Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.
FUTUROS TALENTOS - O Diretor Mundial de Design da PSA Peugeot Citroën, Jean-Pierre Ploué, visitou o curso de Desenho Industrial e as instalações da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, para conhecer um pouco da formação dos alunos brasileiros. Ploué foi acompanhado pelo Diretor Mundial de Design da marca Peugeot, Gilles Vidal, e pelo Diretor Mundial de Design da marca Citroën, Thierry Metroz. A presença no Brasil, ao mesmo tempo, dos três principais designers da PSA Peugeot Citroën, além de outros membros da equipe de design da empresa, demonstra o interesse do Grupo em conhecer mais os hábitos dos consumidores brasileiros e em buscar talentos locais para integrar a área. "Aproveitei para mostrar o potencial criativo do Brasil para a nossa Diretoria Mundial de Design”, conta Thierry Hospitel, Diretor de Design América Latina da PSA Peugeot Citroën, que marcou a visita em conjunto com professores da instituição de ensino. Hospitel tem como objetivo ampliar a equipe de design América Latina para responder as demandas dos clientes do mercado da região e, para isso, considera importante investir em profissionais brasileiros.
650 AMBULÂNCIAS - O governo federal entregou ontem, a Estados e municípios de todo o País, 650 ambulâncias Fiat Ducato, que atuarão no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192). Esta é a primeira remessa de um total de 1.100 veículos vendidos pela Fiat ao Ministério da Saúde, que deverá concluir a distribuição das ambulâncias até agosto. A solenidade de entrega aconteceu na manhã de hoje, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, na sede da empresa Rontan, responsável pela adaptação das ambulâncias, em Tatuí (SP). A Fiat foi representada no evento por seu vice-presidente, Valentino Rizzioli, e pelo diretor de Vendas Diretas, Francelino Schilling. Todas as ambulâncias entregues hoje são de suporte básico de vida - USB. Entre os diversos equipamentos adaptados aos veículos, estão a maca com cabeceira articulada e pés dobráveis, cilindro de oxigênio, suporte para soro e sangue e bancada para medicamentos e equipamentos médicos. As ambulâncias contam também com sinalização acústica (sirenes) e caracterização externa. Nas próximas remessas, o Ministério da Saúde distribuirá veículos de Suporte Avançado de Vida (USA), conhecidos como UTI Móvel.
FIESTA RS - A FIA acaba de apresentar o novo regulamento técnico do Campeonato Mundial de Rally para a temporada 2011 e, assim, as equipes que pretendem disputar o World Rally Championship, no ano que vem, estão liberadas para aprontar seus carros. A principal novidade aprovada pelo Conselho Desportivo da FIA em 11 de março último foi a introdução do motor 1.6 turbo. A primeira a se manifestar foi a Ford que passou a acelerar o desenvolvimento do Fiesta RS WRC que vai substituir o Focus RS WRC na próxima temporada. O modelo estreou em 1999 e venceu 42 etapas do mundial, pontuando em 121 rallys consecutivos, além de dar à marca dois campeonatos mundiais de fabricantes em 2006 e 2007. A Ford Racing decidiu preparar o Fiesta S2000 da parceira M-Sport, lançado em 2009 e que logo na sua primeira participação, em 2010, venceu o lendário Rally de Monte Carlo, em janeiro último. A decisão da FIA em aprovar a participação do motor 1.6 turbo entusiasmou os engenheiros da Ford que passaram, imediatamente, a trabalhar no novo motor que também é uma resposta do esporte automotivo a uma maior consciência ambiental de reduzir os efeitos das emissões de gases que afetam a natureza.
