sábado, 21 de novembro de 2009

Rápidas do final de semana



ECONÔMICO - A Fiat entregou na última quarta-feira (18/11) o prêmio para a Universidade Anhembi Morumbi pela conquista do primeiro lugar na 5ª Maratona de Eficiência Energética, realizada no ano passado. Nessa edição o carro Errba 3 da instituição de ensino foi a campeão na modalidade gasolina, ao atingir um rendimento de 343,17 km/litro. Foi entregue à instituição um carro Fiat Punto, que será usado para pesquisas pelos alunos. A ideia é que ele possa ser desmontado, montado e remodelado para que os estudantes ganhem familiaridade com o veículo. Antes da cerimônia de entrega, mais de uma centena de alunos da Escola de Engenharia e Tecnologia da Anhembi Morumbi assistiram a uma palestra de Henrique Galante, analista de produto do grupo de inovação da Fiat. O executivo destacou que a área de pesquisa e desenvolvimento na montadora vem ganhando cada vez mais força no Brasil. Segundo ele, de 2005 para 2009, o número de engenheiros na subsidiária brasileira saltou de 439 para cerca de 900 profissionais. "E a perspectiva é ampliar esse quadro", afirmou, ressaltando a importância de competições como a Maratona na formação de profissionais. Na edição deste ano da Maratona de Eficiência Energética, realizada no início do mês, o Errba 4, da Universidade Anhembi Morumbi, ficou em segundo lugar, ao percorrer 252,1 km com um litro de gasolina. A equipe enfrentou grandes dificuldades, incluindo uma batida na primeira prova, e foi obrigada a reconstruir o carro no meio da competição. "Mesmo com os imprevistos, a universidade conseguiu o segundo lugar em 2009, o que foi uma vitória", afirma o diretor da Escola de Engenharia e Tecnologia da universidade, Fabiano do Prado Marques.



600 NA FENATRAN - A Iveco vendeu 600 caminhões durante a Fenatran 2009 - Feira Internacional do Transporte, realizada no período de 15 e 30 de outubro em São Paulo (SP). “O desempenho positivo é resultado do planejamento estratégico da empresa, que levou a uma importante soma em investimentos no mercado brasileiro nos últimos dois anos”. A avaliação é do executivo Alcides Cavalcanti, diretor comercial da Iveco para o mercado brasileiro, que lembra que os números foram semelhantes aos da Fenatran 2007, considerado o segundo melhor ano em vendas da indústria de caminhões. Somente em 2009 a fabricante investiu em uma nova unidade de produção de caminhões semipesados e pesados em Sete Lagoas (MG), lançou dois novos caminhões: Iveco Cursor e Iveco Tector Stradale, apresentou a nova família de caminhões médios Iveco Vertis, além de versões cabines duplas da linha Daily e o desenvolvimento do primeiro caminhão elétrico do Brasil em conjunto com a Itaipu Binacional. Na Fenatran, o veículo mais procurado pelos frotistas foi o Iveco Cursor, lançado em outubro. No total, a Iveco comercializou no evento mais de 150 unidades do modelo, considerado o melhor e mais moderno cavalo mecânico do segmento de 45 toneladas de PBT (Peso Bruto Total). Entre os compradores estão empresas como Atende Logística, Vic Logística, Interlink, Transzape, Transportadora Progresso e Mercotrans.



DOCUMENTÁRIO - O documentário “ALMA 70, motos clássicas” será lançado oficialmente na segunda-feira, 7 de dezembro, às 19h30, na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos (SP) - av. Nações Unidas, 4.777, Alto de Pinheiros (SP), (11) 3024-3599. Na ocasião haverá a exibição do trailler do filme, seguido de debate sobre as motos clássicas dos anos 70 e sessão de autógrafos. Segundo Renzo Querzoli, diretor do filme, a idéia é promover o filme por meio de ações alternativas, criativas e diferenciadas. “Faremos lançamentos regionais, visitando e levando o filme para várias cidades por este Brasil afora. Sempre de moto, é claro”, conta o cineasta-motociclista. “Este segundo filme com a marca Alma Selvagem vai sedimentar e esclarecer a nossa missão, que é a de criar e produzir conteúdos focados na cultura motociclística e aprimoramento de técnicas e conceitos voltados à segurança. Aos poucos, o mercado de duas rodas está percebendo isso e espero que cada vez mais possamos realizar e disponibilizar conteúdos de qualidade, já que a frota circulante de motocicletas é de 13 milhões”, explica Renzo Querzoli.



