Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.
O SUCESSO - Uma marca robusta, em crescimento constante, comprometida com o mercado e pronta para atender aos clientes com uma linha completa formada por mais de 124 mil itens de vedação. Essa é a imagem marcante que a Corteco - divisão de reposição da Freudenberg-NOK - deixou na Automec Pesados & Comerciais 2010, realizada entre 27 de abril e 1 de maio no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo. Ao longo do evento, mais de 1.000 profissionais, entre distribuidores, varejistas, frotistas, importadores e reparadores, estiveram no estande e conheceram o conceito "Corteco: o Cardápio Completo para a sua Frota". Os visitantes - vindos de toda a América Latina, Ásia e Oriente Médio - conferiram os lançamentos em retentores, anéis, selos de haste de válvulas, juntas, kits de reparo e coxins. A Corteco também apresentou as mais recentes tecnologias em vedação, como o Plug & Seal (conectores tubulares revestidos com borracha para aplicação em pontos de união de galerias de ar, água e óleo) e a nova geração de Retentores ESS, capazes de unir alta capacidade de vedação a um atrito mínimo. Com um design inovador e receptivo, o estande da Corteco foi idealizado como uma grande hamburgueria, inclusive com um cardápio exclusivo inspirado na qualidade original e alta tecnologia da marca. Foi o "ponto de encontro" do mercado de autopeças na feira, reunindo desde lideranças do setor e empresários estrangeiros até empresas que não eram expositoras e seus clientes. "Atingimos o objetivo de relacionamento com os nossos clientes e mostramos a força da marca Corteco. Ao longo da Automec, recebemos a visita dos principais frotistas, varejistas, distribuidores e gerentes de manutenção de pesados do Brasil, além de muitos importadores, principalmente da América Latina", destaca Luiz Freitas, diretor de marketing da Freudenberg-NOK.
PARA COLECIONADORES - A Johnson Controls, maior fabricante brasileiro e mundial de baterias veiculares, passa a comercializar no Brasil a bateria Optima YellowTop D6V para carros de colecionadores. O modelo tem como principais diferenciais maior potência na partida, menor auto-descarga - ideal para uso sazonal – e ciclagem nove vezes maior que as baterias convencionais. A nova bateria é livre de manutenção e pode ser instalada em qualquer posição, sem risco de vazamento por ser selada. Também proporciona resistência 15 vezes maior às vibrações, fornecimento ininterrupto de energia e recargas até três vezes mais rápidas. Segundo Fernando Arruda, gerente de vendas Brasil da Johnson Controls, a bateria YellowTop D6V vai permitir atender a demanda de mercado para veículos de colecionadores e antigos, que funcionam no sistema em 6 Volts. “Por ficarem muito tempo parados, esses automóveis acabam apresentando problemas para serem ligados, com descarga das baterias”, explica Arruda. Destinada a carros antigos, outro importante diferencial da Optima YellowTop D6V - com pólo positivo esquerdo – é que pode ser utilizada em sistemas de 18 Volts ou ainda 30 Volts, junto com uma ou mais baterias de 12 Volts.
MINI PERSONALIZA - Em comemoração ao aniversário de 1 ano da marca MINI no Brasil, um MINI Cooper foi especialmente customizado, o seu teto foi coberto com as fotos dos proprietários do compacto. A ação pretende “viajar” pelo território nacional, passando por todas as concessionárias MINI. Até o final de maio, os paulistanos podem conferir o 1st Anniversary MINI na Caltabiano. Entre os clientes está o artista plástico, Gustavo Rosa.
LEVANTAMENTO TERRESTRE - Se completar uma edição do Rally Internacional dos Sertões já é difícil para pilotos e equipes, completar três é tarefa que também exige muito de corpo, mente e máquina. E a função cabe ao diretor técnico Edu Sachs, da Dunas Race, empresa organizadora do rali. Ao lado de José Luiz Munhoz, Sachs iniciou na última quarta-feira (4) a segunda fase de planejamento do roteiro da edição 2010 do evento, a 18ª da história da maior aventura do off road brasileiro, que começa no dia 10 agosto em Goiânia (GO) e termina no dia 21 em Fortaleza (CE). A primeira fase, realizada há pouco mais de um mês, consistiu em um levantamento aéreo pelas prováveis regiões que deverão compor o percurso do rali. Foi utilizada uma aeronave especialmente equipada para o registro do possível trajeto a ser utilizado pela prova. Para Sachs, a parte terrestre é uma conferência no trabalho feito anteriormente a bordo do avião. "O trajeto não costuma mudar muito em relação ao que apontamos via aérea. No ano passado, 95% do traçado que foi visualizado e desenhado do alto permaneceu o mesmo depois da conferência feita em solo", lembrou o diretor-técnico.