APACHE RTR 150 - A Apache RTR 150 (Racing Trottle Response), fruto da parceria com a TVS Motor Company, uma das maiores fabricantes de motocicletas do mundo, chega às concessionárias DAFRA Motos com preço público sugerido à vista de R$ 6.290,00. O novo modelo também pode ser financiado em até 48 vezes ou adquirido pelo Consórcio Nacional DAFRA diretamente na rede, presente em 200 cidades do Brasil. “Assim que recebemos as primeiras unidades colocamos a Apache em exposição na vitrine durante a noite e, na manhã seguinte, já recebemos visitas de consumidores em busca de informações sobre o modelo, antes mesmo de iniciarmos o trabalho de marketing planejado”, explica Cristiano Ikert, gerente da Diamante Motos, em Chapecó (SC). A partir desta semana, além de expor com destaque a novidade na loja, a concessionária está promovendo uma exposição itinerante da motocicleta pelas cidades da região oeste do Estado. Para Rodolfo Britto, gerente geral da DAFRA Box Motos, em Salvador (BA), novos produtos de excelência garantem a evolução da empresa no mercado. “A Apache é apenas mais uma demonstração do desenvolvimento da DAFRA”, diz. “Já vendemos algumas unidades da Apache antes mesmo do modelo entrar em exposição na loja”. Felipe Giannetti, sócio-proprietário da rede DAFRA Fatex Motos, na região de Campinas, diz que todas as unidades da Apache RTR 150 recebidas foram vendidas na primeira semana. “Nosso estoque se esgotou logo nos primeiros dias e temos mais clientes à procura do modelo. Alguns deles viram matérias publicadas sobre o lançamento e procuraram a concessionária para obter mais detalhes”.
KIT OPCIONAL - O novo Ford Ka oferece, a partir de março de 2010, um exclusivo kit opcional para incrementar e personalizar o automóvel. Desenvolvido pela Keko Acessórios, o Kit Trail é um conjunto de acessórios composto de protetor dianteiro e traseiro, bagageiro e adesivos. Disponível diretamente nas concessionárias autorizadas Ford, a intenção é possibilitar a transformação do novo Ford Ka em uma versão aventureira do modelo. A Keko já produz um mix de produtos para a Ford, criado especialmente para os modelos Fiesta, Ranger, Courier, F-250 e EcoSport. Líder nacional na fabricação de acessórios para veículos utilitários, além da Ford, a empresa também é fornecedora da Fiat, General Motors, Mitsubishi, Nissan, Renault, Volkswagen, Toyota e Peugeot. Mais informações no site http://www.keko.com.br/
NEGÓCIO DE JUNTAS - Este mês chega ao mercado de reposição as juntas homocinéticas da Nakata, marca da Affinia Automotiva. A decisão de entrar neste segmento se deve ao fato do conhecimento adquirido ao longo dos anos na produção de itens de suspensão e transmissão, seja para equipamentos originais ou reposição. A Nakata é uma das mais tradicionais marcas do aftermarket brasileiro e é reconhecida pela qualidade e confiabilidade de seus produtos. “Escolhemos a Nakata para lançar esta linha devido à relação direta entre a junta homocinética e a suspensão do veículo. Agora o mercado conta com uma solução ainda mais completa”, afirma Carlos Anselmo, gerente de produtos e mercado da Affinia. A companhia espera que em curto espaço de tempo, a Nakata conquiste uma posição de destaque no mercado, uma vez que toda a rede de distribuição, varejo e aplicadores conhecem o know how da Affinia e confiam nos produtos produzidos por suas marcas. Outro grande diferencial competitivo é serviço de pré e pós venda que a Affinia oferece. As juntas homocinéticas Nakata contemplam 90% de cobertura de linha. Vale ressaltar que o produto será exportado para todos os mercados e clientes que Affinia já mantém negócios. Para anunciar o lançamento do produto e abertura das vendas, haverá um agressivo plano de mídia em publicações especializadas e ações no ponto de venda.
