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Por Volkswagen do Brasil - Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
O presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, apresentou o novo Volkswagen Design Center, na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo. O novo Design Center teve sua área ampliada para abrigar todo o processo de criação de novos projetos e reunir as áreas de Package & Strak, Design Shape e Serviços, em um total de 2.360 m².
"A Volkswagen do Brasil está integrada e conectada com a tecnologia mundial do Grupo. Graças à globalização tecnológica será possível desenvolvermos produtos ainda mais avançados e competitivos e atendermos cada vez melhor às necessidades dos consumidores", declarou o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall. O evento foi marcado por uma mostra sobre a história do Design da Volkswagen do Brasil, dividida por décadas, além da exposição dos carros da marca com design brasileiro e uma simulação do processo de criação do automóvel.
"A Volkswagen do Brasil está integrada e conectada com a tecnologia mundial do Grupo. Graças à globalização tecnológica será possível desenvolvermos produtos ainda mais avançados e competitivos e atendermos cada vez melhor às necessidades dos consumidores", declarou o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall. O evento foi marcado por uma mostra sobre a história do Design da Volkswagen do Brasil, dividida por décadas, além da exposição dos carros da marca com design brasileiro e uma simulação do processo de criação do automóvel.
Centro de Realidade Virtual (VRC)
O Centro de Realidade Virtual foi inaugurado em 2008, na fábrica de São Bernardo do Campo, integrado à área de Design. O VRC (Virtual Reality Center) utiliza a tecnologia 3D para simular virtualmente os novos projetos, e, desta forma, compartilhar com todo o Grupo Volkswagen.
Graças a essa tecnologia, os novos modelos podem ser analisados e visualizados em detalhes antes mesmo da construção de protótipos, o que garante um projeto com maior qualidade e confiabilidade, e em menor tempo. "O VRC é parte integrante do novo Design Center. Este é um passo importante para agilizar a nossa interação com a matriz e até mesmo outras empresas do Grupo Volkswagen", destaca o vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Volkswagen do Brasil, Egon Feichter.
Graças a essa tecnologia, os novos modelos podem ser analisados e visualizados em detalhes antes mesmo da construção de protótipos, o que garante um projeto com maior qualidade e confiabilidade, e em menor tempo. "O VRC é parte integrante do novo Design Center. Este é um passo importante para agilizar a nossa interação com a matriz e até mesmo outras empresas do Grupo Volkswagen", destaca o vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Volkswagen do Brasil, Egon Feichter.
Como nasce um Volkswagen
Na área de design é criada a forma do novo veículo, inicialmente pelos sketches (desenhos em duas dimensões). São várias propostas em torno do mesmo veículo até chegar aos temas preferidos. Na área de Package (onde são dimensionados e posicionados os espaços e os componentes do veículo) os técnicos ajustam e definem o tamanho ideal do carro assim como analisam as questões ergonômicas em relação ao ser humano.
As ideias mostradas nos sketches, adaptadas às medidas definidas do Package, são transferidas para um desenho com tamanho real do novo veículo, em escala 1:1. Após sua aprovação, chega a fase do clay, uma massa especial para modelagem, composta por barro e demais elementos químicos, para esculpir o modelo em tamanho natural. Nesta fase, a área de engenharia participa ativamente em conjunto com os designers para viabilizar tecnicamente o veículo. Este modelo em clay recebe pintura e todos acabamentos como faróis, grades, vidros etc. para tornar-se o mais próximo possível de um veículo de série.
As ideias mostradas nos sketches, adaptadas às medidas definidas do Package, são transferidas para um desenho com tamanho real do novo veículo, em escala 1:1. Após sua aprovação, chega a fase do clay, uma massa especial para modelagem, composta por barro e demais elementos químicos, para esculpir o modelo em tamanho natural. Nesta fase, a área de engenharia participa ativamente em conjunto com os designers para viabilizar tecnicamente o veículo. Este modelo em clay recebe pintura e todos acabamentos como faróis, grades, vidros etc. para tornar-se o mais próximo possível de um veículo de série.
As mesmas fases acontecem também no trabalho de composição do interior do veículo. Painel de instrumentos, laterais de portas, teto e todas as partes visíveis são modeladas em todos os seus detalhes. Todas estas tarefas são desempenhadas pela equipe dos modeladores e tapeceiros em um verdadeiro trabalho artesanal. Paralelamente se dá a escolha das cores e materiais de revestimentos. Estas atividades são de responsabilidade da área de Color & Trim, responsável por reunir as tendências do mercado com o suporte e propostas da área de Marketing.
