quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Lançamento mundial do SUV compacto da Porsche - O Macan



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 Por Porsche Latin America, Inc.

A Porsche está ampliando a sua linha de produtos com o objetivo de incluir uma categoria de veículo completamente nova. O Macan é o primeiro modelo da Porsche a integrar o segmento de SUV compacto e, muito provavelmente, estabelecerá novos padrões no campo de dinâmica e prazer de direção, tanto nas estradas pavimentadas como em terreno desnivelado. O Macan combina as características tradicionais de manobra que identificam a Porsche: aceleração máxima e alto poder de frenagem, ampla potência de motor, extrema agilidade e precisão ideal de direção. Além disso, todas essas características são combinadas com um alto nível de conforto e praticidade para o uso diário. O DNA esportivo do Macan, como de todos os veículos da Porsche, pode ser imediatamente reconhecido no seu design. O veículo utilitário esportivo é incomparável em virtude de seu contorno plano e amplo. O capô envolvente e a linha levemente inclinada do teto acentuam a impressão global de elegância esportiva e dinâmica poderosa. Muitos dos elementos do design foram reproduzidos de outros carros esportivos da Porsche e aprimorados para o Macan, tornando claro, desde o primeiro olhar, que o Porsche Macan é o primeiro carro esportivo no segmento de SUV compacto. O Macan é “Made in Germany”, produzido na fábrica de Leipzig. A Porsche investiu 500 milhões de euros na fábrica e iniciou no local uma linha de produção, configurada para produzir cerca de 50.000 veículos por ano – todos fabricados de acordo com a mais elevada precisão e com o nível de qualidade mais avançado, o que é de se esperar da Porsche.

Na época do seu lançamento para o mercado, o Macan estará disponível em três modelos. O Macan S está equipado com um motor V6 biturbo de 3,0 litros, com uma potência de 340 cv, contando também com tração ativa nas quatro rodas controlada eletronicamente e com uma embreagem de múltiplos discos de mapa controlado. A tração nas quatro rodas, aliás, é uma característica comum a todas as versões do Macan. Uma transmissão de dupla embreagem com sete marchas transfere a potência conforme necessário e quase sem interrupções na força de tração, permitindo que o veículo acelere de 0 a 100 km in 5,4 segundos (ou 5,2 segundos quando equipado com o pacote opcional Sport Chrono). O veículo alcança uma velocidade máxima de 254 km/h, e seus valores de consumo de combustível de acordo com o novo ciclo de direção europeu, ou NCDE, ficam entre 11,1 e 11,5 km/l, o que corresponde a um nível de emissões de CO2 entre 212 a 204 g/km.

O Macan S Diesel é o corredor de longa distância econômico dentre as três versões do Macan. Seu motor turbodiesel V6 de 3,0 litros obtém valores de consumo de combustível de acordo com o NCDE que ficam entre 15,9 e 16,4 km/l, o que corresponde a emissões de CO2 entre 164 e 159 g/km. Mesmo assim, o Macan S Diesel acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos (ou 6,1 segundos quando equipado com o pacote opcional Sport Chrono), graças a seu motor de 258 cv atingindo a velocidade máxima de 230 km/h.

Já a versão topo de linha do modelo Macan, o Macan Turbo, provavelmente será o veículo mais potente no segmento de SUV compacto. O motor V6 biturbo de 3,6 litros, que está sendo usado pela primeira vez em um modelo Porsche, gera inigualáveis 400 cv de potência e catapulta o veículo de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. Quando equipado com o pacote Sport Chrono, é possível até mesmo alcançar essa velocidade em 4,6 segundos. Embora a velocidade máxima seja 266 km/h, os valores de consumo de combustível do Macan Turbo, de acordo com o NCDE, ficam entre 10,8 e 11,2 km/l, o que equivale a emissões de CO2 entre 216 e 208 g/km.

Macan significa tigre no idioma indonésio, e o veículo realmente age de acordo com seu nome: poderoso e pronto para atacar a todo o momento, mas ágil e tenaz em terrenos off-road. O mais recente estágio de evolução da tração nas quatro rodas, conhecido como gestão de tração da Porsche (Porsche Traction Management ou PTM), gerou um dos sistemas de direção mais poderosos do mundo. Com o lançamento do Macan, a Porsche agora oferece veículos esportivos com tração nas quatro rodas, abrangendo uma gama sem precedentes.

