sábado, 19 de setembro de 2009

Rápidas do final de semana

ELÉTRICO - Os quatro carros-conceito elétricos apresentados em Frankfurt antecipam a linha de veículos Renault Z.E. que a Marca oferecerá daqui a menos de dois anos. A partir de 2011, a Renault comercializará progressivamente quatro veículos elétricos, sendo dois derivados de veículos a motor térmico. O primeiro, o Fluence Z.E. Concept, cuja comercialização se iniciará em Israel e na Europa, será a versão elétrica do Fluence. O segundo, o Kangoo Z.E. Concept, será uma versão elétrica do Renault Kangoo Express, destinado principalmente aos clientes profissionais e às frotas empresariais. Em seguida, a oferta de veículos elétricos será ampliada a outros segmentos, com dois novos modelos, que terão uma arquitetura 100% elétrica. Derivado do carro-conceito Twizy Z.E. Concept, o terceiro veículo oferecerá uma mobilidade dedicada à cidade. O quarto veículo, inspirado no Zoe Z.E. Concept, chegará no início de 2012 e oferecerá uma grande versatilidade de uso para os trajetos diários das grandes cidades e de suas regiões metropolitanas. Estes quatro veículos permitirão cobrir usos variados, além de satisfazer clientes diferentes que têm um ponto em comum: ingressar na era da mobilidade com zero emissões.



DE FERRARI - A Pósitron, marca da PST Electronics, lança a promoção “Quero dar uma volta na Ferrari da Pósitron”. Válida de 15 de setembro a 5 de novembro, a campanha contempla todos os consumidores de produtos Pósitron, maiores de 18 anos, em todo o território nacional. “A Pósitron sempre desenvolve ações agressivas e ousadas, que proporcionam emoção. Esse conceito também é aplicado nessa nova campanha, já que queremos realizar o sonho de muitos brasileiros, em especial nossos clientes: andar em uma Ferrari a 300 km por hora”, diz Kelly Nakaura, gerente de Marketing da PST Electronics. Os vencedores ganharão uma volta na Ferrari F430 da Pósitron, conduzida pelo piloto profissional Antonio Jorge Neto, no Autódromo Internacional de Interlagos, em São Paulo. As voltas acontecerão durante o evento Pósitron Racing Day, a ser realizado no dia 24 de novembro. Para participar, é necessário comprar um produto da marca como alarme, sensor de estacionamento, navegador, vidros e travas elétricas, entre outros e cadastrar-se no site http://www.positron.com.br/. Na página online, o cliente precisa preencher o formulário indicando o número de série, o part number do produto Pósitron adquirido, a data, o número da nota fiscal de compra e os dados pessoais de identificação do participante. Além disso, o cliente deve responder a pergunta: “Qual a empresa que leva você para dar uma volta a 300 km por hora em Interlagos?”.





COMBATE - Com o objetivo de diminuir a violência e as infrações de trânsito, a prefeitura de Barretos juntamente com as secretarias de educação, turismo, desenvolvimento urbano, departamento de trânsito e a iniciativa privada lançou no dia 15 de setembro o Projeto Paz no Trânsito. Serão 30 dias de ações de conscientização e educação no trânsito de Barretos que acontecerão em conjunto com a Semana Nacional de Trânsito (18 a 25 de setembro) do governo federal que tem como tema “Educação no Trânsito”. No projeto barretense diversas ações tomarão conta da cidade que tem uma frota de 55 mil veículos e registra o maior crescimento de veículos motorizados per capita do Estado de São Paulo. Somente na cidade, acontecem cerca de 120 acidentes por mês. As ações que visam diminuir este número terão início no dia 18, sexta-feira, quando os guardas de trânsito do município irão trocar suas tradicionais fardas pela camiseta da campanha Paz no Trânsito. “Nosso objetivo é chamar bastante a atenção para o comportamento das pessoas no trânsito e isso inclui envolver os próprios agentes de trânsito que têm a missão de educar os condutores de veículos e pedestres”, explica Galbas Ruy Fernandes, diretor de trânsito de Barretos.




APOIO - A Fórmula Truck chega à sua 7ª edição, pela primeira vez em pistas argentinas, com a participação da Umicore, principal fabricante de catalisadores automotivos do País. A empresa continua apostando na vitória da equipe RM Competições, com o fornecimento do filtro de particulados para os caminhões Volkswagen Constellation. A competição acontecerá no dia 20 de setembro, às 13h, em Buenos Aires, Argentina. Acumulando o total de 318 pontos, a Volkswagen é a marca líder no campeonato. O piloto Valmir Benavides está em primeiro lugar na competição, com a marca de 128 pontos. Em seguida, Felipe Giaffone ocupa a segunda posição, com 109 pontos; Renato Martins alcança o quinto lugar com 70 pontos; e Débora Rodrigues acumula 14 pontos e está na 18ª posição.



