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Por Linkpress Assessoria e
Comunicação
Dentro do universo das duas rodas, os modelos sport são especiais e
atraem os apaixonados pelas suas formas agressivas, incrível potência e
pilotagem emocionante. Referência neste mercado, a Honda já está
comercializando o seu modelo esportivo de entrada para a alta cilindrada: a CBR
500R, que combina beleza e alta performance com condução fácil, perfeita para
quem está procurando a sua primeira esportiva e deseja sentir a adrenalina
presente no DNA da marca, respeitado em todas as pistas do mundo.
Além destes atributos, a nova integrante da família 500cc traz ainda
preço competitivo, sendo oferecida na rede de concessionárias Honda a partir de
R$ 23 mil, na versão standard.
Beleza e alta performance
A carenagem, além de transparecer à motocicleta um porte equivalente ao
de modelos com maior cilindrada, contribui para a diminuição do arrasto
aerodinâmico e acentua ainda mais o seu design esportivo. Integrados ao visual
estão o painel de instrumentos digital na cor branca e o conjunto óptico, com
refletor duplo multifacetado e lâmpadas halógenas de 55W, que oferece boa
visibilidade em qualquer condição. A capacidade do tanque de combustível é de
15,7 litros.
Os semi-guidões proporcionam uma pilotagem próxima às dos modelos de
pista e enfatizam toda a emoção e estilo sport. A altura do assento é de 785 mm
e suas medidas são as mais compactas da linha com (C) 2.075 mm x (L) 740 mm x
(A) 1.145 mm, distância entre os eixos de 1.410 mm, tornando a pilotagem ainda
mais precisa. O peso seco do modelo é de 181 kg (183kg na versão ABS).
Versatilidade, maneabilidade e ótima performance, com condução agradável
e prazerosa em qualquer situação são as marcas registradas da CBR 500R. O
modelo compartilha uma base em comum com os outros modelos da família 500cc,
com chassi em aço, do tipo Diamond, que oferece uma excelente capacidade de
manobra.
O desempenho, tanto em vias urbanas como na estrada, é proporcionado pelo
motor bicilíndrico, de quatro tempos e 471 cm3 - DOHC (Double Over Head
Camshaft), com duplo comando de válvulas no cabeçote, quatro válvulas por
cilindro e arrefecimento a líquido -, que desenvolve potência máxima de 50,4 cv
a 8.500 rpm e torque máximo de 4,55 kgf.m a 7.000 rpm.
Os pistões são forjados em liga de alumínio, com diâmetro de 67 mm, curso
de 66,8 mm e construção diferenciada, semelhantes aos utilizados na motocicleta
CBR 600RR. A rigidez e resistência também foram otimizadas e seus pesos
reduzidos, para tornar o funcionamento ainda mais suave e eficiente.
As respostas rápidas ao comando do acelerador são garantidas pelo sistema
de alimentação eletrônico PGM-FI (sistema de injeção programada de
combustível), que envia ao motor o volume ideal de combustível para cada faixa
de rotação, melhorando a eficiência e criando um excelente equilíbrio entre
máxima potência e baixo consumo. O escape foi desenvolvido em aço inoxidável,
com design integrado ao pedal do garupa.
Aliado a este conjunto motriz, o câmbio de seis velocidades possui
embreagem multi-disco e oferece engates precisos, o que possibilita excelente
desempenho do conjunto tanto em trechos urbanos quanto na estrada.
No tocante à suspensão, a Honda trouxe tudo que há de mais moderno e de
alta tecnologia disponível no mercado de duas rodas.
A dianteira recebeu garfo telescópio, com curso de 120 mm, desenvolvido
para proporcionar total domínio e estabilidade em curvas, sem deixar de lado o
conforto. Na traseira, a suspensão é monoamortecida do tipo Pro-Link, com curso
de 119 mm, e conta com nove níveis de regulagens da pré-carga do amortecedor.
Ainda no quesito conforto, o painel de instrumentos é totalmente digital
e de fácil leitura, que traz – além do velocímetro - conta-giros por gráfico de
barras, relógio, hodômetro (total e parcial), medidores de consumo de
combustível instantâneo e média, além de indicadores de diagnóstico do motor,
que permite ao motociclista se concentrar na pilotagem com maior conforto e
segurança.
As rodas em alumínio fundido trazem design exclusivo e foram projetadas
para oferecer leveza e resistência em qualquer superfície. Os pneus são 120/70
ZR-17 na frente e 160/60 ZR-17 na traseira. A rabeta é desenhada, em estilo
esportivo. O banco de dois níveis oferece grande conforto e excelente
ergonomia, permitindo que o piloto fique integrado e se fixe mais adequadamente
à motocicleta. Isto colabora para execução de manobras mais rápidas e que
exigem maior firmeza, principalmente em velocidades mais altas.
Para oferecer total controle da pilotagem, a nova integrante da família
CBR está equipada com freio dianteiro a disco com diâmetro de 320 mm de
acionamento hidráulico e cáliper de duplo pistão. Já o traseiro, conta com
disco de 240 mm de diâmetro, acionado por pistão e pinça simples. O modelo
também chega com versão equipada com freios ABS, sistema eletrônico que evita o
travamento das rodas e propicia total segurança, mesmo em situações de frenagem
mais bruscas. Para maior segurança, todos dispõem ainda de HISS (Honda Ignition
Security System - Sistema de Segurança de Ignição Honda).
Família de sucesso
A família 500cc conta ainda com outros dois modelos: a recém-lançada CB
500F, naked, e a CB 500X, crossover, que tem previsão de lançamento para este
ano. Com os lançamentos, a Honda tem como objetivo oferecer modelos que
proporcionem conforto, potência e segurança para todos os públicos e se firmar
como líder absoluta no mercado de alta cilindrada.
Já disponível na rede de concessionárias, a CBR 500R será oferecida nas
cores branca (STD e ABS) e vermelha (STD) por R$ 23 mil (standard) e R$ 24,5
mil (versão ABS).
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