Um olhar na ficha técnica de desempenho revela que o Macan foi concebido tendo em mente a agilidade. Outras características inconfundíveis do veículo incluem suas proporções, o design e os pneus mistos nas rodas grandes. Os motores, sistemas de acionamento e o Porsche Doppelkupplung (PDK) de sete marchas fazem com que as características do veículo se traduzam de modo dinâmico e eficiente tanto nas estradas como em terrenos off-road, fazendo com que ele seja uma verdadeira experiência de direção Porsche. Os bancos do motorista e do passageiro estão colocados em uma posição baixa, típica dos carros esportivos.

A variação de equipamentos que vêm de fábrica no Macan é abrangente e inclui tração nas quatro rodas, PDK, volante esportivo multifuncional com alavancas de troca de marcha, rodas grandes, sistema de áudio de alto desempenho e um porta-malas que pode ser acionado eletricamente. A lista de equipamentos especiais opcionais oferece ainda mais destaques como, por exemplo, o sistema de suspensão a ar, que o Macan ostenta exclusivamente em seu segmento. Outro sistema é o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) de vetoramento do torque, que foi especialmente adaptado para o Macan. O sistema distribui diversos níveis de torque de direção às rodas traseiras e trabalha em conjunto com um bloqueio de diferencial no eixo traseiro, controlado eletronicamente. A lista de opções Porsche inclui ainda o bastante procurado farol alto dinâmico, que faz parte do sistema de iluminação Porsche Dynamic Light System Plus (PDLS Plus) e que ajusta de maneira contínua o nível dos faróis de acordo com o tráfego à frente e em direção contrária.

Design: profundamente enraizado no legado de carros esportivos da Porsche
A herança dos carros esportivos no Macan fica evidente em muitos detalhes de seu design. Os projetistas utilizaram todos os recursos disponíveis para fazer com que as dimensões e as linhas do modelo confirmem esta declaração. O resultado pode ser resumido em duas palavras tradicionais para um carro esportivo: amplo e baixo. O design incorpora esportividade, dinamismo e precisão à elegância e construção de baixo peso. Linhas arredondadas são combinadas com bordas de precisão estrategicamente posicionadas. Com suas proporções harmoniosas, a aparência do Macan é compacta, poderosa e rente ao chão.

Mesmo quando está parado, detalhes de design tomados dos carros esportivos Porsche destacam o que o Macan tem a oferecer em termos de desempenho. Por exemplo, o formato de janela lateral e a linha descendente do teto na traseira do carro, conhecida como a linha de extensão da Porsche, são uma indicação clara do 911. As asas traseiras também têm o perfil suave do 911.
O 918 Spyder é considerado o veículo que evoluiu ainda mais o DNA do design Porsche. O Macan adota esta mesma característica, e o formato básico de seus faróis principais se baseia no do 918 Spyder, enquanto as lâminas na parte inferior das portas dianteiras e traseiras relembram as junções rebaixadas das portas do supercarro esportivo híbrido. Por dentro, o Macan vem equipado de fábrica com um volante esportivo multifuncional, cujo desenho é completamente novo e se baseia no 918 Spyder.

O visual lateral, com sua linha de teto esportiva rebaixada, cria um perfil agudo e enfatiza a natureza dinâmica do veículo, enquanto as linhas de design que vão em direção à parte traseira do veículo acentuam as asas amplas e esculpidas. Com os chamados Window Graphics - as bordas de todas as superfícies de vidro laterais - e o formato do pilar D, estas linhas de design são uma indicação do design do 911.

Outro destaque no design da lateral do carro, e outro meio de personalizar o veículo, são as lâminas na parte inferior das portas dianteiras e traseiras, elementos de inserção formados dinamicamente, que são colocadas à disposição em diferentes materiais. O desenho destas lâminas laterais lembra as junções rebaixadas das portas do 918 Spyder, bem como o protetor de entrada da porta dianteira. Combinado com as maçanetas sofisticadas, isto faz com que as portas pareçam ser mais estreitas e significativamente mais esportivas e dinâmicas.