INSCRIÇÕES SAE POWERTRAINS - Especialistas brasileiros e estrangeiros interessados em apresentar suas recentes contribuições em tecnologia de propulsores veiculares, combustíveis e lubrificantes no SAE International Powertrains, Fuels & Lubricants 2010 têm até 23 de novembro para submeter os resumos (abstracts) para avaliação pelo comitê internacional do encontro. O tradicional encontro da SAE International será realizado entre os dias 5 e 7 de maio, no Rio de Janeiro. Organizado a cada ano em um país, o congresso tem o intuito de discutir o futuro da indústria automotiva em relação aos novos e mais eficientes sistemas de propulsão, à nova matriz energética e consequente redução da emissão de poluentes e do aquecimento global. O SAE Powertrains, Fuels & Lubricants 2010 é dirigido a engenheiros, pesquisadores e cientistas ligados ao meio acadêmico e empresarial que atuam nas áreas de Sistemas de Energia avançados, combustão, emissões, lubrificantes, controle, calibração, combustíveis e tecnologias de combustíveis alternativos, como células a combustível, veículos híbridos e movidos a biodiesel.


NOVOS MONITORES - A DSW Automotive, empresa especializada em acessórios automotivos, traz novidades para o consumidor neste Natal. A empresa lança em dezembro um novo monitor com tecnologia LCD, com apenas 5,6 polegadas, desenvolvido para atender ao mercado automobilístico brasileiro. O objetivo da DSW é oferecer o produto para o consumidor que pretende instalar a tela nos encostos dos bancos dianteiros, para que os usuários do assento traseiro possam utilizá-la. “No mercado internacional, os monitores mais utilizados têm 7 polegadas, devido ao tamanho um pouco maior dos encostos de cabeça dos bancos dianteiros. Aqui no Brasil, no entanto, os encostos dos carros compactos e médios costumam ser menores e os monitores de 7 polegadas não servem. Até agora, o público tinha bastante dificuldade para encontrar um monitor que pudesse ser instalado em carros como VW Gol, Ford Fiesta ou Peugeot 206”, explica Pedro Pastorelli, diretor da DSW Automotive. O novo produto, integrado ao receptor de TV digital da DSW, é uma boa dica para entreter as crianças nas viagens durante as férias de verão. O conjunto permite ao usuário assistir a toda a programação de TV aberta com a qualidade digital mesmo com o veículo em movimento (nas cidades que já contam com o sinal digital). O novo monitor deve chegar às lojas com preço em torno de R$ 300,00. O receptor de TV digital, lançado pela DSW no Brasil no primeiro semestre deste ano, está com os preços em queda. “A demanda por este produto está muito grande e, com isso, estamos negociando bons descontos com o fabricante no Exterior. Esta tendência já reduziu os preços em cerca de 30% nos últimos meses”, diz Pastorelli. Atualmente, o receptor de TV digital da DSW está custando cerca de R$ 300,00. Mais informações no site http://www.dswautomotive.com/



NOVO OU RECAUCHUTADO - O Brasil é o segundo país que mais reforma pneus, só perdendo para os Estados Unidos. Por ano, são recuperadas quase oito milhões de unidades. Depois de ter rodado vários quilômetros e se desgastar, o pneu passa por um processo de recuperação, e ganha uma capa de borracha que o deixa muito parecido com um novo. O custo do pneu reformado é mais baixo, mas se ele não for feito por uma empresa séria, que trabalha com material de boa qualidade, pode causar acidentes graves. É recomendado ao motorista apenas comprar pneu reformado quando o produto tem a marca do Inmetro. Para quem quer saber mais detalhes sobre pneus novos e recauchutados, é só se programar para visitar o Expo Center Norte, em São Paulo, de 13 e 16 de abril de 2010, quando acontecem dois eventos dirigidos ao setor da borracha. Um deles, A 9ª edição da PneuShow - Recaufair - 2010 – Feira e Convenção Internacional de Pneus e Equipamentos - Reforma, Reciclagem, Comércio e Serviços, e integra todos os profissionais envolvidos com a produção, comercialização e uso do pneu – transportadoras de carga, revendedores, borracharias, indústria automotiva, mineradoras, transportes especiais, transportadoras de passageiros, centros de serviços, truck centers, distribuidores, empresas de logística e agroempresas e usinas. O outro, a EXPOBOR 2009 – 9ª Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha, é dirigido a consultores, exportadores, fornecedores de matéria-prima, Importadores, indústrias automobilísticas, indústrias de artefatos de borracha, indústria de calçados, indústria de máquinas e componentes, indústrias eletro-eletrônicas, indústrias petrolíferas, indústrias pneumáticas, indústrias siderúrgicas e técnicos/estudantes, entre outros. Programe-se!