PROJEÇÕES - As mais recentes projeções do segmento automotivo para o próximo ano serão apresentadas nos dias 13 e 14 de outubro durante o “Congresso AutoData Perspectivas 2010”, que acontecerá no Centro de Convenções do World Trade Center de São Paulo. O objetivo do evento é apresentar a todos os interessados do setor as projeções de mercado para as áreas de produção, vendas, importação e exportação para 2010. Estarão presentes representantes das quatro principais montadoras do País – C. Belini, presidente da Fiat, Thomas Schmall, presidente da Volkswagen, Jaime Ardila, presidente da GM, e Rogelio Golfarb, diretor da Ford – além dos principais executivos da Anfavea, das grandes montadoras de veículos comerciais e também das empresas sistemistas e de autopeças. O Congresso Automotivo, promovido pela AutoData, é um dos eventos mais respeitados e de maior credibilidade do setor e será um dos primeiros fóruns a falar sobre as reais projeções do segmento para o próximo ano. Exatamente por isso, atrai como público os principais executivos das grandes montadoras, fabricantes de autopeças, concessionárias de veículos e empresas de logística. Nesta 13ª edição do evento, participarão 30 palestrantes e são esperados cerca de 1 mil participantes nos dois dias de congresso, a exemplo do evento anterior. Outra inovação será a transmissão em tempo real para os interessados que moram nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País que poderão assistir ao vivo ao congresso pela internet. Para isso, basta fazer a inscrição pelo email seminarioaovivo@autodata.com.br. As inscrições estão abertas pelo site http://www.autodata.com.br/ na seção Seminários e também pelos telefones (11) 5189 8940 e (11) 5189 8938.



TURBO AJUDA - A superalimentação de motores será decisiva para ajudar a indústria automobilística a atender aos novos limites de emissões de monóxido de carbono anunciados no último dia 2 pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). A informação é de José Rubens Vicari, diretor geral da Honeywell Turbo Technologies, fabricante de sistemas de superalimentação de motores por meio de turbocompressor. Vicari ressalta que a superalimentação via turbocompressor contribuiu com os fabricantes de motores a diesel para atender aos limites do Conama até o momento e que sem esse recurso nenhum motor desse tipo, de qualquer marca de veículo, teria condições de ser utilizado dentro das gradativas reduções de limites de emissões estabelecidas pelas entidades ambientais ao longo dos últimos anos. Na opinião do executivo, a tecnologia de produção de turbocompressores no Brasil está atualizada na comparação com os padrões internacionais. “Prova disso são os veículos dotados de turbocompressores brasileiros que são exportados para os mais diferentes mercados”, afirmou.




ESTRADAS - A Associação Brasileira de Cimentos Portland acaba de lançar nacionalmente, “Governar é abrir estradas. O Concreto pavimentando os caminhos na formação de um novo país”, livro ricamente ilustrado que aborda a história do desenvolvimento do Brasil e a presença do pavimento de concreto nas estradas desde 1920. A publicação reúne belíssimas imagens de diversas obras brasileiras que contemplam o domínio da tecnologia para execução nas estradas. O título é uma homenagem ao ex-presidente da república Washington Luiz, autor da frase. Para adquirir um exemplar, acesse http://www.abcp.org.br/sala_de_imprensa/noticias/livro_pav.shtml.





QUALIDADE - Durante o XVII Simea - Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, a Bosch estará representada em seis trabalhos técnicos relacionados à qualidade no processo de produção e ao desenvolvimento de tecnologias em favor de veículos cada vez mais econômicos e menos poluentes. O evento, organizado pela AEA Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, será realizado nesta quarta e quinta-feira, dias 16 e 17 de setembro, em São Paulo, com o tema Responsabilidade Sócio Ambiental da Engenharia da Mobilidade Brasileira. Para a Bosch, sustentabilidade é um conceito amplo, que envolve re sponsabilidade social e ambiental, desde a concepção do produto até sua entrega ao cliente. Exemplos práticos desta atuação responsável que fortalece a competitividade da empresa serão apresentados durante o Simea. Alguns dos trabalhos técnicos de especialistas da Bosch abordarão temas como: a concepção de produtos com design estratégico sob a ótica ambiental; o uso de ferramentas de qualidade em linhas de produção para diagnóstico e prevenção de falhas no processo; associação destas ferramentas a técnicas para retenção e transmissão dos conhecimentos em processos de inovação.



SOLUÇÕES - Soluções de pós-tratamento para redução das emissões de poluentes em aplicações estacionárias e fora de estrada é o tema da palestra da Umicore, principal fabricante de catalisadores automotivos, durante o Simea 2009 (XVII Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva), que acontece em São Paulo, nos dias 16 e 17 de setembro. Cláudio Furlan, engenheiro especializado em desenvolvimento de catalisadores para motores Diesel da Umicore, fará a apresentação, na qual serão enfatizados os catalisadores de oxidação, filtros de particulados e sistemas combinados com catalisadores SCR (Catalisador de Redução Seletiva) para diminuição de NOx por meio da injeção de uréia para atender as normas Eu stage IV e Tier 4. “Essas soluções poderão ser utilizadas para diminuir a emissão de gases em equipamentos de construção, mineração, empilhadeiras, locomotivas, barcos e máquinas agrícolas, entre outras”, afirma Alan Arnhem, supervisor Aplicação do Produto da Umicore.




PRODUTOS - Em busca do aprimoramento de todas as suas áreas, o Rally Internacional dos Sertões está profissionalizando a exploração de sua imagem com parceiros especializados. Desta vez, a maior aventura brasileira, que este ano alcançou a sua 17ª edição, lança a sua linha de cadernos, em parceria com a empresa Sulamericana. A coleção de cadernos do Rally dos Sertões foi lançada durante a Escolar PAPERBRASIL 2009 – Feira Internacional de Produtos, Serviços & Tecnologia para escolas, escritórios e papelarias –, que contou com visitação de quase 40 mil profissionais da área e foi realizada no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP), de 1 a 4 de setembro. Com quatro modelos de capa diferentes, que traduzem toda a adrenalina e aventura da competição, a linha estará disponível em breve nas lojas do ramo em todo o país. A coleção de cadernos do Rally dos Sertões poderá ser encontrada na versão universitária com 96, 200, 300 e 400 folhas. Os produtos ainda possuem cartela de adesivos personalizada, bolsa plástica, miolo decorado e revestimento interno da capa e contra capa interativa. Visite o site oficial da Sulamericana: http://www.sulamericananet.com.br/