No Macan S e no Macan S Diesel, as lâminas laterais vêm pintadas de fábrica na cor preta, ou Lava Black. No Macan Turbo, as lâminas laterais vêm pintadas na mesma cor externa do carro (um opcional para o Macan S e o Macan S Diesel), o que acrescenta elegância clássica ao seu visual. Lâminas laterais em carbono verdadeiro, disponíveis como opcional para todas as versões, dão mais ênfase ao caráter esportivo do Macan.

Outro detalhe atraente no design do Macan é a soleira lateral contínua. Junto ao spoiler de teto longo na cor preta, este elemento enfatiza o design fluido do veículo. Os pneus mistos têm 265 mm de largura no eixo dianteiro e 295 mm de largura no eixo traseiro. Com as rodas de até 21 polegadas, os pneus também realçam as intenções esportivas do Macan.
Com suas linhas sutis e curvas harmoniosas, a traseira do carro é uma união entre a esportividade e a elegância. Foi propositadamente projetada para ser uma área ampla e sem muitas interferências, para dar ao veículo um visual maior. Para conseguir manter este visual ininterrupto, a alavanca de abertura do porta-malas foi escondida embaixo do limpador do para-brisa, e a placa está na parte inferior traseira.

Os faróis traseiros do Macan são outra característica atraente, ostentando um design tridimensional extremamente compacto e tecnologia LED, outra referência ao 918 Spyder. O difusor traseiro em todas as versões é acompanhado em ambos os lados por escapamentos duplos - redondos no Macan S e no Macan S Diesel, e quadrados no Turbo. Todas as versões têm um escapamento esportivo feito de aço inoxidável cromado como opcional.

Interior esportivo e de alta qualidade
O enfoque no aspecto ágil e amplo continua no interior do Porsche Macan. Linhas sofisticadas, transições precisas e trabalho manual de alta qualidade criam uma fusão harmoniosa entre esportividade, qualidade e elegância.

Desde os bancos dianteiros rebaixados, o console central em declive e o conceito de mostrador e operação até a ampla gama de opções de personalização, o interior oferece tanto um senso de familiaridade como novas características atraentes, como por exemplo o novo volante esportivo multifuncional.

A cabine conta com todas as características tradicionais de um carro esportivo. O olhar é imediatamente atraído para o volante esportivo multifuncional que vem de fábrica, cujo desenho é completamente novo e baseado no 918 Spyder. Outros botões multifuncionais que vêm de fábrica são para o telefone, rádio e computador de bordo, que ao lado das alavancas de troca de marcha ergonomicamente posicionadas garantem que as mãos do motorista estejam sempre liberadas para permanecer no volante fazendo com que sua concentração continue na estrada.

Três mostradores redondos com um tacômetro situado na posição central formam o painel de instrumentos. O tubo no lado direito abriga uma tela colorida de 4,8 polegadas de alta resolução. Como seria de se esperar, o botão para ignição está situado no lado esquerdo do volante, o que é tradicional nos carros da Porsche. O console central em declive com o seletor de marchas em uma posição elevada, comumente encontrado nos carros de corrida, traz o motorista ainda mais para dentro da cabine. Os botões das funções mais importantes estão reunidos em grupos lógicos no console central, permitindo uma operação simples e intuitiva das funções individuais.

O Porsche Doppelkupplung (PDK) vem de fábrica
Pela primeira vez em um novo modelo da Porsche, todas as versões do Macan vêm de fábrica com o Porsche Doppelkupplung (PDK) de sete marchas de alto desempenho. As vantagens deste desenho de transmissão incluem um excelente desempenho de partida, trocas de marchas extremamente rápidas sem qualquer interrupção na força de tração, tempos de reação curtos, baixo consumo de combustível e um conforto excepcional durante a troca das marchas. Da mesma forma como para praticamente todos os veículos da Porsche que incluem o PDK, existem duas caixas de câmbio: no lado direito, o nível de troca de marchas necessário é acionado através de um seletor de marchas tradicional da Porsche, enquanto que a do lado esquerdo pode ser acionada manualmente ou com as alavancas de troca de marcha no volante, que vêm de fábrica.

