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Os motoristas geralmente desconhecem a correta utilização dos
chamados faróis auxiliares, como os de neblina e os de milha. Essa é uma dúvida
que vale a pena ser sanada, porque o uso inadequado desses dispositivos, que
agrida as determinações do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), pode gerar
multa aos infratores.
Quando um condutor emprega os faróis auxiliares de maneira
incorreta em uma situação ou ambiente que não pede aquela utilização, a visão
dos motoristas que cruzam na pista em sentido contrário pode ficar bastante
prejudicada e pode ainda atrapalhar a circulação de pedestres e até causar
acidentes. Por isso, para saber se vale a pena investir nessas peças, é preciso
saber para que servem esses faróis.
Para que servem esses tipos de faróis
auxiliares?
Os faróis de milha são
dispositivos de
iluminação de longa distância. Os fachos emitidos são complementares ao farol alto
comum do carro, e só devem ser usados em estradas muito escuras e sem veículos
cruzando na pista. A claridade produzida por eles é muito superior àquela
propagada pelos faróis de fábrica, criando um campo de visão maior. Geralmente
são instalados perto do para-choques, no spoiler dianteiro, mais ou menos à
altura dos faróis comuns e muito utilizados nos carros off-road.
Existem luzes que são específicas para o uso na cerração. Por
isso, são chamadas muito apropriadamente de
faróis de neblina, e não devem ser confundidas com os outros tipos de faróis
auxiliares. Seus fachos de luz são amarelados, baixos e bem definidos, e
melhoram a visão da estrada pelo condutor, quando a via está estorvada por
névoas, densa tempestade ou nuvens de poeira. São instalados na parte baixa do
veículo, mais ou menos a 70 centímetros em relação ao solo, com o objetivo de
iluminar as laterais da estrada.
Os faróis de xenônio (xenon) emitem uma luz branca, com enorme intensidade,
até três vezes mais poderosa do que as lâmpadas comuns (halógena), dando uma
maior visibilidade. E ainda consomem menos energia e têm quase o dobro de vida
útil. Elas não são recomendadas para instalar no farol de neblina. Mas muitos
motoristas colocam para dar um visual mais bonito. Numa ocasião perguntamos aos
clientes se eles sabiam para que servia um farol de milha e um deles responde:
“Pra colocar Xenon”. Na hora achei graça! Foi engraçado, convenhamos, mas não é
para isso que ele serve.
Fique atento entre as diferenças do farol de milha e do farol
neblina. Os faróis que ficam próximo ao chão são o de neblina, mas foram
categorizadas como de milha por serem habitualmente chamados assim.
Quando utilizar cada tipo?
Agora que já se sabe a função de cada tipo de farol já é
possível identificar, segundo seus hábitos e sua situação pessoal, se vale a
pena investir em um equipamento como este.
Os faróis de neblina, por exemplo, devem ser acionados em
conjunto com os faróis baixos, que já vêm de fábrica no veículo. Sua posição
baixa auxilia em circunstâncias de difícil visibilidade por conta de muita
claridade e reflexo contra a visão do motorista. Eles não podem, em nenhuma hipótese,
ser utilizados como iluminação principal. Invista nesses acessórios se você
costuma pegar trechos de estradas que tenham neblina, cerração, ou muita
precipitação, ou caso você viaje com frequência para regiões de serra ou
municípios de elevada altitude.
Para os faróis de milha, a legislação de trânsito não proíbe seu
uso, mas exige uma regulagem precisa de emissão de luz e também exatidão quanto
ao posicionamento e dimensão dos apetrechos. Jamais devem ser empregados como
faróis principais, muito menos acionados à luz do dia. Se você costuma viajar
bastante à noite, ele pode aumentar sua visibilidade nos trajetos escuros e,
consequentemente, sua proteção e confiança.
No caso das luzes de xenônio (xenon), a Resolução nº 384 do
Contran veda sua instalação nos veículos que não tenham saído de fábrica com o
item já montado. A proibição ocorreu porque a emissão desse modelo era intensa
e incomodava demais a visão dos outros motoristas. Portanto, você não deve
tentar colocar o kit desse tipo de iluminação em seu carro, o que poderia
acarretar em multa de R$127,69 e perda de 5 pontos na habilitação.
E aí, você conhecia as especificidades de cada
um desses faróis? Já utilizou ou utiliza algum em seu veículo? Conte suas
experiências nos comentários!
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