Foi apresentado a imprensa especializada na semana passada o novo Audi A5 Sportback, a versão quatro portas do cupê A5. Apesar do CarPoint News não ter sido convidado para o evento, o release chegou atrasado em minha caixa de e-mail, com apenas duas fotos do modelo, que é descrito pela Audi como “um veículo com design inovador e diferenciado que traduz a progressividade da marca dos quatro anéis”, conceito esse já lançado pela Mercedes-Benz, com o CLS e copiado por muitas montadoras, como Porsche, Aston Martin e Volkswagen, por exemplo. O modelo que tem forma de cupê e possui quatro portas exibe conforto de um sedan grande e luxuoso, como se pode ver na única foto. Sob o capô um motor pouco empolgante, está lá o já conhecido 2.0 TFSI, de apenas 214 cv de potência, que poderia ser mais forte, devido ao desenho agressivo do carro, que faz de 0 a 100 km/h em eternos 7,4 segundos, com velocidade máxima de 234 km/h. Mesmo fraco para o desenho esportivo do carro, o propulsor levou, pela quinta vez consecutiva, o título de Motor do Ano, na Alemanha, segundo informa a Audi. O motor usa a tecnologia da injeção direta de combustível em conjunto com um turbocompressor, sistema conhecido por AVS (Audi Valvelift System), que controla a abertura e fechamento das válvulas de admissão, melhorando o consumo e resposta ao acelerador. O propulsor trabalha em conjunto com um câmbio automático de oito velocidades, de variação contínua de marchas com o famoso sistema que pode trocar as marchas manualmente por meio da alavanca no console ou ainda pelos shift paddles no volante esportivo, que oferece a função Sport, há prolongamento de aceleração das marchas para uma condução mais esportiva.
Por fora o seu desing chama a atenção, visto de frente destacam-se os faróis com lâmpadas de bi-xenonio e LEDs posicionados em forma de arco como equipamento de série. Na parte traseira , a terceira luz de freio está integrada ao contorno do veículo como uma estreita faixa na margem superior do vidro traseiro, com 24 LEDs que geram uma faixa contínua de luz, em lugar de uma série de pontos. Para a segurança não faltam a famosa “sopa de letrinhas” das montadoras, estão lá o sistema ESP (sistema eletrônico de estabilidade), com bloqueio eletrônico do diferencial do eixo dianteiro, o ABS também é item de série dessa versão vendida no Brasil, além de airbags dianteiros e laterais. Um sistema novo usado pela montadora é o de recuperação de energia, que aproveita a energia cinética durante a desaceleração. Seu porta-malas tem capacidade para carregar 480 litros (com os bancos traseiros rebatidos são 980 litros). O modelo incluí em sua lista de equipamentos de série ajuste lombar elétrico, ar-condicionado automático, computador de bordo, piloto automático, teto solar, volante esportivo em couro multifuncional com shift paddles, sensor de estacionamento frontal e traseiro, entre outros. Para deixar o ambiente aconchegante, o carro chega equipado com bancos de couro sistema de som modelo Symphony, com seis CDs e entrada para cartão de memória e conexão para MP3 player, além de monitor colorido com 6,5 polegadas. Opcionalmente o comprador pode adquirir o sistema de som Bang & Olufsen, com com 505 watts de amplificação e 14 altofalantes de alta performance. O carro será vendido no Brasil ao preço de R$ 189.000.
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