sábado, 24 de abril de 2010

Rápidas do final de semana

Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.



EXPECTATIVAS DA REDE - Na expectativa da chegada dos produtos MAN, a Rede de Concessionários Volkswagen Caminhões e Ônibus, representada pelos executivos da ACAV (Associação Brasileira dos Distribuidores Volkswagen Caminhões e Ônibus), recebeu a visita do presidente da MAN SE, Dr. Georg Pachta-Reyhofen, e do vice-presidente e diretor financeiro, Frank Lutz. O presidente da MAN Latin America, Roberto Cortes, e o diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas, Ricardo Alouche, acompanharam a ação. “Essa visita mostra a valorização dada pelos executivos da MAN para os concessionários das marcas. Hoje somos uma Rede forte, comprometida e contemporânea ao negócio MAN e VWCO. Todos esses diferenciais foram expostos”, explica Sérgio Dante Zonta, presidente da ACAV. Na apresentação feita pelo presidente da ACAV, foi destacada a parceria entre Fábrica e Rede, responsável pelo sucesso da marca no País. Também foram mostradas as oportunidades de negócios em termos de transporte e infraestrutura no Brasil. “Com uma frota de caminhões com idade média de 18,4 anos, fizemos questão de ressaltar o potencial do nosso mercado”, complementa o presidente.


MEGA-FEIRÃO - A marca Chevrolet fará um mega-feirão na fábrica da General Motors do Brasil, em São Caetano do Sul, nestes próximos sábado e domingo (24 e 25/04/2010), com o objetivo de vender as últimas unidades produzidas e faturadas em março de 2010, portanto, ainda com redução parcial de IPI. Em todo o Brasil existem disponíveis nesta condição cinco mil unidades de modelos Chevrolet em estoque nas concessionárias da marca. O Classic 2011, que acaba de chegar ao mercado nacional, será uma das novidades disponíveis e poderá ser financiado pelo pioneiro programa denominado "Pague Fácil", que prevê prestações com valores decrescentes ao longo de todo o período de pagamento do veículo, ou seja, o cliente paga menos, mês a mês, até quitar o veículo, na sexagésima prestação. "Além do feirão na fábrica da GM em São Caetano do Sul também estenderemos as ofertas e promoções por toda a Rede Chevrolet de Concessionárias, em cerca de 600 pontos de vendas em todo o Brasil. Os clientes ainda poderão adquirir veículos com redução parcial de IPI, ou seja, é carro novo com preço antigo", destaca José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil.


SHOW DE TECNOLOGIAS - Começa na próxima terça-feira (27/4), no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista, a AUTOMEC PESADOS & COMERCIAIS 2010, evento mais importante do setor na América Latina. A Feira ocorre num momento bastante positivo para o setor, que prevê faturamento de 16,6% a mais em 2010, somando US$ 40,7 bilhões em vendas, ante os US$ 34,9 bilhões de 2009. No campo dos investimentos, os novos aportes feitos pela indústria deverão somar US$ 1 bilhão, ao registrar crescimento de 11%. Os dados são do SINDIPEÇAS (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores).Voltada ao setor de caminhões, ônibus e outros veículos de grande porte, a AUTOMEC PESADOS & COMERCIAIS apresentará centenas de novidades em tecnologias, produtos e serviços do setor de autopeças. Entre os destaques estão soluções que melhoram a segurança dos veículos e o conforto dos ocupantes desses veículos, tais como pára-brisa anti-embaçante para caminhões, janelas com sistema anti-ruídos e térmicas, novos sensores de estacionamento em ré, que alerta o condutor, e acessórios especiais como assentos com sistema de massagem. Além disso, a manutenção dos veículos será representado pela campanha Caminhão 100%, com a instalação de uma Estação Técnica Veicular, voltada à questão de segurança, abrangendo cerca de 300 itens de avaliação, demonstrados através de simulador, além da questão de emissões. Mais informações: www.automecpesados.com.br


