quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Identifique os sinais do fim da vida útil do motor do caminhão



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Por Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Alto consumo de óleo lubrificante, baixa potência, elevado ruído proveniente do motor e excesso de fumaça sendo expelida pelo escapamento podem ser indícios da necessidade de reparação do motor do veículo.  É o que afirma Ricardo Nonis, diretor do Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores. “São sinais que, muitas vezes, apontam para o final da vida útil do motor”, esclarece Nonis.

O diretor da entidade lembra que, nesta hora, é recomendável escolher uma retífica de confiança no site da entidade (www.conarem.com.br) para realizar o serviço. “A vantagem do motor retificado sobre o remanufaturado é que, no primeiro caso, é o próprio motor do veículo que é reparado. Já no caso do remanufaturado, o consumidor entrega o motor e colhe outro”, afirma Nonis.

Ele explica que ao reparar o próprio motor do carro, o motorista tem o histórico do motor, ou seja, sabe como foi conservado e tem conhecimento sobre suas medidas. “Na retífica, sabe-se o que está recebendo, não é uma caixa preta fechada. Ao levar o motor para remanufaturar, você pode entregar um que está na primeira retífica e colher outro que está na última”, ressalta.

Ao fazer a retífica, consegue-se restabelecer todas as características do motor, desde o desempenho até a durabilidade. “A retífica cuida com bastante rigorosidade das medidas do motor”, enfatiza. Nonis aponta outra vantagem do motor retificado - a questão da numeração. “Ao reparar o próprio motor do veículo não há problema com a numeração. Já quando se coloca outro, deve-se fazer todo o procedimento para a mudança no DETRAN”, lembra o diretor da entidade. Além disso, o preço da retífica também é menor do que a remanufatura. 

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