CARIOCA OFF-ROAD - Carros 4x4 preparados e um percurso de aproximadamente 100 quilômetros. Está tudo pronto para mais uma temporada do Carioca Off-Road, que começa neste sábado, 27 de março, na cidade de Itaguaí, RJ. São esperadas cerca de 60 duplas que virão de todo o Sudeste brasileiro, e se dividirão nas categorias Graduados, Turismo, Turismo Light e Baja. Os destaques estão por conta dos campeões de 2009, que chegam este ano com força total em busca do bicampeonato. "Participamos do Carioca por ser um dos campeonatos mais charmosos que existe no Brasil, pelas belezas do estado do Rio e pelo primor da organização. Para conquistarmos o ‘bi’ vamos entrar na disputa com a ‘faca nos dentes’, encarando cada certame como se fosse uma etapa decisiva", declarou o navegador Pedro Paulo Oliveira, campeão da Graduados em 2009, que mora em Juiz de Fora, MG. De acordo com a organização do evento, a Pró Rally Rio, o roteiro terá nível de dificuldade médio, com bastante navegação e obstáculos naturais: erosões, pedras, subidas e descidas, e curvas de todos os níveis e tipos. "Preparamos um rali para aquecer os ânimos dos participantes. As médias de velocidade serão bem justas e, também teremos uma grande variedade de desafios, que exigirá habilidade na pilotagem e navegação", alertou o diretor técnico do evento, Cristiano Serpa. Ainda há tempo para quem deseja participar da 1ª etapa do Carioca Off-Road. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.cariocaoffroad.com.br/.
TECNOLOGIA BOSCH - A partir deste ano, os carros da Copa Caixa Stock Car serão equipados com injeção eletrônica Bosch, substituindo a configuração dos veículos que competiam até o ano passado, cujo motor era carburado. A mudança faz parte do novo conceito do motor da competição, que agora também passa a ser abastecido com etanol. A tecnologia da injeção eletrônica traz à categoria maior competitividade, pela melhora no desempenho do motor, entre outros benefícios, sem contar com as vantagens ambientais, já que o sistema contribui para redução da emissão de gases poluentes. O fornecime nto da unidade de comando do novo motor e toda a engenharia de suporte desta parceria técnica com a Stock Car ficam a cargo da Bosch Motorsport, empresa do Grupo Bosch sediada na Alemanha, especializada no desenvolvimento de sistemas para veículos de competição. A Bosch vem intensificando sua participação na Stock Car desde 2006. Atualmente, é co-patrocinadora do evento e fornecedora oficial de alternadores, filtros, velas e sistemas de limpeza de parabrisa (palhetas e motores) para os carros da categoria. Outras ações de marketing e merchandising complementam a participação da empresa na competição. Durante todo o campeonato, com exceção das etapas de São Paulo, as oficinas credenciadas da Rede Bosch Car Service em todo o Brasil serão pontos de venda autorizados dos ingressos. A lista de oficinas da Rede pode ser acessada no site http://www.boschservice.com.br/.
EQUIPE COSAN - Após o anúncio da entrada do etanol na principal categoria do automobilismo brasileiro, a Cosan anuncia a estreia da companhia na competição, com a Cosan Mobil Super Racing. A empresa investe na categoria desde a temporada passada e em 2010 aumentará ainda mais a sua presença na Stock Car. “Depois da chegada dos lubrificantes Mobil Super à Stock Car, nada mais natural do que participarmos de forma mais efetiva. A Cosan Mobil Super Racing terá o papel de aumentar o reconhecimento da marca Mobil no cenário nacional”, completa Lucio Almeida, coordenador de marketing automotivo da Cosan. A presença da marca Cosan no campeonato também reforça o posicionamento institucional da marca junto ao público de todo o país. “É um grande prazer poder apresentar a marca Cosan aos expectadores da competição. A entrada do etanol na Stock Car demonstra a adequação do nosso investimento na categoria. Sem dúvida é um marco para o automobilismo brasileiro e um orgulho para a nossa empresa”, ressalta Lauro Klas, gerente de marcas de combustíveis da Cosan. A Cosan Mobil Super Racing conta com um time de aproximadamente 20 profissionais, entre eles engenheiros, mecânicos e especialistas em automobilismo que trabalharão juntos para a conquista de títulos. À frente da equipe técnica, estão dois grandes profissionais: Nonô Figueiredo e Valdeno Brito. Os pilotos, que nunca tinham disputado a Stock Car na mesma equipe, são os responsáveis por guiar os carros a mais de 200 quilômetros por hora e estão satisfeitos com a mudança. “Tenho certeza que formaremos uma equipe muito forte em busca de resultados”, comenta Nonô.
