quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Superesportivo australiano é revelado



A empresa autraliana Joss divulgou o primeiro “teaser” oficial do JP1, um modelo superesportivo que chega para chamar a atenção. A imagem divulgada mostra apenas as linhas do carro, visto, pela primeira vez, em 2004 no Salão Automóvel de Melbourne, sem adiantar grandes novidades em relação às imagens do protótipo, anteriormente divulgadas pela empresa australiana. O modelo vai utilizar materiais leves, como a carroceria em fibra de carbono. Sob o capô um potente motor V8 com mais de 500 cv de potência, que a marca diz ser de origem européia. A empresa anuncia performances para fazer de 0 a 100 km/h em apenas três segundos.



Mitsuoka apresenta Himiko Classic Edition



A empresa japonesa Mitsuoka, mais conhecida por montar o estranhíssimo Orochi Zero, acaba de divulgar as primeiras imagens e informações oficiais do Himiko Classic Edition, um roadster de linhas “retro” inspiradas nos clássicos britânicos. O modelo é nada mais, nada menos que um roadster desenvolvido sobre a carroceria do já conhecido Mazda MX-5 Miata. Assim como no roadster da Mazda, o Himiko conta com o mesmo motor de 2.0 litros, movido a gasolina, com potência de 170 cv, transmitidos nas rodas traseiras. A empresa informou que serão produzidas 20 unidades do Himiko Classic Edition, e os preços variam de acordo com a escolha da caixa de marchas (manual ou automática). O modelo de entrada partirá de 46 mil euros.


Lancia Stratus é flagrado em testes


Foi flagrado durante os testes no circuito de Balocco, na Itália, a releitura do mítico Lancia Stratos, modelo que saiu de linha a 40 anos. A foto foi publicado no site Italiaspeed.com e mostram um esportivo inspirado no Stratos, que foi um grande vencedor nos rallis. Segundo o site que divulgou as fotos, esse projeto está sendo desenvolvido com exclusividade para um empresário europeu, apaixonado pelo antigo modelo e será a versão de rua do protótipo apresentado em 2004 pela britânica Fenomenon Holistic Design, detentora dos direitos do nome Stratos.

Protótipo do Peugeot 208 vai estrear em Paris


Será apresentado pela Peugeot, na próxima edição do Salão do Automóvel de Paris, em outubro o novo protótipo H1, que antecipa as linhas do futuro 208, cujo lançamento está previsto para 2012. O H1 vai se beneficiar das novas linhas que a marca vai utilizar em seus próximos modelos, ao exemplo do SR1 (foto acima), que apareceu pela primeira vez no Salão Automóvel de Genebra, em março e que serviu de inspiração para o 508, que será também apresentado no mesmo evento. O que se sabe sobre o sucessor do atual 207 é que o modelo utilizará um propulsor híbrido, combinando um motor elétrico com um bloco diesel, nova tendência mundial dos veículos. Além disso, a marca aproveitou para revelar que prepara uma verdadeira ofensiva de produtos para os próximos cinco anos, para conquistar três lugares no ranking mundial de marcas automóveis, tornar-se referência em matéria de estilo e ser líder em serviços de mobilidade.

Honda começa a vender modelo 2011 do City


O Honda City 2011 chega sem muito alarde e sem novidades, o terceiro modelo produzido pela Honda Automóveis no Brasil vai completar um ano de vendas e a linha 2011 não apresenta nenhuma novidade. O City continua sendo vendido em três versões (LX, EX e EXL), e segundo a montadora o sedan médio da marca já comercializou no país 33 mil unidades até o final de julho de 2010. O modelo é equipado com um motor 1.5 litro, i-VTEC Flex (Controle Eletrônico Variável de Sincronização e Abertura de Válvulas) em todas as versões de acabamento, o propulsor gera 115 cv a 6.000 rpm, na utilização de gasolina, e 116 cv a 6.000 rpm, quando for apenas álcool. Com um torque de 14,8 kgf.m a 4.800 rpm e pode ser adquirido com uma transmissão automática ou manual de cinco velocidades.

