sábado, 14 de novembro de 2009

Rápidas do final de semana




VOTO POPULAR - Os visitantes do site da Auto Esporte também votaram nas principais categorias do tradicional prêmio desta revista. Quase cinco mil votantes escolheram os principais lançamentos do ano, a partir da lista de modelos elegíveis. A picape Fiat Strada Cabine Dupla também foi a escolhida pelos visitantes do site como a “Picape do Ano”, com 37,62% dos votos, garantindo assim o mesmo resultado do Juri oficial do prêmio, composto por 27 jornalistas especializados em automóveis. Confira abaixo os finalistas nesta categoria e suas pontuações: Picape do Ano: Fiat Strada Cabine Dupla – 37,62% / Volkswagen Saveiro – 25,94% / Toyota Hilux gasolina – 25,06% / Ford Ranger – 11,37%.



MELHORA DE QUALIDADE - A Cosan Combustíveis e Lubrificantes, com o objetivo de aprimorar a excelência na qualidade dos serviços prestados aos seus clientes, desenvolveu o OilXplorer Manager. Trata-se de uma ferramenta de apoio para o profissional de manutenção em suas ações de planejamento, programação, controle e análises. O OilXplorer Manager é um software, dividido em módulos e adaptável em diversas empresas dos mais diversos perfis. Ele pode ser aplicado para serviços de lubrificação industrial e de frotas, além de poder emitir ordens de serviços de manutenção em geral. Além de gerenciar os equipamentos, a área de recursos humanos e materiais, o software fornece análises e relatórios para o acompanhamento das atividades realizadas pelo departamento de manutenção e serviços da empresa e também gerencia serviços realizados por terceiros. “O programa é simples e de fácil utilização. Nosso propósito é que o cliente possa dispor de um programa que faça a gestão dos serviços de lubrificação e, opcionalmente, de manutenção da sua empresa ou unidade industrial”, explica Sidnei Bincoletto, coordenador de marketing industrial – Mobil Lubrificantes. A metodologia de funcionamento do programa se adapta facilmente em qualquer sistema corporativo e está preparado para ser executado em redes locais de micros, armazenando informações em bancos de dados Oracle ou MS SQL Server.


NO VAREJO - Depois de intensificar, desde a última segunda-feira (09/11/2009), uma inédita campanha de varejo em todo o País, com ofertas diárias aos clientes, a marca Chevrolet, da General Motors do Brasil, coroará esta estratégia com a realização, nestes sábado e domingo (14 e 15/11/2009), do tradicional feirão de fábrica em São Caetano do Sul (Região do ABCD paulista) e também de feirões em outras três capitais brasileiras: Cuiabá (MT), Natal (RN) e Salvador (BA). "O mercado brasileiro vive um momento especial em 2009, com sucessivas quebras de recordes de vendas. Por este motivo estamos oferecendo aos clientes inúmeras oportunidades de ofertas e promoções, para que eles aproveitem as condições bastante vantajosas dos preços antes da volta aos patamares anteriores do IPI", destaca Francisco Stefanelli, diretor nacional de Vendas da Chevrolet. Ele acrescenta que, "por meio destas ações, o cliente poderá adquirir o veículo desejado e, evidentemente, quanto antes ele realizar isto, mais condições terá de adquirir o que busca e nas melhores condições".


COM FORÇA - A extraordinária conquista do pentacampeonato pela Citroën no mundial de ralís WRC com o C4 é o fio condutor do novo filme publicitário que vai ao ar hoje nas principais mídias eletrônicas do País para a promoção comercial do modelo hatch da marca. Com trilha sonora assinada por Kiko Loureiro, premiadíssimo guitarrista brasileiro de fama internacional, o filme mostra cenas do C4 WRC em ação no mundial, em homenagem também à conquista do hexa-campeonato mundial consecutivo de pilotos – com a dupla Sébastien Loeb/Daniel Elena. A escolha da trilha sonora foi feita com muito cuidado, tendo como “jingle” de abertura a música “Moment of Truth”, de Kiko Loureiro. “Este foi um trabalho gratificante por minha identificação com a Citroën, marca dos carros que utilizo sempre em minhas viagens pela França”, afirmou o músico. Com a introdução de Kiko na guitarra (Norcal Stúdios), o filme remete a efeitos sonoros e visuais que identificam características do C4 como dinamismo, robustez, maleabilidade e força.