OS MELHORES - Baterias Brandi, de Passo Fundo (RS); Super Bat, do Rio de Janeiro, e Eletrocar, de Campo Grande, MS, foram as empresas premiadas pela Johnson Controls pelo destaque obtido em vendas de baterias Heliar durante este ano. Os prêmios foram concedidos durante a Convenção Nacional dos Distribuidores Heliar, realizada em Guarulhos, São Paulo. A Baterias Brandi foi a vencedora dos prêmios relativos ao maior volume de vendas de baterias automotivas e ao maior crescimento de vendas com a marca Heliar. A Super Bat destacou-se com o maior volume de vendas de baterias Heliar Power Sports, para motocicletas, e a Eletrocar foi a distribuidora que atingiu a maior participação do mercado. Durante a convenção, o diretor de vendas Fábio Trigo revelou aos 80 distribuidores de todas as regiões do País os progressos alcançados pela Johnson Controls durante este ano e ressaltou que o empenho da rede foi decisivo para contornar as dificuldades que surgiram a partir da crise econômica internacional. E enfatizou que a despeito do grande progresso alcançado, a Johnson Controls vai continuar a exigir ainda mais empenho para a continuidade do processo de ampliação do mercado.



NATAL MUSIAL - A Pioneer, líder mundial no segmento de som automotivo, oferece produtos de alta qualidade e preços adequados ao mais variados, ideais para o melhor presente de Natal. A primeira dica é para aqueles que não dispensam qualidade, mas que querem gastar pouco: o DEH-2180UB. Produzido no Brasil, ele possui sistema Dual Illumination, reproduz formatos compatíveis com os tocadores de músicas atuais e destaca-se pela sua conectividade. Ele apresenta entrada USB frontal, facilitando a reprodução das músicas do dispositivo móvel do usuário para o som do carro. A segunda sugestão consiste num modelo mais requintado e com altíssima tecnologia Pioneer. O DEH-P7180UB é o único modelo com display OEL com animações na cor branca, além de contar com frente motorizada e design sofisticado. Na parte de conexões, o DEH-P7180UB destaca-se com entradas USB* e auxiliar traseiras, possibilitando o uso de iPod e iPhone**, por exemplo. O preço sugerido para o DEH-2180UB é de R$479,00 e para o DEH-P7180UB, R$ 799,00. Já o AVH–P3180DVD tem preço sugerido de R$ 1.399,00. Mais informações no http://www.pioneer.com.br/.



CHAPAS DO JAGUAR - A Novelis Inc, líder mundial em laminados de alumínio para bebidas, será a única fornecedora de chapas de alumínio para o novo sedan Jaguar XJ. De acordo com a montadora, a estrutura em alumínio fará o XJ pelo menos 150 quilos mais leve quando comparado a seus principais concorrentes, aprimorando assim sua performance, além de garantir maior resistência, requinte e segurança ao veículo. O novo modelo da Jaguar deve chegar ao mercado mundial em breve, mas já está atraindo a atenção do público devido à sua combinação de design atraente, desempenho e engenharia avançada. Especialistas do setor automotivo da Novelis Inc. trabalharam em conjunto com os engenheiros e designers da Jaguar para proporcionar conhecimentos especializados em tecnologia de materiais, desde a concepção inicial do modelo, com o desenvolvimento de um protótipo, até o processo de fabricação do veículo. Sobre a Novelis no Brasil http://www.novelis.com.br/.