Nissan revela pequenas mudanças no X-Trail


A Nissan apresentou uma versão mais atualizada do crossover X-Trail, com pequenos retoques estéticos e mecânico e aerodinâmico. O modelo ganhou uma nova grade frontal, nos pára-choques (dianteiro e traseiro), assim como um novo par de faróis redesenhados. As lanternas traseiras agora contam com a tecnologia dos LEDs, além de novas rodas de 17 e 18 polegadas. Com essas alterações o X-Trail ficou 10 mm maior e a aerodinâmica resultou em um coeficiente aerodinâmico de 0,36 para 0,35. Assim como a parte externa, o interior recebeu atenção, os bancos dianteiros foram redesenhados, deixando o espaço interno 10 mm maior para os passageiros dos bancos traseiros. A versão diesel teve que sofrer alterações no motor e ficou em conformidade com a norma Euro 5. Os ajustes foram extensivos às caixas de câmbio (manual e automática). Os novos modelos chegam as concessionárias em outubro deste ano.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Pagani revela Zonda HH por inteiro


Após revelar partes do novo Zonda HH, a Pagani apresentou as primeiras imagens do exemplar único, construído especialmente para um cliente milionário norte-americano. O superesportivo exclusivo foi construído com materiais ultraleves, aproveitados das outras edições especiais da montadora italiana, ficando bem mais leve, chegando a 1.200Kg. O Zonda HH é equipado com um motor V12 AMG, de 7.3 litros, com potência de 680 cv e 780 Nm de torque máximo, que trabalha em conjunto com uma caixa de câmbio manual do Zonda Cinque. Com esse conjunto, o Zonda HH será capaz de alcançar os 350 km/h de velocidade máxima e completar o 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e chegar a 200 km/h em apenas 9,6 segundos.

Ferrari reserva famoso circuito de Nurburgring para os seus clientes


Aos poucos que puderam desfrutar de um evento bancado pela Ferrari, a marca italiana alugou o famoso circuito alemão de Nürburgring por três dias para mais uma edição do programa “F1 Clienti” onde a montadora italiana visa proporcionar aos seus clientes mais importantes a oportunidade de poder dirigir seus carros mais exclusivos, incluindo monopostos de Fórmula 1 em um dos circuitos mais famosos do mundo. Estiveram presente quinze unidades da exclusivíssima 599XX, quatro FXX e dez Fórmula 1, entre os quais um F190, pilotado pelo britânico Nigel Mansell em 1990, o 412 T1 de Gerard Berger, em 1994, e o F300, que venceu muitas corridas nas mãos de Michael Schumacher, na temporada de 1998. Nessa pequena jornada de três dias esses clientes VIPs tiveram direito a tratamento especial, e claro, a chance de poder “pilotar” todas essas máquinas.

Chevrolet Volt tem sua produção aumentada em 50%


A General Motors anunciou que irá aumentar a produção do Chevrolet Volt em 50%. Tudo isso devido a grande procura registrada que motivará um acréscimo da produção de 30.000 para 45.000 unidades, em 2012. O anúncio foi feito durante a visita do Presidente norte-americano Barack Obama à fábrica onde o híbrido é produzido, em Detroit.

Geely finaliza compra da Volvo


A Geely anunciou que acaba de fechar a compra de 100% da Volvo que pertencia ao Grupo Ford. A holding chinesa revelou, também, que Stefan Jacoby, responsável pela Volkswagen América, será o presidente da Volvo Cars. A montadora sueca vai continuar com sua sede na Suécia e no âmbito do acordo estabelecido, a Volvo e a Ford continuarão a partilhar componentes. Foram investidos 1,49 milhões de euros na compra da Volvo. Segundo o presidente mundial da Ford, Alan Mulally, agora vai ser possível focar mais na marca Ford.

