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A Nissan usou sua experiência automotiva para apoiar o
desempenho de David Stone, membro do Império Britânico (MBE), tricampeão
paralímpico e oito vezes campeão Mundial, na sua busca pela vitória. Em
colaboração com o Instituto Inglês de Esportes (EIS) e o Ciclismo Britânico, a
equipe de inovação do Centro Técnico da Nissan Europa (NTCE) tem usado sua
experiência em engenharia e inovação para desenvolver um novo triciclo.
A Equipe de Inovação Nissan iniciou o projeto em 2014,
seguindo muitos dos procedimentos envolvidos na concepção de um carro. Depois
de escanear a laser 3D o triciclo que David possuía na época, um processo
normalmente reservado para criar modelos de barro, a equipe do departamento de
design da Nissan Europa estabeleceu que o novo triciclo seria mais leve que o
de aço híbrido/carbono e sua posição de condução mais baixa para melhorar
significativamente a velocidade e estabilidade.
A equipe escolheu o titânio de grau 9 para criar o novo
triciclo, conseguindo uma redução de peso de 18%. Seu foco seguiu a mesma
filosofia de material e conceitos básicos que é aplicada ao sistema de
escapamento de titânio leve utilizada no Nissan GT-R NISMO. Da mesma forma que
um motorista do Nissan GT-R perceberia a redução de peso e a melhor aceleração,
David perceberá que seu novo triciclo agora pode acelerar mais rápido na linha
de largada e na saída das curvas lentas.
Usar titânio ao invés do aço também permitiu à Nissan
endurecer o quadro, que é a chave para a transferência da potência entre o
piloto e a pista. Para medir a rigidez do triciclo atual do David, a análise
modal altamente especializada foi realizada por engenheiros da Nissan, no qual
os sensores são colocados por meio do quadro para medir a sua ressonância. O
Nissan GT-R NISMO também foi testado e desenvolvido utilizando o mesmo método.
A Nissan também descobriu que o triciclo original de David
tinha construído a partir de um quadro de bicicleta padrão anexado a um kit de
conversão de triciclo de aço pesado, impactando seu desempenho. Usando
ferramentas de Inovação digital 3D, a Equipe Nissan desenvolveu um projeto de
triciclo totalmente integrado, que incorpora um sistema de acionamento duplo.
Isso permite que ambas as rodas possam ser movidas de forma independente como
acontece no sistema da traseira dos carros.
Ao longo do processo, a Nissan também adotou outras
técnicas, tais como o teste de “downhill” do triciclo em uma pista – similar à
utilizada para calcular a eficiência aerodinâmica dos carros – e permitiu que
David acessasse a câmara térmica que o preparou para as altas temperaturas do
Rio de Janeiro durante seu treinamento.
Fonte: Nissan do
Brasil
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