QUATRO TEMPOS - O mercado brasileiro acaba de ganhar o mais avançado óleo semissintético para motocicletas com motor de 4 tempos. Trata-se do Moto 4 Gold SAE 15W50, para motores entre 300 e 650 cm3 de cilindrada, produzido pela Elf, à disposição dos consumidores a partir deste mês (novembro) em distribuidores autorizados, como lojas de troca de óleo, autopeças e oficinas mecânicas. O óleo Moto 4 Gold 15W50 é um produto da nova geração de lubrificantes, de base sintética e desenvolvido para atender às mais severas exigências dos variados regimes de rotação do motor em utilização urbana e também no ritmo de velocidades constantes em estradas. De acordo com a norma internacional JASO MA2, a formulação desse produto atende às especificações requeridas para motocicletas com motor de 4 tempos e embreagens imersas em óleo e as suas propriedades evitam o deslizamento e o desgaste prematuro dos discos de embreagem. Graças ao seu API SJ, o alto poder de detergência proporciona maiores limpeza do motor e proteção contra a corrosão dos rolamentos.


2% DE PARTICIPAÇÃO - Ao comparar somente os números de emplacamentos das doze filiadas à Abeiva – Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores em outubro do ano passado (hoje são dezesseis associadas), BMW, Chana, Chrysler, Dodge, Effa Motors, Hafei, Jeep, Kia Motors, Pagani, Porsche, SsangYong e Suzuki anotaram aumento de vendas de 13,7% no mês passado na comparação com setembro último. Foram 4.978 unidades contra 4.378 veículos. Ante o mês de outubro de 2008, os registros também mostram alta de 54,1%. No 10º mês do ano passado, foram emplacados 3.229 veículos importados por aquelas empresas. Os dados de emplacamentos, no acumulado de janeiro a outubro, as doze importadoras obtiveram aumento de apenas 19,64%. São 31.289 unidades este ano contra 26.152 veículos em igual período do ano passado. A partir de novembro de 2008 até o mês passado, mais quatro empresas – Jaguar, Jinbei, Land Rover e Spyker – associaram-se à entidade. Contabilizados os dados, agora, das dezesseis afiliadas, em outubro último foram emplacadas 5.279 unidades, 11,8% mais em relação ao mês de setembro, quando foram comercializados 4.722 veículos. Os números de vendas no atacado em outubro mostram que as associadas à Abeiva representaram no mês uma participação de 12,65% e 2,15%, respectivamente, dos totais de importados (50.535 unidades) e do mercado geral (297.749 veículos) e no acumulado de janeiro a outubro a participação foi de 9,75% e 1,42%, tomando-se por base a comercialização total de 387.495 carros importados e de 2.574.223 veículos do mercado geral nos primeiros dez meses do ano.


COPA NINJA - Um mês após a inauguração da fábrica da Kawasaki no Pólo Industrial de Manaus e do início da produção nacional da Ninja 250R, a Kawasaki Motores do Brasil anuncia a realização da Copa Kawasaki Ninja 250R, que será disputada em cinco etapas do campeonato Superbike Series. Recentemente eleita a Moto do Ano na sua categoria pela revista Duas Rodas, a Ninja 250R é uma motocicleta acessível, versátil e de fácil utilização por pilotos iniciantes no ambiente urbano. Ainda assim, traz inegavelmente o pedigree competitivo das mitológicas superesportivas Ninja, desenvolvido pela Kawasaki ao longo de 25 anos, nas pistas de competição. Com a realização da Copa Kawasaki Ninja 250R, a Kawasaki Motores do Brasil espera oferecer a uma nova geração de aficionados a experiência única de acelerar suas máquinas, na mesma pista onde tantos ídolos já competiram. As corridas da Copa Kawasaki serão abertas a pilotos amadores, com motocicletas Ninja 250R em sua característica original, sem modificações que alterem o seu desempenho. As etapas serão realizadas no autódromo de Interlagos, em São Paulo, paralelamente ao campeonato Pirelli Superbike. A primeira das cinco etapas acontecerá no dia 7 de fevereiro. Maiores informações e o regulamento da categoria estarão disponíveis em breve, na Rede de Concessionárias Autorizadas Kawasaki e no hotsite .


