sexta-feira, 23 de abril de 2010

Avaliação – Volkswagen Passat CC 2010


Por Marcus Lauria
Fotos Divulgação e Marcus Lauria

O Passat CC tem um pouco de tudo, sedan, cupê e carro de luxo, seria uma excelente mistura de tudo em um excelente carro para viajar e curtir uma tocada mais esportiva. O Passat CC foi apresentado pela primeira vez ao público no Salão de Detroit (EUA) do ano passado e logo chegou ao mercado Brasileiro. Seu valor elevado, de R$ 176.360, deixa o modelo restrito a poucos afortunados. O CC é vendido exclusivamente para os clientes premium da VW, com linhas fluídas e modernas o modelo chama a atenção. O teto é rebaixado, ao melhor estilo cupê, que seguem uma linha que se estende do pára-brisa à traseira, com uma linha em forma de arco que corre pelas laterais, logo abaixo das janelas e sobre as caixas de roda dianteiras e traseiras.


Por dentro não faltam mimos ao motorista e passageiros. Na área de segurança estão á os faróis bixenon direcionais (o facho aponta para onde se vira o volante) com lavador e ajuste automático de altura, freios com ABS, ASR (controle de tração), ESP (de estabilidade) e EDS (bloqueio eletrônico do diferencial), além dos obrigatórios airbags frontais com duplo estágio de abertura, laterais e do tipo cortina. Por fora chamam a atenção os frisos cromados no contorno das janelas, na grade dianteira, nas laterais e no para-choque traseiro e dupla saída de escape com ponteiras cromadas. As rodas são de liga leve aro 18 com um desenho exclusivo.


Ainda na parte interna o conforto é prioridade no Passat CC, há bancos de couro, volante multifunção (o mesmo utilizado no CrossFox e Polo) esportivo de três raios, descansa-braço para os ocupantes dos bancos dianteiros e inúmeros detalhes cromados. Os bancos tem ajuste elétrico, sendo que o do motorista ainda vem com memória. O som ambiente é conturbado pelo excelente CD player, que tem entrada multimídia. Para o clima ficar melhor, está lá o ar-condicionado do tipo Climatronic com duas zonas, ideal para que cada passageiro escolha a sua temperatura ideal. Tecnologia é o que não falta no Passat CC, o display multifunção monitora a pressão dos pneus, que também realiza diversas configurações de visualização. Também está presente o "coming/leaving home", uma espécie de temporizador que mantém os faróis acesos durante tempo suficiente para que, na garagem escura, se encontre a chave de casa. O Sensor de chuva e controlador de velocidade também são de série. A capacidade do porta-malas é de 452 litros, suficiente para o Passat CC, que tem medidas avantajadas. Outro detalhe é o freio “de mão”, que pode ser acionado por um botão, com função que mantém o veículo estático enquanto o pedal do acelerador não volta a ser pressionado. Opcionalmente a Volkswagen oferece são pintura externa metálica ou perolizada , teto de vidro panorâmico e aplicações de madeira no painel. Completo, o modelo chega à casa dos R$ 180 mil.




Sob o capô o potente motor dá conta do recado. Foi instalado um V6 de 3.6 litros FSI, que desenvolve suficientes 300 cv de potência, com torque máximo de 35,6 kgfm. O propulsor está associado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem DSG Tiptronic de seis velocidade e tração integral permanente 4Motion. Segundo dados de fábrica, o Passat CC acelera de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos e chega a 250 km/h de velocidade máxima.



PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Guarulhos/SP - O sedan de quatro portas disfarçado de cupê da Volkswagen chama a atenção por onde passa, isso não posso negar. A linhas fluídas da carroceria dão a sensação de esportividade ao Passat CC e não faltam atributos para isso, dentro do carro a qualidade dos materiais e os recursos oferecidos ao motorista e passageiros fazem jus ao seu elevado preço de R$ 176.360. Estão lá o ar-condicionado digital "dual zone", teto solar, banco de couro com regulagem elétrica, volante regulável, ASP, ABS, enfim, tudo que um modelo top de linha tem que ter para agradar o dono do carro, ou seja, um executivo de sucesso e com bom gosto. Fica fácil arrumar uma posição de dirigir agradável, com os recursos de regulagem do banco e volante, por dentro o conforto é absoluto, assim como o silêncio interno, não se ouve nada do lado de fora, com uma excelente proteção acústica. Na estrada de São Paulo, na região de Guarulhos, o asfalto liso transmite segurança, aliado a suspensão independente nas quatro rodas, fazem com que o Passat CC faça as curvas como se estivesse em trilhos, sem escapar em nenhum momento, mesmo em velocidades mais altas com a ajuda da tração é integral, uma nova versão do sistema 4Motion. Mantendo a média de 180 a 200 km/h, o CC não flutua nas retas e estimula o motorista a acelerar mais, que não foi possível devido ao enorme número de radares na estrada. O motor V6 de 3.6 litros FSI, com 300 cv de potência não decepciona em nenhum momento, que em conjunto com transmissão com sistema de embreagem dupla, DSG, de seis marchas estão prontos para o trabalho pesado na estrada. Mesmo com seu tamanho alongado fica fácil manobrar, com o auxílio de direção elétrica. O Passat CC é agradável, bom de curva e confortável.



