sábado, 12 de setembro de 2009

Rápidas do final de semana

VALE TUDO - A Chevrolet promove neste final de semana (sábado12 e domingo 13), mais um feirão no Rio. A ação de varejo será realizada no estacionamento do Shopping Nova América e em todas as concessionárias da marca. “É mais uma grande oportunidade para o consumidor comprar seu carro novo. Estamos empenhados em oferecer condições bem vantajosas, incluindo preços baixos, taxas de juros bastantes competitivas e prazos para pagamento de até 72 meses", afirma José Ricardo Maciel, gerente regional de marketing no Rio de Janeiro. Dentre as inúmeras ofertas está o Celta Life, versão de entrada da linha Chevrolet, equipado com o novo motor VHCE de 78 cavalos de potência (álcool), que poderá ser adquirido à vista pelo preço R$ 24.990,00 com ar-condicionado. O Chevrolet Classic 1.0 Flexpower será oferecido com taxa de 0,94%. Já Prisma Flexpower equipado com ar-condicionado, vidros, travas elétricas e alarme sai por R$ 31.490,00. A linha Corsa 1.4, equipado com ar-condicionado e direção hidráulica será oferecido com taxa de 0,99% e bônus de até R$ 4.000,00. Para toda a linha Chevrolet – ao todo são 19 modelos -, estarão disponíveis financiamentos por meio do crédito direto ao consumidor e leasing. O Banco GMAC fará plantão no local para atender aos consumidores.




PREVENTIVO - Levar o carro na oficina para fazer a manutenção preventiva é uma questão de segurança e economia para o consumidor. Mais do que isso, pode até render prêmios. A Rede Bosch Car Service lança em setembro a promoção Prêmios a Bordo para o consumidor final. A cada R$ 150,00 gastos em serviços ou peças nas oficinas credenciadas da rede, o consumidor recebe um cupom e concorre a diversos prêmios. A Bosch incentiva a prática da manutenção preventiva por meio de várias ações, pois é a melhor forma de garantir a segurança, além de economia e proteção ao meio ambiente, e a promoção da Rede Bosch Car Service é mais uma motivação para o consumidor levar seu carro à oficina mecânica¿, afirma o gerente de Marketing da Rede Bosch Service, Clécio Sanches. A campanha engloba as oficinas da Rede em todo o País e vai de 15 de setembro a 15 de novembro. Serão sorteadas 10 viagens com acompanhante para um cruzeiro a Punta Del Leste, 20 navegadores GPS TravelPilot da Blaupunkt, 10 TVs LCD de 32 polegadas e 10 câmeras digitais de 8.1. Para participar, basta pegar o cupom entregue pelas oficinas Bosch Service a cada R$ 150,00 gastos, entrar no hotsite http://www.premiosabordo.com.br/, fazer um cadastro e informar o número que constar no cupom. O sorteio será realizado no dia 27 de novembro. Mais informações sobre a Rede Bosch Service e a localização das oficinas em todo o País podem ser obtidas no site http://www.boschservice.com.br/.


SUSTENTABILIDADE - Pelo terceiro ano consecutivo, a Pirelli foi eleita a líder no segmento de “Autopeças e Pneus” no índice Dow Jones de Sustentabilidade. O estudo foi elaborado pelo SAM Group (Sustainable Asset Management), uma agência classificatória suíça especializada em avaliação do desempenho corporativo em sustentabilidade sob o ponto de vista econômico, social e de meio ambiente. A Pirelli, que desde 2002 participa do Dow Jones, também compõe atualmente o índice global Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World) e Dow Jones STOXX Sustainability Index (DJSI STOXX). No seu segmento, o Grupo Pirelli, única companhia italiana que atingiu liderança global no índice, conquistou nota de 88% (11% a mais que em 2008), enquanto que a média no mesmo segmento foi de 48%. Mais informações podem ser encontradas no endereço: http://www.pirelli.com/web/sustainability/sust_eval/dow_jones/default.page



ELEITA - A ZF Sachs, principal fabricante brasileira de embreagens automotivas, conquistou, pelo sétimo ano consecutivo, o prêmio Marca Brasil. A distinção ocorreu na categoria Transporte Pesado de Cargas e foi atribuída por motoristas de caminhões, por intermédio de votos enviados à revista O Carreteiro. O prêmio Marca Brasil completa dez anos de existência no País e foi instituído em 1999 pela entidade Trio International Distinction, para escolher as melhores empresas em 15 setores de atividades industriais, comerciais e de serviços. A eleição é feita por votação espontânea dos leitores de publicações especializadas. A edição deste ano contou com participação superior a 30.000 eleitores, com votação pelo critério espontâneo.




PORTAL - Numa iniciativa inédita no Brasil, a Fiat Automóveis lançou um canal de comunicação direto com o reparador independente via web. “Acreditamos no reparador como um parceiro da montadora e da sua rede de concessionárias e por isso, estamos aperfeiçoando o contato direto e também o suporte técnico para este profissional a fim de facilitar o seu trabalho. Nosso foco é também o consumidor Fiat que procura seu mecânico de bairro”. Afirma Virgílio Silva, gerente de P&A e Marketing de Pós-Vendas da Fiat Automóveis. Por meio do endereço http://www.reparadorfiat.com.br/, o profissional de oficina pode se cadastrar gratuitamente e, logo depois, acessar diversas informações da fabricante. Além das mais de 500 concessionárias e pontos assistenciais em todo o Brasil, o reparador independente tem agora este canal direto de comunicação com a fábrica da Fiat em Betim (MG).



ILUMINAÇÃO SEGURA - Muitos acidentes ocorrem nas estradas, dentre outros fatores, por causa da má iluminação de rodovias e veículos. Por essa razão, é imprescindível uma lâmpada de qualidade, que possibilite ao condutor ver antecipadamente obstáculos à sua frente e, com isso, evitar imprevistos. A SILVERSTAR da OSRAM cumpre com essas exigências, pois é 50% mais brilhante na área principal de iluminação do veículo ( de 50 a 75 metros a frente do carro) em relação a uma lâmpada halógena convencional. Outro fator que contribui para o aumento da segurança e visibilidade é o cone de luz 20 metros mais longo, capaz de atingir uma maior superfície iluminada. Devido a sua alta tecnologia, esse rendimento se mantém durante toda sua vida útil.



