Por Imprensa Ford
A Ford criou um desafio no topo de um prédio para mostrar a forma de funcionamento do sistema de estacionamento automático disponível no Novo Focus 2014, que chega ao mercado em outubro. O vídeo dessa ação, produzido por uma equipe profissional e disponível neste link (https://www.youtube.com/watch?v=qmD7upeLDBQ), é um dos mais vistos na rede social pela precisão e confiabilidade do equipamento.
"O objetivo da Ford é democratizar novas tecnologias em seus veículos nos mais diversos segmentos e esse tipo de demonstração pública é uma das formas criativas para essa finalidade", diz Célio Galvão, gerente de Imprensa da Ford.
O Novo Focus global será lançado com uma série de tecnologias exclusivas no segmento de carros médios. O sistema de estacionamento automático, por exemplo, aumenta o conforto e a segurança do motorista.
O vídeo, visto em todo o mundo, mostra o carro sendo estacionado no topo de um prédio sem barreiras de proteção. A produção, feita na Europa, foi cercada de todos os cuidados de segurança e com uma motorista profissional, deixando claro que se trata de uma demonstração de tecnologia.
Como funciona
O sistema de estacionamento automático do Novo Focus conta com sensores ultrassônicos nos para-choques dianteiro e traseiro e nas laterais do veículo. O movimento da direção é controlado por computador. Quando o motorista ativa o sistema por um botão no console, os sensores escaneiam a rua até encontrar um espaço adequado e avisam.
O sistema então orienta o motorista a engatar a marcha e comandar o acelerador e o freio até encaixar o carro na vaga, movendo automaticamente o volante. A manobra rápida leva de 15 a 30 segundos. A qualquer momento o motorista pode interromper a ação e retomar a direção, caso haja necessidade. Se algum carro ou objeto se aproximar, o sistema dispara um alerta visual e sonoro.
Os sensores ultrassônicos são precisos e de longo alcance. A tecnologia foi projetada para funcionar em diversas situações que podem ser encontradas na hora de estacionar, como vagas apertadas (com espaço só 20% maior que o comprimento do carro), em subidas, descidas ou perto de obstáculos.
Sem estresse
Estacionar pode ser uma das ações mais estressantes ao dirigir, principalmente em cidades congestionadas. Uma pesquisa feita pela Ford mostrou que, para os novos motoristas, estacionar é duas vezes mais estressante que dirigir. E isso não acontece só com eles: no total, cerca de um terço dos motoristas diz precisar de mais de uma tentativa para estacionar o carro.
"Além de ser uma tecnologia de última geração que agrega valor ao Novo Focus, o sistema automático de estacionamento torna a sua direção ainda mais agradável", diz Katia Ribeiro, da área de Produto da Ford.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.