Tração ativa nas quatro rodas e Porsche Traction Management (PTM)
A tração ativa nas quatro rodas faz parte do sistema de gestão da tração Porsche (Porsche Traction Management, PTM) e vem de fábrica em todas as versões do Macan. Junto aos outros elementos do sistema, como a embreagem de múltiplos discos de mapa controlado, controlada eletronicamente, o diferencial de freio automático (Automatic Brake Differential, ABD) e o ajuste antiderrrapagem (Anti-Slip Regulation, ASR), a tração nas quatro rodas cuida da tração e da segurança.

O sistema de tração nas quatro rodas é um dos sistemas com tempo de resposta mais rápidos no mercado e seu desenho realça as características de carro esportivo do Macan. O eixo traseiro é sempre manobrado e o eixo dianteiro recebe seu torque de direção do eixo traseiro, e o torque depende da razão de travamento da embreagem de múltiplos discos controlada eletronicamente.

Modo off-road com o apertar de um botão
O modo off-road vem de fábrica no Macan, e a função é acionada com o apertar de um botão no console central, nas velocidades de zero a 80 km/h. Esta função troca todos os sistemas relevantes para um programa off-road orientado pela tração. Por exemplo, as revoluções de troca e as marchas são direcionadas para terem um nível mais acentuado de tração, a embreagem é pré-tensionada a um grau mais elevado para poder oferecer mais rapidamente o torque de direção adequado ao eixo dianteiro. A divisão padrão do torque entre os eixos dianteiro e traseiro, bem como a resposta do pedal do acelerador, também são adaptadas às condições off-road. Além disso, a distância até o solo pode ser facilmente aumentada em 40 milímetros acima do seu nível normal graças ao chassi com suspensão a ar opcional, o que oferece uma distância máxima até o solo de 230 milímetros.

Opção: Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus)
O sistema de vetoramento do torque Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) foi especialmente adaptado para o Macan com o objetivo de melhorar a dinâmica e a estabilidade de direção. O PTV Plus usa uma divisão variável do torque padrão nas rodas traseiras, combinada com um bloqueio de diferencial no eixo traseiro controlado eletronicamente. Em resposta ao ângulo e à velocidade de esterçamento, à posição do pedal do acelerador, à proporção de guinada e à velocidade do veículo, o PTV Plus melhora o comportamento do esterçamento e a precisão do esterçamento através de intervenções direcionadas no freio na parte interna das rodas traseiras para melhorar a agilidade. Isso faz com que a parte externa das rodas traseiras receba uma maior força de propulsão, permitindo assim um maior impulso de manobra no volante. O resultado é um esterçamento direto e dinâmico nas curvas. O PTV Plus também exerce um impacto positivo quando o Macan enfrenta terrenos off-road: o giro da roda traseira em terreno macio é reduzido através de intervenções direcionadas de travamento e frenagem.

O botão Sport vem de fábrica
Todas as versões do Macan vêm de fábrica com o botão Sport, que pode ser encontrado no console central, à esquerda do seletor de marchas. Quando o botão Sport é pressionado, o sistema de gestão eletrônica do motor faz com que a resposta do motor seja ainda mais rápida: um toque no pedal do acelerador resulta em uma resposta notavelmente mais direta pelo motor, o limitador de rotações é configurado para ter um nível mais específico e a dinâmica do motor assume uma sensação esportiva. Além disso, o PDK permite que os pontos de troca de marcha ocorram em uma faixa de velocidade mais elevada, acrescentando um toque ainda mais esportivo. Os tempos de resposta são mais curtos, e as trocas de marcha mais definidas e instantâneas, particularmente durante as reduções das marchas com a embreagem dupla. O som do motor também foi adaptado para soar ainda mais robusto. Além disso, o sistema de controle de chassi por gestão de suspensão ativa da Porsche (Porsche Active Suspension Management, PASM) (que faz parte do equipamento que vem de fábrica no Macan Turbo) está configurado no modo esportivo para proporcionar uma sensação mais esportiva à suspensão e ao esterçamento direto, oferecendo assim características de manobra ainda mais ágeis.