LEMBRANDO DOS PNEUS - A Semana Nacional do Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro, é uma iniciativa do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e tem o objetivo de incentivar boas práticas nas ruas e estradas brasileiras. Este ano, o tema é a “Educação no Trânsito” e visa promover ações que levem à convivência harmoniosa entre os motoristas. A manutenção preventiva também faz parte da educação no trânsito, pois evita, por exemplo, que os demais motoristas sejam prejudicados por um carro parado na via por falta de cuidados simples. Nesse contexto, alguns procedimentos periódicos em relação aos pneus contribuem para melhorar o conforto e a segurança, não só do condutor e passageiros, mas de todos. O ideal é calibrá-los semanalmente, fazer o rodízio a cada 10 mil quilômetros, fazer alinhamento e balanceamento sempre que sentir vibrações ao volante ou também a cada 10 mil quilômetros, e checar o estado dos pneus periodicamente, entre outros cuidados. Para verificar outros itens de segurança além dos pneus, como freios, suspensão e amortecedores, é recomendado que o motorista se dirija até um centro automotivo, como uma das 600 lojas da Rede Oficial de Revendedores Pirelli, onde profissionais treinados darão toda a assistência. Os problemas encontrados com mais freqüência pelos consultores da Pirelli, quando o cliente leva o carro nas revendas autorizadas para fazer a manutenção, são: desgaste irregular dos pneus; vibração no volante causada por falta de balanceamento e pressão abaixo do recomendado. Abaixo, algumas dicas simples para contornar estes problemas. A Rede Oficial de Revendedores Pirelli possui 600 pontos-de-venda distribuídos em todo o Brasil. Saiba qual a revenda mais próxima ligando para 0800 728 76 38 ou pelo site http://www.pirelli.com.br/.



VELAS - A cidade de São Paulo conta com uma frota de mais de 32 mil táxis. Tais automóveis circulam diariamente pelas vias, muitas vezes durante 24 horas com o revezamento de motoristas. Para garantir o pleno funcionamento do motor e evitar gastos desnecessários, o proprietário deve ficar atento e realizar a revisão preventiva nas velas e cabos de ignição. A NGK, maior fabricante e especialista em velas de ignição, alerta os taxistas para os prejuízos causados pela falta de manutenção da peça. “Veículos que rodam pelas ruas durante muitas horas seguidas, como táxis, devem ter atenção redobrada. A checagem das velas de ignição é simples, barata, garante o bom rendimento do carro, economia no consumo de combustível e emissões adequadas de gases. Além disso, a revisão evita despesas extras ocasionadas pelo mau funcionamento do sistema de ignição”, explica Ricardo Namie, chefe da Assistência Técnica da NGK. A revisão das velas de ignição deve acontecer de acordo com a indicação do fabricante ou seguindo a recomendação da NGK, a cada ano ou 10.000 quilômetros para motores movidos a gasolina, álcool, bicombustível e GNV. Outra recomendação é o cuidado com a procedência do combustível utilizado e as condições de uso do carro, fatores que podem refletir diretamente na durabilidade das velas e cabos de ignição.

KARTÓDROMO - No dia 28 de setembro (segunda-feira), o Kartódromo Granja Viana, localizado em Cotia (SP), realizará pela primeira vez, o Seminário: Gerenciamento de Carreira para Pilotos, que abordará para os pilotos de automobilismo, temas como: captação de recursos, desafios de um piloto, a logística de uma equipe de automobilismo, assessoria de imprensa e divulgação da carreira. O seminário, que iniciará no começo da tarde (13h30), contará com a presença de grandes nomes do automobilismo nacional e internacional, como: Geraldo Rodrigues (diretor da ReUnion Sports & Marketing) , Felipe Giaffone (piloto de Fórmula Truck), Dárcio dos Santos (proprietário da PropCar e tio de Rubens Barrichello) e Márcio Fonseca (proprietário da MF2 e assessor de imprensa de Felipe Massa). É uma excelente oportunidade para quem deseja seguir carreira ou, quer apenas, conhecer pessoas que têm uma grande história no automobilismo”, afirma Romeu São Marcos, um dos organizadores do evento. No final do seminário, os inscritos poderão disputar uma prova de kart de 20 minutos, com direito a troféus. As inscrições são feitas através do site do kartódromo: http://www.kartodromogranjaviana.com.br/seminario


INSTRUÇÕES - A Marcopolo é o primeiro fabricante brasileiro de ônibus a desenvolver um cartão de instruções de segurança para ser utilizado nos veículos, exatamente como ocorre com os aviões. O cartão é fornecido, em arquivo PDF, via Internet, à todas as empresas que adquirirem os modelos rodoviários Marcopolo e pode ser impresso, plastificado e colocado nas poltronas de veículos para utilização pelos passageiros. O inédito cartão contém orientações relativas à utilização dos cintos de segurança, melhor forma de acomodação de malas e volumes no porta-pacotes e abertura das saídas de emergência localizadas nas partes dianteira e traseira do teto, nas janelas e na própria porta do veículo. Para os cintos de segurança, as informações envolvem colocação, ajuste e abertura de forma correta e eficiente. O cartão de instruções de segurança faz parte de uma ação de responsabilidade social da empresa para tornar conhecidos dos passageiros os aspectos relativos à segurança e funcionamento de seus veículos. “Nosso objetivo é colaborar para que, em caso de necessidade, o usuário saiba como proceder e operar os equipamentos, preservando a sua segurança e bem-estar”, explica Paulo Corso, diretor comercial mercado interno da Marcopolo. O lançamento dos cartões de instruções coincide com o início de produção dos modelos da Geração 7, recentemente lançados no mercado.


