sábado, 15 de junho de 2013
Boletim Técnico - BAS - Sistema de Assistência à Frenagem
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Por CESVI BRASIL
Antes de falar do BAS, vamos comentar sobre uma sigla com as mesmas letras, mas em outra ordem: o ABS. Esse sistema, que evita o travamento das rodas em frenagens de emergência, revolucionou a segurança, permitindo uma redução da distância necessária para frear o carro e a manutenção da dirigibilidade em condições extremas.
Só que o ABS só funciona bem quando o pedal do freio é pressionado com força máxima. E nem sempre o motorista age assim. O tremor no pedal assusta.
Então, para compensar essa variação de comportamento entre os motoristas (de maior ou menor pressão no pedal do freio), surgiu uma tecnologia complementar ao ABS: justamente o BAS, sigla para Brake Assist System, que significa “sistema de assistência à frenagem”.
A principal função do sistema é extrair a máxima eficiência do ABS, garantindo pressurização máxima do sistema hidráulico – mesmo que o motorista não aperte o pedal com tanta força assim...
Isso é possível graças a um dispositivo de detecção da velocidade de deslocamento do pedal de freio. Quando o sistema identifica que o pedal mexeu muito rapidamente, há liberação imediata do vácuo da unidade Booster, e o cilindro-mestre é acionado com força suficiente para que o ABS proporcione uma frenagem de emergência em segurança.
A configuração mais difundida do BAS consiste em:
- Sistema eletromecânico, composto por sensores que captam a velocidade de acionamento do pedal.
- Válvula liberadora de pressão instalada no Booster (unidade de vácuo).
- Módulo de controle, que processa as informações vindas dos sensores, fazendo com que a válvula atue.
Esse dispositivo de segurança ativa tem sido mais presente em veículos médios e luxuosos. Nos carros populares, só nas versões mais caras.
MUITOS NOMES, UMA MESMA FUNÇÃO
A tecnologia pode apresentar diferentes nomes, dependendo da montadora, mas todos têm a mesma função. Os nomes mais usados são: AFU (Auxílio de Frenagem de Urgência), BA (Brake Assistance) e o próprio BAS (Brake Assist System).
O Boletim Técnico é uma publicação do CESVI BRASIL. Sua divulgação por qualquer meio é permitida desde que citada a fonte.
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