CUSTO BENEFÍCIO - Quando se fala em limpeza de vidros, duas coisas fazem a ação parecer desanimadora: o tempo gasto e o preço exorbitante de produtos específicos para essa ação. Esses dois tópicos fazem com que o consumidor procure algo mais barato ou então contrate serviços profissionais especializados em limpeza de vidro. Pensando nisso, a Duratto criou o Limpa Vidros Concentrado, que oferece ao cliente facilidade no manuseio do produto e economia, já que ele pode ser diluído em água rendendo até nove vezes sua composição original. Geralmente problemas como manchas e vidros embaçados aparecem em locais onde produtos inadequados ou soluções caseiras foram utilizados para obter bons resultados. Esse problema não se restringe somente a vidros de residências, que sofrem também com ações da natureza. Carros com problemas na ventilação ou que tiveram uma limpeza incorreta possuem grandes possibilidades de embaçamento, que podem causar acidentes e tirar a originalidade da peça.
ESTÁGIO 2010 - A Dana lançou nesta semana o Programa de Estágio 2010 para suas operações no Brasil. A empresa abre 52 vagas de estágio para atuação em diversas áreas, como Engenharia de Produto, Manufatura, Financeiro e Controladoria, Compras e Fornecedores, Vendas e Recursos Humanos. As inscrições terminam no próximo dia 14 de maio para as vagas disponíveis para o Complexo Industrial em Gravataí (RS), e no dia 28, para os interessados em vagas nas operações em Sorocaba e Diadema (SP). São 30 vagas para as operações no Complexo Industrial de Gravataí (RS) e 22 para as operações em Diadema e Sorocaba (SP). Os estagiários participarão de 2 projetos específicos e receberão bolsa-auxílio atrativa, auxílio transporte e alimentação, além da possibilidade de efetivação. As inscrições podem ser feitas através do hotsite do programa, em www.dana.com.br/estagio2010
FIESTA MUNDIAL - O Ford Fiesta superou o volume de 13 milhões de unidades vendidas no mundo, mais um marco que confirma a sua trajetória como um dos carros de maior sucesso da história da marca. O modelo foi líder de vendas na Europa no primeiro trimestre de 2010 e no Brasil manteve a posição de carro-chefe da marca. Entre os marcos do Fiesta no Brasil, ele foi o primeiro modelo produzido na fábrica de Camaçari, na Bahia, e comandou a virada da marca no País, onde já vendeu mais de 660 mil unidades. Com o lançamento da linha 2011, ele reforça os atributos que os consumidores mais valorizam no segmento: design moderno, dirigibilidade, equipamentos, espaço, conforto e custo-benefício. As suas diversas etapas de existência, o Fiesta sempre trouxe uma proposta inovadora dentro do maior segmento do mercado nas suas diferentes versões. O primeiro Fiesta foi produzido na Europa em 1976, na fábrica de Valencia, na Espanha, que hoje monta a nova geração do modelo. A linha foi produzida também na fábrica de Dagenham, no Reino Unido, de 1976 a 2002, e em Saarlouis, na Alemanha, de 1976 a 1980. Em 1979, o carro passou a sair também das linhas de montagem da fábrica de Colônia, na Alemanha, que nesses 31 anos se transformou na sua principal produtora. Este mês, ela comemorou a produção de 6 milhões de unidades no País, incluindo sete gerações do modelo.
MANTÉM A LIDERANÇA - As vendas da Fiat fecharam com alta de 7,3%, no primeiro quadrimestre do ano, atingindo um total de 226.361 automóveis e veículos comerciais leves, novo recorde para o período. O desempenho corresponde a 22,3% do mercado e mantém a Fiat na liderança do mercado brasileiro. Apenas em abril, os emplacamentos da Fiat somaram 58.833 unidades, com variação de 1% sobre o resultado de abril do ano passado. Os compactos Fiat Palio e Fiat Uno continuam como os dois modelos mais emplacados da marca no mercado brasilieiro. Com 13.381 unidades vendidas em abril, o Palio soma 53.015 veículos registrados no quadrimestre, enquanto o Uno teve 13.049 unidades emplacadas no mês, totalizando 49.501 unidades no ano. Já a picape Strada segue imbatível entre os comerciais leves, com 9.036 unidades emplacadas no mês e 33.285 no total acumulado no ano. Os dados são do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), divulgados hoje pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.