Quadriciclo Polaris em promoção no Brasil


A Polaris lançou uma promoção para duas versões de seus quadriciclos, a Sportsman 90 e Outlaw 90, próprias para adolescentes a partir de 10 anos de idade, que podem ser parceladas em até 12 vezes fixas de 667,00 reais, nas concessionárias Imocx. O modelo exibe um chassi tubular de aço, que trabalha em conjunto com a suspensão dianteira independente e a traseira monoamortecida, tem rodas de aço estampado, motor monocilíndrico OHV refrigerado a ar, a quatro tempos, de 89 cc, partida elétrica e a pedal, pesando apenas 138 kg a seco. Além disso os dois modelos possuem controle da aceleração, mostrando-se seguros para as crianças. O Sportsman 90 e o Outlaw 90 são produzidos nos EUA, onde a sede industrial fica nas imediações de Mineápolis em Medina, Minnesota.

E a Ford saiu na foto


Por www.fordparatodos.com.br

Primeiro, pelo espetacular acidente de Mikko Hirvonen que capotou seu Ford Focus com inúmeras piruetas no ar sem, no entanto, piloto e navegador sofrerem lesões graves. Não há dúvidas que foi um dos maiores acidentes da história do Mundial de Rally o que demonstra robustez e tecnologia na cabine do Focus, cuja célula de sobrevivência funcionou muito bem. Depois, pela inesperada vitória da Jarí-Matti Latvala, com o Focus RS WRC em piso de cascalho. O piloto, finlandês, como Mikko, se tornou o mais jovem vencedor do Rally da Finlândia desde a vitória de Simo Lampinen em 1963. Além disso, foi a sua primeira vitória no Rally da Finlândia e quarta vitória desde que começou a competir no Mundial de Rally. Latvala e seu companheiro Mikka Anttila, com Ford Focus, demonstraram maturidade na prova e obteveram uma vitória, também espetacular, no 60º Rally da Finlândia, ex-Rally dos Mil Lagos e país de grandes nomes do rally mundial. Latvala sustentou os ataques finais dos dois carros da Citroen e “salvou a honra” da Ford com um importante triunfo após o incrível acidente do companheiro Mikko Hirvonen, quando liderava a prova e estava disposto a se recuperar na classificação do campeonato. Latvala, de 25 anos, se impôs com ritmo forte e, ao final da prova, livrou significativa vantagem de 10.1 segundos à frente de Sébastien Ogier que terminou em segundo. O líder do campeonato Sébastien Loeb, foi o terceiro colocado. Importante registro foi a presença do jovem de 51 anos Juha Kankkunen, quatro vezes campeão mundial do WRC, a convite da Ford, na equipe Stobart. Foi um regresso auspicioso no comando de um Ford Focus com um ótimo 8º lugar. Para o atual campeão do mundo, o terceiro lugar foi um bom resultado, pois viu a diferença de pontos crescer na tabela de classificação em relação ao seu principal adversário deste ano, Mikko Hirvonen, agora superado por Latvala, ambos da equipe Ford. Mas o resultado apontou, também, evolução no Ford Focus o que o coloca em situação de vencer novamente na próxima etapa do Mundial – o Rally da Alemanha – de 20 a 22 de agosto próximo.



Resultado final do Rally da Finlândia 2010

1. Jari-Matti Latvala Ford 2h31m29,6s
2. Sebastien Ogier Citroen + 10,1s
3. Sebastien Loeb Citroen + 26,0s
4. Petter Solberg Citroen + 30,7s
5. Dani Sordo Citroen + 1.45,0s
6. Matthew Wilson Ford + 5.43,7s
7. Mads Ostberg Subaru + 5.50,8s
8. Juha Kankkunen Ford + 7.49,0s
9. Juho Hanninen Skoda + 9.05,0s
10. P-G Andersson Skoda + 10.15,7s


Classificação do Mundial de Rally – pilotos após a 8ª etapa – Rally da Finlândia 2010

1º - Sebastien Loeb – Citroen – 166 pontos
2º - Sebastien Ogier – Citroen – 118
3º - Jarí-Matti Latvala – Ford – 105
4º - Peter Solberg – Citroen – 90
5º - Mikko Hirvonen – Ford – 86
6º - Dani Sordo – Citroen – 77
7º - Matthew Wilson – Ford - 48
8º - Federico Villagra – Ford - 26
9º - Henning Solberg – Ford - 25
10º - Mads Ostberg – Subaru - 16