ÔNIBUS BIARTICULADOS - Já conhecidos em Campinas como “papa-filas”, os ônibus da empresa Itajaí Transportes Coletivos circulam nos horários de maior movimento, das 6h30 às 9h30 e das 16h30 às 20 horas. Eles fazem a linha 2.12, a partir do Terminal Itajaí, seguem pelo corredor Campo Grande, que compreende toda a extensão da avenida John Boyd Dunlop, passam no Terminal Campo Grande, vão para a região central e ainda percorrem pontos de grande demanda, como a Prefeitura e o Terminal Rodoviário. Cerca de 15 mil passageiros são transportados diariamente nessa linha. “Optamos pelos biarticulados porque precisávamos aumentar a capacidade de transporte em uma região que cresceu muito”, afirma Joubert Beluomini, diretor da Itajaí Transportes Coletivos. Atualmente, 18 ônibus articulados operam na linha 2.12. A empresa pretende adquirir mais sete biarticulados até o final do ano. Os biarticulados contribuem para melhorar o trânsito de Campinas, uma das maiores cidades brasileiras, com uma população de 2,6 milhões habitantes em sua região metropolitana. “A Itajaí Transportes Coletivos está investindo em ônibus biarticulados e articulados justamente pelos principais benefícios destes chassis: maior capacidade de transporte, menos emissões de gases, custo menor por passageiro transportado e atendimento da demanda de forma mais equilibrada”, declara Per Gabell, presidente da Volvo Bus Latin America.


PRODUÇÃO CONJUNTA - Philippe Varin, Presidente Mundial da PSA Peugeot Citroën, e Takashi Nishioka, Presidente da Mitsubishi Motors Corporation, iniciaram oficialmente a produção de veículos da PCMA Rus, a fábrica conjunta dos dois grupos na Rússia. A fábrica, na qual a PSA Peugeot Citroën tem uma participação de 70% e a Mitsubishi Motors Corporation de 30%, está situada em Kaluga, localizada a 180 km ao sudoeste de Moscou. A cerimônia de inauguração contou com a presença de Gueorgui Poltavchenko, representante do Presidente da Federação da Rússia, e de Anatoli Artamonov, Governador da Região de Kaluga. A fábrica, que teve um investimento inicial de 470 milhões de euros, fará com que a PSA Peugeot Citroën e a Mitsubishi Motors Corporation se posicionem entre os principais atores do mercado automotivo da Rússia, cujo potencial de crescimento é muito promissor. A partir de abril de 2010, a fábrica de Kaluga produzirá o Peugeot 308, seguido do Citroën C4 e dos utilitários esportivos (SUV) Citroën C-Crosser, Peugeot 4007 e Mitsubishi Outlander. Esses modelos destinam-se ao segmento de veículos médios do mercado automotivo russo. A fábrica estará totalmente operacional em 2012, quando a capacidade de produção anual será de 125.000 unidades, sendo 85.000 unidades de carros médios da Peugeot e da Citroën e 40.000 unidades de SUV’s das marcas Peugeot, Citroën e Mitsubishi. A PCMA Rus será uma fábrica compacta com espaços de trabalho otimizados repartidos entre dois edifícios: a oficina de pintura e a oficina de chaparia e montagem. Para reduzir os impactos ambientais, a fábrica empregará as melhores práticas ecológicas de ambos os grupos em termos de economia de energia, de redução das emissões de CO2 e de redução dos resíduos (pintura hidrossolúvel, embalagens recicláveis para o transporte). A fábrica empregará cerca de 3.000 funcionários que serão formados no centro de formação local construído em cooperação com o Governo da Região de Kaluga.


100 INSCRITOS - Faltando pouco mais de três meses para o início do Rally Internacional dos Sertões, alguns pilotos de currículo destacado no cenário off-road já confirmaram sua presença no evento. 60% das vagas para motos e quadriciclos já foram preenchidas, e cerca de 30 carros e cinco caminhões estão inscritos. A 18ª edição da competição acontece entre os dias 10 e 21 de agosto e vai passar por sete estados brasileiros - Goiás, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará -, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Fortaleza (CE). Pelo regulamento, visando a segurança, a categoria de motos/quadriciclos é a única com limite de 100 competidores. O motociclista francês David Casteu, de 36 anos, é um dos que já garantiram sua vaga no Sertões 2010. Esta será a quarta participação de Casteu na maior aventura off road brasileira. Em 2006 e 2007 ele foi vice-campeão, e em 2008, ficou na terceira colocação. Ele também teve boas atuações nas últimas edições do Rally Dakar. Na temporada 2010, o francês, que é piloto oficial da marca francesa SHERCO, foi campeão do Desert Challenge, disputado em Abu Dhabi, na categoria para motos de 450 cm³ de cilindrada, e busca o título mundial na mesma categoria.


REESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL - A General Motors do Brasil terá uma reestruturação organizacional na diretoria da empresa na Região da América do Sul. A partir do próximo dia 1º de junho de 2010, o executivo Marcos Munhoz ocupará o cargo de diretor de Comunicações, Relações Públicas e Governamentais. Nos últimos oito anos ele vinha ocupando o cargo de diretor geral de Marketing e Vendas e, anteriormente, havia sido diretor de Compras. Até o dia 31 de dezembro de 2010, Marcos Munhoz responderá em suas atividades ao vice-presidente da empresa, José Carlos Pinheiro Neto. Após a saída deste, ele passará a se reportar ao presidente da GM do Brasil e Mercosul, Jaime Ardila. Esta alteração faz parte de um contexto gerado pelo anúncio oficial da aposentadoria de José Carlos Pinheiro Neto, após 40 anos de extraordinário trabalho na empresa - ele ingressou na GM em 1970, como advogado, e vem ocupando nos últimos anos o cargo de vice-presidente, além de integrar o Comitê Executivo.


NOVO SCANNER – A divisão de Aftermarket da Bosch traz para o mercado de reparação o KTS 340, um equipamento de teste multifuncional, que tem todas as ferramentas necessárias para o diagnóstico de sistemas eletrônicos gerenciados pela unidade de comando (ECU) e para a reparação dos veículos. É o mais completo scanner de teste do mercado, pois além de fornecer todas as informações e tecnologias de medição (multímetro digital de dois canais) necessárias para diagnóstico da unidade de comando, o novo equipamento conta com manuais para identificação de falhas, reparos e manutenção preventiva. O KTS 340 também possui a melhor co bertura do mercado para o diagnóstico de falhas do motor e outros sistemas, como ABS, airbag, câmbio, central eletrônica, painel etc. Todas estas funções integradas e disponíveis no KTS 340 têm o objetivo de garantir alto desempenho, precisão e economia de tempo no momento do reparo. Totalmente touch screen, portátil e de fácil manuseio, o scanner de diagnóstico conta com tecnologia de ponta para auxiliar o mecânico no reparo do veículo.


RESULTADOS DO TRIMESTRE - O Fiat Group fechou o primeiro trimestre de 2010 com receitas de € 12,9 bilhões, 14,7% acima do fraco primeiro trimestre de 2009. O lucro da gestão ordinária (trading profit) atingiu € 352 milhões, com a contribuição positiva de todos os setores de negócios. Estes são os principais destaques das demonstrações financeiras, divulgadas hoje na sede do Grupo, em Turim, Itália: As receitas de € 12,9 bilhões ficaram 14,7% acima do mesmo período do ano anterior, sendo que Fiat Group Automobiles obteve um crescimento de 22,1% nas receitas, na comparação do mesmo período. O lucro da gestão ordinária (trading profit) foi de € 352 milhões, versus uma perda de € 48 milhões no primeiro trimestre de 2009, sendo mais da metade dos resultados deste ano devido ao negócio automobilístico. A margem de contribuição foi mais uma vez positiva, em 2,7% (como tem sido a cada trimestre desde 2004, com exceção do primeiro trimestre de 2009), com volumes crescentes e contínua atenção aos ganhos de custos, contribuições positivas que vieram de todos os setores de negócio. O resultado líquido ficou próximo do equilíbrio (perdas de € 21 milhões, diante de um prejuízo de € 411 milhões no primeiro trimestre de 2009. O endividamento industrial líquido de € 4,7 bilhões ficou ligeiramente superior à posição de € 4,4 bilhões no fim de 2009, devido ao aumento sazonal do capital de giro. A liquidez manteve-se forte, em € 11,2 bilhões (€ 12,4 bilhões no fim de 2009), não obstante o pagamento de títulos no valor de € 1 bilhão no primeiro trimestre. O Fiat Group confirma as metas para 2010, com um lucro da gestão ordinária acima de € 1,1 bilhão e endividamento industrial líquido abaixo de € 5 bilhões.