PELA INTERNET - A Pósitron, marca da PST Electronics, acaba de lançar o Pósitron Direto (www.positrondireto.com.br), mais um canal de vendas pela internet. No novo espaço será possível adquirir controles remotos de alarmes e os Navegadores GPS NP3510, NP4310 e NP4310B. “Com essa novidade, tornamos a página uma vitrine virtual dos produtos Pósitron, auxiliando as vendas de nossos lojistas e fornecendo informações para os clientes. Isso porque, segundo levantamento da empresa, o universo e-commerce vem impulsionando as vendas no varejo. Atualmente, o consumidor visita o site para conhecer o produto e vai até a loja para realizar a compra”, explica Kelly Nakaura, gerente de Marketing da PST Electronics. De acordo com a pesquisa do Ibope Nielsen/NetView, o acesso à internet vem crescendo a cada ano no País e já chega a 34 milhões de usuários ativos únicos. Deste total, 7,3 milhões de usuários acessam páginas com conteúdo do setor automotivo. O tempo de navegação desses usuários foi em média de 16 minutos e 22 segundos. O Pósitron Direto é uma ferramenta para abastecer os estoques dos varejistas e pode atender também a demanda de consumidores finais. A loja e-commerce visa ainda a complementar os já existentes canais de vendas da empresa, como lojas de acessórios, concessionárias com marcas próprias e outros sites parceiros, como Lojas Americanas.com, Amo Meu Carro, Audio Line Sound, AutoZ, Jocar e Seresom.
APRESENTANDO EQUILÍBRIO - A venda de motocicletas no atacado (mercado interno) em abril apresentou ligeira queda em relação a março. Segundo balanço divulgado pela Abraciclo - Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares-, foram comercializadas 157.023 unidades, ante 169.285 do mês anterior, uma variação de -7,2%. Em emplacamentos, que representam as vendas para o consumidor final, os números mostram um equilíbrio no mercado. Foram emplacadas 143.055 unidades em abril, contra 163.317 em março, o que representa uma queda de 12,4%. Porém, se considerarmos apenas os dias úteis (abril teve 20 dias, enquanto março teve 23), temos uma média diária de 7.152 motocicletas em abril, ante 7.100 em março. “O crescimento pode ter sido freado devido ao retorno da cobrança da Cofins, no fim de março. Porém, os números já são melhores do que os registrados em 2009, durante a crise”, afirma Jaime Teruo Matsui, novo presidente da Abraciclo, empossado no último dia 28. De fato, o acumulado em emplacamentos em 2010 é 10% maior do que o registrado em 2009, e os números de abril são 13% superiores aos alcançados no ano anterior (126.607 unidades).
CENTRAL LOGÍSTICA - A General Motors do Brasil inaugurou nesta quinta-feira (06/05/2010), uma moderna central logística no Complexo Industrial e Portuário Governador Eraldo Gueiros - Porto SUAPE -, em Ipojuca (PE), a 57 quilômetros de Recife. O objetivo é receber veículos importados, armazená-los e distribuí-los para 14 estados das regiões Nordeste e Norte do Brasil. A operação começa com o modelo Chevrolet Agile, produzido na fábrica da GM em Rosario, Argentina. O pátio em SUAPE tem uma capacidade de movimentação de até 25 mil veículos anuais. "A decisão de iniciar este projeto representa uma importante otimização na logística de importação e distribuição de veículos. Com a nova central em Pernambuco, a GM vai reduzir o tempo de entrega dos carros Chevrolet, com foco em atender melhor os consumidores", destaca Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul. Ardila acrescenta, ainda, que a GM decidiu investir em Pernambuco, pelo grande potencial de crescimento do estado e também pela perspectiva de desenvolvimento sustentável das regiões Nordeste e Norte. José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, ressalta o compromisso que a GM tem com o Brasil: "Nós estamos investindo R$ 5 bilhões até 2012 porque acreditamos no país. O vigoroso crescimento econômico experimentado nos últimos anos pelas regiões Nordeste e Norte, que concentram 40% da população brasileira (cerca de 80 milhões de pessoas), alicerça nossa decisão e nossa confiança no potencial de expansão da economia brasileira".
