quinta-feira, 9 de maio de 2013
A Stock Car vai pra rua
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Por www.mastermidia.com.br
A principal categoria do automobilismo brasileiro vai pra rua. Depois do sucesso da Indy 300 em São Paulo, quando a decisão da vitória aconteceu na última esquina da última volta no circuito urbano do Anhembi, os fãs do automobilismo já estão se preparando para ter emoções semelhantes com a prova da Stock Car, em Salvador. A quarta etapa do campeonato acontece dia 19 de maio, no circuito de rua Ayrton Senna (2.724 m), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), a partir das 11 horas.
"Adoro correr na rua e costumo me dar bem", admite o piloto Diego Nunes (Petronas/Chocolates Garoto), que em 2006 conquistou uma vitória nas ruas de Vitória (ES), correndo de Fórmula Renault já pela equipe RC3 Bassani Racing. Posteriormente ele disputou duas provas (2008 e 2009) da GP2 preliminares da Fórmula 1 em Mônaco. "Além do desafio de estar todo o tempo raspando nas proteções laterais e muros, o público é enorme e o baiano é muito alegre e festivo, o que nos dá força e motivação maiores", comenta o Garoto de talento.
Com grande experiência e sucesso em provas disputadas em circuitos provisórios montados em rua, a equipe RC3 Bassani/Petronas/Chocolates Garoto quer dar condições para os seus pilotos brigarem pelo sucesso na capital baiana.
"Nós já vencemos quatro vezes em ruas, com três pilotos e em três cidades diferente, inclusive em Salvador. Isto nos deu muita experiência com monopostos nesta situação e vamos transferir todo nosso expertise para a Stock Car", recorda o engenheiro Eduardo Bassani, chefe da equipe que venceu em Florianópolis (SC) com Renato Jader David em 2002, que repetiu a façanha no ano seguinte em Vitória. Em 2005 aconteceu a vitória no circuito da Marina, em Salvador, desta vez com Nelson Merlo. O último sucesso foi em 2006, novamente na capital do Espírito Santos, já com Diego Nunes.
A partir desta etapa da Stock Car finalmente as equipes estrearão a unificação do uso das molas, com a mesma altura e espessura para todos, e equalizadas em 1.400 libras nas quatro suspensões, visto a falta de tempo para implantar na prova de Tarumã. Além disto, por medida de segurança nos boxes, na prova de Salvador não haverá o reabastecimento obrigatório.
"Sempre gostei de correr em Salvador porque não é um circuito muito estreito. No entanto, tem que largar na frente, pois as ultrapassagens são muito difíceis e arriscadas. Ainda mais agora que não terá reabastecimento e não poderemos fazer estratégia para tentar ganhar posições no pit. Ou larga na frente ou vai no enrosco, usando o push to pass", admite Diego Nunes.
A maior novidade da RC3 Bassani Racing será a participação do baiano Patrick Gonçalves, depois de sua ausência na última prova, em Tarumã (RS). "Infelizmente o trabalho de desenvolvimento do carro dele foi interrompido por uma etapa, mas vamos procurar deixá-lo competitivo no curto espaço de tempo que temos agora", lembra Bassani, já que a programação foi reduzida para apenas dois dias, com os treinos livres realizados apenas no sábado, seguido da classificação.
Programação oficial em Salvador:
Sábado (18/5)
07h35 às 0750 - Shake down - Todos pilotos (passagem pelo Box)
08h00 às 09h05 - 1º Treino Livre - 1º grupo
09h15 às 10h20 - 1º Treino Livre - 2º grupo
11h50 às 12h55 - 2º Treino Livre - 1º grupo
13h05 às 14h10 - 2º Treino Livre - 2º grupo
16h00 às 16h50 - Classificação
Domingo (19/5)
11h00 - Largada (40 minutos de prova + 1 volta de 2.724 metros)
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