Classificação do Mundial de Rally - Construtores

Pos Equipe

1. Citroen Total World Rally Team 265
2. BP Ford World Rally Team Abu Dhabi 210
3. Citroen Junior Team 145
4. Stobart M-Sport Ford Rally Team 108
5. Team Munchi's Ford World Rally - 40

Na França Citroën C-Zero já tem preço


Com a data de lançamento marcada para o final do ano, o compacto elétrico da Citroën, o C-Zero, já tem preço anunciado para a França, onde vai custar 35.500 euros, mas pode beneficiar de uma redução de 5000 euros devido ao programa do governo francês na compra de veículos de imssões-zero. O C-Zero foi desenvolvido em conjunto com a Mitsubishi (irmão gêmeo do Mitsubishi i-MiEV e Peugeot íon) e está equipado com um motor elétrico de 64 cv, capaz de alcançar uma velocidade máxima de 130 km/h, acelerando de 0 a 00 km/h em cerca de 15 segundos. A marca francesa anuncia uma autonomia de 130 km. A Citroen prevê comercializar um total de 50 mil unidades do C-Zero até 2015, dos quais oito por cento (o correspondente a cerca de quatro mil unidades), deverá ser vendido na Espanha.

Já saiu o CarLendário de agosto


Já está no ar o CarLendário de agosto desde o dia primeiro. Para acessar basta clicar no link: www.carlendario.com.br. Aproveite e confira mãos de 70 encontros de carros antigos até o final do ano. No site você também pode baixar um arquivo em PDF e imprimir e guardar.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

RECALL: Toyota convoca donos dos modelos Lexus 460L e Lexus LS600hL


Em comunicado a imprensa a Toyota está convocando os donos dos modelos Lexus 460L e Lexus LS600hL, envolvendo um um total de 27 unidades. Confira abaixo o comunicado na íntegra enviado pela montadora.

CAMPANHA DE CHAMAMENTO PREVENTIVA DOS MODELOS LEXUS LS 460L E LS600HL

A Toyota do Brasil convoca os proprietários dos veículos Lexus LS460L e LS600hL, produzidos entre os anos de 2005 e 2008, abaixo identificados, a atender à campanha de chamamento para substituição das molas das válvulas do sistema de admissão e escape do motor:

Modelo / Chassis envolvidos / Código alfanumérico Últimos 7 números do chassi

LS460L / JTHGM46F / de 5000152 a 5033211

LS600HL / JTHDU46F / de 5000201 a 5009566

Data do início do atendimento: 2 de agosto de 2010.

Local de atendimento e agendamento do serviço: postos de assistência técnica Lexus.

Componente envolvido: molas do sistema de comando de válvulas de admissão e de escape do motor.

Razões técnicas:

Perda de resistência e possível ruptura das molas do sistema de comando de válvulas de admissão e de escape do motor, devido à contaminação no processo de fabricação das mesmas. Em caso de quebra de uma das molas, o motor apresentará ruído anormal e funcionamento irregular. Em uma situação extrema, o motor poderá falhar e ter o funcionamento interrompido repentinamente com o veículo movimento.

Solução: substituição das molas do sistema de comando de válvulas de admissão e de escape do motor. Recomenda-se o prévio agendamento da visita junto ao posto de assistência técnica Lexus de sua preferência.

A Toyota do Brasil lamenta o eventual desconforto que esta situação possa vir a causar aos proprietários do Lexus LS460L e LS600HL e empregará seus maiores esforços para que esta campanha de chamamento atinja seu objetivo o mais rápido possível.

Para informações adicionais, consulte: postos de assistência técnica Lexus, o Serviço de Atendimento ao Cliente 0800 703 02 06 ou as páginas na internet www.lexusbrasil.com.br e www.toyota.com.br.