CARDANZEIRO - Um motorista, por mais desinformado que seja com relação à manutenção de seu veículo, sabe que quando um pneu fura, é para um borracheiro que ele deve se dirigir. O mesmo acontece quando se trata de alguma pane elétrica e o especialista da vez passa a ser o mecânico autoelétrico. Mas será que quando o problema está no eixo cardan, um caminhoneiro sabe que o ideal seria recorrer a um “cardanzeiro”? Tal como a medicina, que se apresenta em diversas especialidades, a mecânica dos veículos também possui seus “médicos” treinados especialmente para cuidar de uma parte do sistema. E quando alguma falha no eixo cardan, parte integrante do sistema de transmissão, aparece, é aí que entra em ação a experiência do cardanzeiro, que faz toda a diferença entre prosseguir a viagem ou ficar com o caminhão no acostamento. Os grandes centros urbanos não é difícil encontrar alguma oficina especializada em eixo cardan, mas quando se está no “trecho”, como dizem os caminhoneiros, encontrar um cardanzeiro é a certeza de se chegar ao destino. A Affinia Automotiva, com sua marca “Spicer”, líder no segmento de componentes para transmissão, contribui para o desenvolvimento e atualização desse profissional, promovendo regularmente palestras em todo o Brasil com dicas e informações técnicas relevantes para a manutenção preventiva e corretiva dos componentes de transmissão por eixo cardan. Para saber mais, acesse: http://www.spicer.com.br/.



CRESCIMENTO - Em visita a Florianópolis, Ivan Segal, diretor geral da Citroën do Brasil, destaca o bom momento da marca no mercado brasileiro e aponta os principais fatores que a levarão a conquistar 3% das vendas de automóveis e comerciais leves em 2010, num mercado que deverá superar 3 milhões de veículos no próximo ano.Os dois recordes mensais de vendas alcançados pela Citroën em setembro e outubro e uma participação recorde de 2,6% no segmento de automóveis e comerciais leves, são fatores que colocam a marca francesa na nona posição no ranking de vendas da indústria e apontam para um volume total este ano de cerca de 70 mil unidades. Esses são os principais indicadores do crescimento da marca este ano, revelados pelo diretor geral da Citroën do Brasil em encontro informal com jornalistas em Florianópolis, onde esteve para uma palestra no Seminário Internacional de Liderança e Marketing, organizado em comemoração aos 25 anos da ADVB – SC.



FAST REPAIR - A PPG Refinish – divisão de repintura automotiva da multinacional de tintas – anuncia para o mercado seu programa “Fast Repair Business”, voltado para concessionárias e oficinas que queiram montar um box de serviços rápidos (para pequenos reparos em funilaria e pintura) dentro de suas instalações. O “Fast Repair Business” contempla um pacote que inclui treinamento, padronização de layout, indicação de equipamentos e oferta de produtos diferenciados, como o Primer UV, Primer à Rolo, Verniz DC4000, entre outros. Com o box de serviços rápidos, a concessionária ou oficina pode aumentar em cerca de 20% sua margem de lucro. Um dos clientes da PPG é a FIAT, que possui os programas “PIQ” (Programa de Incentivo a Qualidade em Funilaria e Pintura) e “Sempre Novo”, mantidos pela montadora desde 2003, com a proposta de ampliar a rentabilidade, produtividade, qualidade e competitividade do negócio de funilaria e pintura da sua rede de concessionárias. “As próprias montadoras costumam indicar que sua rede credenciada inclua um box para reparos rápidos em suas instalações. Pensando nisso, a PPG desenvolveu o “Fast Repair Business”, justamente para auxiliar nossos clientes a montarem e a manterem este espaço, oferecendo o melhor em serviços e produtos de alta tecnologia”, comenta Fabio Rodrigues, Coordenador de Serviços ao Mercado.



