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A Land Rover, marca britânica de SUVs premium, promoveu uma
ação para comemorar os 45 anos de inovação tecnológica de seu mais luxuoso
veículo, o Range Rover. Um exemplar do modelo atravessou uma ponte de cinco
metros inteiramente produzida em papel, sem nenhuma cola ou parafuso como
fixação.
Feita à mão, a ponte demorou três dias para ser concluída e
foi confeccionada em papel fornecido pela fabricante britânica James Crooper
PLC. A ação se deu na antiga cidade de Suzhou, localizada a cerca de 100
quilômetros de Xangai. O local, famoso por suas pontes, é conhecido como a
“Veneza do Oriente”.
A ação representa mais uma inovação pioneira que envolve o
Range Rover, famoso por sempre estar à frente em termos de engenharia, luxo e
tecnologia. O modelo inaugurou o segmento de SUVs de luxo quando foi
apresentado pela primeira vez ao público em 1970. Dois anos depois, ele foi o
primeiro veículo do mundo a cruzar a inóspita região de Darien Gap na América
Central, feito nunca antes realizado por um veículo de passeio.
Mais tarde, em 1989, o Range Rover foi o primeiro SUV do
mundo a ser equipado com sistema de freios ABS. Tecnologias como o controle
eletrônico de tração e a suspensão pneumática também foram introduzidos pela
primeira vez em um SUV no Range Rover, em 1992.
Apresentada em 2012, a última versão do modelo foi a
primeira no segmento de SUVs a ter carroceria inteiramente produzida em
alumínio, o que representou uma economia de até 420 quilômetros em relação a um
modelo com carroceria tradicional.
Foi confiado ao instrutor chefe do Land Rover Experience,
Chris Zhou, a tarefa de fazer com que um Range Rover atravesse a ponte e papel
de forma a preservar o delicado tecido de sua estrutura. Para isso, o modelo
conta com uma série de características inovadoras que se combinam para
proporcionar inigualável capacidade em todos os tipos de terreno.
A mais nova geração do sistema Terrain Response 2, que
adapta automaticamente todas as configurações de tração, aceleração e suspensão
do modelo de acordo com o tipo de terreno em que se trafega, com ou sem a ação
do motorista.
O sistema All-Terrain Progress Control (ATPC) permite ao
motorista se concentrar exclusivamente na direção do veículo, uma vez que o
sistema monitora toda a velocidade e aceleração, além de adaptar o modelo para
trafegar em determinado tipo de piso automaticamente. Sem precisar ao menos
efetuar nenhum comando de pedal, o motorista pode usufruir de uma tecnologia
que melhora a capacidade para o tráfego todo terreno e que pode ser ativada a
qualquer momento, tanto com o seu veículo parado, quanto em movimento.
Pioneira do gênero na indústria, a tecnologia ajuda os
motoristas a trafegar em qualquer tipo de piso, mesmo em terrenos como grama
molhada, uma das mais difíceis condições off road até para os mais experientes
motoristas.
Para Nick Rogers, diretor de engenharia da Jaguar Land
Rover, “a China é um local extremamente importante para nossa empresa. Por isso
mesmo, escolhemos escolhemos esse foi o local que escolhemos para comemorarmos
os 45 anos do nosso mais emblemático SUV de luxo”.
Para o artista e designer Steve Messam, responsável pela
construção da ponte de papel, “nós já vimos estruturas de papel construídas
para suportar o peso de pessoas. Mas uma capaz de suportar o peso de um SUV de
grande porte nunca foi construída antes. Por isso mesmo, assim como sempre
ocorreu com o Range Rover, essa ação está levando além os limites de
engenharia. A facilidade e a capacidade que o modelo demonstrou em transpor
esse arco de papel foi realmente muito empolgante”.
Desde seu lançamento em 1970, o Range Rover é o veículo que
inaugurou o segmento que hoje conhecemos como SUV, ao unir a capacidade dos
veículos de trabalho rural da época com o luxo e sofisticação até então exclusivo
dos sedãs e esportivos. Atualmente o modelo é uma referência em luxo,
exclusividade e capacidade em todos os tipos de terreno.
Fonte: Imprensa Jaguar Land Rover
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