VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Os últimos resultados do Latin NCAP Programa de Avaliação de
Veículos Novos para América Latina e o Caribe, o, foram apresentados hoje em
Assunção, Paraguai, no âmbito do Congresso Americano da Federação Internacional
de Automobilismo (FIA). Os resultados continuam a decepcionar com um novo
resultado zero estrela, e uma estrela apenas para um modelo líder de vendas na
região.
A versão mais básica de equipamento de segurança do BYD F0
decepcionou ao obter zero estrela para o ocupante adulto, e apenas uma estrela
para o ocupante infantil. O modelo, similar ao reconhecido Peugeot 107,
apresentou estrutura estável no impacto frontal, mas registrou lesões de
elevado perigo nos dummies adultos (bonecos usados nos testes), possivelmente
devido à carência de airbags. O Fiat New Palio ganhou apenas uma estrela para o
ocupante adulto e três estrelas para a proteção do ocupante infantil. A baixa
qualificação do adulto decorreu dos registros no peito do dummy no impacto
lateral, apesar do bom desempenho da estrutura nesse impacto. Em proteção
infantil, o modelo obteve proteção máxima em impacto lateral.
María Fernanda Rodríguez, Presidente do Latin NCAP,
comentou: “Estes resultados do Latin NCAP evidenciam, mais uma vez, como alguns
fabricantes da região ainda não levam em conta a segurança, mais
especificamente a segurança infantil, como uma prioridade. Como consumidores,
pedimos que os governos e fabricantes trabalhem junto conosco e com outras
organizações para conseguir democratizar a segurança nos automóveis, para todos
os países poderem oferecer os mesmos níveis de segurança a todos os habitantes
da região, iguais aos níveis oferecidos na Europa, no Japão, na Austrália e nos
EUA”.
Jorge Tomasi, Presidente da FIA Região IV, manifestou:
“Estes novos resultados do Latin NCAP são decepcionantes, já que continuamos a
encontrar veículos populares, líderes em vendas, com níveis muito baixos de
proteção tanto para adultos quanto para crianças. A FIA e, em particular, a
Região IV trabalham para promover a segurança viária na América Latina e no
Caribe, e temos certeza de que apoiando iniciativas como a do Latin NCAP a
mudança em direção a carros mais seguros é possível. Os consumidores de nossa
região precisam acessar veículos com os mesmos padrões de segurança que os de
outras regiões sem ter que pagar mais por isso”.
A respeito dos últimos resultados, Alejandro Furas,
Secretário Geral do Latin NCAP, disse: “É uma grande preocupação para o Latin
NCAP o fato de que ainda em 2016 continuem a ser vendidos modelos sem airbags.
O BYD F0 imita o Peugeot 107, um modelo lançado no mercado com airbag em todas
as unidades. O Latin NCAP considera que o importante seria incorporar o mesmo
equipamento de segurança se o F0 queria ser similar ao 107. Apesar do fraco
resultado para a proteção do ocupante adulto do Fiat New Palio, o desempenho da
estrutura lateral foi uma surpresa positiva; conseguindo um bom desempenho para
um modelo popular desenvolvido localmente”.
O Latin NCAP informa que os próximos resultados serão
apresentados no mês de setembro.
BYD F0
O BYD F0, fabricado na China, foi testado na versão mais
básica de segurança disponibilizada nos mercados do Latin NCAP. A falta de
airbags explica o resultado pobre no teste, já que a estrutura foi classificada
como estável no impacto frontal. A baixa qualificação para proteção do ocupante
infantil é devido às leituras elevadas nos dummies durante o teste, a falta de
cintos de segurança de três pontos em todas as posições, instruções escassas no
manual em referência à proteção infantil e pontuação baixa quanto a instalação
dos Sistemas de Retenção Infantil (SRI).
O F0 não foi testado em impacto lateral, já que no impacto
frontal obteve zero estrela. Contudo, oferece proteção básica estrutural e
interior para o impacto lateral como reforços de portas. Nesse aspecto se assemelha ao Fiat New Palio
e o Kia Picanto. Em contraste com o mais caro e também testado neste ano, o
Peugeot 208
Fiat Palio
O Latin NCAP testou a versão mais básica de segurança do
Fiat New Palio em impacto frontal em 2014 e 2015. Na época, conforme os
protocolos do Latin NCAP, os veículos eram testados apenas no impacto frontal e
o modelo ganhou quatro estrelas para o ocupante adulto e três estrelas para o
ocupante infantil. O Latin NCAP testou agora o modelo no impacto lateral para
obter o resultado conforme os últimos protocolos, mais rígidos. A configuração
do teste de impacto frontal é a mesma de 2014 e 2015. O modelo não conta com
airbags laterais; porém, mostrou uma estrutura lateral capaz de proporcionar
boa proteção lateral e pouca penetração na área dos ocupantes. A falta de
airbags explica a baixa proteção lateral.
Fonte: www.latinncap.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.