AYRTON SENNA - Os fãs mineiros do piloto Ayrton Senna terão a oportunidade de relembrar o ídolo na exposição que poderá ser visitada entre os dias 9 e 13 de dezembro, na 2ª Bienal do Automóvel, no Complexo de Exposição Gamaleira. A partir de uma parceria com a organização do evento, o Instituto Ayrton Senna recebeu um espaço para homenagear o tricampeão de F1. No estande, estarão expostos seu primeiro kart e seis capacetes que Senna usou em suas principais vitórias. Um deles é o de 1988, quando Senna conquistou seu primeiro Campeonato Mundial. O público também poderá apreciar outros capacetes emblemáticos, como o do ano de seu terceiro campeonato (1991), o da sua primeira vitória no GP de Mônaco (1987) e o capacete usado no GP do Brasil, em 1994. Complementam a série, os capacetes utilizados pelo piloto em Donington (1993) e o da sua primeira vitória no GP de Portugal, em 1985. Além disso, os visitantes poderão ver de perto o macacão de quando ele corria pela escuderia MacLaren, miniaturas de carros pilotados por Senna, fotos e vídeos que mostram sua trajetória e a do Instituto Ayrton Senna, que completa 15 anos de atuação. Para mais informações sobre o Instituto Ayrton Senna, acesse http://www.senna.org.br/.



CHERY MINEIRA - Os consumidores mineiros já podem encontrar o utilitário-esportivo Tiggo, primeiro lançamento da Chery no Brasil, no Estado. Nesta quarta-feira (18), a maior montadora independente da China inaugura oficialmente sua primeira loja em Belo Horizonte, Minas Gerais. Equipada com infra-estrutura completa para vendas e pós-vendas, a concessionária tem o respaldo do grupo BVL, que atua no setor automotivo há mais de 12 anos. “A abertura de uma revenda da Chery em Belo Horizonte representa um importante passo na expansão da marca no país. Estamos certos de que a equipe de Minas Gerais está preparada para realizar um trabalho de qualidade e conquistar os clientes da região”, afirma o CEO da Chery Brasil, Luis Curi. O coquetel de inauguração começou às 20 horas, na Beijing, Avenida Barão Homem de Melo, 4.504, bairro Estoril. Para outras informações, os consumidores devem entrar em contato pelo telefone (31) 2517-5500, ou pelo site www.beijing.net.br.



CONFORTO NA ESTRADA - A coleção Security Motowear da Riffel apresenta aos amantes das motocicletas acessórios de segurança que garantem muito estilo e conforto na estrada, aliando design, alta qualidade e resistência dos materiais. A nova linha de jaquetas Evolution destaca a funcionalidade do tecido Maxtex com reforço nos braços e ombros – altamente resistente à abrasão. Sua modelagem arrojada, com cortes diferenciados, protetores removíveis, e bolsos internos, faz desta peça a vestimenta ideal para desfrutar viagens curtas ou longas com muito estilo, em qualquer condição climática. Acabamentos especiais como os ajustes duplos na cintura, tórax e braços garantem um caimento perfeito ao corpo, aliados ao conforto dos flexores nos braços e ombros e das entradas de ar para ventilação e controle da temperatura interna. Os revestimentos de veludo nos punhos e na cintura, somados ao forro de tecido Thermolite de maga longa e protetores rígidos removíveis, conferem ainda mais sofisticação e praticidade ao modelo, agradando aos motociclistas mais exigentes. Disponível na cor preta, com detalhes opcionais em cinza ou vermelho, a moderna jaqueta é comercializada em 07 tamanhos diferentes. Mais no site: http://www.riffel.com.br/.



TOWNER NA BAHIA - Há um ano no mercado capixaba, com concessionária na cidade de Vitória, o Grupo Via Motors vai inaugurar na próxima semana sua segunda loja CN Auto, importadora dos veículos Towner e Topic, em Porto Seguro, na Bahia. Para atender à grande demanda por veículos utilitários em todo sul da Bahia e principalmente à área turística que compreende Porto Seguro e região, o empresário Claudio Darcy escolheu um prédio na Av. Adno Musso, 4.517, no Bairro Tambolo, que conta com uma área de aproximadamente 800 m² e ambiente todo preparado para melhor atender aos clientes dessa região que poderão contar com toda linha de produtos, peças e pós-vendas. A CN Auto espera com mais essa loja aumentar suas vendas e participação de mercado, atendendo melhor os consumidores da região de Porto Seguro bem como todo sul da Bahia, significativo mercado para as linhas Towner e Topic.



