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Por Volvo Trucks
A Volvo está apresentado ao mercado o caminhão mais potente do mundo, o FH16, com motor de 750cv e torque de 3550Nm. O novo veículo chega para atender às exigências do transporte de cargas mais pesadas com muito mais eficiência, tecnologia e menor consumo de combustível, nas mais intensas condições de clima e tráfego. O FH16 750cv será vendido exclusivamente na Europa.
“O Volvo FH16 750cv é um caminhão com desempenho absolutamente top de linha, associado a baixo consumo de combustível e emissões extremamente baixas”, afirma Staffan Jufors, presidente e CEO da Volvo Trucks. “O lançamento mostra, mais uma vez, o uso de tecnologias em favor dos compromissos da Volvo com os valores fundamentais da marca: qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente”, diz o executivo.
“O Volvo FH16 750cv é um caminhão com desempenho absolutamente top de linha, associado a baixo consumo de combustível e emissões extremamente baixas”, afirma Staffan Jufors, presidente e CEO da Volvo Trucks. “O lançamento mostra, mais uma vez, o uso de tecnologias em favor dos compromissos da Volvo com os valores fundamentais da marca: qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente”, diz o executivo.
Melhor desempenho
O motor do novo FH16 750cv tem como base a tecnologia da Volvo Trucks atualmente usada no motor a diesel de 16 litros e 700cv – um propulsor seis cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e unidade de injetores. O aumento de potência e de torque, com um consumo inalterado de combustível, são os grandes diferenciais do novo modelo. O motor 750cv tem duas versões: uma Euro 5 e outra Enhanced Environmentally-friendly Vehicle (EEV), com emissões ainda mais baixas de materiais particulados e muito menos fumaça. A caixa de câmbio I-Shift, equipamento padrão no novo FH16 750cv, foi otimizada para suportar o maior torque do motor. Dentro das opções de eixos traseiros, destaque para a opção de combinação bruta de pesos de até 250 toneladas.
O novo motor 750cv produz 2800Nm de torque já a 900 rpm e logo em seguida atinge o patamar de 3550Nm em 1.050rpm e se mantém nivelado até 1.400rpm. O desempenho do motor permite manter a velocidade do veículo em qualquer situação de tráfego, com muita carga ou mesmo em subidas mais íngremes. “Quanto mais força estiver disponível a baixas rotações ao iniciar um transporte pesado, menor o esforço do trem de força e mais eficiente é a utilização do combustível. Como resultado se obtém dirigibilidade excepcional,” explica Hayder Wokil, gerente de produção da Volvo Trucks.
O novo motor 750cv produz 2800Nm de torque já a 900 rpm e logo em seguida atinge o patamar de 3550Nm em 1.050rpm e se mantém nivelado até 1.400rpm. O desempenho do motor permite manter a velocidade do veículo em qualquer situação de tráfego, com muita carga ou mesmo em subidas mais íngremes. “Quanto mais força estiver disponível a baixas rotações ao iniciar um transporte pesado, menor o esforço do trem de força e mais eficiente é a utilização do combustível. Como resultado se obtém dirigibilidade excepcional,” explica Hayder Wokil, gerente de produção da Volvo Trucks.
Sempre à frente
Há 25 anos a Volvo lançava no mercado europeu o F16, o primeiro com motor de 16 litros e 470cv de potência, um caminhão extremamente inovador para a época. Desde então, a Volvo tem investido em tecnologia para o desenvolvimento de caminhões cada vez mais potentes, em resposta às tendências do mercado na busca por veículos mais robustos e com melhor performance para o transporte pesado. Em 1993, uma nova geração de caminhões Volvo de alta capacidade entrava no mercado: o FH16, com 520cv. Dez anos mais tarde a Volva lançava o FH16 com um motor completamente novo e 610cv de potência. Já em 2008 a empresa se consagra mundialmente como o primeiro fabricante a atingir 700cv.
“Para a maioria dos clientes do FH16, o foco está no transporte da maior tonelagem no menor tempo possível, outros transportam mercadorias de alto valor agregado ou são produtos perecíveis,” explica Wokil. A matriz sueca inicia a produção dos caminhões Volvo FH16 para o mercado europeu já no começo de 2012. Além da versão com 750cv, o motor Volvo de 16 litros também estará disponível nas versões de 540, 600 e 700cv.
“Para a maioria dos clientes do FH16, o foco está no transporte da maior tonelagem no menor tempo possível, outros transportam mercadorias de alto valor agregado ou são produtos perecíveis,” explica Wokil. A matriz sueca inicia a produção dos caminhões Volvo FH16 para o mercado europeu já no começo de 2012. Além da versão com 750cv, o motor Volvo de 16 litros também estará disponível nas versões de 540, 600 e 700cv.
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