pesquisa abrange um total de 188 veículos pesquisados. E, por mais incrível que possa parecer, alguns deles ainda conseguiram ganhar preço e valorizaram de janeiro de 2023 a janeiro de 2024. Veja os três campeões:
· VW Gol 1.6 MSI / 2021 > 2,55%
· Hyundai HB20 Platinum Bluelink 1.0 Turbo / 2022 > 0,86%
· Fiat Cronos 1.3 / 2021 > 0,56%
Se os mais bem colocados na pesquisa indicam versões mais acessíveis, com preço médio pouco acima de R$ 70 mil, os três piores do ranking de depreciação, como seria de se esperar, prescrevem modelos mais caros, que se valorizaram muito durante a pandemia, e, passado o “regime de exceção”, retornaram a preços mais coerentes com a realidade dos seminovos.
· Nissan Versa Exclusive 1.6 / 2021 > -20,54%
· Jeep Renegade Longitude 1.3 Turbo / 2022 > -20,59%
· Jeep Compass 2.0 TDI Trailhawk 4x4 / 2021 > -21,80%
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.