terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Em 2012, a aliança Renault-Nissan registra vendas recorde pelo quarto ano consecutivo


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 Por Imprensa Renault

A Aliança Renault-Nissan teve o resultado recorde de 8.101.310 veículos vendidos em 2012, o que representa 10% dos carros novos vendidos em todo o mundo. Em 2012, as vendas aumentaram 1% em relação ao ano anterior, e o crescimento dinâmico constatado nos mercados emergentes e nos Estados Unidos compensou a desaceleração que prossegue na Europa. Este é o quarto ano consecutivo que a Aliança Renault-Nissan apresenta vendas em alta.

O grupo Renault vendeu 2.550.286 unidades no mundo em 2012, em queda de 6,3% em relação a 2011. Entretanto, suas vendas aumentaram 9,1% fora da Europa, graças principalmente ao dinamismo dos mercados brasileiro, russo e argelino. Por outro lado, as vendas tiveram um declínio de 18% na Europa, com uma queda entre todas as marcas de 8,6% no continente. Já a Nissan vendeu 4.940.133 veículos, em alta de 5,8%, um novo recorde de vendas anuais para a marca. A Nissan vendeu mais de um milhão de unidades em dois grandes mercados: a China e os Estados Unidos.

A AVTOVAZ vendeu 610 891 veículos, em queda de 5,5% em relação a 2011. Este resultado se explica em grande parte pelo fim de um importante programa de incentivo que havia sido implementado pelos poderes públicos russos. A Aliança Renault-Nissan criou em dezembro uma joint venture destinada a acelerar sua ofensiva comercial na Rússia, onde um a cada três carros vendidos tem uma de suas marcas.

2012 foi um ano difícil, em razão da queda contínua das vendas no berço histórico da Renault, a Europa Ocidental, assim como tensões políticas que apareceram na China, primeiro mercado mundial da Nissan”, declarou Carlos Ghosn, o presidente mundial da Renault-Nissan. “A recuperação constatada nos EUA e a forte demanda nos mercados emergentes nos permitiram manter nossa participação de mercado. Por isso, estamos especialmente bem posicionados nos mercados mais promissores do planeta.”

Destaques do ano de 2012: Renault
As vendas do grupo Renault fora da Europa atingiram um nível recorde em 2012, com 1.279.598 veículos. Esta progressão de 9,1% foi possível graças à comercialização de novos produtos e à política dinâmica desenvolvida pela empresa para manter sua expansão em mercados estratégicos, principalmente no Brasil, Rússia e Índia.

Pela primeira vez em sua história, o Grupo Renault, que compreende as marcas Renault, Dacia e Renault Samsung Motors, realizou em 2012 mais da metade de suas vendas fora da Europa. As vendas no resto do mundo representaram 50,2% do total de 2012, 7,1 pontos a mais que em 2011 (43,1%).

Os três maiores mercados da Renault são a França, o Brasil e a Rússia. As vendas no Brasil deram um salto de 24,3%, chegando ao número recorde de 241.594 unidades, para uma participação de mercado também inédita de 6,6%, graças especialmente ao sucesso alcançado pelo utilitário esportivo Duster e ao modelo cinco portas Sandero, que já tinha uma grande popularidade e agora está disponível em uma nova versão. Na Rússia, as vendas da Renault também atingiram o recorde de 189.852 veículos vendidos, em alta de 22,7%, e uma participação de mercado também recorde de 6,5%. Alavancada principalmente pela forte demanda por modelos intermediários, tais como Mégane, Fluence e Duster, a Renault é hoje a terceira marca mais vendida na Rússia.

Apesar do crescimento constatado nas economias emergentes, as vendas globais do Grupo Renault tiveram uma queda de 6,3%, ficando em 2.550.286 unidades, em razão da crise na Europa. Sem contar a Rússia, as vendas europeias do grupo caíram 18%, com 1.270.688 veículos, tendo o mercado europeu atingido o seu menor nível em quase 17 anos, entre todas as marcas.

