segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Ford investe R$500 milhões na fábrica de motores e transmissões em Taubaté


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Imprensa Ford

A Ford anunciou hoje a realização de um novo investimento de R$500 milhões na fábrica de motores e transmissões em Taubaté, SP, que vai aumentar a sua capacidade de produção para 500.000 motores Sigma e 520.000 transmissões por ano. Essa ampliação vai gerar também aproximadamente 500 novos postos de trabalho na unidade, atualmente com 1,7 mil empregados.

O novo investimento é anunciado no momento em que a Ford comemora outro marco histórico na fábrica de Taubaté: a produção de 10 milhões de motores e transmissões. A fábrica hoje é responsável pela produção dos consagrados motores Zetec RoCam e da nova família Sigma, de última geração, que além de atender o Brasil e a América do Sul é exportada para a América do Norte.

Produzido com bloco, cabeçote, cárter e pistões de alumínio, o motor Sigma se destaca pela leveza, eficiência e durabilidade. Tem 16 válvulas com duplo comando acionado por correia silenciosa e oferece o melhor equilíbrio de torque e potência entre os motores 1.6. A versão flex foi desenvolvida especialmente para o Brasil. Para sua produção, a Ford investiu R$600 milhões na fábrica de Taubaté, que foi ampliada e recebeu equipamentos de última geração, alinhados com os novos processos globais padronizados da marca. Todas as etapas são acompanhadas por um rígido controle de qualidade.



"Esse novo investimento reitera a nossa disposição de continuar crescendo no Brasil, com a ampliação da fábrica de motores de Taubaté, que adota os padrões mais avançados de tecnologia e qualidade. Ele faz parte da visão de negócios da Ford, com o objetivo maior de entregar o melhor em qualidade, economia e satisfação para os clientes", diz Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul.

Esse investimento é adicional aos R$600 milhões anunciados em 2008 para o início da produção dos motores Sigma. Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, Isaac do Carmo, é uma grande vitória da categoria e para a cidade de Taubaté. "Foram meses de negociação com a Ford que acabaram por garantir um grande investimento, que viabiliza por muitos anos a produção na planta de Taubaté e um crescimento de 30% no número atual de trabalhadores na unidade, promovendo a geração de empregos para o município e região", afirmou.


Flexibilidade e inovação

O Complexo Industrial Ford em Taubaté produz motores e transmissões em três turnos de trabalho, incluindo a fundição de cabeçotes de motores. Um de seus diferenciais é o conceito de produção, que se caracteriza pela flexibilidade e permite a troca instantânea de modelos nas linhas de usinagem e montagem.

Os modernos processos industriais aplicados na nova fábrica de motores Sigma foram destaque da Ford na sua classificação como a empresa mais inovadora em Tecnologia da Informação na área automotiva e de autopeças, dentro do ranking "As 100+ Inovadoras no Uso de TI", promovido pela revista Information Week Brasil.


Qualidade internacional

Qualidade e alta performance são atributos que marcam as transmissões e motores produzidos pela Ford em Taubaté desde o início da operação da unidade, em 1974. Entre outros produtos de sucesso, ela fabricou o famoso motor OHC 2.3, que equipou mais de 1,5 milhão de unidades do Mustang nos Estados Unidos.

De 1987 a 1995, a fábrica foi responsável pela fundição e fornecimento de chassis para todas as unidades de montagem da marca na América do Sul. Em 1995, ela iniciou a produção das modernas transmissões iB5 e dos motores HCS, para equipar os modelos Fiesta e Escort, montados em São Bernardo do Campo.

Em 1999, foram instaladas as linhas de usinagem para a montagem dos atuais motores RoCam - de reconhecida qualidade -, junto com uma nova unidade de fundição de alumínio para a produção de cabeçotes. Desde então, sua capacidade foi progressivamente ampliada - em 2002, 2005, 2007 e 2010 - para atender o crescimento da demanda do mercado interno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.