EMBARQUE - Recém-lançado no Brasil, o modelo City, da Honda Automóveis, fabricado na planta de Sumaré-SP já começa a ser exportado. O lote de cerca de 1300 veículos, será transportado pelo navio de transporte RoRo (Roll on, Roll off) m/v Dresden, da NYK Line, no dia 16 de setembro, partindo de Santos com destino a um porto da América Latina. "Este embarque é um indício importante da recuperação do mercado exportador de automóveis, que sofreu com a recessão do último ano e vem na contramão do mercado, que está dando preferência ás vendas domésticas". afirma Denis Jorge, gerente da Divisão RoRo da NYK Line do Brasil. "A NYK, como uma das maiores empresas globais no transporte de carros, tem a honra de participar deste momento importante. Não só pela relevância do assunto, mas também porque no transporte dos veículos, segurança e zero avarias são fatores primordiais para garantir uma boa qualidade de serviço, que é o que a empresa busca”, complementa. O serviço RoRo da NYK no Brasil atende os principais portos da América do Sul, Caribe, México e Estados Unidos (Golfo e Costa Leste), com escalas diretas, além de uma nova rota para o Oriente Médio, a partir de Houston (EUA).





PROTEGIDO - Faz parte dos objetivos da Honda oferecer produtos que proporcionem o máximo de segurança e comodidade a seus consumidores. Pensando nisso, a empresa desenvolveu um exclusivo sistema de alarme para as motocicletas CB 300R e Biz 125. A novidade complementa a linha de Alarmes Genuínos disponibilizados pela marca, que já oferecia produtos específicos para os modelos CG 150 Titan, CG 150 Titan Mix e CG 125 Fan. Projetado especificamente para o mercado brasileiro, o equipamento foi testado e aprovado no laboratório da fábrica de Manaus (AM). Além de estar totalmente adequado à legislação do País, o dispositivo apresenta baixo consumo de bateria e é o único que não compromete a garantia de fábrica da motocicleta. O kit completo conta com chicote exclusivo de alta qualidade, conectores genuínos e suportes de fixação estrategicamente posicionados para a instalação do módulo e da sirene em cada modelo. Além disso, traz dois controles com sensor de presença e botões de tamanhos diferenciados, que facilitam sua identificação. O botão de ativação é rebaixado para evitar o acionamento involuntário. Com dois anos de garantia, o equipamento possui sensor de inclinação, componentes resistentes a água e tecnologia anti-clonagem (Rolling Code System). Comercializado nas mais de 700 concessionárias distribuídas por todo o País, o Alarme Genuíno das motocicletas CB 300R e Biz 125 têm preço público sugerido de R$294,00 e R$283,50 respectivamente, com base no Estado de São Paulo, e não inclui despesas de instalação.




CONSICENTIZAÇÃO - Durante a Semana Nacional de Trânsito, a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) participa, entre os dias 21 e 25 de Setembro, de ação realizada pelo DETRAN, com apóio da Polícia Militar do Estado de São Paulo e CET. O evento, que será das 9h às 12h e das 14h às 16h30, visa orientar e conscientizar os motociclistas sobre questões como segurança e manutenção. “A Abraciclo está sempre à disposição para auxiliar eventos que visem melhorar as condições de uso das motocicletas”, aponta Paulo Shuiti Takeuchi, presidente da Abraciclo. Serão dois locais distintos, conforme o dia da semana, onde serão checados gratuitamente quatro itens de segurança das motocicletas: corrente, farol, freio e pneus. Haverá também a distribuição de cartilhas de segurança e dicas de manutenção e de vales desconto para reparos e trocas de peças nas concessionárias presentes no evento. A ação não tem como objetivo fiscalizar nem multar os veículos dos participantes, mas sim orientar e instruir os motociclistas.




ESPECIAIS - A rede de Concessionárias Autorizadas da Kawasaki Motores do Brasil oferece planos especiais de financiamento para as motocicletas mais desejadas do País. A partir da confirmação da Z750 e da Ninja 250R como os primeiros modelos a serem produzidos na nova fábrica da Kawasaki, no Pólo Industrial de Manaus, as últimas unidades importadas de ambos os modelos tiveram os preços equiparados à futura produção nacional. A Ninja 250R, ao preço sugerido de R$ 15.550 (não incluso o frete), agora pode ser financiada pelo Banco PanAmericano em até 50 parcelas mensais com taxas de juros a partir de 1,90% a.m. A Z750, ao preço sugerido de R$ 33.990 (não incluso o frete), também pode ser financiada pelo Banco PanAmericano em até 50 parcelas mensais com taxas de juros a partir de 1,59% a.m. Essas condições especiais são válidas até 30/9/2009 ou até o final dos estoques remanescentes de Ninja 250R e Z750 importadas. Outro grande diferencial das motocicletas da Kawasaki é o seguro, com cobertura completa 24h e ainda com o menor custo do mercado em cada categoria (de acordo com o perfil do condutor) através da Indiana Seguros.Mais informações podem ser encontradas no website <http://www.kawasakibrasil.com/> ou através do atendimento telefônico: (11)4422-9309 (em São Paulo) / 0800-773-1210 (demais cidades).