Mesmo assim, a Renault se mantém como a primeira montadora de carros de passeio na França. O compacto Twingo, o Mégane e o monovolume Scénic, extremamente funcional, se afirmam como líderes em seus respectivos segmentos. A marca se mantém também em primeiro lugar em utilitários leves pelo 15º ano consecutivo, com 15,5% de participação de mercado.

Em termos de vendas por marca, a Renault vendeu 2.124.773 veículos, em recuo de 6% em relação ao ano anterior. As vendas da Renault representaram 83% das vendas do grupo em 2012. As da Dacia aumentaram 4,8%, chegando a um recorde de 359.822 unidades, graças ao lançamento de novos modelos, como o monovolume funcional Lodgy ou Dokker, primeiro utilitário leve da marca, ou ainda as novas versões do cinco portas Sandero e do sedan Logan.

As vendas da Renault Samsung Motors caíram 45,1% na Coreia, e a empresa lançou um amplo plano de reestruturação que prevê, entre outros, a renovação total de sua gama de produtos e de sua estratégia de vendas.

Destaques do ano de 2012: Nissan

Em 2012, a Nissan registrou vendas recordes de 4,94 milhões de unidades, um aumento de 5,8% em relação a 2011.

No Japão, as vendas da marca avançaram 11,6%, chegando a 659.756 veículos. Estes bons resultados foram amplamente beneficiados pelo sucesso do novo cinco portas Note, do NV350 Caravan e do Serena. As vendas de veículos compactos aumentaram 5,4%, chegando a 153.335 unidades vendidas, o que configurou um recorde anual.

As vendas em todo o mundo avançaram 4,9%, chegando a 4.280.377 veículos, mesmo apesar da queda das vendas na China, o primeiro mercado da marca Nissan. Em 2012, as vendas da Nissan na China totalizaram 1.180.000 unidades, o que ficou dentro das previsões revistas em novembro. Apesar de as vendas da Nissan, como de todas as montadoras japonesas, terem sofrido as consequências do conflito territorial entre a China e o Japão, o fluxo de clientes nos showrooms chineses da marca se recuperou normalmente, e agora chega a ser superior ao que era no ano anterior.

Nos Estados Unidos, a Nissan vendeu o número recorde de 1.141.656 veículos das marcas Nissan e Infiniti, uma progressão de 9,5% em relação a 2011. As vendas da marca Nissan aumentaram 8,2% em base anual, chegando também a um recorde, com 1.021.779 unidades, graças ao sucesso encontrado pelo novo sedan Altima sedan, o crossover Rogue e a compacto Versa. Nos Estados Unidos, a Nissan tem uma participação de mercado de 7,9%.

Em 2012, cinco dos dez modelos mais vendidos no México eram da marca Nissan. A montadora apresenta recordes neste país, tanto em nível vendas quanto em participação de mercado. As vendas estão em forte alta (mais 9,3%, para 245.634 unidades vendidas) e a participação de mercado da Nissan se situa agora em 24,9%.

No Brasil, onde a Nissan planeja ter sua primeira fábrica construída em 2014, em Resende (RJ), a Nissan vendeu no ano passado 104.711 veículos, um salto de 56% em relação a 2011. A Nissan se afirma como a marca mais dinâmica do Brasil em termos de progressão das vendas, pelo terceiro ano ininterrupto. Ela tem uma participação de mercado de 2,9%, um aumento de 0,9 ponto.

Na Europa, a Nissan melhora sua participação de mercado, que nunca foi tão boa, graças às vendas de seus crossovers Qashqai e Juke. Apesar de suas vendas terem caído 2,4% (678.697 veículos vendidos) em uma conjuntura globalmente orientada para a queda, a Nissan conseguiu aumentar em 0,1 ponto sua participação de mercado, agora com 3,9%.

As vendas no Reino Unido aumentaram 10%, chegando ao nível recorde de 118.211 unidades, tendo a participação de mercado aumentado em 0,3 ponto, agora com 5,2%, o que também é inédito. Na Rússia, primeiro mercado europeu da Nissan, as vendas da marca avançaram 11,7%, chegando a 162.956 veículos. Sua participação de mercado era de 5,6%.

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