PATROCINADORA OFICIAL - A Iveco mundial, como patrocinadora oficial da equipe Fiat-Yamaha do piloto italiano Valentino Rossi, vitorioso por nove vezes do Campeonato Mundial de Moto GP, acaba de entregar cinco veículos zero quilômetro para o transporte de toda a equipe, motos e outros equipamentos por todo o planeta. Os novos veículos foram especialmente estilizados com as cores azuis da escuderia de Rossi e de seu companheiro de time, Jorge Lorenzo. A cerimônia de entrega foi realizada no circuito de Monza, que fica próximo ao escritório central da Yamaha Motor Racing, na cidade de Gerno di Lesmo. Franco Miniero, vice-presidente de Vendas & Marketing e Marco Monticelli, vice-presidente de Relações Exteriores e Comunicação da Iveco Itália, entregaram as chaves dos veículos a Lin Jarvis, diretor da Yamaha Motor Racing. Também estiveram presentes Marco Riva, gerente geral, e Davide Brivio, gerente do time de Rossi e Lorenzo. A equipe Fiat-Yamaha utilizará cinco novos veículos da Iveco Itália. Serão quatro Iveco Stralis de 440 cv e um Daily 35S14SV para transportar as motocicletas, ferramentas e equipamentos, além da estrutura dos paddocks (local onde ficam os boxes das escuderias) utilizados em circuitos de todo o mundo. A equipe de Valentino Rossi e Jorge Lorenzo já possuía três modelos Iveco. A partir de agora passa a contar com oito veículos da marca.


SOLUÇÃO DE DIRIGIBILIDADE - Acostumada a lidar com a superação, todos os anos a Cavenaghi traz inovações em equipamentos que oferecem maior acessibilidade a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Batizada de TDrive Cavenaghi o novo lançamento da marca é uma solução completa que permite a algumas pessoas com tetraplegia dirigirem. A solução inclui adaptações de volante, frenagem, aceleração, ignição e um banco móvel motorizado. “Por medo ou inabilidade, é comum nos limitarmos a certas tarefas. As dificuldades, no entanto, muitas vezes deixam de ser obstáculos para se tornarem a principal motivação de pessoas e empresas”, comenta Monica Cavenaghi. “Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos com a Solução TDrive, que é uma grande conquista em termos de acessibilidade e auto-estima para nosso público”, ressalta. Para desenvolver o TDrive Cavenaghi, a empresa estudou alternativas de adaptações que atendessem necessidades específicas de pessoas com pouco movimento de tronco e braços. A ignição, por exemplo, é acionada por um simples toque em um botão de partida. A empunhadura de 3 pontos removível, disposta no volante, permite o perfeito encaixe da mão do condutor à direção, promovendo a redução de esforço durante o uso da direção hidráulica - que é mais leve do que as disponíveis no mercado. Os comandos elétricos também são acionados por botões e ficam ao lado do motorista. Os sistemas de aceleração e frenagem ficam em uma alavanca acoplada ao volante. Basta o peso da mão do condutor para vencer a gravidade e acionar o comando. O equivalente ao freio de mão é também um botão de acionamento.


AMPLIAR VENDAS - A estratégia de união com os distribuidores, para ampliar a participação dos produtos da empresa no mercado de reposição, e a apresentação de modernas tecnologias, para atender aos programas de produção das montadoras de veículos comerciais, constitui o foco da Honeywell Turbo Technologies na segunda edição da Automec Pesados&Comerciais, que será realizada entre os próximos dias 27 de abril e 1º de maio no Parque Anhembi, em São Paulo. A participação da Honeywell vai reunir, em um só estande, as empresas Auto Americano, Bodipasa, Distribuidora Automotiva, Leão Diesel e Nelser Distribuidora de Autopeças e Serviços, principais distribuidores autorizados da marca e com instalações em todas as regiões do mercado brasileiro. Com essa união, a Honeywell Turbo Technologies pretende dar sequência ao aumento de sua participação no mercado brasileiro com base na experiência adquirida após a crise econômica internacional que a obrigou a sair a campo, na reposição, para compensar a redução de produção das montadoras de veículos comerciais leves e pesados. Como resultado desse trabalho em conjunto com distribuidores, a empresa atingiu o equilíbrio de sua produção de turbos para os dois segmentos de mercado e pretende utilizar a Automec Pesados&Comerciais para consolidar essa posição. Com essa estratégia, a Honeywell espera estabelecer este ano o recorde histórico de produção e vendas, superando o desempenho atingido em 2008.


