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A Ford desenvolveu junto com a empresa ASI, Autonomous
Solutions Inc., dos Estados Unidos, uma nova tecnologia de software e
componentes para testes robóticos e autônomos de veículos, patenteada pela
marca. A empresa anunciou agora que vai abrir a licença para outras montadoras
poderem usar essa inovação, que reduz significativamente o tempo de
desenvolvimento de projetos e evita o desgaste físico dos motoristas em testes
de durabilidade, que incluem a rodagem sobre pistas esburacadas e outros
obstáculos.
Esse
conjunto robótico inclui um módulo de controle do volante do veículo e
atuadores desenvolvidos pela Ford para comandar o acelerador e o freio por meio
de uma haste de metal. O modulo é programado para seguir uma rota predefinida e
o veículo tem a sua movimentação monitorada por uma sala de controle, com
câmeras e GPS que garantem uma precisão de menos de 1 polegada.
Se o veículo
sai da rota, os engenheiros podem pará-lo, corrigir o trajeto e reiniciar o
teste. Sensores a bordo também conseguem fazer uma parada total se um pedestre
ou outro veículo cruzar o caminho. Veículos controlados por robôs são usados
para testes repetitivos em pistas extenuantes, capazes de simular 10 anos de
direção e abusos diários em circuitos relativamente curtos, com poucas centenas
de metros, e superfícies como concreto quebrado, grades de metal, cascalho
grosso, poças de lama e diferentes obstáculos.
Utilizada desde 2013, essa tecnologia de nova geração da
Ford recebeu melhorias significativas na precisão e tempo de reação do
acelerador e do freio. Mudanças no design também simplificaram a sua instalação
no veículo, permitindo a rápida desativação para que um engenheiro assuma o
volante. A Ford licenciou patentes para que seus atuadores possam ser
incorporados nos sistemas de teste que a ASI comercializa para outras
montadoras e fornecedores de carros, picapes, ônibus e veículos militares.
Fonte: Imprensa
Ford
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