VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Ano
novo, férias, hora de pegar o carro, por o pé na estrada com a família e curtir
o verão, mas um ponto que não pode ser deixado de lado é a manutenção
preventiva do veículo e principalmente a revisão no sistema de arrefecimento.
Aqueles
carros que ficam parados na estrada, complicando o trânsito, com o capô aberto
e um monte de fumaça saindo dele, está com problema no sistema de
arrefecimento. Uma das maiores causas de parada de veículos e um dos problemas
mais baratos e fáceis de se resolver com uma simples revisão no seu mecânico de
confiança antes de viajar.
O
sistema de arrefecimento é responsável pela temperatura de funcionamento do
motor. É através de alguns componentes que o motor se mantém de forma ideal,
rodando sem maiores problemas.
O
que deve ser verificado em uma revisão do sistema de arrefecimento:
-
Líquido de arrefecimento: é o que circula pelo sistema, mantendo através da
troca de calor, a temperatura ideal de funcionamento no motor;
-
Radiador: responsável pelo resfriamento do líquido de arrefecimento que circula
pelo bloco do motor, mantendo a temperatura correta.
-
Válvula termostática: é o que controla a temperatura do líquido de
arrefecimento. Quando o motor atinge a temperatura ideal, a válvula se abre e o
líquido vai ao radiador para se resfriar e fecha quando o este se resfria,
mantendo o motor funcionando corretamente.
-
Bomba d´água: responsável pela pressão que faz o líquido circular pelo sistema
do motor, passando pela válvula termostática e retornando ao radiador;
-
Reservatório de expansão: é onde o líquido de arrefecimento fica armazenado.
Deve ser verificado a cada 30 mil km e reabastecido adequadamente sempre que a
marca estiver abaixo do nível indicado ou conforme recomendado no manual de
proprietário do veículo.
-
Mangueiras: responsáveis pela circulação do liquido. Devem ser verificadas a
procura de ranhuras ou rachaduras que ocasionam vazamentos e a consequente
perda do correto funcionamento do sistema.
-
Sensor de Temperatura: envia um sinal eletrônico da temperatura do motor ao
painel ou ao computador do veículo.
-
Interruptor Térmico: é o que aciona a ventoinha localizada junto ao radiador
para resfriar o líquido dentro do radiador quando o veiculo está em
congestionamentos.
Para
maiores informações sobre o diagnóstico e manutenção de todo o sistema de
arrefecimento, vejam o vídeo no nosso canal do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=CEGz22TamlM
Na
manutenção preventiva, o que mais deve-se cuidar é do líquido de arrefecimento.
Um veículo sem o correto funcionamento do sistema de arrefecimento poderá
“ferver” e consequentemente, o motor irá parar.
Para dúvidas de produtos e
aplicação, entre em contato com o SIM - Serviço de Informações MTE, através do
0800 704 7277 ou ainda pelo WhatsApp da empresa pelo número (11) 9-5559-7775.
Fonte: Paula Skoretzky - Assessora de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.