NOVE ANOS - A Iveco acaba de comemorar o aniversário de nove anos do complexo industrial de Sete Lagoas (MG). O momento coroa um ano especial e de grande sucesso da marca no Brasil e na América Latina. Na Fenatran 2009, realizada em outubro, a fabricante apresentou o novo Iveco Vertis, sua sexta família lançada num período de apenas dois anos. Nenhuma outra montadora de caminhões lançou tantas novas famílias de produtos em tão pouco tempo. Nesse contexto, a fábrica de Sete Lagoas tem sido o grande diferencial para a Iveco acompanhar o crescimento do mercado. Desde que foi inaugurado, o complexo já fabricou 65 mil produtos Iveco e 75 mil veículos Fiat (modelo Ducato). A fábrica de Sete Lagoas ganhou um novo patamar pouco antes de comemorar seu nono ano de existência. No último mês de setembro, a Iveco inaugurou a sua nova unidade de caminhões semipesados e pesados, que triplicou a capacidade produtiva para este segmento, passando de 6.000 para 20.000 unidades por ano. Os investimentos somaram R$ 80 milhões e fazem parte do pacote anunciado pela marca no período de 2007 a 2011, de R$ 570 milhões. “A nova unidade marca um novo rumo industrial da empresa e uma nova referência dentro do Grupo Fiat”, na opinião de Angel Fiorito, diretor de operações industriais da Iveco.


NOVAS REVENDAS - Líder nacional na fabricação de acessórios para veículos utilitários, a Keko inicia o Projeto de Revendas Autorizadas da marca. O objetivo é estabelecer em todo o Brasil uma parceria estratégica e mercadológica entre a Keko e as lojas de acessórios multimarcas (aftermarket). Através de uma análise do volume de compras, a Keko procura revendas com potencial para cobertura de mercados específicos. Desta forma, oferece a completa assistência no fornecimento de sua linha de produtos, visando assim aumentar a participação de revendedoras exclusivas da marca em âmbito nacional. Atualmente a Keko está presente em cinco estados brasileiros e já conta com 12 lojas exclusivas, localizadas em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Fortaleza (CE), e Caxias do Sul (RS). Segundo o Diretor de Mercado da Keko, Milton Lovato, “com o projeto de Revendas Autorizadas, a Keko dá um passo a mais no estreitamento de relações com os principais parceiros comerciais, ou seja, trata-se de um pacote de vantagens e compromissos que darão ao lojista um diferencial com relação aos produtos da marca”. O foco é o cliente final e o projeto visa valorizar a imagem, qualificar o atendimento e oferecer ao usuário de acessórios a confiança de estar recebendo o melhor através da chancela da marca Keko. As vantagens também são percebidas pelo parceiro lojista. Mais informações no site www.keko.com.br


CAMPEÃO ANTECIPADO - A Salvini Racing vive um momento importante no rali brasileiro. O time formado pelo piloto Guido Salvini, o navegador Weidner Moreira e o copiloto Fernando Chwaigert é o atual líder do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country, com 61 pontos e uma vantagem de 18 pontos para o segundo colocado. E, caso conquiste no Rally das Serras SC a 2ª posição, o trio já pode comemorar por antecipação o título do certame nacional. O rali será neste próximo final de semana, dias 14 e 15 de novembro, em São Joaquim, SC. Serão aproximadamente 280 quilômetros de prova, que percorrerão parte das serras catarinenses. "Já competi nessa região e sei que precisaremos tomar cuidado, pois um erro pode ser fatal e comprometer a nossa corrida. O terreno é bem variado, e de fato, os trechos de trial serão os piores”, comentou Salvini, que correu nessas terras no ano de 2002. Além de trial, os competidores encontrarão pelo caminho muitas erosões, pedras, cascalho, subidas e descidas, e setores sinuosos.


