sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Novidades Nissan no Salão de Tóquio 2009




Com data marcada para o dia 24 de outubro termina dia 4 de novembro, o Salão do Automóvel de Tóquio abre as portas para os visitantes com muitas novidades, em sua 41ª edição. A Nissan se antecipou e divulgou o que vai ser mostrado pela montadora japonesa na feira internacional. Como todas as montadoras, a Nissan vai dar prioridade na mostra para os veículos comprometidos com o meio ambiente. Para isso a maioria dos modelos são conceitos dos programas de mobilidade urbana e emissões zero da empresa. Entre eles podemos destacar os elétricos Leaf e Land Glider e os compactos Roox e NV200 Vanette Universal Design Táxi, que apresentam novas propostas de transporte nas grandes cidades. Também estarão no evento os modelos sedã Fuga reestilizado, o crossover Qazana e a próxima geração do câmbio Xtronic CVT.






Entre as novidades a Nissan trás o hatchback Leaf, o primeiro veículo 100% elétrico produzido em grande escala, que é apresentado pela primeira vez ao público, após ter suas informações e fotos divulgadas em todos os veículos de comunicação da área. Com um design "limpo" e com um excelente coeficiente aerodinâmico, que reduz seus gastos com energia e diminuem os barulhos provenientes deste atrito. O carro é abastecido com baterias de íon-lítio, cabem cinco pessoas sem aperto e tem autonomia de mais de 160 km. Com um avançado sistema de de telecomunicação, especialmente desenvolvido para o programa emissão zero da Nissan, conta com uma tela no painel que ajuda o condutor a acompanhar o estado da carga da bateria e a encontrar postos de reabastecimento próximos da área onde o veículo se encontra, por meio do sistema GPS.






A montadora aposta em seu novo conceito elétrico Land Glider, para atuar nas áreas urbanas com seu perfil de carro ideal para esse tipo de transporte. Suas dimensões estreitas, que lembram uma moto com carroceria e facilita a locomoção em áreas urbanas, possui dois motores elétricos instalados na traseira, impulsionados por baterias de íon-lítio. A recarga poderá ser feita sem cabos enquanto o veículo está estacionado em um shopping center, supermercado ou mesmo em um posto de combustível. Além de um novo sistema que evita colisões, onde sensores na carroceria percebem a aproximação e ajudam a desviar o veículo. A idéia foi inspirada no movimento dos peixes quando estão em cardumes.





Outros conceitos bem interessantes são o Roxx e o NV200 Vanette Universal Táxi, que tem uma excelente proposta de mobilidade, o Roxx é um mini-carro com bastante espaço interno, ele mede 1,36 m de altura e 2,08 m de comprimento, com o acesso facilitado por uma porta lateral deslizante, cuja abertura e fechamento podem ser controlados à distância. O NV200 Vanette Táxi é baseado no NV200 Vanette, que chegou ao mercado em maio. Que chaga para ser uma nova proposta de transporte urbano, sua linha de cintura baixa e assentos elevados arejam o interior e aumentam a visibilidade dos passageiros. O NV200 chega ao mercado como táxi no final do ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.