segunda-feira, 18 de novembro de 2013
Ford Argentina comemora 100 anos de história
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Há cem anos, Buenos Aires foi o palco da instalação da Ford Argentina, onde escreveu a própria história da indústria automobilística do país vizinho que, até 1960, se constituía num segmento que apenas montava automóveis.
Neste 15 de novembro, acontece a festa do centenário e para maior prestígio, o evento contou com a participação de Bill Ford, presidente do Conselho de Administração da Ford Motor Co., e bisneto de Henry, o fundador.
Ford se estabeleceu na Argentina no final de 1913, somente dez anos depois de Henry Ford ter iniciado suas operações em Detroit. O país entrou para a história como o primeiro a ter uma filial da empresa na América do Sul e a segunda instalada fora dos Estados Unidos.
Tudo começou no famoso bairro de La Boca, em Buenos Aires, com um investimento de 240 mil dólares, suficiente para dar início à operação platina que resultou, em 1925, na inauguração da primeira planta Ford na América Latina, com a produção do modelo T, importado semi-desmontado.
A planta, que chegou a contar com 400 empregados, entre pessoal administrativo e trabalhadores no chão da fábrica, adicionava cerca de 20% de peças de produção local aos veículos importados CKD. A rede de concessionárias se expandiu, rapidamente, e atingiu 285 unidades, em todo o país.
Em 1927, a produção do T alcançou a marca de 100.000 unidades. Logo depois, entrou em linha o modelo A.
Primeiros Ford argentinos
Ao terminar a segunda guerra mundial, a empresa retomou sua atividade e, em 1957, começou a produzir os primeiros veículos da linha “F”. Ao final de 1959 deu início à produção da picape F-100 e caminhões F-600 e o chassis para ônibus B-600. No ano seguinte a Ford Argentina comemorou o lançamento da pedra fundamental da grande fábrica de General Pacheco, que, em 1961, foi inaugurada oficialmente.
Em 1962, começa a produção do Falcon, o primeiro argentino. Em 1969, um passo além, com o grande e luxuoso Fairlane. Depois da crise mundial do petróleo, em 1973, o mercado pedia carros com menor consumo de combustível. A resposta da Ford foi o lançamento, em julho de 1974, do Taurus, primeiro compacto da companhia, com design europeu que, em 1983, se constituiu na unidade um milhão produzida em Pacheco. No ano seguinte, com um investimento de 80 milhões de dólares, surgiu a linha Sierra.
Em 1987, durante o período Autolatina, entrou em produção o Ford Escort. No período de 1975 a 1995, Ford liderou as vendas no mercado argentino, chegando a alcançar 38% de participação. Em 1994, o principal lançamento foi o Orion.
Os últimos anos
Em 1996, a Argentina começou a produzir o Escort para abastecer todo o Mercosul. Em 25 de novembro, do mesmo ano, Ford lançou a Picape Ranger que, na época, só era fabricada no Centro Industrial Ford de General Pacheco e nos Estados Unidos.
Três anos mais tarde, deu início à produção de um carro mundial de grande êxito no mercado europeu, o Ford Focus, destinado ao mercado local e aos demais países do Mercosul. Nesse período, a produção local era complementada com a importação dos modelos Ka, Fiesta, Mondeo, Transit e F-100. O Focus também foi o veículo que ficou para a história da Ford Argentina como o de número dois milhões de unidades produzidas no país, Marca alcançada em 13 de outubro de 2005.
Modelos históricos produzidos pela Ford Argentina
1961, F-100; 1961, F-350; 1961, F-600; 1962, Falcon; 1968, B-600 Diesel; 1969, Fairlane; 1973, Picape Ranchero; 1974, Taunus; 1984, Sierra; 1987, Escort; 1994, Orion; 1996, Ranger; 1999, Focus
Modelos Ford disponíveis, atualmente, no mercado argentino
KA, Fiesta, Fiesta Max One, Novo Fiesta, Novo Fiesta Sedan, Novo Focus, Novo Focus Sedan, Mondeo, Novo Ecosport, Novo Kuga, Nova Ranger, Transit Chassis, Transit Furgão e Transit Minibus
Fonte: www.fordparatodos.com.br
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