quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Nissan firma acordo com consórcio de fabricantes focado na integração de veículos elétricos com a rede

 

SIGA NOSSO INSTAGRAM: https://www.instagram.com/carpoint_news/  

 A Nissan firmou acordo para investir no ChargeScape, o consórcio de propriedade igualitária da BMW, Ford e Honda focada na integração de veículos elétricos com a rede elétrica. Assim que a transação for concluída, a Nissan se tornará investidora de 25% na ChargeScape e lançará os serviços da empresa para seus motoristas de carros elétricos nos Estados Unidos e Canadá.

No mês passado, BMW, Ford e Honda anunciaram o lançamento do ChargeScape, cujo software sem fio se conecta a veículos elétricos e gerencia o fluxo de elétrons, de acordo com as condições da rede em tempo real, para reduzir temporariamente a demanda quando a rede é limitada em carregamentos inteligentes (V1G) e até mesmo alavancando o envio de energia de volta para a rede elétrica quando necessário (V2G). Ao fornecer uma plataforma única para concessionárias de energia, fabricantes e seus clientes, o ChargeScape simplifica a complexidade da integração de veículos elétricos com a rede.

O programa da ChargeScape desbloqueia benefícios financeiros para motoristas de veículos elétricos ao habilitar serviços como carregamento gerenciado e exportação de veículo para a rede. Quando conectados à plataforma, os motoristas que escolherem fazer isso podem receber incentivos financeiros para pausar temporariamente o carregamento durante períodos de alta demanda e, eventualmente, poderão vender a energia armazenada na bateria do veículo de volta para a rede elétrica. Isso ajuda os operadores da rede a evitar o despacho de "usinas de pico", que têm custos mais altos, e frequentemente de alto carbono quando a rede está sobrecarregada.

A incorporação da Nissan na aliança ChargeScape é de particular importância por conta das mais de 650.000 unidades do Nissan LEAF, um dos primeiros veículos elétricos com capacidade de exportar energia de volta para a rede, que circulam nos Estados Unidos. A Nissan está investindo pesadamente em recursos de carregamento bidirecional (V2X) para sua frota elétrica em todo o mundo e a ChargeScape está atualmente construindo usinas de energia virtuais na Califórnia, Texas e outros mercados.

"Estamos muito felizes em receber a Nissan na ChargeScape", disse Joseph Vellone, CEO da ChargeScape. "A decisão da Nissan de se juntar a nós ressalta seu comprometimento em ajudar os clientes a carregar de forma mais barata e sustentável e destaca a posição central da ChargeScape no espaço de integração veículo-rede."

"O ChargeScape nos ajudará a conectar, de forma mais conveniente e eficaz, as concessionárias de energia aos motoristas de veículos elétricos, tornando a experiência de propriedade mais valiosa, dando a eles incentivos para participar de programas de carregamento gerenciado e veículo para a rede", disse Kent O'Hara, presidente do negócio de baterias 4R da Nissan. "A união com o ChargeScape nos ajuda a contribuir para uma redução nacional nas emissões de CO², permitindo que as concessionárias usem o armazenamento de energia da bateria de veículos elétricos para equilibrar as demandas de pico da rede, ao mesmo tempo em que otimizam o uso de fontes de eletricidade renováveis."

Sala de Imprensa da Nissan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.