Por www.fordparatodos.com.br
O autódromo de Interlagos – José Carlos Pace – em São Paulo, comemora 70 anos no dia 12 de maio. A pista, inaugurada em 1940, é a própria história do automobilismo nacional, que viu nas suas retas e curvas os melhores pilotos do Brasil e do mundo, responsáveis pela trajetória de glória do esporte motor do País. Falar de Interlagos é falar de saudades de um tempo em que o automobilismo era um esporte heróico, feito na raça, com carros construídos no fundo do quintal, ou as fantásticas carreteras e outros bólidos saídos da imaginação de hábeis construtores que um dia sonharam com uma bandeira quadriculada.
Quando o automobilismo se tornou mais profissional e as fábricas de automóveis se interessaram em divulgar as qualidades de seus produtos, alimentando o ego dos respectivos departamentos de marketing e dos proprietários de veículos da marca, surgiu a equipe Ford-Willys detentora de um sem número de vitórias nas pistas brasileiras. Pela equipe desfilaram os melhores pilotos do Brasil na época: Emerson Fittipaldi, Bird Clemente, Luiz Pereira Bueno, Francisco Lameirão, José Carlos Pace, Wilson Fittipaldi Jr., Carol Figueiredo. O comando era do lendário Grecco, assessorado pelos mecânicos Mariano e Brizzi, e com a estratégia desenhada pelo Francisco Rosa, atual Gerente Técnico do autódromo. A primeira edição, inesquecível, das Mil Milhas Brasileiras, em 1956, quando se podia acampar no interior do autódromo e desfrutar do som dos motores pela noite inteira, foi vencida pelos pilotos gaúchos Breno Fornari e Catarino Andreata a bordo de um protótipo equipado com motor Ford. A primeira “25 Horas de Interlagos”, idealizada por Antônio Carlos Avallone, em 1973, registrou a vitória do trio Bird Clemente/Nilson Clemente e Clóvis de Moraes (piloto gaúcho que fez história no Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford) com um Ford Maverick. O talento do trio ficou evidenciado por terem largado, naquela prova, em 20º lugar no grid e, no final, alcançado a vitória.
O Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford, berço dos campeões, foi uma etapa importantíssima para o automobilismo nacional, proporcionada pela Ford Brasil, entre 1971 e 1996, pois foi uma categoria escola que revelou alguns dos melhores pilotos brasileiros. Foi uma das maiores contribuições individuais de uma empresa para o crescimento do automobilismo profissional no País. De 1971 a 1996, foram disputadas 42 etapas do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford no Autódromo de Interlagos. Pilotos de São Paulo obtiveram 23 vitórias, do Rio Grande do Sul, 12, de Minas Gerais, 3 e do Distrito Federal, Goiás, Paraná e Rio de Janeiro 1.O maior vencedor no circuito paulista com um monoposto da Fórmula Ford foi o piloto Arthur Bragantino, com 6 vitórias, de 1977 a 1980. Ele também obteve um feito impressionante na temporada de 1980, quando venceu as 8 etapas do calendário, isto é, foi primeiro em todas as provas do ano. Em 1974, quando o calendário teve apenas 5 etapas, o gaúcho Clóvis de Moraes também venceu todas.
Na primeira prova em Interlagos do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, em 1972, a Ford também comemorou a primeira vitória de um motor Ford, no circuito paulista, com a bela performance do argentino Carlos Reutemann e sua Brabham. No ano seguinte, foi a vez de Emerson Fittipaldi vencer a etapa de Interlagos, válida pelo Campeonato Mundial de Pilotos, com um Lotus Ford, feito que repetiu em 1974, com uma McLaren Ford. Em 1975, José Carlos Pace, o Môco, se consagrou com uma vitória inesquecível, pilotando uma Brabham Ford. Mais tarde, deu nome oficial ao autódromo de Interlagos, após sua trágica morte, em 1977. Em 1979, novamente uma vitória de motor Ford a bordo de uma Ligier, pilotada pelo francês Jacques Laffite. Em 1993, Ayrton Senna fez uma festa memorável ao vencer o GP do Brasil com sua McLaren Ford. Um ano depois, Schumacher subiu mais alto no pódio com a vitória da Benetton Ford e, em 2003, Interlagos registrou a última vitória de um motor Ford no GP do Brasil com Giancarlo Fisichella e sua Jordan Ford. Num total de 28 Grandes Prêmios de Fórmula 1 disputados, até hoje, em Interlagos, incluindo a primeira, extra-mundial, os motores Ford e Ferrari venceram 8 provas, seguidas pela Renault, com 6 vitórias e Mercedes com 4. Depois de inúmeras reformas, o traçado da pista atual se consolidou com as exigências da FIA para que Interlagos pudesse sediar uma etapa do calendário da Fórmula 1, única prova da categoria em toda a América Latina. A última grande reforma aconteceu em 1990, quando a pista foi completamente redesenhada e dos antigos 7.823 metros, passou a medir 4.309 metros. É a única da Fórmula 1 que corre no sentido anti-horário. Atualmente, é administrado pela São Paulo Turismo S/A, órgão oficial do turismo da cidade de São Paulo, desde 2005. Para conforto das equipes há 23 boxes com 216 m² de área, 12x18 m cada um. Possui, também, uma ampla sala de imprensa (645 m²), o salão nobre (420 m²) e a área do paddock, com 3.960 m². A capacidade das arquibancadas fixas é de 30 mil lugares. Mas, em eventos importantes, são montadas arquibancadas tubulares que podem chegar a abrigar mais 30 mil pessoas. Com a atual dupla que dirige o autódromo, formada pelo Gestor Roberto Henrique Seixas Correa e o Gerente Técnico, Chico Rosa e toda a equipe administrativa, Interlagos passou a dar lucro e se tornou auto-sustentável. Até 2004, o autódromo gerava prejuízo da ordem de R$ 5 a 6 milhões, por ano, para a Secretaria de Esportes da Prefeitura de São Paulo. Em 2010, por exemplo, com o uso total previsto para até 95% de ocupação, isto é, locação, praticamente, todos os dias, o autódromo dará um lucro de, aproximadamente, R$ 500 mil. Só o evento da Fórmula 1, o maior acontecimento do turismo em São Paulo, provoca um custo ao autódromo de 10 a 15 milhões de dólares. Todos os anos o autódromo recebe a montagem de arquibancadas móveis, diversos aprimoramentos na infra-estrutura, instalação de banheiros, recapeamento da pista, lanchonetes etc, e outros custos que somam as cifras citadas. Mas, em compensação, o evento gera um lucro da ordem de 36 milhões de dólares para a cidade. O autódromo, de 70 anos, se revigora diariamente com a juventude que o freqüenta, pois atende a comunidade com inúmeras instalações para aulas de vôlei, basquete, ginástica e caminhadas por uma área chamada de parque. Tudo gratuitamente. Ele se transformou na maior área de lazer e de eventos na cidade de São Paulo.
Pesquisa e informações dos sites: www.obvio.ind.br - www.anisiocampos.com.br e www.autodromodeinterlagos.com
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