PARA O TRANSPORTE - O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, assinou nesta quarta-feira, 11, a resolução do Conselho Curador do FGTS que possibilita a alocação de R$ 2 bilhões para financiamentos na área de transporte urbano. A cerimônia foi realizada às 11h na sede da Confederação Nacional do Transporte (CNT), em Brasília. Participaram da cerimônia o presidente da Associação Nacional de Transportes Urbanos (NTU), Otávio Cunha, o presidente da CNT, Clésio Andrade, e os vice-presidentes da CAIXA nas áreas de Fundos de Governo e Loterias, Wellington Moreira Franco, e de Ativos de Terceiros, Bolívar Tarragó. Segundo o presidente da NTU, essa é uma iniciativa inédita para o setor de transportes. “ É uma medida de grande importância para o desenvolvimento da infraestrutura de transportes e o investimento em novas tecnologias que, com certeza, se revestirão em melhorias para o serviço ao usuário. Estamos orgulhosos com a sensibilidade e contribuição do governo para o transporte público do Brasil”, declara Otávio Cunha.


CONTRATAÇÃO - Com o objetivo de atender à crescente demanda do mercado brasileiro neste ano de 2009, a General Motors do Brasil decidiu contratar 600 empregados, sendo 250 para a unidade de São Caetano do Sul, 250 para a unidade de São José dos Campos e 100 para a unidade de Mogi das Cruzes, fábricas localizadas no Estado de São Paulo. As contratações visam o aumento da produção. "O expressivo crescimento do mercado automotivo brasileiro nos impulsiona a ampliar as atividades nas unidades da empresa no País. Nossa expectativa é a de atingir um recorde histórico de vendas neste ano de 2009", destaca José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil. O processo de seleção e recrutamento dará preferência aos empregados que trabalharam anteriormente na empresa.


RECORDE EM RECUPERAÇÃO - A unidade de Rastreamento da Pósitron, marca da PST Electronics, atingiu um índice de recuperação de veículos de 96,8% em setembro. No total, 62 ocorrências foram registradas no mês e apenas dois carros não foram localizados. O dado é o maior obtido pela empresa e comprova a evolução tecnológica aplicada nos produtos e serviços para atender às necessidades do mercado brasileiro. A Pósitron realiza investimentos contínuos para tornar a recuperação de veículos ainda mais eficiente. Com tecnologia própria e engenharia local, a companhia desenvolve produtos de última geração, com diferenciais como a possibilidade de instalação do equipamento em 16 pontos do automóvel. O sistema da Pósitron oferece ainda funções como relatórios de velocidade, quilometragem, caminhos percorridos, botão de assistência e cerca eletrônica.


SERTÕES EM 2010 - A 18ª edição do Rally Internacional dos Sertões, que acontecerá em 2010, já tem data e locais de largada e chegada confirmados pela Dunas Race, organizadora do evento. Depois de começar em Goiânia (GO), em 10 de agosto, a segunda maior competição fora-de-estrada do mundo – atrás apenas do mítico Dakar – vai terminar em Fortaleza (CE), no dia 21 do mesmo mês. Fora do roteiro do Rally Internacional dos Sertões desde 2004, Fortaleza (CE) volta a receber o final da competição. Ao longo das 17 edições, a capital cearense abrigou a chegada em seis oportunidades – 1996, 1999, 2000, 2001, 2002 e 2004. Juazeiro do Norte (1994 e 2009), Quixadá (2000 e 2001), Crateús (2002 e 2008) e Ubajara (2004) foram os outros municípios do Estado a receber a caravana gigante que, em 2009, foi formada por 1.700 pessoas. "Além da própria competição, o Rally dos Sertões se preocupa também em promover os pontos turísticos do Brasil. Por isso, vamos alternar a chegada entre os centros turísticos importantes do Nordeste. Depois de seis anos, voltamos para Fortaleza, que é uma das referências locais para o turismo nacional e internacional. O Rally é mostrado para mais de 65 países e esta exposição extremamente positiva fomenta os principais centros turísticos do país. Fazer a corrida é nosso maior objetivo, mas uma de nossas missões é aproveitar seu apelo, especialmente na Europa, para divulgar o Brasil”, disse Marcos Moraes, Diretor Presidente da Dunas Race.