Opção: pacote Sport Chrono
O pacote opcional Sport Chrono oferece um melhor desempenho com o apertar de um botão. O pacote Sport Chrono permite que o chassi, o motor e a transmissão sejam sintonizados a um nível ainda mais esportivo, acompanhado por um som ainda mais emocionante. O pacote Sport Chrono é caracterizado por um cronômetro analógico e digital no painel de instrumentos, bem como com outro botão Sport Plus localizado no console central. Outro elemento do pacote é o mostrador do desempenho no sistema opcional de gestão de comunicação da Porsche (Porsche Communication Management, PCM), que oferece informações sobre o tempo total de direção, a distância percorrida na volta atual ou o tempo que leva para completar cada volta, por exemplo. A função “Launch Control” também está incluída: esta função permite obter um nível de aceleração similar ao necessário para dar a largada em uma corrida. Esta vantagem melhorou em 0,2 segundos o tempo de aceleração padrão necessário para ir de zero a 100 km/h em todas os modelos. A função “Launch Control” permite obter melhores tempos de volta e uma melhor distribuição entre conforto e esportividade no momento em que o veículo é manobrado, garantindo assim ainda mais prazer ao dirigir.

Três versões de chassi para o Macan
O Macan conta com três versões de chassi à disposição. O desenho das molas de aço atende aos padrões mais exigentes de desempenho, prazer de dirigir, capacidade de transitar por terrenos off-road e conforto. A consistente filosofia de construção de baixo peso, incorporada pelos eixos e componentes de chassi de alumínio, contribui para uma maior dinâmica de direção e conforto. O eixo dianteiro se baseia em um desenho com cinco braços (five-link) pelo qual o eixo traseiro é formado por um desenho trapezoidal de braços. No eixo traseiro, uma disposição separada das molas e amortecedores no suporte para roda melhora o conforto na viagem e a resposta de manobra pelos amortecedores. Esta disposição é também responsável pela ampla capacidade de carga no porta-malas.

A segunda versão do chassi do Macan é uma combinação do desenho das molas de aço e do sistema PASM, que vem de fábrica na versão topo de linha, Macan Turbo. O PASM pode ser selecionado como opção no Macan S e no Macan S Diesel. A combinação do desenho das molas de aço e do sistema PASM permite que o veículo atinja, com ainda mais eficiência, elevados padrões de conforto em longas distâncias, desempenho e agilidade. Esta variante de chassi também proporciona uma distribuição significativamente melhor do amortecimento da suspensão entre os três programas do PASM de “Comfort”, “Sport” e “Sport Plus”, apenas com o apertar de um botão.

PASM (Porsche Active Suspension Management)

O sistema ajustável de absorção de choque PASM, controlado eletronicamente, aumenta o prazer de dirigir, a segurança e o conforto, e faz parte do equipamento de fábrica do Macan Turbo. O sistema regula de maneira ativa e contínua a força de amortecimento nos eixos dianteiros e traseiros. Os veículos normalmente demonstram um movimento notável da carroceria em resposta a um estilo de direção muito dinâmico que envolve fases de aceleração e frenagem bruscas ou quando está em terrenos off-road. O PASM foi projetado para intervir e reduzir o movimento da carroceria. Dependendo da sua preferência e necessidades, os motoristas podem escolher entre três programas: “Comfort”, “Sport” e “Sport Plus”.

Suspensão a ar: exclusiva neste segmento de mercado
A terceira versão de chassi do Porsche Macan, e exclusiva neste segmento de veículos, é a suspensão a ar opcional que inclui um sistema de nivelamento, ajuste de altura e o PASM. Esta variante de chassi também atende aos níveis mais exigentes de conforto, esportividade e desempenho, e coloca o veículo na pole position quando comparado a todos os outros desenhos de chassi.

Quando comparado ao desenho com molas de aço, o Macan com suspensão a ar fica 15 milímetros abaixo do Normal Level e, devido ao centro de gravidade associado mais baixo, ele oferece tanto uma melhor dinâmica de direção como mais conforto. A suspensão a ar mantém automaticamente uma posição consistente do veículo, independente da distribuição da carga. A altura até o solo pode ser ajustada em três níveis diferentes, conforme necessário: “High Level I”, “Normal Level” e “Low Level”. No nível “High Level I”, o veículo fica 40 milímetros acima do “Normal Level”, com uma distância máxima até o solo de 230 milímetros. Esta opção é acionada pelo botão off-road e pode ser usada em velocidades entre zero a 80 km/h.