AGILE EQUIPADO - A divisão ZF Lemförder Tecnologia de Chassis para Veículos, localizada em Sorocaba (SP) e pertencente ao Grupo ZF, vai equipar com exclusividade o novo modelo da General Motors, o automóvel Agile. Terminais de direção e articulações de suspensão, essenciais para o conforto, segurança e dirigibilidade do veículo começaram a ser fornecidos em julho para o lançamento da montadora. O novo fornecimento da ZF Lemförder para a General Motors deverá aumentar em cerca de 10% a produção de terminais da direção e articulações de suspensão da divisão. "É uma grande satisfação voltarmos a fornecer para a GM e fazer parte do seu principal lançamento em 2009. Durante um ano participamos da conceituação dos produtos, dos projetos e do desenvolvimento dos componentes do Agile em estreita parceria com o setor de Engenharia da General Motors. Esta integração permitiu a incorporação das mais recentes inovações tecnologicas da ZF Lemförder nestes componentes, a validação dos mesmos de acordo com as necessidades de aplicação, com agilidade e custos compativeis, o que resultou em vantagem competitiva”, explica Wilson Sapatel, diretor-geral da ZF Lemförder.



QUASE ZERO - No final da década de 1980, a Toyota era apenas mais uma montadora, longe de figurar na lista das 10 maiores companhias do mundo. Silenciosos, organizados e pacientes, os japoneses começaram a virar o jogo ao criarem um modelo gerencial, a Gestão Lean, que ao mesmo tempo valoriza os clientes e reduz os custos de produção. “Com base na demanda real de produção e na elaboração de processos internos que reduzam custos e desperdícios, a Gestão Lean dá prioridade total ao cliente e pode ser aplicado por empresas de todos os tamanhos e segmentos”, afirma Viviane Salyna, diretora de Gestão de Alta Performance, do Insadi – Instituto Avançado de Desenvolvimento Intelectual (http://www.insadi.org.br/). “A diversidade concorrencial e as rápidas mudanças globais exigem cada vez mais precisão no cumprimento de prazos. Para não serem engolidas pelo mercado, as organizações devem estar atualizadas sobre as práticas que envolvam a cria&ccedi l;ão de fluxos contínuos e adotar soluções que atendam às reais demandas dos clientes”, diz. Para mostrar as aplicações da Gestão Lean, em todas as áreas, além da de manufatura, o Insadi promove o workshop Como eliminar desperdícios em processos, em São Paulo (15 e 16 de setembro) e em Brasília (20 e 21 de outubro). Neles, são apresentados casos práticos e abordados temas como mapeamento dos fluxos de valor, aplicação das principais ferramentas para melhoria de processos, apuração de resultados e diferenças entre fluxos operacionais, administrativos e serviços, entre outros. Informações e inscrições: (11) 3259-0505 ou eventos@insadi.org.br.


ABS CRESCENDO - Após dois anos do início da produção nacional de Freios ABS na América do Sul, investimento realizado pela Robert Bosch em 2007, o ABS Sistema Antibloqueio de Frenagem continua aumentando sua presença nos veículos comercializados no mercado nacional. A pesquisa anual do Cesvi Brasil Centro de Experimentação e Segurança Viária confirma essa tendência. Atualmente, há 107 diferentes modelos de veículos disponíveis no mercado brasileiro, dos quais derivam 383 diferentes versões. Segundo a pesquisa do Cesvi, deste total de versões, 39% oferecem ABS como item de série, o que significa 6% de aumento em relação a 20 08, quando esse número era de 33%. Em outra pesquisa, realizada pela Bosch com base nas estatísticas de vendas do mercado brasileiro, foi detectado que 18% dos novos veículos de passageiros licenciados entre janeiro e dezembro de 2008 tinham freios ABS. Em 2007, este número era de 15% e, há seis anos, apenas 6%. Em 2009 esta taxa deverá registrar um novo aumento, já que o volume de produção de ABS tem crescido, confirmando essa tendência, afirma Carlo Gibran, gerente de Vendas e Marketing da divisão Chassis Systems Control da Robert Bosch América Latina. Porém, mesmo crescente, a presença do ABS nos carros nacionais ainda é baixa se comparada a outros países. Em 2008, 76% dos carros produzidos no mundo tinham freio ABS. Além disso, no Brasil, o maior crescimento está entre os veículos médios onde se concentra a maior parte dos Hatches e Sedãs nacionais. "A pesquisa realizada pela Bosch mostrou que a instalação de ABS neste segmento cresceu oito pontos percen tuais: de 48%, em 2007, para 56%, em 2008. Já entre os veículos populares, apenas 3% tinham ABS em 2008. O aumento da presença do ABS nos veículos nacionais é resultado da conscientização do consumidor e da maior oferta de modelos equipados com o sistema", afirma Gibran.




PARTICIPAÇÃO - A DAFRA Motos participa pela primeira vez neste ano como expositora e apoiadora do Congresso FENABRAVE e da EXPOFENABRAVE 2009, evento organizado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, que será realizado entre os dias 12 e 14 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). Além de apresentar o lançamento da marca, a ZIG – motocicleta da categoria CUB, e uma outra novidade, a DAFRA expõe em seu estande a atual linha de produtos, composta pelas motocicletas do segmento street Super 100 e Speed 150; o scooter Laser 150 e a custom Kansas 150. Para o diretor comercial da DAFRA Motos, Haroldo Barroso, o evento organizado pela FENABRAVE é uma excelente oportunidade para trazer ao debate o cenário atual do mercado de motocicletas e novas tendências para o setor. “Nosso foco será apresentar a empresa, uma das mais jovens fabricantes de motocicletas do País, e expor nossa linha de produtos aos participantes da feira”. Nesta edição do evento, que reúne anualmente executivos e profissionais ligados às concessionárias de veículos automotores de todos os segmentos (automóveis nacionais e importados, caminhões, ônibus e implementos rodoviários, motocicletas e máquinas agrícolas) são esperados mais de 3 mil pessoas.

