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Os pilotos em busca de aventuras e adrenalina geralmente
optam pelas motocicletas de estilo big trail, que costumam ser grandes e
perfeitas para encarar diversos tipos de trilhas e terrenos irregulares. As
motos de estilo big trail foram feitas para passar por obstáculos,
principalmente aqueles trechos com muita lama e pedras soltas e, é preciso que
o piloto tenha total controle da moto para garantir o seu melhor desempenho
diante dos obstáculos. Elaboramos algumas dicas para ajudar a controlar melhor
sua big trail. Se você quiser acrescentar algo mais deixe nos comentários.
Confira abaixo!
Equipamentos de
proteção
Os itens de proteção são fundamentais para a segurança e o
conforto do piloto sobre a moto. Como os percursos com a big trail são mais
agressivos é preciso mais do que apenas o uso do capacete para a proteção.
Procure usar luvas que protejam bem as mãos; botas confortáveis para os pés;
use óculos de proteção, já que a maioria dos capacetes off-road não possuem
viseira; as roupas precisam ser adequadas para off-road, pois elas exigem a
proteção que o piloto precisa durante quedas e, se você é adepto às manobras,
procure utilizar protetor para coluna, cotoveleiras e joelheiras.
Antes de sair
Verificar a moto é fundamental para evitar imprevistos.
Consulte um mecânico de confiança para prevenir problemas no desempenho da
motocicleta. Fique de olho nos pneus, pois eles precisam estar em perfeitas
condições para rodar. Os pneus para big trail geralmente são mais grosso,
firmes e pesados e durante a troca é preciso avaliar se serão utilizados mais
no asfalto, na terra ou diversas situações. Os pneus da Metzeler representam
bem o estilo trail com diversas opções, mas é importante
consultar sempre o manual do fabricante para que seja feita a melhor escolha,
pois pode haver particularidades em cada modelo de big trail.
Durante a pilotagem
Nas descidas em estradas de terra manter o controle total
da moto é fundamental seja em pé ou sentado, ou seja, o piloto precisa estar
seguro e firme em cima da moto para garantir sua estabilidade. Na hora de
descer utilize a primeira marcha com o freio traseiro para evitar que a moto
deslize. Já nas subidas mais íngremes procure acelerar um pouco antes de
começar a subir para que a moto ganhe um embalo. Se o piloto resolve acelerar
durante a subida é provável que a moto patine.
Ficar em pé na motocicleta ajuda durante a pilotagem em
terrenos mais irregulares com pedras soltas e troncos, por exemplo. Ao se
deparar com essas situações ficar em pé ajuda a evitar que o corpo absorva os
impactos da pista e permaneça em equilíbrio e segurança. Já quando estiver
sobre lama o segredo é manter a calma e a suavidade na moto, pois acelerações e
paradas bruscas podem fazer com que a moto derrape e o motociclista pare no
chão. Outra dica fundamental para o percurso na lama é baixar a calibragem dos
pneus para garantir uma tração melhor.
Outra situação que exige atenção e paciência do piloto são
os trechos com muita água. O cuidado maior é evitar a aquaplanagem, então basta
dosar com calma o acelerador. Se o trecho inclui um rio com pedra, por exemplo,
o melhor a fazer é descer da moto e passar pelo local controlando o acelerador
e a embreagem.
Dessa forma, seguindo essas dicas básicas, suas aventuras
ficarão mais seguras e você aproveitará o máximo do desempenho da sua big
trail.
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