PILOT SPORT 3 - A Michelin lança o Michelin Pilot Sport 3, primeiro pneu que combina máximo desempenho e controle da direção na estrada com características ecológicas jamais vistas na categoria. O novo pneu é chamado de “Amplificador de Sensações” devido à maior aderência e às respostas mais precisas na direção, características fundamentais para quem dirige esportivamente, principal público deste produto. Além disso, é o único deste segmento que contribui na redução no consumo de combustível e na emissão de CO2, criando assim o que a Michelin chama de direção esportiva responsável. Segundo um teste realizado pelo Centro de Testes Independente TÜV SÜD Automotive, o Michelin Pilot Sport 3 oferece melhor estabilidade nas curvas e menor distância de frenagem: 3 metros a menos se comparado ao seu antecessor. Ainda em relação ao Pilot Sport 2, este novo pneu possui uma vida útil 10% superior. Essas características do Michelin Pilot Sport 3 estão baseadas em três áreas de tecnologia: materiais utilizados, forma e arquitetura do pneu. Com relação aos insumos, a empresa desenvolveu um composto inédito de borracha - o Green Power Compound – que possui três elementos inovadores, integrados pela primeira vez em um pneu desta categoria: o Wet Grip Elastomer, borracha que adere ao asfalto, mesmo quando molhado; o Long Lasting Elastomer, determinante na durabilidade; e a sílica, componente indispensável para reduzir o consumo de combustível.
SUSTENTABILIDADE PATROCINADA - Alinhada com as questões de preservação ambiental desde sua fundação, em 1948, no Japão, a Honda é uma das patrocinadoras do Fórum Internacional de Sustentabilidade, que discutirá a sustentabilidade econômica, ambiental e social para a Amazônia nos dias 26 e 27 de março, em Manaus (AM). Realizado pela Seminars e promovido pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais), o fórum terá a participação de Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, líder mundial e prêmio Nobel da Paz; de James Cameron, diretor dos filmes “Avatar” e “Titanic”; de Thomas Lovejoy, cientista e ecólogo norte-americano, pioneiro na pesquisa da Amazônia; e de Eduardo Braga, governador do Amazonas, entre outros. O evento deve reunir aproximadamente 300 dos principais empresários, executivos e lideranças políticas do Brasil. Seus objetivos são difundir a prática e os mecanismos bem-sucedidos de desenvolvimento sustentável na Amazônia e demonstrar o valor econômico e ambiental da floresta em pé e suas implicações para a região e para o mundo.
SUPER GT - O piloto brasileiro João Paulo de Oliveira, que compete pela quarta temporada na Super GT, principal competição de carros esportivos do Oriente, venceu a prova de estréia, realizada neste ultimo fim de semana, no circuito de Suzuka, no Japão. João Paulo, que pilota um Nissan GT-R, venceu a prova após passar por diversas adversidades, incluindo muita chuva, e iniciou a temporada 2010 com o pé direito. Antes da prova, aliás, em entrevista à imprensa, João Paulo disse estar bem confiante no rendimento do carro da Nissan e mesmo com mudanças no regulamento para 2010, acreditava em uma boa temporada com seu GT-R. Após largar na décima posição, João Paulo se aproveitou de erros, batidas e ultrapassagens para assumir a ponta e não largar mais. “Após bater e quebrar o carro nos treinos, eu estava realmente preocupado com a recuperação do carro. Vencer é excelente e dedico esta vitória aos mecânicos, que trabalharam a noite toda para recuperar o carro”, afirmou João Paulo. A próxima etapa da Super GT acontece nos dias 3 e 4 de abril, no circuito internacional de Okayama. Presente no Brasil desde 2000, a Nissan começou a produzir veículos na fábrica que compartilha com a Renault, em São José dos Pinhais (PR) em 2002, quando começou a produção da picape Frontier, cujas 49.881 unidades foram montadas até 2008. No ano seguinte, a marca deu início à montagem do utilitário-esportivo Xterra, que teve 8.143 unidades produzidas.