FICHA TÉCNICA

Motor: dianteiro, longitudinal, V6 (seis cilindros em “V”), 24 válvulas, gasolina, 3.597 cm³ de cilindrada
Potência: 300 cv a 6.600 rpm
Torque: 35,6 kgfm a 2.400 rpm
Direção: eletridráulica
Câmbio: automática DSG de seis velocidades
Suspensão: dianteira com molas helicoidais, amortecedores telescópicos, com barra estabilizadora; traseira independente, com barra estabilizadora
Freios: a disco nas quatro rodas, ABS (antitravamento), ASR (controle de tração), ESP (de estabilidade) e EDS (bloqueio eletrônico do diferencial)
Dimensões: 4,80 m de comprimento; 1,86 m de largura; 1,44 m de altura; 2,71 m de entreeixos
Peso: 1.632 kg
Tanque: 68 litros
Porta-malas: 452 litros
Preço: R$ 176.360

14 comentários:

  1. Belo Passatão, um amigo meu andou em um e apaixonou, tá pensando em vender a BMW 320 2010 que ele comprou e pegar um desses.

    Valeu,
    cgw

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  2. Fusion da de 10 a 0 nele ! De fé quem vai compra um carro por esse preço, compra um Fusion com motor mais forte e acabamento ALUCINANTE!

    Fora o design que nem preciso comenta!

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    1. Estão abaixando o nível, querendo comparar um legítimo coupé alemão com um Ford Fusion, pobre coitado. O que dizer, ainda diz que o Fusion é mais forte, é de causar risos, não sabe o que é um motor V6 de 300 cv de potência com transmissão DSG e que com esse conjunto faz o 0 a 100km/h em apenas 5,6 segundos. E quanto ao design, o Passat CC é lindíssimo apesar da traseira controversa, já o Fusion possui aquele design tiozão de sedan e que possui linhas que imitam o Cadillac CTS, na versãp antiga, e a nova com aquelas horríveis linhas retas.

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    2. ta de sacanagem ?? fusion ? com aquele frente parece carro antigo , comparar com esse passat é falta de respeito ! tem que nao entender nada de carro mesmo .

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  3. Gostei do desenho dele, parece que está sempre pronto para andar nas estradas e autobanhs alemãs.

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  4. quem escreveu sobre o fusion NUNCA andou no CC. se bobear, nao tem carro.

    o unico porem que vejo nesse modelo eh a falta do audio system com GPS. otimo carro, anda MTO bem e faz mta curva como descrito acima pelo marcus.

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  5. Mto insano...o design ficou d+!
    ps:jeff.206 ;)

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  6. Carro excelente!
    Para quem comentou sobre o Ford Fusion... são carros de categorias diferentes....esse Passat CC é concorrente de MERCEDES BENZ! Aprenda mais sobre o mundo automotivo!
    Carro fenomenal o Passat. Eu sou suspeito para falar já que sou fã de carros alemães.
    Mas Marcos...vc sempre esquece...e o consumo? Preço de manuntenção?

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  7. ROBZ, é verdade, mas quem tem um carro desses não está preocupado com consume e menos ainda manutenção.
    Marcus Lauria

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  8. Lindo o carro, como é difícil ser pobre rsrsrs

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  9. Caro Lindo de mais ! sou um Fã de Volks e este carro ficou sem dúvida nenhuma espetacular, agora lamentável é o comentário do cara ali encima falando que o Fusion supera Passat, claro que opinião cada um possui a sua, mas esta comparação não tem nem lógica pra quem entende de carros.

    Greg Anzolin

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  10. Bom para o amigo desinformado o Ford Fusion SEL (2.3 16V, 162 cavalos) , anda mais que 1 motor , v6 24v 300cv ? Creio que não acho que as 3 primeiras marchas deles faz com que ele nunca veja um farol traseiro do fusion...Segundo lugar o fusion não tem metade do conforto que o cc tem; em terceiro lugar, Volks é Volks pode botar do lado a bosta da fiat , ford , gm ... se já viu carro da volks quebrado ? eu nunca vi =) e quando quebra é por falta de cuidado do dono , pois se você não deixar faltar água e óleo se pode ter certeza seu carro volks nunca vai te deixar na mão.

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  11. gleidsonsilva1978@yahoo.com.br
    CARRO LINDO SE TIVESSE RECURSO COMPRARIA UM PRA QUANDO OS BICO PERGUNTAR QUAL E SEU CARRO EU SO DIRIA UM PASSAT SEM ELES SABER O MODELO E O ANO...

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