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Antes
de partir para aquela tão sonhada viagem de férias com a família ou amigos é
preciso estar atento às condições do veículo e realizar a manutenção
preventiva, que visa a maior segurança nas estradas. Pensando nisso, a Bosch,
através da rede Bosch Service, preparou algumas orientações para que os
motoristas tenham apenas boas recordações do passeio.
“Para
assegurar uma viagem tranquila e sem riscos, é importante checar itens, como:
alinhamento da direção, balanceamento das rodas, freios, faróis, palhetas,
sistema de injeção e ignição, além da bateria”, destaca Daniel Lovizaro,
gerente de Assistência, Serviços e Treinamentos Técnico da divisão Automotive
Aftermarket da Robert Bosch para a América Latina. Segundo ele, também é
essencial que a manutenção seja feita em oficinas que possuam equipamentos de
teste e de diagnose para uma análise mais completa e assertiva.
Filtros
·
Quando em bom estado de conservação, os filtros de
óleo, ar e combustível ajudam a reduzir o consumo de combustível e o nível de
emissão de poluentes. Já os filtros de cabine purificam o ar que circula
internamente no veículo, reduzindo a concentração de partículas de pó e
contaminantes aspirados da atmosfera.
·
Realizar a manutenção preventiva e, sempre que
necessário, efetuar a troca dos filtros de óleo e combustível evita danos à
injeção eletrônica, assim como nos demais sistemas e peças do motor. A
recomendação da Bosch é que a troca destes componentes seja feita sempre em
intervalos sugeridos no manual do fabricante do veículo.
Velas
·
Abasteça
em postos de combustível de confiança. Combustíveis adulterados ou de
procedência duvidosa encurtam a vida útil destes componentes e podem provocar,
entre outros problemas, superaquecimento das peças e carbonização dos
eletrodos.
·
Troque
as velas de ignição periodicamente, conforme a recomendação do fabricante.
Velas gastas ou danificadas podem prejudicar o desempenho do carro.
Cabos
·
Ao
levar o carro no mecânico para a verificação do estado das velas, a Bosch
recomenda que sejam observadas também as condições dos cabos de ignição, que
são os responsáveis por conduzir a corrente elétrica de alta tensão produzida
na bobina de ignição às velas do motor.
·
Um
cabo de ignição danificado pode gerar problemas de interferências
eletromagnéticas e/ou fuga de corrente, causando falhas no motor, consumo
excessivo de combustível e problemas no catalisador.
·
Os
cabos de ignição devem ser testados e revisados a cada 15 mil quilômetros,
evitando assim problemas com o sistema de ignição.
Sonda Lambda
·
Componente
do sistema de injeção eletrônica, a sonda lambda tem a função de medir a
quantidade de oxigênio dos gases que saem do escapamento. Em perfeitas
condições, emite sinais eletrônicos para que a unidade de comando (ECU) determine o volume exato de injeção de combustível, podendo gerar uma
economia de até 15%, além de proporcionar mais potência ao motor; proteção ao
meio ambiente e aumentar a vida útil do catalisador.
·
A
durabilidade deste componente é grande quando o veículo apresenta condições de
manutenção favoráveis e assim como abastecido com combustível de qualidade.
Mas, para garantir seu bom funcionamento, é necessária uma revisão a cada 30
mil quilômetros. Isso é necessário, pois uma sonda lambda defeituosa não
informa os dados corretamente e todo o sistema de injeção eletrônica perde sua
eficiência.
Correias
sincronizadoras
·
A
principal função desta peça, também conhecida como correia dentada, é
proporcionar o sincronismo de movimento entre o virabrequim e o comando de
válvulas, que são os principais eixos do motor.
·
Quando
a correia quebra há interrupção neste sincronismo, o que provoca parada total
do veículo, e pode gerar sérios danos ao motor. Na maioria das vezes, os custos
para este reparo são superiores do que o valor de uma substituição de correia
realizada preventivamente. Desta forma, a Bosch aconselha realizar uma
avaliação visual a cada 10 mil quilômetros.
·
É
recomendável realizar a troca da correia ao encontrar sinais como: trincas,
ressecamento, contaminação com óleo e dentes rachados. É importante ainda
verificar o estado das polias e dos tensionadores, com objetivo de garantir a
eficiência da correia e evitar o desgaste precoce da mesma.
Palhetas
·
A Bosch recomenda que a substituição das palhetas
seja realizada pelo menos uma vez por ano ou ao serem observadas as seguintes
condições no para-brisa: formação de faixas e riscos, ruído ou trepidação,
formação de névoa e falhas na limpeza; e nas palhetas: lâmina quebradiça, torta
ou rasgada.
·
Ao substituir as palhetas é importante verificar
também a condição do motor, do braço do limpador e se o esguichador está
desobstruído e corretamente posicionado.
·
Para manter as palhetas em boas condições de uso,
a Bosch orienta que no momento da lavagem do carro, a limpeza das lâminas de
borracha seja realizada somente com um pano umedecido em água, nunca com
querosene ou outros produtos químicos.
Freios
·
A
recomendação da Bosch é verificar o sistema de freios a cada cinco mil
quilômetros, quando serão inspecionados visualmente todos os componentes do
sistema. Esta verificação indicará a necessidade de substituição dos
componentes, o que garante maior segurança e menor custo na manutenção do
sistema.
·
Na
hora de substituir o fluído de freio é importante levar em consideração a
especificação correta para cada tipo de veículo. Por isso, a orientação é
sempre seguir as especificações do manual do proprietário do veículo. A
aplicação de um fluído não adequado pode reduzir a eficiência da frenagem ou
mesmo danificar o sistema, colocando em risco a segurança.
·
Em
caso de viagem, a Bosch recomenda que a revisão do sistema de freios seja feita
com no mínimo duas semanas de antecedência, tendo em vista o período de
assentamento do material de atrito e acomodação do sistema, evitando, neste
período, freadas bruscas e em altas velocidades.
Fonte: In Press Porter Novelli
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