Por Marcus Lauria
Fotos: Divulgação e ML
O blog CarPoint News esteve presente no dia 10 deste mês no evento em comemoração aos 30 anos de produção do Volkswagen Gol, o Gol Fest, realizado na cidade de São Paulo, no Sambódromo. O evento reuniu mais de 25 mil pessoas no último sábado exclusivo para clientes, proprietários, colecionadores e fãs do Gol, modelo líder de vendas há 23 anos no mercado brasileiro. Foram exibidas 44 versões históricas do Gol, entre atrações e shows musicais. Também foram sorteadas três unidades do Gol entre os visitantes. Foi registrado pela Volkswagen do Brasil um recorde histórico: proprietários de Gol, que reuniram seus veículos, juntamente com outros modelos da marca, num grande mosaico de 460 automóveis que formaram a palavra “GOL”. A ação conquistou o certificado do “Guinness Book” como o maior mosaico de automóveis do mundo. Também foi destaque da festa, a entrega da primeira placa preta destinada a um modelo Volkswagen Gol, de propriedade do paulistano Arnaldo Bruno, que o classifica como um veículo de colecionador. Para receber a placa preta, o veículo tem que ter 30 anos e manter , no mínimo, 80% de seus itens originais podem fazer parte desta categoria, conferidos pela FBVA – Federação Brasileira de Veículos Antigos. O modelo contemplado com a placa preta, foi um Gol fabricado em 1980 na fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP).
O Volkswagen Gol completou 30 anos e foi projetado e desenvolvido em nosso país, para atender às necessidades do consumidor brasileiro, ele foi lançado em 1980 e está hoje em sua quinta geração. Desde seu lançamento foram fabricadas mais de 6 milhões de unidades, a maior parte delas (mais de 5 milhões) vendida no mercado interno. O Gol começou a ser desenvolvido em 1976 e seu desenvolvimento exigiu nada menos que um milhão de quilômetros de testes em ruas e estradas, no Brasil e exterior, além de 200 mil quilômetros na pista. O primeiro modelo que chegou as ruas brasileiras tinha um motor de 1.3 litro refrigerado a ar, o famoso “Gol Batedeira”, como era conhecido popularmente. Tinha tração dianteira e linhas inspiradas no Passat.
Cronologia: os passos da evolução:
1980 - Lançamento em 15 de maio em Campos do Jordão (SP), com motor 1.3 refrigerado a ar (gasolina ou álcool).
1981 - Novo motor 1.6 refrigerado a ar (gasolina ou álcool). Lançamento da versão furgão.
1982 - Lançamento da Série Copa.
1984 - Lançamento do motor 1.6 refrigerado a água e do motor 1.8 S.
1985 - Lançamento da série especial Plus.
1986 - Ganha o motor 1.6 biela longa em algumas versões.
1987 - Assume a liderança do mercado nacional para nunca mais sair do topo.
1989 - Lançamento do Gol GTI, primeiro automóvel brasileiro equipado com injeção eletrônica.
1990 - Apresenta os motores AP 1800 e AE 1600.
1991 - Nova frente: faróis, lanternas, grades, capô, pára-lamas e pára-brisa laminados para todas as versões.
1992 - Carburador eletrônico nas versões com motor AP 1800.
1993 - Primeira versão 1.0 com motor de 50 cv.
1994 - Série Copa e direção hidráulica de série nas versões GTS e GTI.
1995 - Início da Geração II. Novo design. Injeção eletrônica para todos os modelos (menos 1.0 carburado). Nova versão GTI 16V. Lançamento da série especial Rolling Stones.
1996 - Lançamento da nova versão 1000i. Fim da versão 1.0 com carburador. Lançamento da série especial Atlanta.
1997 - Injeção multiponto para todas as versões. Barra de proteção lateral nas portas, tanque de combustível em plástico, painel de instrumentos com iluminação verde, novas roldanas e aletas dos difusores de ar, novo plano de manutenção de 15 mil/km. Lançamento da nova versão 1.0 16V.
1998 - Início das versões quatro portas. Lançamento da nova versão GTI 2000 16V. Lançamento do Gol Special 1.0 2 portas.
1999 - Lançamento da Geração III, com novo design.
2000 - Lançamento da nova versão 1.0 16V Turbo (o 1º motor 1.0 turboalimentado do Brasil).
2001 - Gol supera a produção do Fusca no Brasil. Lançamento da Série Ouro, que comemora esse recorde e os 14 anos de liderança consecutiva no mercado nacional. Lançamento das séries especiais Fun e Highway. Gol Geração III ganha versão de entrada com quatro portas.
2002 - Lançamento do novo motor 1.0 16V (família EA-111) com 10% a mais de potência. Sistema de aceleração eletrônica inteligente E-Gas. Cabeçote com sistema RSH (acionamento das válvulas por balancins roletados). Nova chave de ignição igual à do Golf. Lançamento das versões Plus, Comfortline e Sportline, do 1.0 16V Turbo Sportline, 1.6 e 1.8 Comfortline, 2.0 Sportline, Gol Trend e Gol Power. Lançamento da série especial Sport, relativa à Copa do Mundo.
2003 - Lançamento do Gol Total Flex, primeiro carro nacional bicombustível. O Gol estabelece recordes mundiais de endurance em provas de cinco mil, 10 mil e 25 mil quilômetros de extensão homologadas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Lançamento do Gol Special Geração III duas portas. Comemora em 10 de julho marco histórico de quatro milhões de Gol produzidos. Lançamento do Gol City como versão de entrada.
2004 - Lançamento em 26 de agosto da nova série especial Gol Rallye, com suspensão elevada em 27mm em relação aos modelos convencionais e vários equipamentos exclusivos. Em dezembro, Volkswagen do Brasil comemorou 500.000 Gol exportados para 50 países.
2005 - Lançamento do Gol 1.0 Total Flex, o primeiro carro de entrada bicombustível do País, que popularizou o acesso à nova tecnologia.
Lançamento do Gol G4, a quarta geração.
2007 - Chega ao 20º ano de liderança no mercado nacional, comemorando cinco milhões de unidades produzidas.
2008 - Alcança o marco de 5,7 milhões de unidades produzidas e 4,7 milhões vendidas no Brasil. Lançamento do Novo Gol.
2010 - Trinta anos de fabricação. Lançamento da série especial Gol Seleção, com três mil unidades. A primeira versão do Gol (1980) passa a ser considerada histórica, com direito a receber placas pretas, exclusivas para carros com mais de 30 anos de idade.
Olá Marcus
ResponderExcluirmuito legal este evento.
parabéns
Fernando Gennaro