AGILE GELADINHO - A Behr Brasil foi a empresa sistemista escolhida para fornecer globalmente os sistemas completos de ar condicionado e refrigeração do recém-lançado Agile, da General Motors. Esta é a segunda vez que a Behr Brasil oferece para a montadora dois sistemas combinados em uma única plataforma. A solução é um novo modelo completo, desenvolvido no centro tecnológico brasileiro, a partir de um esforço conjunto entre a engenharia local de ambas as empresas, no início de 2007. “Em conjunto com a engenharia da montadora no Brasil, desenvolvemos localmente os sistemas do novo modelo, com a utilização das mais avançadas tecnologias disponíveis no mercado, o que vem comprovar a atual capacitação técnica de nossos profissionais”, destaca Max Davis Forte, CEO da Behr Brasil.



GILMAR LIMA REELEITO - Gilmar Lima, diretor geral da MVC Plásticos, foi reeleito presidente da Associação Brasileira de Materiais Compósitos (ABMACO) em assembléia geral realizada hoje pela manhã na sede da entidade, em São Paulo. Ao lado de Fenelon Chaves dos Santos, executivo da BYK Chemie e vice-presidente, Lima exercerá o cargo por mais três anos. “Criamos um planejamento estratégico no início da primeira gestão e o seguimos de forma alinhada com toda a equipe. Mudamos alguns conceitos e reformulamos a maneira de atuar da ABMACO, mas ainda falta muito para alcançarmos o que queremos. Daí porque decidimos nos recandidatar”, declara Lima. Entre as principais metas do novo mandato, o presidente da ABMACO ressalta a criação de comitês focados na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. “O nosso setor deve estar preparado para as oportunidades que surgirão, tanto na área de transporte como na de infra-estrutura”. Outra novidade ficará por conta do grupo de trabalho dedicado à substituição de materiais tradicionais, sobretudo metálicos, pelos compósitos – no mundo, há mais de 40.000 aplicações da combinação entre resina e fibra de vidro. “O Brasil se beneficia muito pouco da resistência à corrosão, leveza e versatilidade dos compósitos”, observa. Ainda em relação aos comitês, o presidente da ABMACO antecipa que a equipe dedicada ao mercado da construção está preparando grandes surpresas para a Feira Internacional da Construção Civil (FEICON) de 2010. “Chamaremos a atenção do público com soluções baseadas em design e inovação. Sem dúvida, o setor da construção civil não será mais o mesmo depois da participação da ABMACO na FEICON”, ele garante. A propósito, o mercado da construção lidera a demanda doméstica por compósitos – respondeu por 46% no primeiro semestre. Para mais informações, acesse http://www.abmaco.org.br/.



COALIZÃO DA ELETRIFICAÇÃO - Mais de 12 líderes empresariais, incluindo Carlos Ghosn da Aliança Renaut-Nissan, David W. Crane da NRG Energy e Frederick W. Smith da FedEx Corporation, uniram-se para formar uma coalizão da eletrificação, não partidária e sem fins lucrativos, comprometida em promover políticas e ações que facilitarão o desenvolvimento de veículos elétricos em larga escala. O objetivo é combater as vulnerabilidades da economia, do meio ambiente e da segurança nacional causadas pela dependência do petróleo pelas nações. Como primeira ação oficial, a Coalizão divulga hoje o Roteiro da Eletrificação, um amplo relatório, cujo conteúdo detalha os perigos da dependência do petróleo, explica os benefícios da eletrificação, descreve os desafios dos carros elétricos e apresenta propostas de políticas específicas para superar esses desafios. A PRTM, consultoria global de gerenciamento, forneceu análise de mercado e técnica para a produção do roteiro, incluindo detalhes sobre custos desse tipo de veículo. “É tempo para que os líderes empresariais e os responsáveis por políticas públicas aumentem a produção em um mesmo grau. Nossa inexorável dependência do petróleo tem ameaçado nossas nações por muito tempo. Até agora, a eletrificação parecia uma ideia impraticável. Estamos oferecendo um plano real, prático e tangível para construir um sistema de transporte que irá alavancar nossa segurança nacional, impulsionar o crescimento econômico e reduzir a emissão de CO2 na atmosfera”, afirma Smith.