SÓ EM 2010 - Até pelos custos de participação para equipes e pilotos, o esporte que mais visivelmente sofreu o impacto da ainda ativa crise mundial é o motorizado. No final do ano passado, os sinais de que um período turbulento se avizinhava se concretizaram com algumas baixas históricas: a Honda saiu da Fórmula 1, a Mitsubishi decidiu não disputar o Rally Dacar, enquanto Subaru e Suzuki desistiram do Mundial de Rally. São marcas que tradicionalmente registram grande sucesso em competições internacionais. Agora, no Brasil, mais uma notícia dá a medida da crise de 2009: o Dunas Supercross, válido pelo Campeonato Brasileiro da modalidade, que seria realizado pela terceira temporada consecutiva, foi adiado para 2010. "Tivemos que fazer esta opção porque, logicamente devido à crise que ainda não terminou, o mercado permanece combalido”, resumiu Marcos Moraes, presidente da Dunas Race, empresa que realiza o Supercross e também o Rally Internacional dos Sertões – a segunda maior competição fora-de-estrada do mundo.


CENTÉSIMA - O Rally Rota da Seda, etapa do Dakar Series, começou no último sábado (05) e, após cruzar três países (Turcomenistão, Cazaquistão e Rússia) e 4.500 quilômetros – 3.200 de especiais – chegará ao seu final no próximo domingo, 13 de setembro. Assim como nas últimas edições dos principais rallys cross country do mundo, a equipe Volkswagen vem dominando a competição. Com quatro duplas inscritas na prova, Nasser Al-Attiyah (Catar) e Timo Gottschalk (Alemanha), vice-campeões da 17ª edição do Rally Internacional dos Sertões, terminaram as segunda e terceira especiais na frente e, até o momento, são os líderes. O primeiro triunfo, conquistado no domingo (06), também rendeu aos competidores a honra de dar ao Touareg, carro utilizado pela equipe Volkswagen, a centésima vitória de sua recente – e gloriosa – história. Com três vitórias nas etapas seguintes, realizadas segunda (07), terça (08) e quarta-feira (09), o supercarro acumula 103 especiais vencidas em seu currículo. Além do impressionante número, o Touareg soma ainda 11 títulos – entre eles, o mítico Dakar (2009) e duas edições do Rally Internacional dos Sertões (2008 e 2009) – e 33 pódios desde 2004, quando iniciou a sua história em competições off road. Acesse o site do evento: http://www.sertoes.com/




ATÉ 1.000 - O site de comércio eletrônico Autocell (http://www.autocell.com.br/), que oferece soluções para comunicação automotiva, pretende vender em promoção com a "instalação gratuita" a partir deste mês, seus dispositivos de Kit Viva-Voz Bluetooh para até mil carros. A iniciativa é demonstrar o uso correto do celular por meio da tecnologia Bluetooth, contribuindo para o aumento da segurança e a diminuição de acidentes relacionados a esse motivo. "Temos percebido, que boa parte dos novos veículos de luxo já saem de fábrica com o Kit Veicular Bluetooth, porém a maioria dos carros rodando ainda não possui esse importante equipamento", comenta Ocimar J. Ferreira diretor da Autocell. A idéia é que essa ação inicial atinja novos consumidores, mais conscientes e formadores de opinião, e dissemine às práticas mais seguras na direção. O principal produto oferecido será o Kit Veicular Bluetooth T-605 da Motorola, cujo diferencial é a transmissão de música sem fio do celular via Bluetooth Audiostreaming. Além da alta qualidade da comunicação o equipamento permite ouvir em estéreo, as canções prediletas do celular pelos alto-falantes do carro, tudo sem tirá-lo do bolso, facilitando o comando de avançar das músicas, o ajuste do volume e o atendimento das chamadas. O Kit T-605 vem pronto com plugação ISO para não ferir a garantia do veículo, disponibilizando uma entrada auxiliar de audio* para a conexão de iPod e outras mídias de MP3. A ação será feita apenas para compras pelo site http://www.autocell.com.br/, com agendamento prévio da instalação grátis em sua loja física à Rua Augusta 1.149, em São Paulo /SP. A promoção é válida para instalações padrão em veículos sem amplificador de som.

NOVO SEGMENTO - A Iveco retorna ao segmento de micro-ônibus com o lançamento do novo CityClass, agora construído sobre o chassi do Daily 70C16, de sete toneladas de PBT, e disponível na rede de concessionárias da marca. O modelo era antes apenas oferecido em licitações, modalidade em que obteve enorme sucesso: dois mil deles foram contemplados em programas de transporte escolar do governo do Paraná e no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O bom resultado deste veículo na aplicação escolar, em que a aprovação dos usuários é muito grande, sinaliza o potencial de sucesso também no mercado de varejo. Com ele, a Iveco também inicia uma nova estratégia que levará a empresa a disputar o mercado brasileiro de ônibus. Novos modelos em diferentes segmentos são esperados já a partir de 2010. “A Iveco tem a missão de ser uma montadora de veículos comerciais full-range e isso significa disputar também o mercado de passageiros”, informa Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America. “A Iveco é a maior produtora de ônibus na Europa e não poderia ficar de fora do segmento no Brasil, um dos maiores do mundo em volume”. A estratégia de aceleração da marca Iveco no Brasil passa pela introdução de duas novas famílias de produtos por ano. “Começamos em 2007 com os novos Daily e Stralis. Em 2008, trouxemos os novos Tector e Trakker. Em 2009, estamos renovando o CityClass e teremos ainda dois novos lançamentos”, indica Mazzu. “Estamos estudando este mercado com muito carinho e já temos algumas centenas de ônibus em testes no Brasil e em outros países da América Latina”.