PARA A COPA - Um crescente número de grandes cidades busca atualmente aumentar a eficiência dos seus sistemas de transportes investindo no chamado BRT (Bus Rapid Transit). Trata-se de um sistema inteligente de transporte por ônibus, com alta capacidade para transporte de passageiros, corredores exclusivos para circulação dos ônibus, paradas otimizadas e gerenciamento de informação para orientação do tráfego. A África do Sul é atualmente o país com a maior rede BRT em implantação. Embora estes investimentos se devam principalmente para atender às necessidades da Copa do Mundo, estes BRTs são apenas um começo, segundo Marius Botha, responsável pela Volvo na África do Sul. “Muitas cidades sulafricanas tem planos ambiciosos para resolver seus desafios com o tráfego”, afirma Marius. Os planos de expansão estão agendados para continuar até 2020. Este é também um projeto ambiental, pois sistemas BRT contribuem para a redução das emissões. Mesmo não havendo uma exigência legal na África do Sul, as cidades envolvidas optaram por ônibus equipados com motores Euro-4. Porto Elizabeth selecionou a Volvo Bus como sua fornecedora total, o que significa não somente o abastecer com os ônibus. A Volvo Bus também cuidará de toda a manutenção e dos os serviços a serem realizados, além do sistema ITS4 Mobility de fornecimento de informações e de mobilidade de tráfego. A cidade fechou um pedido para 25 ônibus articulados Volvo B9SLA com carroceria da Marcopolo. A África do Sul adota o sistema inglês de tráfego com circulação pela pista da esquerda. Os ônibus serão equipados com quatro portas no lado direito para permitir rápidos embarques-desembarques nas paradas especiais ao longo dos corredores exclusivos do sistema BRT. Os ônibus também contarão com duas outras portas no lado esquerdo para utilização quando em tráfego misto fora das rotas usuais.
AOS FROTISTAS - A ZF Sachs, líder em vendas de embreagens automotivas, foi eleita a empresa que mais apoio oferece aos frotistas, de acordo com a pesquisa Mais Diesel recentemente realizada pela Editora Novo Meio. A fabricante também acaba de conquistar o título de melhor embreagem do Brasil segundo os proprietários e gerentes de compras de lojas especializadas em linha pesada. “A premiação representa o reconhecimento ao forte apoio que a ZF Sachs dedica aos seus clientes em todo o país. A atuação das nossas equipes de campo, a qualidade dos serviços prestados e a confiança que os frotistas têm na marca SACHS são fundamentais para mais este título”, destaca Patricia Micolaiciunas, coordenadora de marketing da ZF Sachs. A pesquisa Mais Diesel foi elaborada abrangendo as cinco regiões do Brasil e, tem como objetivo detectar a percepção de proprietários e/ou gerentes de manutenção das transportadoras sobre os melhores produtos e serviços oferecidos por indústrias e distribuidores de autopeças e montadoras de caminhões e ônibus.
PARA O UNO - O Grupo Magneti Marelli fornece para o novo Fiat Uno diversas tecnologias que tornam o modelo de entrada da montadora italiana uma nova opção para os consumidores que buscam um automóvel moderno, bem equipado e recheado de novidades. Destaque para motor bicombustível, com o consagrado Software Flexfuel Sensor (SFS®) e com uma nova central de comando – a ECU (Eletronic Control Unit) família 7 – dotada de inovadora tecnologia em microprocessadores, responsável pelo aumento da capacidade de memória e velocidade de processamento. O produto representa o que há de mais moderno em gerenciamento de motores flex. A ECU família 7 está preparada para atender a nova norma do CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente), que torna obrigatório que 60% da frota de veículos zero quilômetros seja equipada com o sistema de diagnose de bordo OBDBr2 (on board diagnose). A centralina identifica o nível de emissão de poluentes do veículo e, caso esteja acima do permitido, uma luz no painel acende alertando o condutor. Em 2011, 100% da frota nacional terá de contar com o OBDBr2. O produto também está preparado para fazer com que o sistema flex do veículo atenda aos novos limites de emissões propostos pela fase 6 do PROCONVE – Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores, que entrará em vigor em 2014.