NATAL - A MVK Motos, marca que atua desde 2002 no mercado brasileiro de motocicletas e quadriciclos, tem uma dica de presente original para a criançada neste Natal. A empresa está comercializando no País um quadriciclo especialmente desenvolvido para atender as crianças com idade de 4 a 12 anos. Trata-se do SIMBA, um quadriciclo (veículo off-road) divertido e versátil que pode ser uma ótima opção para as férias em sítios ou praias. Equipado com motor monocilíndrico de 50 cc, o SIMBA vem equipado com freios a disco nas rodas traseiras, partida elétrica, que permite que qualquer criança ligue o veículo, e sistema de transmissão automático, que também facilita a condução por pilotos de todas as idades. Com apenas 65 Kg, e dimensões reduzidas (somente 154 cm de comprimento, 86 cm de largura e 67 cm de altura do assento ao solo), o modelo é fácil de ser transportado e manobrado. Para os iniciantes, a MVK instalou um dispositivo de segurança que, acionado por um adulto, desliga imediatamente o motor. O SIMBA está disponível nas cores azul, vermelho, amarelo e camuflado (simulando o visual de um veículo militar). O modelo tem preço sugerido de R$ 3.780,00. Mais informações pelo site http://www.mvkmotos.com.br/.


MAIS 100 - O Complexo Industrial e Comercial da General Motors do Brasil em Mogi das Cruzes (SP) contratará cerca de 100 novos empregados, como parte da expansão das atividades daquela unidade, que dobrou sua capacidade de produção nos últimos meses. Com as novas contratações, o número de empregados deverá chegar a 900. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (11/11/2009) por José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, alguns dias depois de aquela unidade ter completado, na última quinta-feira (05/11/2009), sua primeira década de existência. Localizada no Distrito do Taboão, a unidade é responsável pela produção de peças para veículos de série da empresa, além de componentes estampados para os carros já descontinuados da linha de montagem. Pinheiro Neto também anunciou o projeto de início de construção de um clube exclusivo aos empregados e seus dependentes, numa área interna do Complexo da GM em Mogi das Cruzes. Trata-se do futuro ADC GM de Mogi das Cruzes - Associação Desportista Classista, que terá quadras esportivas e um espaço destinado ao lazer.



PARA FROTAS - Você já ouviu falar no Chapa? Trata-se do homem que ajuda os motoristas de caminhão a dirigir dentro da cidade. Inspirada no personagem, a Multispectral, maior empresa no Brasil em mapas digitais, em parceria com a Garmin, líder mundial em navegação automotiva, acaba de lançar no mercado um GPS inédito no País: o Garmin Chapa, um sistema de navegação voltado a frotistas e caminhoneiros brasileiros, que pode ser associado a rastreadores de satélite e auxiliar as empresas na questão de logística, segurança e na redução de custos. O Garmin Chapa possibilita à empresa monitorar a rota exata e a visitação de clientes, interferir na visitação, levar o funcionário diretamente ao lugar desejado, controlar com exatidão o gasto de gasolina e como o funcionário dirige, entre muitas outras coisas. O sistema funciona com um terminal com teclado dentro do veículo, permitindo a comunicação direta entre um operador na central de informações e um motorista através do mesmo princípio utilizado no envio de mensagens SMS e comunicação do rastreador via satélite, já instalado no veículo. Por ser simples de usar, a central de logística fica com mais controle que nunca. Os produtos são disponibilizados por meio de sistemas próprios, de alta performance, via Internet ou in company. www.multispectral.com.br


NA ÍNDIA - Nos últimos anos, o transporte transporte público de passageiros nas metrópoles da Índia passou um uma completa modernização, após um amplo programa de investimentos do governo indiano. A principal mudança ocorreu nos veículos que foram substituídos por modernos onibus, equipados ocm a transmissão automática ZF Ecomat de seis velocidades e o sistema TopoDyn, um software que captura informações sobre o perfil topográfico da rota durante a viagem, e define a melhor programação para uma troca de marchas mais econômica. Por quatro anos, a Volvo Índia instalou exclusivamente transmissões automáticas ZF Ecomat em seus ônibus urbanos. A econômica transmissão automática de 6 velocidades conquistou o fabricante do veículo, especialmente por sua superior confiabilidade. Hoje, são cerca de 700 ônibus equipados com transmissões ZF Ecomat para o serviço de transporte nas metrópoles da Índia. Para 2010, a montadora fornecerá seus veículos urbanos B7R para mais empresas de transporte em Bangalore, Chennai e Pune, equipados com transmissões ZF.


