sexta-feira, 14 de junho de 2013

Hyundai é a Empresa do Ano



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 Por SD&PRESS Consultoria

 A Hyundai Brasil é a Empresa do Ano, eleita pelo Prêmio REI – Reconhecimento à Excelência e Inovação. A votação foi promovida entre os leitores de Automotive Business e participantes do Fórum da Indústria Automobilística (1º de abril) e Fórum de RH (13 de maio). Cledorvino Belini, presidente da Fiat Chrysler e presidente da Anfavea na gestão passada, foi apontado como Profissional de Montadora e Gábor  Deák, ex-presidente da Delphi, Profissional de Autopeças.

Na entrega dos troféus, dia 13 de junho, no Espaço 011 Eventos, em São Paulo, foram revelados também os outros cinco vencedores da premiação. O Hyundai HB20 é o Carro do Ano, o MAN TGX o Comercial Pesado, a Volkswagen do Brasil a melhor em Marketing e Propaganda, a MAN Latin America a campeã em Manufatura e Logística e a Bosch a vencedora em Autopeças.

Os 40 finalistas, submetidos ao voto popular, foram selecionados por um júri de 19 profissionais da indústria automobilística, constituído de consultores escolhidos por Automotive Business como notáveis conhecedores do setor. Os leitores da newsletter e da revista receberam senha para entrar em um hotsite e apontar os melhores cases nas oito categorias, correspondentes ao período de 1º de março de 2012 a 1º de fevereiro de 2013.

Confira a Lista Completa dos Vencedores

EMPRESA DO ANO
Hyundai Brasil

A Hyundai Motor Brasil, que promoveu com bastante sucesso a introdução da empresa coreana no País em 2012, inaugurou em novembro a fábrica em Piracicaba (SP), com capacidade de produção de 150 mil carros por ano. O sucesso de venda dos veículos foi expressivo, provocando fila de espera. A empresa investiu US$ 700 milhões na unidade paulista, que produz três modelos, desenvolvidos para o Brasil: a família HB. O primeiro veículo em produção foi o HB20 hatch, com motores flex 1.0 e 1.6 e opção de câmbio automático nas versões 1.6. A família HB já foi complementada com o crossover HB20X e uma versão sedã.

PROFISSIONAL DE MONTADORA

Cledorvino Belini, presidente da Fiat Chrysler América Latina

Como presidente da Anfavea, Belini conduziu com firmeza a posição da entidade diante dos programas que levaram à edição e regulamentação do Inovar-Auto. Nenhuma das montadoras associadas à entidade teve dificuldade em se habilitar inicialmente dentro da legislação proposta pelo Ministério da Indústria e Comércio. Na Fiat, o executivo conduziu a empresa à superação, em 2012, de sua marca histórica de vendas no Brasil, registrando o melhor desempenho em 36 anos de presença no País. A Fiat liderou o mercado brasileiro pelo décimo primeiro ano (23,1%) e cresceu 11,1%, acima da média dos concorrentes.

PROFISSIONAL DE AUTOPEÇAS

Gábor Deák, ex-presidente da Delphi

Após inúmeras conquistas em quase 40 anos de trabalho, incluindo 15 anos em posições-chave na Delphi da América do Sul, Gábor anunciou a aposentadoria no fim de 2012. Defensor da indústria automobilística brasileira dedicou-se ao desenvolvimento da SAE Brasil. Foi vice-presidente e membro do conselho de administração do Abipeças/Sindipeças. Atuou como presidente da Delphi para a América do Sul de 2003 a 2012, quando o faturamento da companhia na região passou de US$ 490 milhões para mais de US$ 1 bilhão. Implementou o Formare na empresa.

VEÍCULO LEVE

Hyundai HB20

O primeiro modelo produzido pela marca sul-coreana em Piracicaba (SP) chegou gerando filas de espera nas lojas. O HB20 disputa mercado com os carros mais vendidos do País. Vêm com motores 1.0 de três cilindros e 80 cv e 1.6 de quatro cilindros e 128 cv, ambos flex. O 1.6 traz como opção um câmbio automático de quatro marchas. Desde a chegada, em outubro de 2012, o hatch já emplacou mais de 72 mil unidades. Em fevereiro, as concessionárias Hyundai Brasil receberam o HB20X, com apelo aventureiro e motor 1.6. Em abril surgiu o HB20S, versão sedã com os mesmos motores 1.0 e 1.6 que já equipavam o hatch.

COMERCIAL PESADO

MAN TGX

O ano de 2012 trouxe uma mudança significativa no mercado brasileiro de caminhões: a entrada da norma Proconve P7. Junto com isso, a MAN Latin America lançou os caminhões TGX no segmento de extrapesados, prometendo elevado nível de conforto, tecnologia adequada ao País e baixo consumo de combustível, garantindo alta produtividade e menor custo operacional. A experiência de mais de 30 anos da engenharia brasileira da MAN Latin America colaborou no desenvolvimento da versão nacional, por meio de um programa de testes em diversas condições de operação no Brasil.

MARKETING E PROPAGANDA

Volkswagen do Brasil

Por meio de teasers no YouTube, trazendo ícones do passado como Chacrinha e Rivellino, a Volkswagen reviveu o Fusca com um novo modelo que traz o nome e o design que o definiu. A ação teve como objetivo gerar curiosidade do público para o lançamento da campanha publicitária. Inovadores e irreverentes, os teasers inusitados se tornaram "virais" nas redes sociais. O filme "Chacrinha" mostrou imagens do Velho Guerreiro, trazendo um recado bem humorado para o pessoal do futuro sobre o Fusca 2012. Em "Rivellino" são utilizadas imagens de uma divertida entrevista do jogador.

MANUFATURA E LOGÍSTICA

MAN Latin America

A MAN Latin America promoveu uma das maiores e mais rápidas modificações e capacitações de linha na indústria automobilística. Foram três semanas para que a linha de produção dos veículos extrapesados TGX, que até então eram exclusivos na mesma, abrissem espaço à produção de Micro Bus. As áreas de engenharia de manufatura e logística tornaram viável a produção desses modelos, totalmente distintos, em uma mesma linha de produção. O takt time do caminhão extrapesado passou por redução de 38%, com base em melhorias de linha e conceitos logísticos. Foi, assim, liberado espaço na linha principal para viabilizar os volumes de 2013.

AUTOPEÇAS
Bosch – ABS para motos de baixa cilindrada

A Bosch desenvolveu um ABS especialmente para motos de baixa cilindrada, que predominam no Brasil. O produto ajudará a reduzir o alto índice de fatalidades entre motociclistas. O ABS monitora a velocidade das rodas. Se uma delas ameaça travar durante uma frenagem intensa ou em pistas escorregadias, o sistema regula a pressão de forma direcionada, garantindo frenagem otimizada. Dessa forma, mantém-se a estabilidade e capacidade de manobra da motocicleta, mesmo em condições adversas do solo, como areia, cascalho ou água. Este fato reduz significativamente o risco de uma queda e encurta a distância de frenagem.

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