quarta-feira, 12 de setembro de 2012
Manutenção preventiva e capacitação da mão de obra da reparação ajudam na aprovação da inspeção ambiental veicular
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Por Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
De acordo com dados da Controlar, o número de reprovações de veículos na inspeção ambiental veicular caiu nos últimos anos. De 2010 para julho de 2012, as reprovações de automóveis reduziram de 24,8% para 17,7%, enquanto nas motocicletas o índice diminuiu de 35,5% para 24%. “Maior conhecimento do mecânico levou a este resultado”, afirma o gerente de engenharia da empresa, Luiz Vicente de Mello. E a Controlar continuará investindo na formação dos mecânicos. Nos próximos meses, deve também lançar um treinamento técnico para mecânicos.
Para o presidente do Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo) e Sindirepa Nacional, Antonio Fiola, os dados mostram que o motorista está mais preocupado com a manutenção do veículo, justamente por causa da inspeção ambiental na cidade de São Paulo, o que também exige aperfeiçoamento e capacitação permanentes das oficinas. Para auxiliar o dono do carro na escolha de oficinas especializadas neste serviço, o Sindirepa-SP dispõe do Programa de Seleção de Oficinas para Atendimento Pré e Pós-Inspeção Veicular Ambiental em Veículos/Motocicletas do Ciclo Otto e Ciclo Diesel. A relação das empresas está disponível para consulta do consumidor no site: www.sindirepa-sp.org.br .
Com o objetivo de auxiliar os mecânicos a efetuar uma pré-inspeção adequada nos automóveis antes de seguirem para a inspeção veicular, a Controlar realiza palestras para apresentar um check-list, contendo diversos pontos de checagem. A conferência inclui desde detalhes simples, como placas limpas e tarjeta de São Paulo, cor do veículo igual na documentação, abertura do capô em ordem, passando, em seguida, para checagem no compartimento do motor, como mangueiras, filtro de ar e sistema de injeção de ar, depois para verificação de vazamentos aparentes de fluidos, sistema de escapamento e, finalmente, funcionamento do motor. Para o presidente do Sindirepa-SP e Sindirepa Nacional, a iniciativa é válida. “Conhecendo as regras e fazendo o passo a passo do check-list a possibilidade de aprovação do veículo é muito maior na inspeção”, comenta.
Segundo Fiola, os profissionais do setor da reparação de veículos precisam se capacitar constantemente para acompanhar, principalmente, a evolução tecnológica veicular. A entidade conta, inclusive, com o Projeto Educação Continuada, com palestras técnicas gratuitas para promover o aperfeiçoamento dos colaboradores do setor, bem como parcerias com fabricantes de autopeças e equipamentos pelo programa “Empresa Amiga da Oficina” e convênios com o Senai Ipiranga e outras instituições que oferecem descontos aos associados para se reciclarem em diversos cursos.
O ar na cidade de São Paulo é três vezes mais poluído que o limite tolerável pela OMS – Organização Mundial da Saúde. O município é considerado a quinta metrópole mais poluída do mundo e também uma das mais barulhentas. Os veículos são os principais causadores da poluição. Mais de 90% do monóxido de carbono liberado na atmosfera são provenientes dos veículos, segundo a Controlar. “O mau uso e a falta de manutenção adequada da frota são os principais geradores do gás tóxico”, afirma o gerente de engenharia da Controlar, acrescentando: “O mecânico tem um papel fundamental para a melhoria da qualidade do ar e a base para se conseguir bons resultados é o conhecimento deste profissional”.
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