CALOR AUMENTA - O forte calor que se abateu sobre o Rio de Janeiro nos últimos dias fez os proprietários de automóveis buscarem fazer revisão e colocação de ar-condicionado automotivo. A AIR FLEX RIO – Tecnologia em Refrigeração Automotiva está com pedidos de todo o Brasil, e no Rio, o Centro Tecnológico da AFR está lotado de carros. Segundo Renato Rotband, proprietário da empresa disse, “... este verão, segundo o Clima Tempo, vai ficar mais quente do que o do ano passado. Nossa empresa está procurando proporcionar que os serviços oferecidos atenda o apelo pela sustentabilidade, queremos fazer a nossa parte,” afirmou. De acordo com empresa, oito entre dez clientes foram à busca dos equipamentos para enfrentar temperatura próxima à 40 nas ruas, pois a procura aumentou em até dez vezes nestes últimos 15 dias. Historicamente, o período de outubro a fevereiro responde por até 70% das vendas anuais de kit de ar-condicionado automotivo e peças, tais como compressores, evaporadores, filtro, polia entre outros.


FÉRIAS REFESCANTE - A Mini Geladeira Dynasty pode ser utilizada tanto na função refrigerar como na função aquecer. Tem a vantagem de não poluir, ser de pequeno volume, ser leve, ser portátil, ter vida útil longa e consumir pouca energia. Pode ser utilizada em diferentes lugares e ocasiões. Em casa, pode ser colocada no quarto, na sala de jantar, na área de lazer ou no bar. E nas férias, quando as viagens se intensificam, elas podem ser utilizadas no carro, em barcos e iates, idas a praias, picnics ou pescarias. Em dois modelos na cor prata: uma com alça, com capacidade para 7,5 litros e sem alça, com capacidade para 4,5 litros. Mais no site: http://www.giftexpress.com.br/





SEGURANÇA NA MOTO - Todos os anos, o Brasil registra 10 mil mortes causadas por acidentes de moto, segundo dados do Ministério da Saúde. A cada dia, o número chega a 30. As estatísticas não incluem os ferimentos graves causados no crânio, pescoço e coluna, que muitas vezes imobilizam os condutores por tempo indeterminado e até indefinidamente. Pensando nisso, o engenheiro civil Luiz Roberto da Silva criou o Colete Protetor de Coluna, um item adicional ao capacete, invento já com a patente requerida e aguardando interessados em produzi-lo em escala comercial. “Vi muitos casos entre amigos e nos noticiários, e não só em motocicletas, mas também na prática de esportes radicais, como jet ski, ultraleve e asa delta, só para citar alguns exemplos. Daí surgiu a ideia de criar uma proteção complementar ao capacete”, explica Silva. Oinventor lembra a ocorrência comum, também, de quedas. “Presenciei muita gente sofrer complicações no pescoço e na cabeça, mesmo em baixa velocidade e com o uso de capacete, pois o impacto é muito grande. O colete ‘segura’ a pessoa desde a cabeça até o meio da coluna, ao mesmo tempo permitindo a mobilidade e a dirigibilidade, já que sua rigidez é maior na área do pescoço”, garante.


PROTEÇÃO - A Nissan irá licenciar o uso da tinta antirisco Scratch Shield para a operadora japonesa NTT DoCoMo utilizar em aparelhos de telefone celular. A tinta que se repara sozinha foi desenvolvida pela Nissan em parceria com a Universidade de Tóquio e com a empresa Advanced Softmaterials. Atualmente é aplicada em alguns modelos da Nissan e de sua marca de luxo Infiniti vendidos em vários mercados pelo mundo, como o crossover EX. Lançada comercialmente em 2005, a tinta Scratch Shield é capaz de renovar sozinha pequenos arranhões nas primeiras camadas de um dia para o outro ou até em uma semana, dependendo da gravidade do caso. Também é mais resistente que as tintas antirisco tradicionais, o que contribui para que as camadas aplicadas ao produto sejam mais duradouras. Com o uso desta tecnologia em telefones celulares, a operadora japonesa espera aumentar a satisfação dos clientes ao reduzir os pequenos riscos que estes aparelhos estão expostos no uso diário. A Nissan licencia o uso do Scratch Shield para produtos que não são do setor automotivo desde 2004, como monitores de computador e sensores infravermelhos.