FEIRÃO DE FÁBRICA - A Peugeot do Brasil realizará neste fim de semana (27 e 28/03) o primeiro Feirão de Fábrica de 2010, tendo como mote as vantagens para o consumidor que pretende ainda aproveitar a redução da alíquota do IPI para compra de veículos novos e dotados de motorização Flex – benefício aplicado pelo Governo Federal, em vigor desde 01/01/2010 e com término previsto para o dia 31/03/2010. Os destaques desta primeira edição do ano serão os modelos 207 Hatchback 1.4 Flex, oferecido a partir de R$ 26.990,00, e 207 Passion, o sedan compacto da Marca, com preços que partem de R$ 36.990,00. Além dos valores promocionais, a Peugeot praticará também condições especiais para compra: planos de financiamento em até 60 vezes com zero de entrada para toda a gama de veículos Peugeot. Para a linha 307 (versões Hatchback e Sedan) há ainda opção de inanciamento com taxa zero, em 12 vezes e valor de entrada equivalente a 0% do total. E, para quem deseja comprar um CD Player Original MP3 para seu veículo zero quilômetro, outra grande oportunidade: o equipamento estará disponível por R$ 499,00. Local: estacionamento do Shopping Center Norte (Praça de Eventos II – Travessia Simis s/n com Av. Otto Baumgart).
ROTEIRO EM 2010 - Após a finalização do primeiro levantamento do roteiro da 18ª edição do Rally Internacional dos Sertões, realizado por Marcos Moraes, organizador da prova, e Edu Sachs, diretor técnico, foram definidos os sete Estados que receberão a competição em 2010. Entre os dias 10 e 21 de agosto, a gigante caravana, que em 2009 contou com 1.700 pessoas, passará por Goiás, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará. Em relação ao ano passado, as grandes novidades ficam por conta dos retornos de Minas Gerais, Maranhão e Piauí ao roteiro da competição. Dos 11 municípios que farão a composição da segunda maior prova fora-de-estrada do mundo nesta temporada, três já foram revelados: Goiânia (GO), que abriga a largada promocional pelo nono ano consecutivo; Palmas (TO), sede de um inédito Super Prime; e Fortaleza (CE), onde serão conhecidos os grandes campeões. "O primeiro critério utilizado para a definição dos Estados do roteiro do Rally dos Sertões é o esportivo. Sempre procuramos realizar uma prova com o maior número possível de desafios e dificuldades, em belos cenários do Brasil. Também levamos em conta a logística da prova. É muito importante facilitar o trabalho das equipes de apoio durante os 11 dias de competição", disse Roberto Gardano, Diretor Executivo da Dunas Race, empresa que organiza o maior evento off-road do país.
PROJETOS DE RESPONSABILIDADE - A Magneti Marelli, uma das maiores fabricantes de componentes e sistemas automotivos do mundo, não está somente empenhada no desenvolvimento de produtos e tecnologias de ponta. Há mais de cinco anos, a empresa apóia diversos projetos sociais com o objetivo de fortalecer cada vez mais sua participação nas comunidades onde estão instaladas suas plantas industriais. A missão da Magneti Marelli é atuar no processo de transformação de vidas e no desenvolvimento sustentável, aprimorando e criando programas de educação, de formação pessoal e profissional para crianças e adolescentes. A empresa mantém hoje como seus principais projetos sociais o Formare e o apoio às entidades próximas as suas fábricas. O projeto Formare tem como objetivo principal formar jovens aproveitando o know how de grandes empresas e proporcionar chances de emprego aos adolescentes de baixa renda das comunidades onde suas plantas industriais estão inseridas. Desde a implantação do projeto, em 2004, a sistemista tem beneficiado mais de 450 jovens de baixa renda com curso de educação profissional em cinco unidades do Grupo, localizadas em São Paulo e Minas Gerais. Com o intuito de fortalecer a participação da empresa na comunidade, a Magneti Marelli criou, em 2007, comitês de responsabilidade social em todas as unidades do grupo e um comitê corporativo para validar todas as questões relacionadas.