MOBILIDADE - O recente anúncio do Ministério das Cidades, de que irá tirar do papel o chamado PAC da Mobilidade Urbana, deverá aquecer as discussões sobre o tema programadas para acontecer nas feiras paralelas TranspoQuip Latin America 2009 e Expo Estádio 2009, que acontecem em novembro próximo, em São Paulo, e que reunirão dezenas de órgãos de governo e entidades empresariais, além de centenas de empresas fornecedoras do setor. Com recursos estimados em R$ 38,5 bilhões para investimentos em sistemas como controle de tráfego, ampliação de metrôs e criação de novos corredores de ônibus urbanos, o novo PAC foi lançado há dois anos, mas permanecia em compasso de espera até este início de setembro. Ao desengavetá-lo no início deste mês, o Ministro das Cidades, Márcio Fortes, deu uma boa notícia ao mercado, que é a de atrelar o projeto à Copa de 2014 e à possível realização no País dos Jogos Olímpicos de 2016. “A associação do PAC da Mobilidade com os preparativos da Copa e os do COB tem a grande virtude de marcar um ‘deadline’ para os investimentos do governo e isto, sem dúvida, agrada tanto os expositores da Expo Estádio quanto os das TranspoQuip", assinala Sebas van den Ende, diretor da Real Alliance, que organiza os dois eventos. Saiba mais em: http://www.transpoquip.com.br/




NOVO COMANDO - Com vigência a partir de 1º de novembro próximo, o Board da Daimler AG anuncia a seguinte movimentação em seu quadro de dirigentes: o Sr. Jürgen Ziegler, de 50 anos, será o Presidente da Mercedes-Benz do Brasil. Ele sucederá Dr. Gero Herrmann, 53 anos, que assumirá a posição de Vice-Presidente Sênior de Legal & Compliance, na sede da matriz, em Stuttgart, Alemanha. Jürgen Ziegler ingressou na Daimler AG em 1977, como chefe industrial na planta de Sindelfingen, na Alemanha. Em 1995, Ziegler transferiu-se para a Mercedes-Benz na Índia, onde permaneceu até 2002, já na posição de Diretor & CEO. Em seguida, chefiou na matriz as áreas de Global Corporate Portfolio e Asia Alliance Management. Posteriormente, Ziegler dirigiu um projeto de joint-venture para produção de automóveis na China, antes de se tornar Presidente & CEO da Mercedes-Benz Turquia em 2005. Dr. Gero Herrmann, que assumirá a Vice-Presidência Sênior de Legal & Compliance, iniciou suas atividades na companhia em 1988. Trabalhando na matriz, em Stuttgart, foi responsável pelo Planejamento do Programa de Vendas e Gestão de Mercado Global da Mercedes-Benz Automóveis. Ainda na Alemanha foi chefe do staff da Divisão de Veículos Comerciais da Daimler. Complementou sua carreira internacional com passagens pelos mercados da Argentina e México. Em agosto de 2004, Dr. Gero Herrmann foi indicado para o cargo de Presidente & CEO da Mercedes-Benz do Brasil.


ALIANÇA - Banco Santander e Ferrari, duas das marcas mais prestigiosas do mundo, selaram hoje em Monza uma aliança pela qual o Banco se converte no patrocinador oficial da escuderia a partir de 2010, com uma presença muito relevante da marca da entidade financeira tanto nos carros como nos equipamentos dos pilotos e dos demais integrantes da equipe esportiva durante os próximos cinco anos. Santander continuará sendo o patrocinador principal de três dos Grandes Prêmios mais importantes da Fórmula 1 (Itália, Reino Unido e Alemanha) e manterá uma presença muito relevante nos da Espanha, Europa (Valência) e Brasil. A entidade consolida assim sua posição de liderança nos principais mercados onde tem presença, reforçando e impulsionando sua marca em nível internacional. O presidente do Banco Santander, Emilio Botín, e o presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, asseguraram que este acordo representa “um novo capítulo na história da Fórmula 1” e que a união de ambas companhias constitui uma boa notícia para os milhares de aficionados que seguem este esporte em todo o mundo. Luca di Montezemolo destacou que Ferrari e Santander iniciaram uma “muito importante e extensa colaboração”, e que ambas as companhias compartilham valores comuns como “luta pela excelência, paixão pela competência e o foco internacional. Estes valores farão com que esta aliança seja frutífera em todo o mundo”. Durante a apresentação, Emilio Botín entregou a Luca di Montezemolo o “Paletó Vermelho Santander”, um reconhecimento que o Banco entrega a personalidades do mundo esportivo, entre eles Pelé e Bernie Ecclestone.


COMPETIÇÃO - Estudantes do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) fazem os últimos acertos nos bajas que disputarão a Competição Baja SAE BRASIL Regional 2009-Etapa Sudeste, que será realizada nos dias 12 e 13 de setembro, no Distrito Industrial de Sarzedo, no Campo de Provas de CNH, região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. A FEI levará para a competição os bajas Zaya e Dipton, projetados e construídos pelos alunos e que utilizam placas com aproveitamento de energia solar para carregar as baterias. Tricampeã mundial (2004, 2007 e 2008) e pentacampeã nacional (2001, 2002, 2005, 2007 e 2009) na categoria, a FEI levará para a competição dois bajas que dispensam a energia do motor graças a placas com sistema de aproveitamento de energia solar para carregar as baterias. As placas levam cerca de cinco horas para serem recarregadas e precisam de uma nova recarga após 12 horas de uso. Os carros também estão equipados com faróis de lâmpadas LED, que foram instalados nos carros e serão alimentados pela energia solar.



MELHORES - A SKF do Brasil foi premiada pelo Guia Você SA / Exame - As 150 Melhores empresas para você trabalhar - como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Esta é a primeira vez em sua história no país que a gigante sueca dos rolamentos recebe esse reconhecimento. Para conseguir o título, a SKF contou com a participação ativa de seus próprios colaboradores. Mais de 400 profissionais foram envolvidos em um processo de consultoria realizada pela revista Exame, para determinar se a companhia atingia os requisitos necessários para se enquadrar em um modelo ideal de gestão inteligente de recursos humanos. Os bons resultados obtidos nesta avaliação garantiram o prêmio à empresa. Para Donizete Santos, presidente da SKF do Brasil, estar entre as melhores empresas para se trabalhar é um prêmio para todos os colaboradores diretos e indiretos da companhia. “Além disso, nos torna ainda mais fortes como marca para atrair novos talentos e manter aqueles que já integram essa equipe”, completa o executivo.