4,5 Mil PARTICIPAÇÕES - Em 24 horas no ar, mais de 4,5 mil opções de nomes para o modelo “A3”, da Chery, foram enviadas ao concurso cultural “Seja o autor do nome do mais novo carro da Chery". A expectativa é que, até o fim da campanha, em 16 de outubro, 20 mil pessoas de todo o Brasil enviem suas sugestões. A promoção “Seja o autor do nome do mais novo carro da Chery” convida os participantes a batizarem um dos próximos lançamentos da marca no mercado nacional. Como prêmio, o autor do nome selecionado receberá uma viagem de sete dias para a China, com todas as despesas pagas, onde visitará a fábrica da montadora, em Wuhu, província de Anhuí, e fará um tour pelas cidades de Shanghai e Pequim. Para participar, os interessados devem se cadastrar no site http://www.cherybrasil.com.br/, ler o regulamento e mandar a sugestão.




CARRO NA MÃO - Mais de um milhão de veículos novos e usados estarão à venda durante a quinta edição da Semana Carro na Mão, evento promovido pela BV Financeira que tem início amanhã em todo Brasil. Até o próximo dia 31, será possível realizar financiamentos com prazos de até 72 meses, sem entrada e com 60 dias de carência para o pagamento da primeira parcela. Todas as ofertas poderão ser acessadas por meio do portal automotivo Meu Carro Novo (http://www.meucarronovo.com.br/). Mais de 10 mil lojas e concessionárias de todo País foram cadastradas na promoção. Os estabelecimentos participantes já contam com bandeirolas, faixas, displays, móbiles e vendedores uniformizados para atender os clientes. Uma ampla campanha de mídia, com anúncios na TV, jornais, rádio e outdoors (exceto na capital paulista) já está sendo veiculada. “Esperamos, mais uma vez, superar as expectativas dos nossos clientes, que contarão com uma estrutura sólida e ágil para aprovação de crédito”, diz o diretor Comercial da área de Veículos, Didimo Santana Fernandes.




TODO ESTADO - Pelo segundo ano consecutivo, o Sindicato das Seguradoras, Previdências e Capitalização do Estado de São Paulo (SindSeg-SP) e o Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de São Paulo (Sincor – SP) levaram a cultura do seguro para os formadores de opinião que estiveram reunidos no Espaço Cassiano Ricardo, em São José dos Campos. Felipe Cury, presidente da ACI (Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos), José de Mello Corrêa, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de São José dos Campos, além empresários, políticos, autoridades, corretores de seguros e seguradores locais participaram do evento, que reuniu aproximadamente 180 pessoas. Depois do coquetel de abertura, os participaram ouviram Leôncio de Arruda, presidente do Sincor-SP que falou sobre a importância do encontro na cidade. “O evento tem como objetivo passar para vocês informações sobre o seguro, algo que não é muito falado nos meios de comunicação”, explicou Leôncio. De acordo com o presidente, a idéia é passar para as pessoas de forma clara e simples a importância do setor no nosso cotidiano. Além de Leôncio, Mauro Batista, presidente do Sindseg-SP, também conversou com o público presente e passou mais detalhes sobre o programa que está sendo realizado em diversas regiões do Estado de São Paulo. “O programa não tem propósito comercial, mas sim indispensável, como um conhecimento necessário que tem que ser usados por todos”, explicou Batista.





POPULARES - De acordo com pesquisas de mercado, a classe C é o público com maior potencial de compra no País. Com 86,2 milhões de pessoas, ela representa hoje 46% da população brasileira. Diante disso, a Sercose Corretora de Seguros, líder no segmento nas regiões Norte e Nordeste, foca sua estratégia de negócios na oferta de apólices com preços populares. A corretora oferece o seguro Autofácil, que, ao custo mensal de apenas R$ 69,90, protege o veículo contra roubo e furto. Desenvolvido pela Cardif do Brasil, empresa de seguros do Ggg cGrupo BNP Paribas e líder mundial em seguro de crédito de consumo, o Autofácil é distribuído desde abril deste ano para a cidade de Salvador,, , com exclusividade pela Sercose. Com o custo de apenas R$ 69,90 mensais, oferece cobertura para veículo com até dez anos de uso e inclui os modelos: Clio, Gol, Palio, Peugeot 206, Uno, Corsa, Fiesta, Celta, C3 e Ford KA. Para os proprietários de veículos de outras m arcas e modelos o Autofácil oferece cobertura pelo custo mensal de R$ 89,90. Nessa opção são inclusos mais de 50 modelos e cerca de 60 versões. De fácil adesão, diferente dos seguros convencionais, o Autofácil não analisa o perfil do condutor, e sim o modelo e o ano do carro. O segurado conta com a vantagem de parcelar o valor do seguro em 12 vezes, sem juros, e concorre ainda a sorteios mensais pela Loteria Federal. Após a contratação, é necessário instalar no veículo um rastreador, já incluso no valor do serviço, que o carro está protegido. Os interessados em adquirir o serviço em Salvador podem obter informações pelo telefone (71) 3533-5055, em uma das lojas da Sercose ou pelo site http://www.sercose.com.br/





MOTOTURISMO - Com 27% dos votos, a Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares - recebeu o Prêmio Marca Brasil, na categoria “Melhor Marca de Entidade do Setor de Mototurismo”. A 10ª edição do prêmio, voltado para o segmento empresarial e considerado um mais expressivos do setor, foi realizada no dia 15 de setembro, às 18h30, no salão nobre do Clube Sírio, na cidade de São Paulo. Para a Abraciclo, este prêmio traduz o reconhecimento de mais de 30 anos de trabalho desenvolvido pela entidade. “Estamos satisfeitos com este mérito, principalmente porque valoriza nossos serviços e importância no mercado”, afirma Paulo Shuiti Takeuchi, presidente da Abraciclo. Organizado e promovido pela Trio International Distinction, o evento tem o objetivo de identificar e destacar, dentre os fornecedores de produtos e serviços de diferentes setores da economia nacional, as marcas de empresas e produtos eleitos como os melhores em suas áreas de atuação. Nesta edição, contabilizando todas as categorias, foram registradas 60 mil pessoas que enviaram seus votos através do site do Prêmio.