MAIS ÉTICA - A Ford Motor Company foi reconhecida como uma das empresas mais éticas do mundo pelo Ethisphere Institute, organização que congrega especialistas em ética nos negócios. A Ford foi a única montadora a receber essa distinção em 2010 e a figurar no ranking de 100 empresas globais selecionadas a partir de um universo de centenas de companhias, representando mais de 100 países e 36 ramos industriais. Os resultados do ranking têm como base uma extensa avaliação dos esforços de responsabilidade social, governança corporativa e práticas de negócios das empresas. “A Ford Motor Company sente-se honrada e satisfeita em receber esse reconhecimento”, disse Bill Ford, presidente do Conselho Executivo da Ford. “Na Ford, não estamos comprometidos apenas em fazer excelentes produtos e construir uma estrutura robusta de negócios. Acreditamos que podemos contribuir para tornar o mundo melhor trabalhando de forma ética.” Este é o quarto ano que o Ethisphere publica a lista das empresas mais éticas do mundo. A organização é voltada para a criação, desenvolvimento e compartilhamento de melhores práticas de ética nos negócios, responsabilidade social, combate à corrupção e sustentabilidade. “Ao promover um ambiente ético que se destaca no segmento, a Ford mostra um entendimento claro de que operar sob os mais altos padrões de comportamento nos negócios vai além da boa-vontade e da adulação, é uma prática que está intimamente ligada ao desempenho e rentabilidade”, disse Alex Brigham, diretor executivo do Ethisphere Institute. “Este ano, o prêmio foi mais competitivo do que nunca, porque as companhias se deram conta de que a ética é uma prioridade crítica em um ambiente de negócios novo e difícil.” A lista completa das Companhias Mais Éticas do Mundo de 2010 pode ser conferida no http://ethisphere.com/wme-2010.
VOLVO OCEAN RACE - A parada da Volvo Ocean Race 2011-2012 na América do Sul será na cidade catarinense de Itajaí, localizada a 90 quilômetros ao norte da capital Florianópolis, anunciou ontem pela manhã o CEO do evento, o velejador norueguês Knut Frostad. Nas duas últimas edições, a flotilha parou no Rio de Janeiro. A VOR, a maior regata oceânica do mundo, reúne os maiores velejadores internacionais, que testam seus limites físico e emocional em cerca de 10 meses de competição, cruzando todos os continentes num percurso de cerca de 70 mil quilômetros de extensão. Os organizadores já confirmaram a largada em Alicante (Espanha) e outras cinco paradas em Lorient (França), Cidade do Cabo (África do Sul), Lisboa (Portugal), Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) e Sanya (China). A chegada será em Galway, na Irlanda. Na última edição da regata, realizada em 2008 e 2009, o brasileiro Torben Grael conquistou o primeiro lugar com o barco sueco Ericsson 4. Para a VOR 2011/2012, Itajaí foi escolhida, entre outros motivos, por sua estratégica localização, nas proximidades dos aeroportos de Florianópolis (106 km), Joinville (81 km) e Navegantes (7 km), além de estar situada no centro de um grande polo urbano e próxima a Camboriú, um importante balneário do Sul do Brasil. Motivou a escolha por Itajaí também a decisão do governo local de desenvolver na região um polo náutico, estimulando o turismo numa das mais belas regiões brasileiras.
PORSCHE GT3 - Os telespectadores terão muitas oportunidades de assistir às emoções do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil durante a temporada de 2010. A organização da categoria acertou a exibição das provas das duas categorias (996 e 997) com os canais SporTV, do sistema Globosat, e Speed Channel. As corridas serão exibidas pelo SporTV/SporTV2 na noite da quinta-feira posterior à sua realização. Na semana seguinte, elas serão exibidas pelo Speed Channel. “É muito bom para o Porsche GT3 Cup ter dois canais de peso como o SporTV e o Speed Channel exibindo as provas”, afirma Dener Pires, diretor da categoria. “Nossas provas são muito disputadas e os telespectadores poderão assisti-las com narração e comentários de verdadeiros conhecedores. Isso torna a transmissão mais emocionante, mantendo a qualidade de informação que o público de automobilismo merece ter.” Outra novidade do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil para 2010 é que a categoria passa a ter seu campeonato supervisionado diretamente pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). “Sempre tivemos apoio da CBA e o crescimento do Porsche GT3 Cup tornou natural sua inclusão entre os campeonatos chancelados diretamente pela entidade”, explica Dener.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.