EM DESTAQUE - No último mês, a Mueller alcançou a melhor pontuação do Ranking de Fornecedores Honda Auto (AVF), que mede o nível de qualidade de peças dos fornecedores do setor. Entre 99 empresas avaliadas, a Mueller foi a melhor. Este foi o segundo mês consecutivo que a Mueller se destacou neste ranking. Tradicional fornecedora para a Honda, a Mueller também é uma das primeiras provedoras em componentes plásticos para a Moto Honda.



CEM MILHÕES - O grupo Pirelli tem como objetivo crescer mais na América Latina e no Brasil, reafirmando-se no segmento de pneus para veículos da construção civil e agrícola, e anuncia o retorno nestes setores à exportação para os mercados mundiais a partir de 2011. Os novos planos de desenvolvimento na América Latina e no Brasil, que se somam aos anunciados em julho passado no setor de automóveis e de veículos industriais, foram apresentados por ocasião do II Fórum Econômico Brasil Itália na presença de Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República Federativa do Brasil, Claudio Scajola, Ministro do Desenvolvimento Econômico, Umberto Vattani, Presidente do ICE, Emma Marcegaglia, Presidenta da Confindustria, Corrado Faissola, presidente da ABI e Marco Tronchetti Provera, Presidente mundial do Grupo Pirelli. Novos Investimentos, pesquisa, demanda nos setores veículos industriais e agro oerentemente à estratégia de reforço nos setores e nos mercados de maior taxa de crescimento, o Grupo investirá um total de 100 milhões de dólares no segmento de veículos para a construção civil, minas, mineração e veículos agrícolas destinados a ampliar a capacidade produtiva e a desenvolver as mais avançadas tecnologias para pneus radiais, seja no segmento de veículos agrícola ou da construção civil, no novo pólo tecnológico para pneus de veículos especializados em Santo André, no Brasil. Este novo centro de excelência amplia o Pólo tecnológico de Santo André e reforça mundialmente as atividades de pesquisa e desenvolvimento do Grupo Pirelli, desde sempre concentrados dentro da Pirelli Pneus.


SEGURANÇA PASSIVA - No Brasil, cerca de 400 mil carros são roubados por ano. Medidas, como a gravação do número do chassi em partes estratégicas do veículo, podem reduzir estes valores em até 60%. Com o objetivo de conscientizar o consumidor sobre esse sistema, a DNA Security, empresa integrada ao Grupo DEKRA, lança a campanha MEU DNA. “Hoje, a maioria das pessoas não conta com nenhum sistema de proteção em seu veículo além dos alarmes convencionais. Nossa principal mensagem nesta ação é que, com qualquer um dos sistemas da DNA, que espalha pelo veículo os números de identificação do mesmo, nosso cliente está protegendo, de forma passiva, seu veículo e sua família. A DNA aplica selos no veículo que identificam que as peças estão gravadas desestimulando a abordagem”, declara Paulo Almeida, gerente da DNA Security.



DIFERENCIAL - A imagem que muitos ainda têm daquela oficina de bairro, suja, sem cuidados com o serviço e principalmente sem o menor preparo no atendimento aos clientes, está ficando a cada dia mais no passado. Hoje as oficinas precisam investir em tecnologias e no atendimento como diferencial para conquistar clientes. Segundo dados do Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), temos no Brasil em torno de 85 mil oficinas, sendo que 14 mil destas estão localizadas no estado de São Paulo e 6 mil na cidade de São Paulo. “Esse número é bem elevado, mas vem caindo. Em 2004, eram 119 mil oficinas. A queda é uma tendência natural, pois há um grande número de oficinas para atender a frota atual, estimada em 27,8 milhões de veículos, segundo o levantamento da frota circulante do Sindipeças”, afirmou o coordenador do GMA, Antônio Carlos Bento. No Brasil deve haver um remanejamento do setor, onde sobreviverão as empresas mais sólidas, que investem em equipamentos e qualidade de mão-de-obra. Não há espaço para amadores”, completou Bento. Mais informações no portal http://www.oficinaecia.com.br/.