100 ÔNIBUS - Viação Garcia, uma das principais empresas do Brasil no transporte rodoviário estadual e interestadual, acaba de adquirir 100 ônibus Marcopolo da nova Geração 7. Os veículos, dos modelos Paradiso 1200 e 1050, serão montados com chassis Volvo B9R e B12R e começarão a ser entregues a partir de junho. O negócio, no valor de aproximadamente R$ 55 milhões, é um dos maiores feitos este ano pela Marcopolo. Envolve unidades da nova Geração 7 e faz parte da renovação de frota da Viação Garcia, que este ano comemora 75 anos de atividades. Com sede em Londrina, a empresa tem rotas que cobrem os estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. "A Viação Garcia é uma das principais operadoras do transporte brasileiro de passageiros, com mais de 500 veículos em sua frota, e tradicional cliente Marcopolo. Para nós, a escolha da empresa pelos nossos novos modelos é o reconhecimento de todo o investimento que realizamos nos últimos anos para lançar veículos únicos em qualidade, conforto e segurança para o passageiro e baixo custo operacional e redução de emissões”, destaca Paulo Corso, diretor de operações comerciais da Marcopolo para o mercado brasileiro.
ASSOCIADA À LOTUS - A LG Electronics (LG), líder global e inovadora em tecnologia para eletrônicos de consumo, prestará suporte à Lotus Racing, equipe estreante na disputa pelo Campeonato Mundial de Fórmula 1™ da FIA. Fortalecendo sua condição de parceira global e parceira tecnológica da Fórmula 1™, a LG, fabricante internacional de eletroeletrônicos, será uma fornecedora técnica oficial da Lotus Racing e seus produtos darão suporte à equipe nas pistas e na fábrica da escuderia. A Lotus Racing é uma das três equipes que debutaram no Campeonato de 2010 e que já se firmou como líder entre as novatas, tendo cruzado a linha de chegada à frente de suas concorrentes estreantes em três das quatro corridas realizadas até o momento. Tony Fernandes, dirigente da Lotus Racing Team, manifestou sua satisfação em receber a LG na equipe: “a LG é, claramente, uma marca de renome mundial e líder em seus mercados. Portanto, é fantástico recebê-la na família Lotus Racing. A LG já apóia a Fórmula 1™ há vários anos e o desejo da empresa em ampliar seu relacionamento nas pistas da F1 para trabalhar conosco sinaliza o quanto já avançamos em tão pouco tempo, o que nos deixa muito satisfeitos". “À medida que nossa equipe cresce, estamos atraindo o interesse de algumas das melhores empresas do mundo, sendo a LG ─ verdadeira potência global ─ uma das principais. Com seu suporte e o de outras empresas, vamos continuar construindo nosso sonho de ver a Lotus Racing na primeira fila do grid de largada o mais rápido possível”, completa Fernandes. A nova parceria vem se somar aos contínuos esforços da LG de contribuir positivamente para o sucesso da Fórmula 1™, engajando as equipes e as organizações que mais se beneficiarão de seu suporte, a exemplo do que ocorreu no início da temporada quando a empresa se associou à Cosworth, fornecedora de motores de várias das escudeiras que disputam o campeonato de 2010.
FEIRA MECÂNICA - A SKF do Brasil participa da 28ª Feira Internacional da Mecânica. O evento, que acontece de 11 a 15 de maio, no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo, reunirá os principais players do mercado industrial discutindo e apresentando as últimas tendências tecnológicas para o setor. Na oportunidade, a SKF do Brasil reforça junto ao mercado os benefícios do rolamento E2. O produto é a última geração de rolamentos de alto desempenho, que tem como principal vantagem em relação às versões atuais, a redução de energia em até 30%. A nova família E2 foi projetada com uma geometria interna otimizada, melhor acabamento interno nas pistas, garantindo assim um menor coeficiente de atrito. Também possui uma nova gaiola, produzida em polímero especial, que permite uma lubrificação perfeita da peça. Há ainda a aplicação calculada de uma graxa sintética de lítio, que garante a perfeita rotação do rolamento durante toda a sua vida útil. Desenvolvida para aplicações de carga leve a normal, tanto para uso em sistemas automotivos ou em máquinas e equipamentos industriais, os novos rolamentos rígidos de esferas SKF E2 podem ter até o dobro da vida útil em relação a uma peça comum.