REVESTIMENTO ÁGIL - O Chevrolet Agile, recentemente lançado no mercado brasileiro e eleito o Carro do Ano de 2009, conta com revestimento interno produzido com matérias-primas recicláveis, produzidas pela Artegor, empresa do Grupo Artecola, especializada no desenvolvimento e fabricação de laminados especiais. A premiação é promovida pela revista AutoEsporte, com um júri composto por 27 jornalistas especializados em automobilismo. Os produtos da marca Ecofibra são fabricados com matérias-primas atóxicas, que incluem polímeros da família das Poliolefinas, com fibras vegetais, como a farinha de madeira entre outras, totalmente recicláveis. É considerado um dos primeiros materiais que permitem reaproveitamento completo, mesmo das aparas resultantes do processo de fabricação das peças. O reaproveitamento ocorre até mesmo após o final da vida útil dos componentes que os contém.



RACING DAY - A Pósitron, marca da PST Electronics, realiza no dia 24 de novembro, em São Paulo, o Pósitron Racing Day. Com o objetivo de reforçar a marca e estreitar o relacionamento com os clientes, o evento reúne convidados da empresa para um passeio emocionante a cerca de 300 km/h na Ferrari F430 da Pósitron. Nesse dia, os 20 vencedores da campanha “Quero dar uma volta na Ferrari da Pósitron” também serão contemplados. Criado em 2005, o Pósitron Racing Day é realizado em pistas oficiais com toda a infraestrutura de conforto e segurança das competições profissionais, como a Fórmula 1. Para garantir aos privilegiados total emoção durante o passeio, as voltas são comandadas pelo piloto profissional da Stock Car Antonio Jorge Neto.



TAMPA DE CABEÇOTE ECOLÓGICA - A Dana é o fornecedor das tampas de cabeçote feitas de material reciclado para o motor Duratec de 3,0 litros que equipam os veículos Fusion e Escape 2010, da Ford nos Estados Unidos. O componente possibilita significativos benefícios econômicos e ambientais. A tampa EcoLon® é o primeiro produto automotivo deste tipo fabricado com nylon reciclado pós-consumo (PCR). A Dana firmou parceria com a Wellman Engineering Resins - um importante produtor de compostos e fornecedor de resinas de nylon de alta qualidade - para testar, desenvolver e fornecer o material. Para reutilizar o nylon, a Wellman mói carpetes de nylon até transformá-los em fibras, e recaptura o material com a aplicação de um processo patenteado. O produto resultante é uma resina de nylon de alta qualidade, utilizado pela Dana para fabricar as tampas de cabeçotes pelo método de moldagem por injeção.



SEGURANÇA DOS PEDESTRES - A Honda está apoiando uma campanha educativa da Prefeitura da cidade de São Paulo, em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e com as Secretarias Municipais do Trabalho e do Transporte, que visa à conscientização dos pedestres, para que estes incorporem hábitos seguros em seu dia a dia para circulação e travessia em ruas e avenidas. A campanha foi apresentada na segunda-feira (16), durante cerimônia solene realizada na sede da Prefeitura, na região central da cidade. O evento contou com a presença do prefeito Gilberto Kassab, do secretário Municipal do Trabalho, Marcos Cintra, do secretário Municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, e do diretor-sênior de Relações Institucionais da Honda South America, Paulo Shuiti Takeuchi. A iniciativa se dará em diversas frentes, com o intuito de atingir variados segmentos da sociedade. Todas as ações terão como foco o ensinamento de noções básicas de circulação e de travessia, de respeito à sinalização, de cidadania e de regras de segurança no trânsito. Para realizá-las, a Secretaria Municipal do Trabalho está contratando 120 orientadores.



FLORESTAMENTO - A Movida, primeira locadora de automóveis a promover ação de responsabilidade ambiental nesse segmento no Brasil, realizou na última quinta-feira (19/11), o plantio de árvores relacionado ao programa Carbon Free. A adesão dos clientes da locadora ao Carbon Free viabilizará o florestamento de uma área de 2.500 m2 nas proximidades da capital paulista. A ação é uma das primeiras também no segmento do Turismo. O plantio acontecerá no período da manhã na cidade de Várzea Paulista, a uma hora da capital de São Paulo. A diretoria da Movida e outros convidados acompanharão o plantio. O programa Carbon Free foi lançado em junho de 2009 para compensar a emissão de dióxido de carbono (CO2) emitido pelos veículos. A Metacortex do Brasil, empresa referência em políticas e projetos de preservação ambiental, é a consultora do programa.


Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.