FEI VENDE - As duas equipes de Baja formadas por alunos do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) subiram ao pódio ao conquistarem o primeiro e segundo lugares da Competição Baja SAE BRASIL Regional 2009-Etapa Sudeste, que aconteceu no último domingo (13), no Distrito Industrial de Sarzedo, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. A equipe FEI Baja 1 sagrou-se campeã da competição, com o carro Dipton. que reuniu 26 equipes e cerca de 300 estudantes. O segundo lugar foi conquistado pela equipe FEI Baja 2, com o baja Zaya. A FEI levou para competição os Baja projetados e construídos pelos alunos e que possuem placas com aproveitamento de energia solar para carregar as baterias. Os veículos dispensam a energia do motor graças a placas com sistema de aproveitamento de energia solar para carregar as baterias. As placas levam cerca de cinco horas para serem recarregadas e precisam de uma nova recarga após 12 horas de uso. Os carros também estão equipados com faróis de lâmpadas LED, que foram instalados nos carros e serão alimentados pela energia solar. As equipes da FEI são formadas por 23 alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica.






LUZ SEGURA - A Philips apresenta neste mês sua nova linha de lâmpadas automotivas: Xtreme Power e Night Guide. As lâmpadas oferecem importantes inovações tecnológicas que certamente aumentarão em muito a segurança dos motoristas ao dirigirem à noite nas estradas. A Xtreme Power permite até 80% a mais de luz na estrada em comparação aos modelos tradicionais. Uma lâmpada Standard (Convencional) possui 3200K e a Xtreme Power 3600K, ou seja, a cor emitida pela Xtreme Power é menos amarelada do que a convencional, proporcionando ao veículo, um toque diferenciado. Além disso, esta tecnologia inovadora permite ao condutor uma melhor visibilidade e a antecipação rápida do perigo. A lâmpada garante isso, pois contém um filamento interno altamente resistente, protegido por um vidro de quartzo anti-UV e um revestimento anti-reflexo. Essa proteção extra no vidro neutraliza as mudanças bruscas de temperatura e pressões ampliando a luminosidade. A outra lâmpada lançada neste momento é a Night Guide. Ela apresenta uma tecnologia exclusiva da Philips que permite ao condutor uma antecipação rápida do perigo e uma melhor visibilidade da estrada. Isto porque a lâmpada divide o facho luminoso em três zonas distintas. A Night Guide foi calibrada para fornecer uma iluminação excelente no momento e no lugar em que a necessidade é maior. Como resultado, elas diminuem consideravelmente o estresse do motorista ao conduzir à noite ou em condições meteorológicas difíceis. É justamente este estresse que causa o cansaço no volante. Um dos fatores mais comuns como causa de acidentes graves de trânsito.



DESEJADA - A Fiat foi eleita a marca mais desejada no segmento de automóveis e comerciais leves em pesquisa feita entre os concessionários de todas as marcas e associações filiadas à Fenabrave - Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores. O prêmio foi entregue pelo presidente da entidade, Sérgio Reze, ao diretor de Vendas da Fiat, Hilário Soldatelli, e ao presidente da Abracaf – Associação Brasileira dos Concessionários Fiat, Luiz Romero, durante o XIX Congresso Fenabrave, em Brasília. “Esta premiação reveste-se de um valor especial para a Fiat, porque tem como eleitores quem mais entende do mercado automobilístico brasileiro, que são os concessionários, independentemente da marca que representam. Também é um reconhecimento relevante à qualidade do relacionamento com os nossos distribuidores e do trabalho realizado para manter os mais altos padrões de atendimento ao cliente final”, comentou o diretor comercial dao Fiat.




NOVA BORRACHA - A BFGoodrich, marca pertencente a Michelin, amplia a sua gama de pneus para carros de passeio, com o lançamento do pneu g-Grip. Ótimo desempenho em solo seco ou molhado, mais segurança em situações de aquaplanagem ou em solo úmido e design inovador nos flancos são os principais destaques do novo pneu. Substituto da gama Profiler 2, o g-Grip proporciona equilíbrio entre pisos secos e molhados. O desenho de sua escultura cria um efeito “proa de barco” que gera maior evacuação de água, oferecendo ao veículo mais aderência e segurança em situações de aquaplanagem. Já em pisos úmidos, os sulcos de seção variável do pneu potencializam o “efeito turbina”, evacuando rapidamente a água, proporcionado ao veículo uma freada eficaz e um excelente comportamento em curva. O novo pneu g-Grip oferece máxima performance seja na reta ou na curva. Os ombros maciços e a estrutura central contínua da banda de rodagem proporcionam uma resposta imediata a qualquer solicitação e um perfeito controle das trajetórias. Os recortes presentes na escultura melhoram a rigidez dos tacos de borracha e otimizam a freada em piso seco.