PREÇO INCOMPARÁVEL - A Grand Brasil tem uma promoção imperdível para os apaixonados por carros de alta performance. O inconfundível Nissan 350Z, um dos esportivos mais respeitados de todo o mundo, está sendo vendido por R$159.900,00 – uma bagatela se lembrarmos que o modelo é geralmente encontrado por uma média de R$ 215.000,00. O seu conceito remete ao longínquo 240Z, de 1969, primeiro modelo da linha. Entretanto, o que mais chama a atenção – tanto no Brasil quanto no exterior – é a união entre tecnologia de ponta, desempenho avassalador e preço baixo. Se comparado aos carros do mesmo segmento, o 350Z não deixa a desejar em nenhum requisito, demonstrando excelente rendimento. Entretanto, o seu preço é de longe o melhor do mercado. O esportivo é equipado com um motor V6 24 válvulas de 3,5 litros – capaz de produzir 280 cv a 6.200 rpm e uma tração de 37,0 kgfm a 4.800 rpm –, câmbio manual de seis marchas, freios Brembo e tração traseira. Como a maioria dos esportivo, o carro possui apenas dois lugares – motorista e um passageiro. Conforme os demais modelos Z, a performance é aprimorada pelo pouco peso. O design interno conta com linhas sofisticadas e ergonômicas, que dão mais conforto à direção. Entretanto, o grande destaque é a tecnologia incorporada ao 350Z: controle de tração, mapeamento digital do motor etc. Quem se interessou, basta seguir à concessionária Grand Brasil – Nissan, localizada Avenida dos Bandeirantes, nº 1729, Brooklin Mais informações pelo telefone 3841-2000.



AROMATIZANTES - A Rodabrill, empresa de soluções em limpeza automotiva, lança no mercado a linha de aromatizantes para veículos Rodabrisa Air, com design moderno e fragrâncias exclusivas. A nova linha de aromatizantes foi desenvolvida pela Rodabrill pensando na funcionalidade e eficiência, que destacam os produtos da marca, presente há 35 anos no Brasil. O Rodabrisa Air é um aromatizador desenvolvido especificamente para renovar e distribuir um agradável perfume no interior dos automóveis. O design do aromatizador combina com o painel do carro e se ajusta aos defletores de ar, que permitem maior difusão da fragrância. O botão redondo ainda permite o ajuste de intensidade da fragrância. A nova linha Rodabrisa Air está disponível em quatro fragrâncias: Marine, inspirada na brisa marítima; o tradicional Lavanda, inspirado nos aromas de flores; e as exclusivas Sunset e Seduction, que são novidades no segmento automotivo. O novo aromatizante vem com perfume que dura cerca de 30 dias, para renovar o aroma do carro e perfumar seu interior por mais tempo. A nova linha Rodabrisa Air (preço sugerido ao consumidor: R$ 9) já está à venda nos maiores varejistas de autopeças, centros automotivos, supermercados e lojas do ramo de todo o país, ao lado dos mais de 40 produtos da linha automotiva Rodabrill, marca de tradição e qualidade desde 1974, quando lançou o kit de lava autos, cera e pneu pretinho no mercado brasileiro.