Freios poderosos oferecem um nível de desempenho de primeira categoria
Os freios do Porsche Macan fazem jus ao nível de desempenho excepcional do veículo. Atendendo aos padrões normalmente elevados estabelecidos pela marca, o Macan se destaca com o sistema de frenagem mais poderoso de seu segmento de mercado. O Macan utiliza freios dianteiros com pinça fixa de seis pistões, com pinças de freio monobloco de alumínio. As pinças de freio do Macan S e do Macan S Diesel pressionam discos de freio com 350 milímetros de diâmetro, enquanto os discos de freio do Turbo têm 360 milímetros de diâmetro. Em todos os modelos, a ação de frenagem na parte traseira é proporcionada por pinças de freio flutuantes, com um freio de mão elétrico integrado. Os discos de freio traseiros do Macan S e do Macan S Diesel têm 330 milímetros de diâmetro e os discos de freio traseiros do Turbo, 365 milímetros de diâmetro. O freio de mão elétrico oferece mais conforto e segurança ao estacionar o veículo. O freio de mão é liberado automaticamente quando o veículo sai do lugar. Outra característica que está sendo lançada é a função Hold.

Pneus mistos: benefícios funcionais e visuais
A utilização dos pneus no Macan é tradicional de carros esportivos: o veículo é projetado para usar pneus mistos com dimensões diferentes nos eixos dianteiro e traseiro. Os pneus mistos enfatizam o visual de carro esportivo do Porsche Macan e também oferecem algumas vantagens funcionais: combinados com o sistema de tração nas quatro rodas projetado para veículos com traseira pesada, os pneus largos no eixo traseiro aumentam a tração e melhoram a estabilidade de direção. Os pneus dianteiros mais estreitos permitem que sejam realizadas manobras de esterçamento esportivas, porém precisas, o que também contribui com a agilidade do veículo. Em geral, os pneus mistos desempenham uma função essencial sobre o excelente desempenho de direção do Macan. Pneus 235/60 R 18 (dianteira) e 255/55 R 18 (traseira) vêm de fábrica no Macan S e no Macan S Diesel, enquanto que o Macan Turbo conta com pneus 235/55 R 19 (dianteira) e 255/50 R 19 (traseira).

As rodas disponíveis para o Porsche Macan representam perfeitamente esta característica, também nas estradas. Existe uma ampla gama de rodas com designs atraentes à escolha. Esta gama inclui rodas de até 21 polegadas, que estão disponíveis para todas as versões do Macan.

Sistema de direção eletromecânica
O sistema de direção eletromecânica – pela primeira vez utilizado em um SUV da Porsche – permite que o Macan seja dirigido de modo preciso e mais direto, com a agilidade de resposta tradicional da marca Porsche, em todas as situações de direção. O sistema de direção também oferece diversos benefícios relacionados ao consumo de combustível: em comparação com os sistemas de direção hidráulica convencionais, o sistema de direção eletromecânica economiza até 0,1 litro de combustível por 100 quilômetros, já que o sistema apenas exige energia para esterçar. Um efeito importante é o fato de que o Macan pode ser equipado com um sistema que avisa quando o carro sai da faixa, que trabalha em conjunto com o sistema de direção eletromecânica e controla as intervenções de esterçamento ativa quando elas são necessárias.

Carroceria: desenvolvida para o carro esportivo dentro do segmento de SUV compacto
Uma consideração essencial no desenvolvimento da carroceria do Macan foi a meta de criar um veículo que mostrasse imediatamente que é um Porsche quando comparado a outros SUV compactos, ou seja, criar um carro esportivo para este segmento de mercado. Esta meta certamente foi alcançada, como demonstrado por diversas características do veículo. Por exemplo, o capô cobre os arcos das rodas e embute os faróis principais, fazendo com que a dianteira do carro tenha um visual amplo e robusto. As linhas de design nítidas e avançadas no capô enfatizam ainda mais a largura do veículo. A carroceria é totalmente fabricada em alumínio, o que oferece uma redução no peso e, portanto, contribui para uma maior eficiência e dinamismo.

