quinta-feira, 20 de junho de 2013

Com carro elétrico de 544 CV, Mitsubishi Motors encara a tradicional corrida de Pikes Peak


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

 Por MitImprensa

Na próxima semana, a tradicional competição de Pikes Peak terá um "silêncio" inovador. O ronco dos motores e a poluição dos combustíveis serão substituídos pela mais alta tecnologia elétrica do Mitsubishi iMiEV, que encara a prova pelo segundo ano consecutivo.

Silencioso, mas muito potente, esse protótipo, baseado na versão de rua, é equipado com quatro motores elétricos de 100 kW cada, o que equivale a uma potência total de 544 CV. Serão dois iMiEV Evolution II correndo este ano em Pikes Peak, com os pilotos Hiroshi Masuoka e Greg Tracy.

O Pikes Peak é realizado anualmente no Colorado, Estados Unidos, e tem um grande desafio para os pilotos, já que a prova é realizada nas estradas da montanha com uma série de ziguezagues e curvas de alta velocidade. A largada ocorre a 2.862 metros de altitude e a chegada é com 4.300m, em um percurso com pouco mais de 19 quilômetros e 156 curvas. A prova deste ano será realizada no dia 30 de junho.

O Mitsubishi iMiEV é o primeiro veículo elétrico a ser produzido em grande escala no mundo, desde 2009. De lá para cá, mais de 30.000 unidades já foram vendidas em países da Europa, no Japão e Estados Unidos. No Brasil, algumas unidades do Mitsubishi iMiEV já circulam por grande capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Tecnologia para o presente
Toda a tecnologia e aprendizado adquirida pela equipe de engenheiros e mecânicos no Pikes Peaks é usada no aprimoramento dos carros elétricos e a criação de novas e modernas tecnologias para equipar os veículos Mitsubishi.

Em 2012, em sua primeira participação, a Mitsubishi ficou com a vice colocação na competição. Com todo o know-how adquirido, os engenheiros puderam analisar com detalhes diversos dados de velocidade, aceleração em pista, além de consumo da bateria, temperatura, entre outros, que foram fundamentais no aperfeiçoamento do veículo. Com isso, e após mais de um ano de preparação e desenvolvimento, surgiu a segunda geração do iMiEV Evolution, com um motor mais potente e novos componentes.

O iMiEV Evolution II é equipado com a tração 4x4 (S-AWC), sinônimo da mais alta tecnologia em todo o mundo. O modelo recebeu uma série de melhorias, como as novas baterias de alta capacidade, quatro motores elétricos, que geram 544 CV de potência, controles de tração e estabilidade (AYC e ASC), que não deixam o veículo sair da trajetória correta, além dos freios com ABS. Tudo isso agregado a uma estrutura leve e aerodinâmica, que possibilita uma melhor performance nas 156 curvas da montanha.

Pilotos
Com a experiência adquirida em 2012, o piloto japonês Hiroshi Masuoka, duas vezes campeão do Rally Dakar e vencedor de diversas provas automobilísticas ao redor do mundo, encara novamente esse desafio. O piloto, que veio ao Brasil no fim do ano passado para conhecer os ralis que a Mitsubishi realiza no país, trabalha no desenvolvimento de veículos e na formação de novos pilotos.

"Graças ao know-how adquirido em 2012, fomos capazes de melhorar ainda mais o iMiev Evolution. Agora com o Greg Tracy no time e sua vasta experiência no automobilismo, faremos o nosso melhor", destaca Masuoka.

Outro destaque é o piloto norte-americano Greg Tracy, seis vezes campeão de Pikes Peak nas motos. Atuando como piloto dublê em filmes, ele acumula vasta experiência também nas quatro rodas e conhece como ninguém as curvas do Colorado. "Estou muito animado em competir com o iMiEV. Vou fazer o meu melhor para tornar este veículo elétrico campeão pela primeira vez", garante ele.


Ficha técnica - iMiEV Evolution II
Dimensões: 4870 x 1900 x 1390mm
Ocupantes: 1
Tração: 4x4 integral
Motores: 4 (dois na frente e dois atrás)
Potência máxima: 400 kW (100 kW x4) - 544CV
Capacidade máxima da bateria: 50 kWh
Chassi: estrutura tubular
Fibra de carbono
Pneus: 260/660-18

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.