Cumpridas estas etapas, o modelo é levado para a matriz, na Alemanha, onde é submetido a direção do Design Center em Wolfsburg. A partir daí, são efetuados os ajustes necessários e começa, então, a fase de construção da superfície matematica que é feita baseada em um scanning do modelo final. Estas informações matemáticas vão mais tarde, após extensivos trabalhos de viabilidade técnica e financeira, em conjunto com a engenharia e outras áreas da companhia, como planejamento industrial e produção, definir o modelo virtual, que será a base final para a construção das ferramentas e meios de produção.
Cumpridas estas etapas, o modelo é levado para a matriz, na Alemanha, onde é submetido a direção do Design Center em Wolfsburg. A partir daí, são efetuados os ajustes necessários e começa, então, a fase de construção da superfície matematica que é feita baseada em um scanning do modelo final. Estas informações matemáticas vão mais tarde, após extensivos trabalhos de viabilidade técnica e financeira, em conjunto com a engenharia e outras áreas da companhia, como planejamento industrial e produção, definir o modelo virtual, que será a base final para a construção das ferramentas e meios de produção.
História
A Volkswagen foi a primeira a ter um centro de desenvolvimento de veículos no Brasil. Iniciada em 1966, a área de Design da Volkswagen no Brasil, nasceu para desenvolver produtos inovadores com a identidade da marca Volkswagen, para carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, naquela época. Com o crescimento da indústria brasileira na década de 60, a Volkswagen "acelerou" e lançou veículos que marcaram sua história, como o Karmann-Ghia (1962). Em 1969, em seguida foi a vez da Variant e no ano seguinte, 1970, o TL.
Na década de 70, o Design da Volkswagen do Brasil mostrou a capacidade de inovação: criou os primeiros Volkswagen genuinamente nacionais o SP2 (1972) e a Brasilia (1973 ). Neste período, a Volkswagen do Brasil lançou o seu primeiro modelo com motor refrigerado a água e tração dianteira, o Passat (1974), uma revolução para a época.
Nos anos 80, nasceu o primeiro modelo no conceito de "família de veículos" e que se tornaria o grande sucesso da marca e da indústria brasileira: o Gol. Em seguida, os modelos derivados desta plataforma: o sedan Voyage, a perua Parati e a picape Saveiro, igualmente sucesso de vendas em seus segmentos. Ainda naquela década, a Volkswagen do Brasil entrou no segmento de luxo, com o Santana (1984) e a Quantum (1985). Em 1988, a marca produziu o primeiro carro nacional com injeção eletrônica de combustível e ignição digital com mapeamento eletrônico, o Gol GTI.
Nos anos 90, com a abertura do mercado para os veículos importados, o Golf passou a ser produzido na nova fábrica de São José dos Pinhais, em 1999. Logo se tornou um grande sucesso, agregando novos conceitos de qualidade e dirigibilidade ao mercado. Nos anos 2000, a Volkswagen se preparava rumo à tecnologia de ponta para a chegada do Polo (2002) e o Polo Sedan (2003). Em 2003, a Volkswagen promoveu mais um grande salto do design brasileiro da marca, no lançamento de um carro revolucionário, o Fox. A nova aposta trouxe à marca a inovação e qualidade em um novo conceito de aproveitamento do espaço interno, com linhas externas marcantes.
A partir daí, a linha de produtos da Volkswagen do Brasil foi completamente renovada. Foram lançados o Novo Polo, o Novo Polo Sedan e o Novo Golf. A família Gol, Parati e Saveiro entrou na 4ª geração. O próprio Fox ganhou derivados: o CrossFox e o SpaceFox. Em 2008, o Novo Gol (eleito "Carro do Ano de 2009") e o Voyage inauguraram novos padrões de qualidade, economia, desempenho e dirigibilidade no segmento dos carros de entrada.
Talento Volkswagen
A Volkswagen criou o concurso Talento Design em 1998, para formar e reconhecer novos talentos no Design. O concurso é dirigido a estudantes de Desenho Industrial, Design de Produto, Design Gráfico, Moda ou Arquitetura a partir de um tema criado pela Volkswagen. Os vencedores são premiados com um estágio de um ano na área de Design da Volkswagen do Brasil. Este ano, o tema é "Como será o carro mais amado do Brasil em 2021?"
Na primeira fase, os finalistas poderão trocar informações com os designers da Volkswagen para aperfeiçoar seus projetos. A próxima fase inclui uma prova de aptidão e uma visita ao departamento de Design da Volkswagen do Brasil, na unidade de São Bernardo do Campo. A apresentação dos projetos e a defesa final para a banca examinadora acontecem no dia 25 de novembro, quando os vencedores serão revelados. Este ano, serão selecionados três estagiários para a categoria de Shape Design (design externo) e um para Color & Trim (cores e acabamentos).
