CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial
A Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA - Fédération Internationale des Véhicules Anciens), por meio de sua representante no Brasil, a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FIBA), acaba de anunciar a mais nova integrante de seu internacional Heritage Hall of Fame: Lia Maria Aguiar. É a primeira mulher brasileira a receber essa honraria global, pelo seu compromisso com a preservação do patrimônio antigomobilista.
Segundo o anúncio da FIVA, “a conquista é um reconhecimento direto ao seu audacioso projeto em Campos do Jordão (SP), onde construiu o CARDE | Arte Design Museu, maior museu antigomobilista da América Latina”. É um marco histórico para o Brasil. Apenas três brasileiros agora compõem essa seleta lista, também formada por Og Pozzoli e Roberto Suga, dois ícones reconhecidos pela sua relevância na preservação da memória antigomobilista.
“O CARDE é muito especial para mim. É uma viagem no tempo, que me faz revisitar minha própria história, desde menina. O CARDE tem uma capacidade incrível de despertar as memórias afetivas. É um museu que nos inspira a relembrar os momentos felizes”, afirma Lia Maria Aguiar, presidente da Fundação que leva seu nome.
CARDE é parte da Fundação Lia Maria Aguiar
No meio de uma floresta preservada de araucárias na cidade de Campos do Jordão, a 170 quilômetros de São Paulo, o CARDE surge como um espaço dedicado à valorização da cultura e da história do Brasil, principalmente a do século 20, utilizando o automóvel como personagem principal. O museu traz uma forma única de contar os fatos históricos, já que muitos dos automóveis ali apresentados são mais que produtos para mobilidade — eles se tornaram parte da trajetória do nosso País.
Inaugurado em 28 de novembro de 2024, em sete meses de atividades o CARDE já ultrapassou a marca de 50 mil visitantes. O museu é parte da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA), que conta com outras iniciativas na cidade de Campos do Jordão. A instituição independente e sem fins lucrativos tem mais de 700 alunos, entre crianças e adolescentes, beneficiados por cursos artísticos profissionais através dos Núcleos de Dança, Música e Teatro, que se tornam a porta de entrada para um mundo de oportunidades e possibilidades.
A FLMA também conta com o Núcleo de Saúde, gerido em parceria com o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, que atende de forma gratuita os alunos, familiares e colaboradores, com mais de 100 mil consultas, procedimentos e exames anualmente, além do inédito tratamento de hemodiálise no município. E atende também a população da cidade por meio de parceria com a Prefeitura Municipal.
Lia Maria Aguiar também foi reconhecida pela Imprensa brasileira
Além do reconhecimento recém-anunciado pela FIVA, o CARDE também já foi motivo para duas homenagens à sua maior incentivadora e responsável pela sua realização. No dia 26 de novembro de 2024, na noite de entrega de prêmios do Carro do Ano 2025, da Revista AutoEsporte, Lia Maria Aguiar, ou D. Lia, como é chamada carinhosamente pelos mais de 700 alunos da FLMA, recebeu a homenagem que a colocou no Hall da Fama da publicação, que reconhece pessoas que fizeram a diferença na história da indústria automobilística nacional, pelo seu amor ao antigomobilismo, com a idealização e a realização do CARDE.
O reconhecimento ocorreu em um momento emblemático para a publicação da Editora Globo, que em novembro completou 60 anos de mercado. Na capa que celebrou a efeméride está o Willys Interlagos de Nº 22, da equipe que fez história no automobilismo nacional. Uma recriação, seis décadas depois, da capa da primeira edição da revista AutoEsporte, de 1964. A curiosidade? O modelo, impecavelmente restaurado, é uma das atrações do CARDE.
Já no dia 28 de novembro, mesmo data da inauguração do CARDE, foi a vez da Associação Brasileira da Imprensa Automotiva (Abiauto), homenagear a iniciativa de Dona Lia e Luiz Goshima pela idealização e realização do museu de Campos do Jordão. Segundo o presidente da entidade, Antonio Fraga, “o CARDE é um legado de grande relevância para o Brasil e importante marco para a manutenção da história da indústria automobilística no País”.
“É uma alegria muito grande para nós recebermos esses reconhecimentos e homenagens tão relevantes. Concebemos o CARDE pensando no visitante, com o máximo de carinho e foco em uma transmissão eficiente de cultura, por meio da preservação e história dos automóveis e obras de arte, que contam o nosso Brasil de forma bastante democrática e abrangente”, afirma Luiz Goshima, diretor do CARDE e membro honorário da Fundação Lia Maria Aguiar.
Serviço
Fechado: terças e quartas-feiras
Ingressos: R$ 160,00 (entrada inteira) e R$ 80,00 (meia entrada)
Endereço: Rua Benedito Olímpio Miranda, 280, Alto da Boa Vista,
Campos do Jordão - SP, CEP: 12.472-610
Site: www.carde.org
E-mail: contato@carde.org
Instagram: @carde.museu
Telefone: (12) 3512-3547
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.