terça-feira, 6 de agosto de 2013
Certificações garantem mais segurança ao consumidor
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Por Ex-Libris Comunicação Integrada
Empresas das mais variadas áreas de atuação têm experimentado comportamento cada vez mais exigente de seus consumidores que, na busca de produtos e serviços, esperam ter atendidas suas altas expectativas com relação à qualidade do que é procurado. Nessa crescente expectativa é que se consolidou o universo das certificações. Hoje, elas estão presentes em inúmeros segmentos do comércio e da prestação de serviços, incluindo o setor de blindagem de veículos, onde possuem grande relevância mercadológica.
“A certificação serve de comprovação formal de que um produto ou serviço atende aos regulamentos e especificidades que o regem. No segmento da blindagem, ela é uma ferramenta importante, que mostra ao consumidor que a empresa certificada tem capacidade e material para oferecer o serviço e dar a proteção e segurança desejadas pelo consumidor”, afirma Christian Conde, presidente da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin).
O presidente da Abrablin explica que no setor de blindagem também há as duas formas de certificação, a voluntária e a compulsória. “A compulsória envolve o Exército Brasileiro, órgão responsável por fiscalizar e regularizar todas as empresas que produzem, comercializam ou realizam qualquer outra transação comercial com este tipo de produto (mesmo as locadoras de veículos blindados). Para agirem regularmente, elas precisam possuir o Certificado de Registro (CR), emitido pelo órgão militar. Sem esse documento, essas empresas não podem atuar”, diz Conde.
Outras certificações, voluntárias, ampliam a segurança ao consumidor que busca a proteção blindada. A ISO 9001, norma internacional que fornece requisitos pra o Sistema de Gestão de Qualidade das organizações, é uma delas. Entre os fatores avaliados pela certificação, está a adequação de recursos e gestão de processos, a competência de funcionários, além do monitoramento de planejamentos, processos e produtos, a busca por melhorias contínuas e o acompanhamento da opinião do cliente quanto à qualidade do serviço oferecido. Entre as empresas detentoras da ISO 9001 está a Concept Blindagens, de São Paulo.
“No segmento como o nosso, que envolve a preservação de vidas, a certificação vem dar segurança extra para o interessado em investir nesse tipo de proteção, avalizando todo o processo realizado pela blindadora”, afirma o engenheiro Rogério Garrubbo, diretor da Concept.
A empresa é detentora de outras certificações. Foi a primeira blindadora nacional a conquistar o “Selo Verde”, certificação criada em conjunto pelo Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) e Instituto de Qualidade Automotiva (IQA) com foco nos bons conceitos de gestão de resíduos, sustentabilidade e logística reversa. Também se submeteu à certificação não compulsória de produtos realizada pelo IQA dentro dos padrões internacionais de testes voltados para a resistência balística.
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