sábado, 13 de julho de 2013

O crescimento e o amadurecimento do mercado de veículos online


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Por Caio Ribeiro, Gerente Sênior do MercadoLivre Classificados / Burson-Marsteller

Atualmente, com a expansão e diversificação do comércio eletrônico, conseguimos comprar qualquer produto online, inclusive veículos automotivos. O mundo virtual vem crescendo exponencialmente e cada dia mais tem se tornado um forte aliado do consumidor na hora da compra e venda de qualquer produto. Uma prova disso é que hoje o Brasil possui mais de 90 milhões de pessoas conectadas e de acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, somos líderes em permanência na internet, passando Japão, Alemanha e os Estados Unidos. Para se ter uma ideia, hoje gastamos, em média, 27 horas mensais online, tanto a lazer quanto a trabalho.

Inclusive, já se foi o tempo onde a escolha do carro a ser comprado se dava apenas através de recomendações de conhecidos ou revendedores. O estudo aponta que o volume de buscas por palavras relacionadas ao segmento automotivo teve um aumento de 30% em 2012. A pesquisa ainda mostra que, só no Brasil, mais de 50% das pessoas que estão interessadas em adquirir um carro buscaram informações online para entender mais sobre ele.

Segundo dados levantados pelo MercadoLivre Classificados, o ano de 2012 foi bastante movimentado na plataforma. A categoria de veículos como um todo contou com um aumento de 52% de anúncios com relação ao ano anterior. Só carros teve um crescimento de 60%. Segundo dados apresentados por Ariane Walker, Diretora Sênior de Marketing e Mídia da J. D. Power and Associates em sua palestra sobre Marketing Automotivo, durante o evento Automotive Marketing Roundtable, que aconteceu no final de 2012, hoje 80% dos compradores de carros novos dos Estados Unidos utilizam a internet durante o processo de aquisição de um veículo.

A pesquisa aponta ainda que o tempo de compra de um automóvel gira em torno de dois meses, pois a obtenção de um bem durável leva as pessoas a tomarem decisões mais baseadas no racional do que no emocional e, por meio da internet, o consumidor pode pesquisar e comparar preços com calma, além de conseguir informações sobre a marca e o modelo desejado pela experiência de outros proprietários.

Os sites de classificados também permitem que os interessados vejam fotos 360º, ou seja, de todos os ângulos do carro, possam ponderar questões que precisam ser lavadas em conta antes da compra do veículo como a cor, opcionais, custo de manutenção da marca escolhida, histórico dos problemas previamente apresentados pelo automóvel e seu valor de revenda.

E para o mercado automotivo, 2013 promete ser um ano bastante aquecido. Em 2012, o Brasil voltou a ocupar o quarto lugar entre os maiores mercados de veículos do mundo, atrás somente da China, Estados Unidos e do Japão, segundo um estudo da consultoria de mercados automotivos Jato Dynamics. Com a venda de 3,6 milhões de carros, ante 3,4 milhões do ano anterior. E a tendência é continuar nesse crescimento, principalmente com o auxílio cada vez maior dos sites de classificados.

Fato é que o acesso facilitado à internet e o aumento do número de computadores nas casas dos brasileiros contribuem cada vez mais para a formação de um consumidor interessado e ávido por informação. Uma pesquisa anual realizada pelo MercadoLivre Classificados em parceria com a Oh! Panel mostrou que 96% dos consumidores que pretendem comprar um carro recorrem à internet para comparar preços antes da aquisição do veículo e 95% deles acessam a rede para pesquisar sobre as marcas e os modelos.

Hoje, até o formato das concessionárias passa por uma transformação, visto que o consumidor geralmente já chega até ela sabendo quais os modelos que lhe interessam mais e, que cabem no seu orçamento. Então quando na loja física a negociação tende a ser muito mais objetiva e decisiva, valendo mais do que nunca, a experiência e relacionamento proporcionados pelo vendedor.

Se analisarmos detalhadamente os dados da pesquisa do MercadoLivre Classificados, o destaque fica por conta da maior variedade de modelos disponíveis, preços mais competitivos e comodidade oferecida pelos classificados online. Prova que quem anuncia na internet, tem que estar sempre atento em escolher as melhores fotos, e que sejam reais, do carro, além de pensar em condições de pagamento, entre outros detalhes.

O mercado tende a migrar cada vez mais para as mídias online, porém é fundamental saber como o consumidor quer buscar e encontrar os anúncios. Este é o desafio futuro dos classificados na internet.


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