ATRAÇÂO - Considerado o maior evento ligado ao esporte e ao turismo de aventura da América Latina, a Adventure Sports Fair acontece de 10 a 13 de setembro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Entre os principais destaques do estande do Governo de Goiás, está o Rally Internacional dos Sertões, a principal prova off-road brasileira e também a segunda competição cross-country do mundo. Disputa de alto nível dominada por competidores profissionais do mundo inteiro, o Sertões está na feira para apresentar uma novidade para os aventureiros eventuais, inclusive os que buscam programas especiais para a família: a categoria Sertões Expedition, abre espaço para os interessados em turismo ecológico e de aventura. Durante todo o seu percurso, a Expedition oferece hospedagem, acompanhamento integral de guias e monitores, lanches de trilha, jantares, serviços médicos e todo o suporte mecânico necessário para este passeio off-road pelas belas paisagens do Centro-Oeste brasileiro. Esta categoria é realizada em um trajeto paralelo à competição, propiciando ainda um contato com pilotos e equipes de ponta de todo o mundo.




CRIAÇÃO - Em busca de uma comunicação direcionada com o seu público consumidor, a Riffel investe em sua primeira ação junto às redes sociais da internet, com a criação da campanha “Crie Sua Moto”, que será lançada oficialmente no estande da empresa durante o Salão Duas Rodas 2009, que acontece entre os dias 07 e 12 de outubro em São Paulo. Idealizada pela agência DCS, a ação promocional irá presentear um felizardo com uma moto CB 300 da Honda inteiramente “tunada”. Para participar, os usuários deverão acessar os terminais eletrônicos disponíveis no estande da Riffel durante a feira, ou no hotsite da promoção. O democrático mecanismo de escolha irá funcionar a partir de uma votação na internet. No final de novembro, o autor do modelo mais votado receberá em casa de presente da Riffel a moto personalizada pela Dimension Customs, renomada empresa que atua no quadro Lata Velha do programa Caldeirão do Huck. Mais no site: http://www.criesuamoto.com.br/ e http://www.riffel.com.br/


SUSTENTÁVEL - Com a palestra “Por uma Mobilidade mais Humana e Sustentável”, Lincoln Paiva, especialista em Desenvolvimento Sustentável e diretor da Believe Sustainability, abre o segundo dia do 10º Encontro das Empresas de Fretamento e Turismo. O evento ocorre no período de 25 a 27 de setembro, no Hotel Sofitel Jequitimar – Guarujá – SP. Organizado pela



FRESP - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo, o encontro já conta com mais de 360 inscritos, entre profissionais e empresários dos setores de transporte e turismo. Segundo Lincoln Paiva, a primeira parte da palestra será destinada a demonstrar um panorama sobre a mobilidade urbana, as restrições de circulações de carros de passeio, as normas punitivas implantadas na cidade de Califórnia nos Estados Unidos, bem como as ações de mobilidade sustentável em Washington, que incentiva o uso de transporte coletivo nas empresas com mais de 100 funcionários. “A implantação da CTR ‘Law - Commute Trip Reduction’, (redução de viagens diárias) na Califórnia, incentiva o uso de outros meios de transporte, como bicicletas, transporte coletivo, para inibir o uso do transporte individual. Já o estado de Washington aprendeu que era melhor fazer leis que premiam as ações de mobilidade sustentável. Dessa forma organizou uma aproximação da iniciativa privada, desenvolveu uma secretaria de mobilidade sustentável e os resultados começaram a aparecer”, explica Paiva.


ALERTA - Embora apaixonado por seu carro, nem sempre o proprietário consegue cuidar do precioso bem da melhor maneira possível. Isto acontece porque existem componentes que não fazem nenhum barulho quando estão prestes a parar de funcionar e, consequentemente, deixam o motorista na mão, como é o caso da bomba de combustível, filtros, bobina de ignição, correia dentada, fluido de freios, sistema de arrefecimento, dentre outros. Somente uma inspeção detalhada, feita sob a supervisão de um especialista na área mecânica, pode identificar possíveis falhas automotivas. Segundo Antonio Cesar Costa, consultor técnico da Oficina Brasil – rede de franquias de serviços automotivos que possui mais de 60 unidades espalhadas pelo país, as tais falhas afetam principalmente o motor do carro, prejudicando o seu desempenho: “A falta de limpeza dos bicos injetores, que levam o combustível para dentro do motor, é um exemplo disso, já que impedem a livre passagem do combustível, fazendo o carro falhar. Isso acontece porque com os filtros de ar e combustível quando demasiadamente sujos, acabam deixando passar resíduos que entopem os bicos, forçando inclusive a bomba de combustível , diminuindo a potência do automóvel e aumentando o consumo”, diz.


NOVAS SUNDOWN - Mantendo o mesmo espírito aventureiro e a robustez das versões de 200 cilindradas, a Sundown Motos está lançando no mercado nacional duas opções de entrada para o seu segmento de motocicletas on/off road: as novas STX e Motard, equipadas com o motor de 125 cilindradas. Além de mais econômico, o novo propulsor se ajusta perfeitamente às novas legislações ambientais para redução de poluentes e de ruídos. As novas Sundown STX e Motard 125 também se diferem das versões já conhecidas por serem mais compactas, leves e, portanto, ainda mais indicadas tanto para o trabalho quanto para o lazer. Atenta às constantes evoluções exigidas pelo mercado -, que atualmente apontam para veículos mais econômicos, ágeis e menos poluentes -, a Sundown Motos incorpora à linha de motocicletas fora de estrada um novo motor de 125 cm3, com 10,87 cavalos de potência máxima (a 9.500 rpm) e 0,86 kgfm de torque (7.000 rpm). O conceito motard se refere às motocicletas de uso misto – ou seja, projetadas para rodar sobre o asfalto e a terra –, mas com ênfase para vias pavimentadas. Por isso, elas apresentam suspensão elevada e visual despojado e esportivo, como dos modelos off-road, mas com rodas de menor diâmetro e pneus com perfil para asfalto. A Sundown STX Motard foi o primeiro modelo do segmento feito no Brasil - desde 2007, ela é produzida em Manaus (AM), na planta da Sundown Bikes, Motos e Peças – e logo se tornou um sucesso de vendas.