Interior e equipamento: equipamento excepcional de alta qualidade

O espaço para os passageiros no Porsche Macan inclui a tendência atual do design dos carros esportivos da Porsche, proporcionando um visual de primeira categoria. Entre os equipamentos oferecidos no interior está o sistema de som surround Burmester de alto desempenho, disponível pela primeira vez em um veículo desta categoria. Outras novas opções de equipamento incluem o sistema que avisa quando o carro sai da faixa e o sistema que ajuda o motorista na troca de faixas. Funções como o piloto automático adaptável (Adaptive Cruise Control, ACC) com o sistema Porsche Active Safe (PAS) oferecem ainda mais conforto e segurança.

A ergonomia respalda a direção esportiva: o console central em declive e a posição do banco do motorista garantem uma distância muito curta entre o volante e o seletor de marchas, fazendo com que o motorista agora fique ainda mais integrado ao interior, graças ao fato de que o seletor de marchas está montado em uma posição elevada, tradicionalmente encontrada nos carros de corrida. Os controles de todas as funções e ajustes principais estão reunidos em grupos lógicos no console central, sendo que os botões podem ser facilmente alcançados para garantir uma operação rápida e intuitiva. Assim como em todos os modelos da Porsche, o botão da ignição está posicionado do lado esquerdo do volante.

O painel de instrumentos também é típico da Porsche, oferecendo três mostradores redondos tradicionais com um tacômetro localizado na posição central. Um indicador da marcha dentro do tacômetro diz ao motorista qual marcha foi engatada pelo Porsche Doppelkupplungsgetriebe (PDK). Uma tela colorida de 4,8 polegadas de alta resolução está no mostrador direito. Além de mostrar as funções mais importantes do computador de bordo, esta tela também apresenta os mapas do sistema opcional de gestão da comunicação da Porsche (Porsche Communication Management, PCM) com módulo de navegação.

Visão e sinalização perfeitas: sistemas de iluminação no Macan
Os sistemas de iluminação e o design do Porsche Macan formam uma parte inteira unificada, proporcionando uma funcionalidade excepcional. As características distintivas na dianteira do Macan incluem os módulos generosamente proporcionados dos faróis principais, os faróis de dia e a disposição das luzes de neblina. Os faróis traseiros, com seu design elegante, reforçam o caráter esportivo do veículo, fazendo com que o Macan seja inconfundível, mesmo no escuro.
Faróis principais de halogênio com feixe de projeção vêm de fábrica no Porsche Macan. Faróis principais de bi-xenôn também estão disponíveis como item opcional (vêm de fábrica no Macan Turbo). Contando também com tecnologia de projeção, o sistema inclui faróis de curva estáticos e dinâmicos (sistema de iluminação dinâmica Porsche [Porsche Dynamic Light System, PDLS]).

O Macan S e o Macan S Diesel contam com faróis de dia, e o Macan Turbo vem equipado com tecnologia de luzes LED de quatro pontos. Faróis de neblina também vêm de fábrica em todas as versões do Macan, para garantir a segurança nas estradas, mesmo em condições climáticas ruins. O Macan S e o Macan S Diesel têm luzes halógenas de neblina arredondadas, integradas na parte dianteira; já esses faróis no Macan Turbo usam tecnologia LED.

Os faróis traseiros incluem integralmente tecnologia LED, e têm um design similar aos faróis do Porsche 918 Spyder. Os faróis dão um aspecto altamente sofisticado e amplo, reforçando ainda mais as características de carro esportivo do Macan. O design tridimensional é particularmente atraente e faz com que o Macan seja inconfundível, tanto de dia como de noite: as luzes de freio circulares enfatizam os detalhes elegantes do farol traseiro horizontal, o que simultaneamente realça a direção do efeito de iluminação tridimensional, tão impressionante de dia como de noite, e garante que o veículo seja facilmente reconhecido.

Na América Latina, as versões do Macan estarão disponíveis a partir de maio de 2014. O preço final das versões será anunciado em uma época mais próxima ao lançamento.

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