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A Band garante a devolução do
valor dos ingressos aos milhares de fãs da Indy que iriam assistir a Brasilia
Indy 300. Todas as orientações sobre o ressarcimento estão no site da livepass
(livepass.com.br). A emissora lamenta os transtornos causados aos aficionados
pela categoria, uma das mais importantes do automobilismo mundial, e reitera
sua surpresa com o cancelamento unilateral anunciado pela Terracap.
ENTENDA O CASO:
Todos os entendimentos para a
realização da prova ocorreram de forma pública e transparente, conforme
descrito a seguir:
As negociações
Em novembro de 2013, a direção da
Rede Bandeirantes foi procurada por representantes do governo do Distrito
Federal e pelo então governador Agnelo Queiroz, interessados em levar a prova
para Brasília. A Band, que já não era mais a responsável pela realização da
corrida, teve que atuar junto aos promotores do evento nos Estados Unidos. Depois
de algumas semanas o negócio ganhou forma. Todas as etapas que levaram à
celebração do contrato foram públicas e aconteceram dentro de um ambiente de
absoluta transparência.
Compromisso
O termo de compromisso, que deu
início formal à relação, foi assinado por Agnelo Queiroz no dia 21 de março de
2014 em um evento público, em São Paulo. A assinatura foi testemunhada por
centenas de pessoas. Entre elas estavam o ex-presidente Lula e várias
autoridades do Governo do Distrito Federal, que não se cansaram de enaltecer os
termos do acordo. O fato foi amplamente divulgado pelos veículos do Grupo
Bandeirantes, sites especializados e imprensa em geral.
Início dos trabalhos
Em maio de 2014, por ocasião da
realização da Indy 500, o então governador Agnelo Queiroz, acompanhado por
vários secretários, foi aos Estados Unidos em visita oficial e se reuniu com o
governador de Indiana, o prefeito de Indianápolis e o presidente da Indy Car,
confirmando seu compromisso internacionalmente.
Em setembro do ano passado, após seis
meses de tratativas, como consequência do termo de compromisso, a Band assinou
com a Terracap o contrato que teve a súmula publicada no Diário Oficial.
Durante as negociações, todas as exigências do Governo do Distrito Federal e da
própria Terracap foram atendidas pela Band.
A partir de então, semanalmente, a
emissora realizou reuniões técnicas para acompanhar o andamento dos trabalhos
da pista. Todas as reuniões - devidamente registradas em atas - contaram com a
participação de representantes do governo do DF, da Terracap e da Novacap, sem
que qualquer problema fosse levantado. O autódromo de Brasília pertence à
Terracap, que era a única responsável legal pela licitação para a reforma.
Portanto, a Band não teve qualquer envolvimento, nem com a frustrada licitação,
nem com as obras.
Compromisso reiterado pelo atual governo
Os entendimentos entre a Band e o
novo governo começaram muito antes da posse. No fim de novembro, o atual
governador, Rodrigo Rollemberg, ainda na condição de governador eleito, almoçou
com a direção da Band e assegurou seu apoio à realização da corrida. Na
ocasião, Rollemberg disse que conhecia o contrato e suas penalidades e que já
tinha tomado a decisão de apoiar o evento. O governador eleito orientou ,
inclusive, seus assessores a procurarem a equipe de seu antecessor para
comunicar o apoio e garantir agilidade nas providências.
Na segunda semana de janeiro, após
a posse, o chefe da Casa Civil Hélio Doyle, falando em nome do governador
Rodrigo Rollemberg, deu uma entrevista ao Jornal da Band onde
"garantia" a posição do governo: "A realização da corrida de
Fórmula Indy no dia 8 de março está garantida. O governador Rodrigo Rollemberg
já havia se comprometido a dar sequência a esse contrato", afirmou (veja
em http://bit.ly/1DAFbxl). No período da realização da corrida, previam-se que
pelo menos 100 milhões de reais deveriam circular em Brasília, fato que era
comemorado por Doyle. "Um evento desse porte em qualquer cidade gera
retorno e naturalmente movimenta a economia local", disse. O cronograma
seguiu sem problemas.
A procuradora-geral do Distrito
Federal, Paola Aires Correa Lima, apresentou em 13 de janeiro último um recurso
ao Tribunal de Contas do DF pedindo o prosseguimento das obras. Segundo ela, o
custo de realizar a prova é a melhor alternativa para o Distrito Federal. Ainda
nesse recurso, a procuradora afirma que há dotação orçamentária e recursos
financeiros para o cumprimento do contrato.
Na data de ontem, a Band obteve
acesso ao processo administrativo da Terracap correspondente ao contrato. Dele
não constam qualquer fundamento legal que determine a suspensão da prova e o
cancelamento da reforma da pista. Constam, sim, pareceres e deliberações
atestando a legalidade do contrato.
Cancelamento unilateral
Alheio a tudo isso, à regularidade
e à transparência do negócio, o Ministério Público resolveu recomendar ao
Distrito Federal que se abstivesse de realizar qualquer ação que visasse à
realização da corrida.
O Governador Rodrigo Rolemberg,
por meio da estatal Terracap, determinou o cancelamento da prova, sem qualquer
pré - aviso e sem dar qualquer oportunidade de manifestação da Band, pondo a
perder tudo aquilo que seria herdado pelo contribuinte do Distrito Federal.
Agora, o autódromo de Brasília está demolido, sua pista está semi - asfaltada e
sem qualquer perspectiva futura. Além de gerar empregos e movimentar a economia
local, o evento cancelado seria visto em cerca de 120 países. Um terço dos
ingressos acabaram logo nas primeiras horas. As cerca de 15 mil pessoas que
compraram o seu ingresso para a corrida e os treinos serão agora ressarcidas.
A Band está adotando as
providências legais cabíveis, inclusive para ressarcir seus prejuízos. Agradecemos
o apoio dos parceiros que, assim como a emissora, investem no esporte e
acreditam na capacidade dos brasileiros de realizar grandes eventos.
Fonte: Assessoria De
Comunicação Band
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