DESENVOLVIMENTO - O número de veículos roubados cresce cada vez mais nos grandes centros urbanos. Para alterar esse cenário, os motoristas podem contar com o auxílio da tecnologia na proteção dos automóveis. Uma das soluções mais indicadas é o uso do rastreador. “Esse equipamento tem ajudado na recuperação de veículos e também de cargas roubadas. A unidade de Rastreamento da Pósitron, por exemplo, trabalha atualmente com um índice de recuperação de 92,5%, mas nosso objetivo é aumentar o índice continuamente”, explica José Tabone Júnior, gerente de Negócios da unidade de Rastreamento da Pósitron. Para conquistar essa meta, a unidade de Rastreamento da Pósitron, marca da PST Electronics, investe em um atendimento diferenciado. Com uma equipe de aproximadamente 180 profissionais capacitados, o cliente recebe toda a assistência no momento que desejar. A empresa possui uma central de atendimento que funciona 24 horas, nos setes dias da semana. O motorista também tem ao seu dispor uma equipe de pronta-resposta com atuação nacional e uma rede de assistência com 378 técnicos espalhados por todo o Brasil.



BAJA SAE - Como sistemista pioneira no desenvolvimento de soluções tecnológicas, que contribuem efetivamente para a evolução da indústria automobilística em larga escala, a Magneti Marelli participa de uma das principais ações filantrópicas da SAE Brasil, a etapa Sudeste da Baja 2009. Trata-se de uma competição entre equipes compostas por universitários do curso de engenharia das principais instituições do país. Acontece nos dias 12 e 13 de setembro, no campo de provas da CNH, em Sarzedo, Minas Gerais. Esta é a primeira vez que a Magneti Marelli participa da ação e envia ao evento experientes profissionais da empresa, especializados em amortecedores, powertrain e iluminação, além de estar atenta, por intermédio de representantes da área de Recursos Humanos, na descoberta de jovens talentos. “È uma oportunidade única de analisar a capacidade e talento dos estudantes que participam da ação de forma teórica e prática. Não faremos um processo de seleção no local, mas analisaremos o perfil dos novos destaques”, comenta Giusepe Giorgi, diretor de RH do Grupo Magneti Marelli. As equipes são compostas por estudantes de Engenharia (física, mecânica, mecatrônica, robótica, metalúrgica, eletrônica, eletroeletrônica, automobilística, produção, automação industrial, aeronáutica, materiais ou agronômica) e um professor orientador, que são responsáveis pela concepção, desenvolvimento, construção e pilotagem de um veículo para competição. O evento começa no dia 12 de setembro (sábado), com provas técnicas e acesso restrito aos estudantes e profissionais ligados à ação.

EURO V - A resolução CONAMA fase P-7, também conhecida como EURO V, prevê para janeiro de 2012 novos limites mínimos de emissão de poluentes para motores de ciclo diesel. “A resolução trará uma série de modificações técnicas nos veículos comerciais, além de um diesel com teor de enxofre reduzido”, ressalta Fernando Andrade, diretor do Comitê de Caminhões e Ônibus do Congresso SAE BRASIL 2009. Para discutir os preparativos para a chegada do Euro V, o impacto econômico para o usuário, novas tecnologias para atender a legislação e medidas hoje existentes para a redução do impacto ambiental dos motores diesel, o Congresso SAE BRASIL 2009, que acontece de 6 a 8 de outubro, em SP, trará o painel ‘Enquanto o EURO V não chega’, no dia 8, às 13h30.



NOVO PORTAL - A Cosan Combustíveis e Lubrificantes, licenciada no Brasil para uso das marcas ESSO e Mobil, lança uma iniciativa inédita na internet: um portal que oferecerá conteúdo para os blogueiros de todo país. Conhecido como Posto de Posts (http://www.postodeposts.com.br/), funcionará de maneira simples e dinâmica: o blogueiro se cadastra no portal, informa os temas relacionados ao seu blog e os assuntos de seu interesse. Depois disso, o Posto de Posts oferece um selo exclusivo, para ser inserido no blog. Esse mecanismo permite que o portal abasteça de informação o blogueiro, com os assuntos mais relevantes indicados por ele. “A iniciativa é inédita. Nosso principal objetivo, dando continuidade à nossa estratégia de reforçar a marca ESSO, é prestar o serviço inovador de abastecer de informações os blogueiros do Brasil”, explica Lauro Klas, Gerente de Marcas da Cosan Combustíveis e Lubrificantes. Desenvolvido pela ID/TBWA, o projeto terá uma equipe exclusiva responsável por selecionar os assuntos e fornecer ideias de conteúdo aos cadastrados. Outro diferencial do serviço é o monitoramento da equipe dos blogs e da periodicidade de atualizações. A cada 15 dias, os usuários que atualizarem seus portais receberão um email com um tema de discussão. Já os blogueiros que não atualizarem, por falta de tempo ou até mesmo conteúdo, receberão uma lista selecionada de matérias sobre seus assuntos de interesse que o ajudarão a pensar no próximo post.