Fiat 500 poderá ter versões coupê e roadster


A Fiat já começa a se mexer para não ficar atrás da Mini e da Audi, que já anunciaram seus modelos coupê e roadster do Cooper e o A1, respectivamente. Com isso a montadora italiana pretende apresentar em breve as versões coupê e roadster do pequeno 500, derivadas da divisão esportiva Abarth. Segundo a revista britânica Autocar, a marca italiana já está trabalhando nessas duas novas versões, que já foram revelados pelos protótipos apresentados no ano passado. Para isso o compacto italiano deverá contar com uma nova suspensão mais rígida e um teto mais rebaixado. Assim, nessa nova configuração o 500 vai perder os bancos traseiros. O motor escolhido para empurrar essas versões será o 1.4 MultiAir a gasolina do novo Punto Evo Abarth com potências entre os 165 e os 180 cavalos, sempre associado a nova caixa sequencial de dupla embreagem, que apareceu primeiro no Alfa Romeo MiTo.

Mercedes anuncia novo câmbio de 9 marchas


A Mercedes-Benz prepara a introdução de uma nova caixa de câmbio em seu modelos. Trata-se da 9G-Tronic, de nove marchas, que vai estrear no modelo mais luxuoso da marca, o Classe S. Essa caixa chega após a introdução da 7G-Tronic, de sete velocidades. Segundo a marca alemã, com esta caixa, a Mercedes pretende conseguir reduzir as emissões de CO2 e o consumo de combustível, sem comprometer a suavidade das trocas. A preferência até o momento será para os motores maiores, como V6 e V8, aqueles para os quais esta caixa será idealizada. A Mercedes garante, no entanto, que nove será o limite máximo de velocidades aceitável pelos consumidores e que não irá desenvolver caixas com mais relações.

Hundai i30 remodelado chega em setembro no mercado europeu


Chega em setembro deste ano, o novo Hyundai i30, o modelo sul-coreano que foi lançado em 2007, sofre as primeiras mudanças estéticas desde o seu lançamento. Com novo faróis, pára-choques e a grade que conta com um novo friso cromado, aonde se destaca no centro o logotipo da marca, com a grade ligeiramente maior. Os faróis receberam uma máscara negra, deixando o modelo mais esportivo, além de novas rodas, com desenho mais clássico. Na parte mecânica nada foi alterado, mantendo-se as motorizações 1.4 de 109 cv a gasolina, nos níveis Classic (145 g/km de CO2) e Blue (135 g/km de CO2), e os conhecidos turbodiesel 1.6 CRDi de 90 e 115cv, no mercado europeu e sul-coreano.


Audi quebra recorde de vendas no primeiro semestre


A Audi informou que encerrou o primeiro semestre do ano com lucros operacionais de 1,3 mil milhões de euros, considerado o melhor resultado da empresa dos últimos tempos, querendo quebrar esse recorde até o final do ano. No auge da crise econômica, no primeiro semestre de 2009 a Audi foi o fabricante alemão que menos “sofreu” perdas, obtendo lucro de 873 milhões euros, e mantendo as fábricas em plena laboração. O volume de vendas do fabricante automóvel atingiu 17,6 mil milhões de euros, no primeiro semestre de 2010, mais 3,1 mil milhões do que em igual período do ano anterior. "Queremos conseguir em 2010 um volume de vendas muito bom, ao nível do que obtivemos no primeiro semestre", disse o diretor financeiro da Audi, Axel Strotbek, na sede da marca, em Ingolstadt. Com isso, a Audi pretende vender mais de um milhão e 80 mil veículos até ao fim do ano, mais 14% que em 2009, ano em que ultrapassou a barreira do milhão de vendas.

Volkswagen deve lançar Rocktan em parceria com a Suzuki


A Volkswagen já está estudando a criação do primeiro modelo feito em parceria coma Suzuki, que deverá ser chamado de Rocktan, segundo informa a revista holandesa AutoInternational. O novo crossover da marca alemã vai se situar abaixo do Tiguan (foto acima) e será o projeto desenvolvido em parceria com montadora japoensa. O novo modelo também dará origem à nova geração do Suzuki SX4. Com isso, o crossover japonês beneficiará dos avançados motores TSi e TDi da marca alemã. O atual SX4 foi desenvolvido em conjunto coma Fiat, que resultou no Sedici, a Fiat de desfez da Suzuki e tem em “mãos” agora a Jeep. No início do ano , a Volkswagen concretizou a operação de compra de quase 20% do capital da Suzuk, sendo a maior acionista da marca japonesa.