EQUÍVOCO - Ao mesmo tempo em que aprova a idéia de se estabelecer índices de avaliação de emissões de veículos automotores, algo que a entidade vem defendendo há anos, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) lamenta profundamente a forma como a primeira tentativa de se atingir esse objetivo foi conduzida pelo Ministério do Meio Ambiente. Ao invés de produzir dados precisos, que ajudem o consumidor no momento de adquirir um automóvel, a divulgação feita pelo Ministério serviu principalmente para confundir. “Fossem os dados compilados de forma completa, incluindo-se dados de gás carbônico (CO2), óxidos de enxofre (SO2) e partículas, o ranking produzido pelo IBAMA apresentaria resultados muito diferentes, particularmente no tocante a carros utilizando o etanol,” afirma o presidente da UNICA, Marcos Jank. Para ele, um conjunto de erros e omissões na elaboração da metodologia afeta negativamente o resultado do trabalho do Ministério. “É decepcionante constatar que quando finalmente surge um indicador, que é o que desejamos, as emissões de dióxido de carbono (CO2) ficam de fora, ignorando a existência de grandes esforços mundiais para desenvolver e adotar os chamados combustíveis de baixo carbono. Assim, o principal responsável pelo aquecimento global ficou de fora,” afirmou. A ausência do CO2 também nega o reconhecimento mundial que o Brasil vem recebendo, por ter no etanol uma ótima opção de combustível de baixo carbono, em uso desde os anos 70. “Isso nega o reconhecimento por entidades globais do porte da Agência Internacional de Energia, que afirmam que a produção e o uso do etanol brasileiro de cana reduz as emissões de CO2 em até 90%, comparado com a gasolina, algo que não foi devidamente destacado pelo Ministério,” frisa Jank.



VERBA DISTRIBUÍDA - Comum em todas as grandes metrópoles do mundo, a publicidade em táxis está presente em mais de 200 cidades brasileiras, envolvendo uma frota superior a 70 mil táxis. Isso significa que todas as grandes e médias cidades brasileiras contam com esse tipo de mídia. Até em São Paulo, onde a publicidade na parte externa não está permitida, os taxistas estão sendo beneficiados por um novo tipo de mídia, veiculada em monitores acoplados no encosto de cabeça do banco dianteiro do carro, exibindo programações com informação e conteúdo. É importante destacar que, dos valores arrecadados pelas empresas de publicidade em táxi, junto aos anunciantes e agências de propaganda, cerca de 60% são distribuídos diretamente aos taxistas, fazendo com que esta mídia seja considerada praticamente o único meio democrático de se anunciar. A remuneração mensal de um taxista, em qualquer praça, para levar a publicidade em seu táxi, é de R$ 60,00 a R$ 250,00. Já o anunciante paga entre R$100,00 e R$400,00 por mês para veicular em cada táxi, dependendo do produto, que pode ser desde um display interno para distribuição de folhetos até a combinação de um painel luminoso no teto com um adesivo no vidro traseiro.




CO2 CALCULADO - O Ticket Car, líder nacional em gestão de despesas de veículos, anuncia o lançamento de uma ferramenta que permitirá calcular a quantidade de gases emitida por veículos, batizada como Ticket Car Carbon Control. Com a nova solução, será possível às empresas-clientes obter informações detalhadas sobre a emissão de CO² a partir do consumo de combustível de suas frotas. Além de prover relatórios confiáveis e precisos, será também uma forma de comando e controle para ações de neutralização. O sistema do Ticket Car Carbon Control também oferece a possibilidade de obter dados de acordo com parâmetros distintos. Dessa forma, o gestor consegue saber, por exemplo, quantos quilos de CO² são emitidos por veículo, centro de custo, base operacional e até mesmo por funcionário. “Essa solução segue os preceitos da sustentabilidade defendidos pela Ticket e é motivada pela união entre governo e empresas engajadas no combate ao aquecimento global”, explica Marco Mamari – Diretor de Produto do Ticket Car. O objetivo da companhia é contribuir para o controle dos efeitos provocados pelos automóveis ao meio ambiente. “O primeiro passo é poder mensurar, um a um, o grau de emissão dos gases pelos veículos. Sabemos que o álcool é um combustível menos nocivo que a gasolina. Nosso sistema permite, por exemplo, que, no caso de uma frota com veículos flex, o gestor possa substituir o abastecimento com derivado do petróleo pelo etanol, o que representaria uma economia de quase um quilo de CO² por litro consumido”, completa.




MAIS UMA - A marca Chevrolet, da General Motors do Brasil, repete pelo segundo final de semana consecutivo, seus feirões de fábrica, nestes sábado e domingo (19 e 20/09/2009), desta vez em pátios internos da matriz da empresa em São Caetano do Sul, na região do ABCD paulista, e também na unidade de São José dos Campos, na Região do Vale do Paraíba (SP). Espera-se um fluxo superior a 20 mil pessoas nos dois dias e os clientes terão a oportunidade mais uma vez de comprar veículos "zero quilômetro" com planos que prevêem prazos de pagamentos de até 72 meses, com entrada mínima de 20% do valor do veículo. Além dos feirões de fábrica, a Chevrolet também programou ações específicas de varejo nos 560 pontos de vendas da Rede de Concessionárias Chevrolet no País. "As vendas de veículos permanecem aquecidas neste mês de setembro e continuamos acreditando na possibilidade de se registrar um resultado excepcional no período. Por este motivo, repetiremos os feirões nas fábricas de São Caetano do Sul e São José dos Campos, oferecendo aos clientes excelentes ofertas em preços e também em condições de financiamento", destaca José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil.