SMART 125 - A DAFRA Motos e a Haojue – mais nova parceira estratégica da empresa brasileira - apresentam ao mercado nacional o scooter Smart 125, modelo projetado para ser uma eficiente solução para a mobilidade nos grandes centros urbanos. Equipado com motor OHC (Over Head Camshaft) de 124,6 cm3, quatro tempos, monocilíndrico e sistema de injeção eletrônica Mikuni, o scooter registra potencia máxima de 10,3 cv a 8.000 rpm e torque de 9,6 N.m a 7.000 rpm. O desempenho alcançado pelo Smart, aliado aos benefícios da transmissão automática CVT (Continuous Various Transmission) e a um projeto ergonômico especialmente adequado ao porte do brasileiro – com a altura do solo certa e alguns centímetros a mais no comprimento -, resultam num modelo que se adapta perfeitamente às condições do trânsito nas grandes cidades. “O crescimento dos centros urbanos gera inevitavelmente a necessidade de novas e eficientes opções de transporte e é com este propósito que lançamos o novo scooter Smart 125”, diz o diretor comercial da DAFRA Motos, Haroldo Barroso. Disponível nas cores preto, grafite, vinho e amarelo, o Smart 125 tem 1 ano de garantia, sem limite de quilometragem, e já está sendo produzido na fábrica da DAFRA em Manaus (AM). O modelo deve chegar à rede de concessionárias em outubro. O preço público sugerido do Smart será definido nas próximas semanas. Mais em http://www.daframotos.com.br/


SUSTENTABILIDADE II - Miguel Dantas, Gerente de Sustentabilidade da Goodyear no Brasil, assume também a área de Assuntos Corporativos da companhia com o objetivo de elaborar o planejamento estratégico de ambas as áreas para proporcionar melhor diálogo com os públicos de interesse e conduzir o processo de inserção de Sustentabilidade na companhia, estruturando e alinhando os projetos já existentes. A contratação de um profissional de Sustentabilidade na filial brasileira é uma iniciativa pioneira e que segue a proposta da empresa para desenvolver estratégias que, por meio da educação e valorização dos indivíduos, possam dar continuidade as ações já implantadas e incentivar também novas atitudes e modelos dentro da companhia. ste processo de educação dos colaboradores tem o objetivo de trazer para a rotina dos negócios o tema Sustentabilidade . Com isso, a Goodyear espera obter o comprometimento de seus parceiros de negócios, fornecedores, consumidores e demais públicos. A Goodyear pretende apoiar iniciativas que estejam alinhadas com sua estratégia de sustentabilidade e de negócios, compartilhar a sua visão e planejamento com o objetivo de disseminar conhecimento e com isso agregar mais parceiros com a mesma preocupação sobre o desenvolvimento de uma sociedade que preserva o meio ambiente. "Nosso principal objetivo é proporcionar a sensibilização, conscientização e o compromisso voltado à sustentabilidade, o que deverá ser feito com o estímulo a educação para uma sociedade socioambiental mais responsável” afirma Miguel Dantas.

RASTREADORES - A partir de 1º de fevereiro de 2010, de modo escalonado, todos os automóveis, motocicletas e caminhões, saídos de fábrica ou importados, terão de chegar ao mercado brasileiro com o rastreador, de acordo com a Resolução 245/253 do Contran – Conselho Nacional de Trânsito. Para atender a essa nova legislação, a Quanta Tecnologia Eletrônica vai lançar durante a Fenatran – Feira Nacional de Transportes, de 26 a 30 de outubro, no Pavilhão de Exposições Anhembi, dois modelos de rastreadores: o Tetros Moto (específico para motocicletas) e o Tetros Auto (automóveis e caminhões), ambos homologados pela Anatel. Desde 1997, a Quanta Tecnologia Eletrônica já produziu mais de 400 mil rastreadores, a sua maioria instalada em caminhões e automóveis de passeio e utilizada como dispositivo antifurto ou instrumento de logística. Com doze anos de experiência nesse segmento, a empresa já está hoje em sua 3ª geração de rastreadores dos modelos Mini (para motos, com antenas internas e gabinete resistente à água), Baby (para veículos de passeio e carga leve, com 5 sensores e 2 atuadores), Midi (compacto com 8 sensores e 6 atuadores) e Maxi (para veículos de carga com funções de segurança e logística, 14 sensores e 6 atuadores– tecnologia satelital ISAT M2M). Os modelos Tetros Midi e Maxi permitem conexão com terminais de dados. Os modelos em lançamento na Fenatran são complementares à atual linha, mas sobretudo com características de baixo custo, alta performance e atendem às especificações automotivas. Esses rastreadores serão oferecidos diretamente às montadoras e importadoras, mas também serão disponíveis no aftermarket.


GARANTIA - Mesmo sem o benefício da redução do IPI, mas com um pacote de itens de série mais vantajoso do que a concorrência, o SUV Actyon à gasolina, com motor de 2.3 litros, 150 cavalos de potência, 4x2 e câmbio automático de seis velocidades (T-Tronic), tem superado as expectativas de venda da SsangYong Brasil, importadora oficial da montadora sul-coreana. “Tínhamos e temos muita tradição em veículos 4x4 movidos a Diesel, mas o Actyon à gasolina tem nos surpreendido, diante de consumidores urbanos. Por isso, já reforçamos nosso pedido na Coreia. No último quadrimestre do ano, pretendemos emplacar cerca de 500 unidades”, afirma Mohsin Ibraimo, diretor da importadora. Na avaliação de Ibraimo, o que tem diferenciado o Actyon 2.3 litros à gasolina é o pacote de itens de série como a transmissão automática de seis velocidades, com opção de trocas manuais (T-Tronic) e comandos no volante e na alavanca de câmbio, por ser 4x2 (tração traseira), freios ABS nas quatro rodas com EBD e a confiabilidade de seu motor, de tecnologia alemã. “Além disso, mesmo sem o benefício da redução do IPI, conseguimos renegociar o preço FOB do Actyon 2.3 à gasolina, que hoje tem preço público sugerido de R$ 75 mil, quando – há dois meses – era de R$ 79,9 mil”, analisa Ibraimo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.