MAIS LEVE - A Michelin lança o pneu mais leve do segmento de motos esportivas: o MICHELIN Power Pure. Desenvolvido com a experiência das provas de competição, o novo produto alia essa característica à durabilidade e segurança, inovações já consagradas da marca. Disponível no Brasil a partir de maio de 2010, o novo MICHELIN Power Pure pesa um quilo a menos do que os seus concorrentes diretos* e é o mais leve pneu fabricado com a tecnologia de dois compostos (Two-Compound Technology), homologado para uso na estrada. O MICHELIN Power Pure é encontrado no mercado brasileiro em uma dimensão para pneus dianteiros e em quatro dimensões para pneus traseiros, com o intuito de equipar o maior número de motos esportivas. Em função de seu peso reduzido, o pneu MICHELIN Power Pure proporciona uma pilotagem mais esportiva, por meio de respostas mais rápidas e ágeis.
NOVAS CORES - Resultado da experiência da Honda nas pistas de competição e uma das mais modernas e potentes motocicletas fabricadas na atualidade, o modelo 2010 da CBR 1000RR Fireblade chega em abril às concessionárias da marca com novas cores e grafismos ainda mais marcantes. O modelo está disponível nas cores preta, prata metálica com detalhes em laranja e branca perolizada com grafismos alusivos às cores da HRC (Honda Racing Corporation - Divisão de Competições da Honda). Reunindo tecnologia com alta performance, esportividade e segurança, o modelo é inspirado na Honda RC212V, motocicleta que participa do campeonato mundial de MotoGP, e oferece o máximo de esportividade e prazer à pilotagem, com respostas imediatas à aceleração e grande maneabilidade, que é reconhecidamente uma de suas maiores virtudes.Toda a sua potência está no motor de 999,8 cm3, com quatro cilindros em linha, DOHC (Double Over Head Camshaft), 16 válvulas, alimentado por injeção eletrônica PGM-DSFI (Programmed Dual Sequential Fuel Injection System) e arrefecido a líquido. O conjunto gera potência máxima de 178,1 cv a 12.000 rpm e torque de 11,4 kgf.m a 8.500 rpm. O sistema de injeção de combustível PGM-DSFI desenvolvido pela Honda processa com precisão a quantidade de combustível que compõe a mistura. Assim, o modelo possui aceleração linear com rápidas respostas, além de atender ao Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).
DA ANEF - A ANEF (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras) acaba de eleger seu novo presidente para o próximo mandato, com duração de três anos. Décio Carbonari de Almeida, presidente do Banco Volkswagen, Volkswagen Corretora de Seguros e Consórcio Nacional Volkswagen, ocupa agora a presidência da entidade. Almeida assume em substituição a Luiz Montenegro, atual diretor-presidente & CEO do Banco Toyota do Brasil e da Toyota Leasing do Brasil, que presidia a entidade desde novembro de 2004. Décio Carbonari de Almeida, 55 anos, é formado em administração de empresas, com ênfase em finanças, pela Fundação Getúlio Vargas, onde cursou também mestrado em administração. Com uma atuação de mais de 30 anos no mercado, Almeida iniciou sua carreira na ABS Empresa de Projetos e Construções, passou pelo Banco Central do Brasil e também ocupou diversas posições na São Paulo Alpargatas S/A. Em 1984, ingressou na Ford do Brasil, posteriormente passou para a Autolatina e, após, para a Volkswagen do Brasil onde exerceu funções em diferentes áreas, como controladoria, exportação e planejamento financeiro, entre outras.
CONTRATO GLOBAL - A Rolls-Royce, famosa por seus automóveis de luxo, e a Tata Consultancy Services (TCS), empresa de tecnologia da informação do Grupo Tata, acabam de anunciar uma parceria global que visa a expandir os serviços de engenharia para todo o ciclo de vida dos produtos da companhia britânica. Escolhida por suas competências tecnológicas e pelo alto grau de eficiência dos projetos gerenciais, a TCS terá entre suas responsabilidades a estruturação de um centro em Bangalore, na Índia, que atenda aos requisitos técnicos e de design da marca. Segundo Anil Shrikhande, presidente da Rolls-Royce na Índia, “o país asiático representa um mercado extremamente estratégico para a Rolls-Royce, por essa razão precisávamos de um parceiro que nos fornecesse uma sólida vantagem competitiva. Para nós é um privilégio contar com os serviços da TCS, afinal a empresa tem presença mundial e é reconhecida por seu modelo global de entrega de serviços”.
Olá Marcus
ResponderExcluirblz ! como está cara ?
sumiu !!!!
abraço, Fernando Gennaro