sexta-feira, 29 de maio de 2009

Sem alergia

Pouca gente sabe, mas crises alérgicas devido a contatos diretos com ácaros e poeira podem estar acontecendo dentro do automóvel devido à falta de manutenção adequada no sistema de ar condicionado. A maioria das pessoas costuma fazer a limpeza do ar somente no verão, quando o uso será mais frequente, porém, quem sofre com rinites e alergias pode piorar ainda mais nos meses mais secos do ano, mesmo sem ligar a refrigeração. Para minimizar esse desconforto tão comum em motoristas de todas as idades, Antonio Cesar Costa, consultor técnico da Oficina Brasil – rede de franquias de serviços automotivos, que possui mais de 60 unidades espalhadas pelo país – dá algumas dicas de como cuidar corretamente do ar condicionado e minimizar as alergias:

- Em primeiro lugar, nunca esquecer que a limpeza do ar condicionado de automóveis tem validade apenas de 6 meses, portanto não adianta fazer a manutenção somente no verão, quando ele será mais usado.

- Quando for fazer a limpeza, o motorista deve pedir a troca do filtro de ar e verificar se o centro automotivo aplicou a vaporização interna com produtos contra bactérias e fungos.

- Pedir sempre a verificação das correias e eficiência do sistema, sempre a cada limpeza.

- Mesmo nos meses frios, o ideal é ligar de vez em quando o ar condicionado para não acumular poeira no sistema. seco comum tanto no outono quanto no inverno. Vale ressaltar, no entanto, que quando o motor está ligado, mas o sistema de refrigeração não está em funcionamento, a proliferação não acontece. “O custo médio de uma limpeza e revisão do sistema de ar condicionado do automóvel é de R$ 110,00 para carros populares. Para os importados, o custo pode ser um pouco maior”, explica Antonio César. Nas lojas da rede Oficina Brasil, este serviço leva entre 40 e 50 minutos para ser realizado.

*Artigo da Oficina Brasil

3 comentários:

  1. Muito importante! Muitas pessoas assim como não cuidam da higienização dos bancos de couro nem lembram q o ar condicionado deve ser limpado!

    ResponderExcluir
  2. Fato, tenho rinite e todos os ites possiveis.
    e quer ver ficar ruim e entrar em carro com ar sujo. Acaba com meu dia, abs Tucano

    ResponderExcluir
  3. Importantíssimo, até porque fica um cheiro ruim de carro velho!!
    O carro lindão por fora, mas com cheiro de cachorro olhado num dá, né?

    ResponderExcluir

Comente, opine.