PARABRISA ANTIEMBAÇANTE - A má visibilidade que os motoristas de caminhões enfrentam em dias de chuva ou de baixa temperatura ambiente poderá ser eliminado com o parabrisa antiembaçante que a Saint-Gobain Sekurit apresentará na Automec 2010 Pesados e Comerciais, que será realizada entre os dias 27 de abril e 1º. de maio no Parque Anhembi, em São Paulo. Assim como os automóveis e os ônibus, que a partir deste ano poderão receber o parabrisa antiembaçante, a Saint-Gobain Sekurit chegou aos modelos para caminhões em seu programa de ampliar o nível de segurança em todos os veículos produzidos no Brasil. O novo parabrisa é produzido com tecnologia semelhante à do vidro traseiro aquecido, com resistência elétrica entre duas camadas de vidro. Com filamentos de tungstênio com espessura de microns, visualmente imperceptíveis, a resistência elétrica aquece o vidro e elimina o embaçamento, proporcionando visibilidade total ao motorista. Além do parabrisa antiembaçante, a empresa também apresenta outras tecnologias para o setor automotivo, entre as quais, os vidros laterais laminados, que têm maior resistência a impactos e reduzem o nível de ruído no interior dos veículos; os modelos refletivos e o Vênus Verde, que reduz os efeitos da transmissão térmica e neutraliza a incidência de raios ultra-violeta.


LUBRIFICAÇÃO DO VEÍCULO - O automóvel é um sistema complexo, repleto de conjuntos mecânicos e peças móveis que, em contato umas com as outras, geram atrito e, consequentemente, causam desgaste dos componentes. Para minimizar esses efeitos e garantir o bom funcionamento do veículo, utilizar um bom lubrificante é essencial. Pensando nisso, o departamento de Pós-Vendas da GM do Brasil lança no mercado o primeiro kit composto por quatro produtos lubrificantes: o desengripante, o silicone, a graxa branca e o Optkleen. O kit está disponível em todo o Brasil, na rede de concessionárias Chevrolet, e conta com a credibilidade da marca Peças Genuínas GM. "Oferecer esse kit é mais uma prova de que estamos sempre preocupados em inovar, para encontrar soluções que facilitem a vida dos consumidores e garantam o bom funcionamento do carro", afirma Waldemar Mistro, gerente de produto de Pós-Vendas da GM do Brasil.



NISSAN EM PEQUIM - A Nissan mostra no Salão de Pequim modelos que carregam a tecnologia de ponta da marca para a redução de emissões. Os destaques são a apresentação ao mercado chinês do compacto global March, da van pequena NV200 e do LEAF, primeiro veículo 100% elétrico a ser produzido e comercializado em massa. O compacto global também será vendido no Brasil a partir de 2011. Já o Nissan LEAF será peça-chave para o acordo assinado entre a Nissan e a Prefeitura de São Paulo, no início deste mês, para estudo de implantação do carro elétrico na maior cidade do país. Na China, as vendas do March serão iniciadas no segundo semestre deste ano. O modelo foi considerado um “Eco-Car” na Tailândia, onde atendeu aos padrões de segurança e às exigências de baixos níveis de consumo e de emissões do programa desenvolvido pelo governo daquele país. A NV200, cujas vendas começam em junho, estreia na China com motor 1.6. O veículo 100% elétrico LEAF é uma das atrações mais aguardadas do evento, já que a Nissan anunciou no mês passado que fará parte do programa piloto do governo chinês de redução da dependência do petróleo e para um meio ambiente mais limpo. O projeto começa em 2011 em Wuhan, uma das 13 cidades que apoia o programa de energia alternativa.


Um comentário:

  1. Fotos do blog DGM em Milão, Itália


    Olá amigos,

    Confiram a 5 parte da visita do blog De Gennaro Motors a cidade de Milão, Itália. Coloquei diversas informações sobre a cidade. Ficamos a disposição para maiores informações.

    Link: http://www.degennaromotors.blogspot.com/

    Outra matéria:

    Nosso correspondente nos EUA, Marcos “Tenere” viajou para a China. Ele chegou agora pouco em Beijing. Confira as primeiras fotos também no blog.

    Um abraço,


    Fernando A. De Gennaro
    Cel: 55 (19) 9777-3664


    De Gennaro Motors
    www.degennaromotors.blogspot.com

    Click aqui e conheça a Série Caminhão nos EUA

    "Procuro fazer sempre o melhor, andar na busca da perfeição. Ou você faz bem feito ou não faz”.

    Ayrton Senna

    ResponderExcluir

Comente, opine.