TRÊS ANOS - Três anos foram suficientes para a Movida se instalar no mercado e já registrar números surpreendentes. De 2007 para 2008, registrou crescimento exponencial. Cresceu 132% em faturamento e aumentou sua frota em 70%. E até setembro de 2009 alcançou números operacionais, como diária média e taxa de ocupação da frota, superiores aos planejados. São 36 lojas em todo o Brasil, com uma frota de 1.800 veículos de todas as categorias. Um dos valores estratégicos da marca é sua política de relacionamento com os clientes. As equipes das lojas são treinadas constantemente. Adotando ações comerciais claras, sem regras confusas e abusando da comunicação eficiente, conquistou mercado e fidelizou clientes. “Temos uma relação muito clara com nossos clientes. As tarifas incluem todas as taxas e seguros, além de quilometragem livre. Assim, o cliente já entra sabendo quanto vai pagar, sem valores adicionais”, fala o diretor da Movida, Darcy Barros. A Movida também está no Twitter - twitter.com/MovidaRentaCar.


LUBRIFICAÇÃO ALIADA - Muitas vezes somos pegos de surpresa e ficamos com nossos carros atolados em estradas com barro ou areia. Isso ocorre porque o eixo diferencial traseiro do veículo transfere o torque para a roda com menor tração. Em veículos com eixos diferencias Spicer Trac-lok, presente na grande maioria de picapes e utilitários esportivos, o torque é distribuído para a roda com maior aderência, diminuindo as chances das rodas patinarem. Os componentes especiais que caracterizam o sistema Trac-lock só funcionam adequadamente com o óleo especialmente desenvolvido para esse tipo de diferencial. Qualquer outro óleo não recomendado pelo fabricante inibe o funcionamento do sistema e diminui a vida útil dos componentes do diferencial. É importante ficar atento para a especificação na embalagem do óleo. As letras LS (Limited Slip – do inglês Deslizamento Limitado) estão sempre impressas no rótulo, caso contrário, o óleo se aplica somente ao eixo diferencial convencional, eixo que equipa a maioria dos veículos e funciona bem apenas em pavimentos com boa aderência. Lembrando que algumas linhas de carro de passeio já utilizam do recurso Track-lock, aumentando as condições de desenvoltura do veículo em solos irregulares. Os intervalos de troca e as marcas recomendadas pelo fabricante do veículo podem ser consultados no Manual do Proprietário.


NA LAPA - Após ser nomeado concessionário autorizado para as praças de Santos e Presidente Prudente, o Grupo Auto Cham inaugura na próxima segunda-feira, dia 16 de novembro, a sua terceira unidade, agora no bairro da Lapa, em São Paulo. Trata-se do 24º ponto de atendimento da CN Auto, importadora oficial dos veículos Towner e Topic. Em uma das áreas mais importantes da Zona Oeste da cidade, os empresários Sérgio e Valmir Chamon escolheram um prédio localizado à rua Clélia esquina com a rua Duílio, que sofreu grande reforma e pintura sem, no entanto, perder as características originais que marcam a arquitetura original de sua época de construção. Com cerca de 400 m² de área construída e ambiente todo adaptado para receber mais uma concessionária da marca CN Auto, os empresários já começaram a formar o estoque das linhas Towner e Topic para atender ao público dessa região. Segundo o diretor comercial da CN Auto, Humberto Gandolpho, a Auto Cham estima comercializar 80 veículos por mês, entre os modelos Towner e Topic.


PERSONALIDADE - A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB SP) acaba de eleger o Personalidade de Vendas do Ano. José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors no Brasil, foi o empresário eleito pela diretoria da entidade. O Personalidade de Vendas do Ano é um dos prêmios mais aguardados no mercado corporativo. “O prêmio Personalidade de Vendas, oferecido há 48 anos, é a maior identificação do mercado para com um líder empresarial. O grande líder não é aquele que apenas amplia participação de mercado. É aquele que cria mercado, identificando e atendendo-o. E José Luiz Gandini é um líder que tem essa característica de pioneiro e vencedor. Portanto, com suas ações, estimula a produção e toda a cadeia que envolve a venda, a fidelização e a parceria entre segmentos complementares”, fala o presidente da ADVB SP, Miguel Ignatios. José Luiz Gandini é sucessor de João Cox, presidente da Claro. Antes de Cox, Roger Agnelli, diretor-presidente da Vale, recebeu a premiação. A cerimônia de entrega do prêmio Personalidade de Vendas do Ano acontecerá em dezembro, em São Paulo.

Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.