Desse concurso e treinamento saíram grandes designers que hoje trabalham no exterior como Raul Pires, ex-chefe de Design da Bentley e atualmente diretor de design da ItalDesign. Também os irmãos Pavone e Arnaldo Cruzeiro, brasileiros responsáveis delo design de exterior do Jetta, do Nvo Tiguan e o novíssimo up! "O Talento Volkswagen Design é uma forma inovadora de detectar talentos e transformá-los em Designers automobilísticos em nível internacional", destaca o gerente-executivo de Design & Package da Volkswagen do Brasil, Luiz Alberto Veiga.
Na década de 70, o Design da Volkswagen do Brasil mostrou a capacidade de inovação: criou os primeiros Volkswagen genuinamente nacionais o SP2 (1972) e a Brasilia (1973 ). Neste período, a Volkswagen do Brasil lançou o seu primeiro modelo com motor refrigerado a água e tração dianteira, o Passat (1974), uma revolução para a época.
Nos anos 80, nasceu o primeiro modelo no conceito de "família de veículos" e que se tornaria o grande sucesso da marca e da indústria brasileira: o Gol. Em seguida, os modelos derivados desta plataforma: o sedan Voyage, a perua Parati e a picape Saveiro, igualmente sucesso de vendas em seus segmentos. Ainda naquela década, a Volkswagen do Brasil entrou no segmento de luxo, com o Santana (1984) e a Quantum (1985). Em 1988, a marca produziu o primeiro carro nacional com injeção eletrônica de combustível e ignição digital com mapeamento eletrônico, o Gol GTI.
Nos anos 90, com a abertura do mercado para os veículos importados, o Golf passou a ser produzido na nova fábrica de São José dos Pinhais, em 1999. Logo se tornou um grande sucesso, agregando novos conceitos de qualidade e dirigibilidade ao mercado. Nos anos 2000, a Volkswagen se preparava rumo à tecnologia de ponta para a chegada do Polo (2002) e o Polo Sedan (2003). Em 2003, a Volkswagen promoveu mais um grande salto do design brasileiro da marca, no lançamento de um carro revolucionário, o Fox. A nova aposta trouxe à marca a inovação e qualidade em um novo conceito de aproveitamento do espaço interno, com linhas externas marcantes.
A partir daí, a linha de produtos da Volkswagen do Brasil foi completamente renovada. Foram lançados o Novo Polo, o Novo Polo Sedan e o Novo Golf. A família Gol, Parati e Saveiro entrou na 4ª geração. O próprio Fox ganhou derivados: o CrossFox e o SpaceFox. Em 2008, o Novo Gol (eleito "Carro do Ano de 2009") e o Voyage inauguraram novos padrões de qualidade, economia, desempenho e dirigibilidade no segmento dos carros de entrada.
Talento Volkswagen
A Volkswagen criou o concurso Talento Design em 1998, para formar e reconhecer novos talentos no Design. O concurso é dirigido a estudantes de Desenho Industrial, Design de Produto, Design Gráfico, Moda ou Arquitetura a partir de um tema criado pela Volkswagen. Os vencedores são premiados com um estágio de um ano na área de Design da Volkswagen do Brasil. Este ano, o tema é "Como será o carro mais amado do Brasil em 2021?"
Na primeira fase, os finalistas poderão trocar informações com os designers da Volkswagen para aperfeiçoar seus projetos. A próxima fase inclui uma prova de aptidão e uma visita ao departamento de Design da Volkswagen do Brasil, na unidade de São Bernardo do Campo. A apresentação dos projetos e a defesa final para a banca examinadora acontecem no dia 25 de novembro, quando os vencedores serão revelados. Este ano, serão selecionados três estagiários para a categoria de Shape Design (design externo) e um para Color & Trim (cores e acabamentos).
Desse concurso e treinamento saíram grandes designers que hoje trabalham no exterior como Raul Pires, ex-chefe de Design da Bentley e atualmente diretor de design da ItalDesign. Também os irmãos Pavone e Arnaldo Cruzeiro, brasileiros responsáveis delo design de exterior do Jetta, do Nvo Tiguan e o novíssimo up! "O Talento Volkswagen Design é uma forma inovadora de detectar talentos e transformá-los em Designers automobilísticos em nível internacional", destaca o gerente-executivo de Design & Package da Volkswagen do Brasil, Luiz Alberto Veiga.
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