VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Imprensa Mercedes-Benz
A Mercedes-Benz Vans fechou
2011 registrando recordes de ganhos e retorno de vendas no ano de maior sucesso
da história da divisão. O lucro bruto
subiu 85% atingindo o nível recorde de €835 milhões (2010: €451 milhões)
enquanto o retorno sobre as vendas aumentou para 9,1% (2010: 5,8%) também um
recorde. As receitas de 2011 totalizaram €9.179 bilhões, um aumento de 17%
comparado ao ano anterior.
A alta demanda global por
vans resultou em um aumento de 18% nas vendas da Mercedes-Benz Vans para cerca
de 264.200 unidades, com recordes de vendas batidos especialmente pelos
mercados centrais da divisão. A Mercedes-Benz Vans também continua claramente
líder em vans de médio e grande porte na Europa, seu mercado de vendas mais
importante. A Divisão vendeu 178.300 unidades (+14%) na Europa Ocidental e
registrou vendas unitárias de 77,600 vans (+25%) no mercado alemão - o melhor
resultado de vendas para a Alemanha.
Volker Mornhinweg, CEO da
Mercedes-Benz Vans, comentou sobre o desenvolvimento do negócio de vans Mercedes-Benz:
"2011 foi um excelente ano para a Mercedes-Benz Vans. Os recordes que
marcamos em receita e retorno sobre vendas ampliaram ainda mais nossa liderança
no segmento de vans. Isso tornou a Mercedes-Benz Vans um verdadeiro propulsor
de crescimento para o Grupo Daimler"
Estratégia de crescimento
"Mercedes-Benz Vans se globaliza": ofensiva de produtos na Europa,
troca de modelo na América Latina e estratégia de duas marcas na América do
Norte
A divisão de Vans da Daimler
planeja continuar os desenvolvimentos positivos do último ano em 2012 e 2013,
obtendo um aumento em vendas unitárias, receitas e rendimentos. As bases para o
sucesso do futuro já foram assentadas pela abordagem estratégica adotada na
Mercedes-Benz Vans, que foca três áreas: exploração de todo o potencial de
crescimento nos mercados tradicionais, penetração em novos mercados de rápido
crescimento e liderança em tecnologia em conjunto com um portfólio atraente.
"Além disso, nossa
estratégia de "Mercedes-Benz Vans se globaliza" está acelerando nosso
desenvolvimento empresarial não só na Europa, mas também nos EUA, América
Latina, China e Rússia. Nossa meta agora é conseguir vendas unitárias anuais
globais de mais de 400.000 vans em 2015", disse Volker Mornhinweg.
A Divisão de Vans da Daimler
planeja expandir sua liderança na Europa entrando no segmento de rápido
crescimento de vans pequenas. O totalmente novo Mercedes-Benz Citan dessa
divisão completa o portfólio de produtos da empresa antes do final do ano. O
Citan foi projetado para clientes, e inicialmente será oferecido em diversas
categorias de tamanhos e pesos. Essa nova van para entregas nas cidades será
lançada no outono de 2012 de maneira a coincidir com a Feira IAA de Veículos
Comerciais.
"A tendência na direção
das vans pequenas para uso em sistemas de logística urbanos versáteis oferece a
nossa divisão, uma imensa oportunidade." Disse Mornhinweg. "O volume
de mercado para essas vans só na Europa está agora em aproximadamente 700.000
unidades por ano, e esse número vai aumentar. Nosso novo Citan foi projetado
para nos ajudar a obter uma participação de mercado de 4% a 5% precisamente
nesse segmento e a explorar totalmente todo o potencial de crescimento
disponível".
A Mercedes-Benz Vans tem tido
uma forte presença no mercado da América Latina por décadas e é a fabricante
líder "premium" na região. A divisão vendeu 13.600 unidades na
América Latina em 2011, um aumento de 9% comparado ao ano anterior. Ao final do
último ano, a Mercedes-Benz Vans mudou as operações de produção na fábrica do
Centro Industrial Juan Manuel Fangio na Argentina (próxima a Buenos Aires),
para a série atual do Sprinter europeu e aumentou correspondentemente a sua
capacidade de fabricação. O Sprinter é oferecido principalmente como versão de
passageiros na América Latina, para aproveitar os benefícios da demanda em
rápido crescimento para veículos de transporte de pessoas. A Mercedes-Benz
também começou agora a fabricar na Argentina o motor diesel OM 651, que já está
disponível na Europa. Esses projetos tiveram um volume de investimento total de
mais de 70 milhões de Euros. A meta clara da Mercedes-Benz Vans no momento é de
aumentar as vendas de vans em mais de 30% na América Latina nos próximo cinco
anos.