PLATAFORMA - A Resource Automotive, presente em 36 países e precursora do conceito F&I (Finance & Insurance) nos Estados Unidos, confirmou mais uma vez seu pioneirismo no setor automotivo ao apresentar durante o XIX Congresso Fenabrave, que aconteceu de 12 a 14 de setembro em Brasília (DF), uma solução inédita para aumentar a curto prazo a rentabilidade e fidelização de clientes dos concessionários: a Plataforma F&I, que integra em um mesmo ambiente online as operações de diferentes fornecedores da concessionária e o pacote de produtos e serviços que a Resource Automotive oferece ao mercado. “A Plataforma F&I oferece acompanhamento desde o processo de vendas até o atendimento de sinistros, com transparência, agilidade nas análises, maior retorno para concessionárias e melhor atendimento aos clientes”, explica Welson Bolognesi, presidente da Resource Automotive Brasil. As operações de F&I representaram um papel significativo no aumento da rentabilidade das concessionárias nos EUA depois da queda nas vendas de automóveis gerada pela crise, e as auxiliou a ampliar a rentabilidade neste período. Nos EUA, as vendas de veículos caíram, mas as receitas geradas pelo F&I cresceram devido à necessidade de aumentar capital para manter os negócios.




TRÊS PRODUTOS - A Michelin apresenta três produtos inovadores na 63ª edição do Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt 2009: o pneu MICHELIN ENERGY Saver, o primeiro protótipo de pneu especialmente concebido para veículos elétricos e as rodas motorizadas MICHELIN Active Wheel, um sistema que inclui as funções de tração e de suspensão, ambas elétricas, integradas na roda. Esses conceitos foram desenvolvidos pelo Centro de Tecnologia da Michelin, cujas pesquisas estão voltadas principalmente para a redução do impacto ambiental dos pneus. O Grupo Michelin investe cerca de 4% do lucro anual neste Centro de Tecnologia. No momento em que o tema de recursos energéticos é foco para as montadoras, a Michelin traz a sua contribuição para reduzir o impacto ambiental da locomoção dos bens e das pessoas, sem deixar de cumprir o seu compromisso de oferecer o melhor desempenho com segurança. Os pneus MICHELIN ENERGY Saver permitiram economizar 92 milhões de litros* de combustível, o que corresponde a 1,8 milhão de tanques cheios que não foram consumidos. Dessa forma, 184.000 toneladas de CO2 deixaram de ser jogadas na atmosfera. Isso equivale a 102.000 carros rodando durante um ano sem emitir CO2.




PARCERIA - Os modelos Kasinski Mirage 250, Comet 250 e Comet 650 podem ser adquiridos com apenas 30% de entrada e juros ZERO. A fábrica fechou parceria exclusiva com o Finasa e o Panamericano, na qual a venda de qualquer um dos modelos citados acima pode ser financiada em até 24 vezes. A taxa de juros é subsidiada pela fábrica, ou seja, ZERO para o consumidor. Segundo o diretor Comercial e de Marketing da KASINSKI, Rogério Scialo, o objetivo é realizar as ações do plano estratégico de valorização da marca, agora com a “nova Kasinski”. “Esta ação, alémde valorizar nossos clientes atuais e futuros clientes, demonstra que vamos trabalhar junto com nossos parceiros financeiros. Queremosoferecer uma carteira de ótimos clientes para que estes parceiros ampliem as condições de financiamento das motos Kasinski”, explica. Para os consumidores que adquirirem as motos KASINSKI, modelos de 250 cc de cilindrada, o presente da fábrica é uma TV LCD de 32 polegadas. Já para os consumidores do modelo Comet 650, o prêmio é uma TV LCD de 42 polegadas. Nos dois casos, a TV será entregue na residência do consumidor.






SEM CARRO - O Projeto MelhorAr de Mobilidade Sustentável lança no dia 18 de setembro, a Campanha "Não Vou de Carro", uma forma de ampliar a discussão sobre a utilização de meios de transporte alternativos. A ação disponibilizará uma ferramenta online para as pessoas que optarem em não sair com seu carro e adotaram outras opções de condução, possam registrar essa atitude e descobrir quantos kg de Co2 foram evitados naquele dia. A ação vai promover o Dia Mundial Sem Carro em 22 de setembro, mas a idéia é manter o site no Ar até o final do ano como forma de estimular as pessoas a deixarem o carro em casa. A iniciativa tem o objetivo de medir a participação dos cidadãos em projetos de mudança de atitude em relação ao carro como forma de locomoção. Para participar, basta acessar o site da campanha pelo endereço (http://www.naovoudecarro.com.br/ ) ou pela versão em inglês (http://www.carfreeeveryday.com/ ) e inserir o número da placa do carro, o tipo de combustível, a motorização e a quilometragem.



LOGÍSTICA - A entrega é um fator essencial para qualquer tipo de negócio. A pontualidade e a capacidade de atingir a todos os seus clientes, onde eles estiverem e de forma satisfatória, é muito importante para qualquer empresa. Em tempos em que o comércio eletrônico é parte essencial para o consumo da sociedade, a Direct Express, a maior empresa de courier privado do Brasil, se posiciona como um importante suporte para que empresas e-commerce consigam que seus produtos cheguem de maneira rápida e eficiente aos destinatários. A empresa, que atua tanto no mercado B2B ou B2C, é especialista em todo e qualquer tipo de entrega expressa (pacotes até 30kg, médio valor agregado e com prazo até 4 dias) e trabalha com grandes empresas como o Carrefour, a Natura e a B2W (detentora das marcas Americanas.com e Submarino). Sem dúvida o prazo e a qualidade de entrega é o que faz o diferencial de uma empresa que quer atuar com maestria neste ramo. Para proporcionar isto, a Direct Express dispõe de um aparato tecnológico, que também é um suporte para a eficiência das operações e a satisfação dos clientes. Através deles do site http://www.directlog.com.br/ eles podem supervisionar o status das entregas, e atuar em casos que por um motivo ou outro a entrega não é realizada.