A Mercedes-Benz Vans também
continua na rota do sucesso na América do Norte, onde ela está sistematicamente
dando passos à frente com sua estratégia de duas marcas para o Sprinter. O
modelo é oferecido aos clientes dos EUA e Canadá sob as marcas Mercedes-Benz ou
Freightliner. As condições favoráveis do mercado na região e o estabelecimento
de uma nova organização de vendas Mercedes-Benz levou a um aumento de 72% nas
vendas unitárias só dos EUA em 2011, para 18.000 vans. Considerando esse
desenvolvimento a Mercedes-Benz Vans aumentou o volume de produção do Sprinter
em sua fábrica de Charleston, Carolina do Sul.
Estratégia de crescimento
"Mercedes-Benz Vans se globaliza": Lançamento da terceira série de
modelos da China
A Mercedes-Benz Vans dá alta
prioridade ao sucesso de sua entrada e penetração no mercado em crescimento da
China. Essas atividades se incorporam firmemente na estratégia da divisão
"Mercedes-Benz Vans se globaliza"
A Mercedes-Benz Vans é a
única fabricante até o momento que produz vans localmente na China. As vans com
a estrela foram produzidas através de uma joint-venture com a Fujian Motors que
recebeu um nome "Fujian Benz Automotive Corporation". Os modelos Vito e o Viano são fabricados na fábrica de
Fuzhou, onde uma versão de ônibus do Sprinter também entrou em produção em
outubro de 2011. A Mercedes-Benz Vans está visando os segmentos de transporte
de alta qualidade para passageiros e serviços exclusivos ponto a ponto da
China. A despeito de um mercado que está se restringindo levemente, a divisão
de Vans da Daimler aumentou suas vendas na China em 11% para 13.500 unidades em
2011. A rede de concessionárias da divisão também se expandiu para 50
parceiros.
Investimentos em produtos e
inovações
A Mercedes-Benz Vans investe
extensivamente em novos produtos e tecnologias e portanto possui uma gama de
produtos muito jovem. A divisão aumentou seus gastos com pesquisa e
desenvolvimento em 34%, para €358 milhões em 2011 (2010: €267 milhões) e a
Mercedes-Benz Vans planeja continuar nessa rota.
Com relação a produtos, a
Mercedes-Benz Vans lançou a nova geração do Vito e do Viano em todos os
mercados no ano passado. Os modelos foram muito bem recebidos pelos clientes e
pelas revendas. A Mercedes-Benz Vans está focando as necessidades específicas dos
clientes com essa nova série de modelos de nova geração distinguindo claramente
entre o Viano para uso por particulares e o Vito para aplicações comerciais.
No ano passado a
Mercedes-Benz Vans celebrou o 125º aniversário da invenção do automóvel com a apresentação
do Viano "Edição Avantgarde 125" - um modelo especial com motor V6 e
equipamentos internos de alta qualidade. Além disso a divisão demonstrou o que
é possível no segmento de vans de alta classe ao revelar seu carro de exibição "Viano
Vision Pearl" na IAA - feira internacional automotiva de Frankfurt. A
Mercedes-Benz Vans também introduziu o Vito Crew e o Vito Shuttle para clientes
comerciais no ano passado. O Vito Crew proporciona às empresas de serviços e
clientes em vários negócios técnicos com uma van robusta, enquanto o Vito
Shuttle é visado por clientes que utilizam vans para transporte profissional de
passageiros ponto a ponto de hotéis ou minivans para serviços de taxi.
No ano passado a divisão
registrou vendas de 98.000 vans no segmento de médio porte (ao qual o Vito e o
Viano pertencem) um aumento de 26% comparado
com o ano anterior. O Viano também registrou um novo recorde pelo
aumento de vendas de 40% para 30.500 unidades.
A Mercedes-Benz Vans continua
líder em tecnologias novas, ecologicamente corretas em vans com o Vito E-CELL a
primeira van elétrica produzida em série do mundo. Graças a seu sistema de
propulsão com zero emissões, o Vito E-CELL é ideal para uso em cidades do
interior e áreas com ambientes sensíveis. Mais de 500 modelos do Vito E-CELL já
foram fabricados e entregues a clientes da Europa para testes nas condições do
dia a dia. Um total de 230 Vito E-CELL já percorreram mais de 650.00
quilômetros em vários tipos de regiões da Alemanha. Os planos são de entregar
2000 Vito E-CELL pela Europa até o final de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.