VERDE - A Bridgestone se apresenta na 63ª edição do IAA International Motor Show este ano (de 17 a 27 de setembro), com um estande de 284 m², onde apresenta suas novidades acerca dos temas segurança e proteção ambiental. A empresa mostra em primeira mão um pneu econômico para carros de passeio, que combina um alto nível de segurança em pistas molhadas com consumo reduzido de combustível, o que, consequentemente, contribui com baixas emissões de poluentes. O pneu emprega a nova tecnologia NanoPro-Tech™ da Bridgestone, que diminui a resistência ao rolamento e proporciona um desempenho superior em pista molhada. A terceira geração da tecnologia run flat da Bridgestone também é destaque. Com níveis de conforto de direção comparáveis aos pneus padrões, ela permitirá que a maioria dos carros seja equipada com pneus run flat no futuro - incluindo os pequenos modelos populares e outros carros não equipados com run flat atualmente.





PREDICADOS - A Iveco apresenta o seu mais novo modelo para o segmento de 45 toneladas de PBTC com motor de até 340 cv, o caminhão pesado Iveco Cursor 330, a perfeita combinação entre economia e desempenho, durabilidade e conforto. É um produto que chega ao mercado brasileiro como o mais avançado e completo de sua categoria e que oferece as melhores performances do mercado em comparação a seus concorrentes. A cabine tem novo e distintivo design e vem com nova suspensão de quatro pontos que faz dela a mais confortável do segmento. O bem-estar do motorista e passageiro é ainda maior devido ao novo interior, com painel moderno e a cama de grandes dimensões. Além disso, o Iveco Cursor vem também com a maior variedade de cabines: curta teto baixo, leito teto baixo e leito teto alto. O motor com 324 cv é uma nova versão mais potente do Iveco-FPT Cursor 8, um motor já reconhecido no mercado por seu excelente desempenho, sua durabilidade e sua superior economia de combustível. Essas características foram ampliadas com a adoção de novo escalonamento das marchas do câmbio ZF1650 de 16 marchas, que propicia ao motorista um ganho de 25% na partida em rampa e a maior velocidade final de todo o segmento, com 135 km/h.






NOVO CONSELHEIRO - Fiat S.p.A., holding mundial do Fiat Group, anunciou hoje em Turim, na Itália, a promoção de dois novos membros para o Conselho Executivo do Grupo (ou Group Executive Council – GEC, na denominação em inglês), a mais alta instância mundial de comando executivo do grupo. Os novos dirigentes são Cledorvino Belini e Lorenzo Sistino. Belini, 60 anos, é presidente da Fiat Automóveis desde 2004 e responsável pelas atividades do Grupo Fiat na América Latina. Está na Fiat desde 1973 e exerceu funções de crescente responsabilidade em diversas linhas de negócios do Grupo. Sob seu comando, a Fiat Automóveis consolidou a liderança no mercado de automóveis e comerciais leves, e hoje representa a contribuição mais significativa para os resultados operacionais do Fiat Group Automobiles.










TRIPLICA - A Iveco dá mais um passo em sua estratégia de expansão latino-americana ao inaugurou no dia 17 de setembro (o Dia Nacional do Transportador Rodoviário de Carga), sua nova unidade de caminhões semipesados e pesados em Sete Lagoas (MG). Com a nova linha de montagem, a Iveco triplica sua capacidade produtiva de 6.000 para 20.000 caminhões semipesados e pesados por ano. Os investimentos somaram R$ 80 milhões.“Com esta nova unidade de produção, a Iveco se posiciona no mais alto nível de produtividade da indústria de caminhões brasileira”, informa Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America. “E este investimento reforça nossa intenção de colocar a Iveco entre as empresas líderes do mercado de caminhões no Brasil”. Na nova unidade são produzidos os modelos pesados Iveco Stralis, Iveco Trakker e o novíssimo Iveco Cursor, e os semipesados Iveco Tector e Iveco EuroCargo (todos eles caminhões com peso bruto total acima de 16 toneladas). A produção desses cinco modelos na mesma linha é uma demonstração da grande flexibilidade da nova unidade que, além disso, já nasce preparada para produzir quaisquer futuros modelos semipesados ou pesados da Iveco.


NOVA LOJA - A Dipesul, concessionária Volvo para o Rio Grande do Sul, inaugurou na quinta-feira 17, sua nova casa em Ijuí, no Noroeste do Estado. Com investimentos diretos de R$ 1 milhão, a Dipesul Ijuí atenderá uma clientela Volvo que vem crescendo nos últimos anos naquela região. “Pretendemos fortalecer ainda mais o atendimento de pós-venda e ampliar nossa participação de mercado, principalmente com transportadores que usam caminhões semipesados”, afirma José Olimpio, diretor-executivo da Dipesul. “A inauguração da Dipesul em Ijuí é mais um importante passo no processo de desenvolvimento de nossa rede de concessionários para acompanhar a expansão da marca no Brasil”, completa o presidente da Volvo do Brasil, Tommy Svensson. “Temos atualmente os mais modernos e seguros caminhões do país e nossos concessionários não poupam esforços para manter um elevado padrão de atendimento em todas as áreas, da venda ao pós-venda”, diz o presidente. O mercado da região é composto principalmente por transportadores que utilizam caminhões pesados e semipesados em atividades fortemente ligadas aos setores agrícola e industrial mecânico. “Temos também muitos operadores logísticos internacionais de pequeno porte que atuam no transporte de produtos industrializados, como os da linha automotiva e da linha branca, para países como Argentina e Chile”, destaca Olimpio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.