segunda-feira, 16 de setembro de 2013
Autostadt: a cidade do automóvel do Grupo Volkswagen
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Uma das maiores atrações no mundo para quem gosta de carros, a Autostadt – em alemão, “cidade do automóvel”–, fica ao lado da fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, na Alemanha. Criada para mostrar ao público todas as fases da produção de um automóvel e as operações do Grupo Volkswagen, a Autostadt foi inaugurada em junho de 2000 e, desde então, está em contínua expansão e desenvolvimento.
Fruto do trabalho de mais de 400 arquitetos, a Autostadt conta hoje com oito pavilhões dedicados às marcas do Grupo Volkswagen. Audi, Porsche, Lamborghini, Seat e Skoda têm prédios próprios e a marca de luxo Bugatti está na Premium Clubhouse. A Volkswagen conta com dois pavilhões, um dedicado aos automóveis e utilitários esportivos e outro aos veículos comerciais da marca.
Autotürme: as torres do automóvel
Uma parcela considerável dos quase 2 milhões de visitantes que comparecem anualmente à Autostadt, além de conhecer suas atrações, tem um propósito muito pessoal. Vão retirar os carros que compraram, recém-saídos das linhas de montagem da fábrica de Wolfsburg.
Duas torres circulares envidraçadas, com 48 metros de altura, servem de estacionamento para os veículos a serem entregues a compradores de vários países da Europa que, em vez de receberem seus automóveis nas concessionárias, optam por retirá-los na Autostadt.
Os prédios são ligados à fábrica por um túnel de 700 metros de extensão, por onde os carros são transportados em plataformas. Nas torres, os veículos passam para elevadores que os colocam em lugares pré-determinados, entre 24 e 48 horas antes do momento da entrega.
São 800 vagas dispostas em “prateleiras” circulares. Quando o proprietário se identifica no centro de atendimento, um elevador traz automaticamente o veículo até o piso térreo. Em todo o processo, o carro não roda um único metro e é entregue ao dono com o velocímetro totalmente zerado.
Quem vai buscar o carro na Autostadt recebe ingressos gratuitos, vales para refeições e entradas para diversas atrações. Mas qualquer visitante pode conhecer as torres por dentro, em uma visita realizada em um elevador panorâmico que leva também ao terraço de observação no topo, de onde é possível ver toda a Autostadt e a fábrica de Wolfsburg.
ZeitHaus: o automóvel através dos tempos
Um fantástico museu, a ZeitHaus (em alemão, “Casa do Tempo”), abriga uma mostra com os veículos que marcaram a história do automóvel, exibidos em instalações que o ambientam na época e circunstâncias de sua fabricação.
Uma exibição especial, “Ícones do Design”, transporta os visitantes ao longo da história do design automotivo, dos primeiros automóveis ainda semelhantes às carroças e às carruagens aos perfis aerodinâmicos do final do século 20. A mostra inclui veículos com estilo influenciado pela Art Nouveau, dos anos 1930, assim como exemplos da influência da moda sobre os automóveis, o desenvolvimento visando a funcionalidade e carros que se tornaram símbolos de épocas e comportamentos diversos.
Em outra área, os visitantes mais entusiasmados pela mecânica e tecnologia vão encontrar a mostra Motor Icons, que reúne 12 motores que marcaram a história do automóvel, lado a lado com os carros em que foram lançados. A variedade dos motores expostos vai de versões com apenas um a até 18 cilindros, além de motores rotativos. Há motores a diesel, a gasolina (de dois ou quatro tempos), em linha, em “V”, boxers e radiais. Configurações mais exóticas, em H, U, W, Y e X também estão expostas ou são mostradas em painéis ilustrados.
Os visitantes também podem conhecer mais sobre a evolução tecnológica dos motores, como o funcionamento dos compressores mecânicos ou a turbina e a história da alimentação de combustível, desde os carburadores mais simples, do final do século 19, aos sistemas eletrônicos de injeção e gerenciamento dos carros atuais.
Sustentabilidade e área para crianças
Outras atrações da Autostadt incluem o KonzernWelt (mundo do Grupo), onde os valores do Grupo Volkswagen – segurança, responsabilidade social, atenção com o meio ambiente e qualidade – são vivenciados por meio de exposições e atividades interativas.
A exposição Level Green (mundo verde) traz 26 estações focadas na sustentabilidade e seus reflexos na sociedade, economia e estética. No CarDesign Studio, os visitantes podem conhecer todas as etapas do desenvolvimento de um modelo e, até utilizar computadores com uma interface especial para criar seus próprios veículos a partir de elementos usados em modelos reais. Os desenhos podem ser encontrados posteriormente e baixados na internet.
A Autostadt integra também as crianças e oferece uma área especial para convívio familiar, o MobiVersum, plena de oportunidades de diversão, exploração e descoberta. Há desafios, como conduzir diferentes tipos de veículos como triciclos em que todas as rodas viram em direções diferentes a carros com lagartas em vez de rodas, guiados por pedais. Dois personagens “extraterrestres”, Roli e Stella, mostram em um cinema 3D fatos e fenômenos de nossa vida diária e, como não poderia faltar, há uma autoescola em que as crianças a partir de 5 anos de idade podem aprender noções de direção e segurança em simuladores ou minicarros, passando por um teste para receber uma carteira infantil de habilitação.
Uma “saída” especial
A mais nova atração da Autostadt denomina-se Ausfahrt, palavra que, em alemão, significa “saída”. Inaugurada este ano, a Ausfahrt faz parte do caminho percorrido pelos clientes que retiram pessoalmente seus novos veículos Volkswagen junto à fábrica.
Com 15.000 m2, a nova atração é focada na densidade urbana. Dando continuidade à topografia e paisagem da Autostadt, a “Ausfahrt” se integra harmoniosamente ao ambiente do parque e da lagoa que a circundam. Um “circuito de honra”, com 315 metros, proporciona aos visitantes da Autostadt um local para treinar rebocando um trailer ou experimentar outros itens, inclusive sistemas de reconhecimento de sinais de trânsito ou Start-Stop (desligamento e partida automáticos do motor quando o carro para) ou assistente de saída em subidas.
Quarenta e cinco grandes espaços estão disponíveis no local onde, orientados por uma equipe de especialistas, os motoristas podem experimentar o sistema de estacionamento automático ou aprender a operar as estações de recarga para carros elétricos.
Os clientes que comparecem à Autostadt para retirar seus automóveis novos podem dirigi-los, nos primeiros metros, na área de treinamento da “Ausfahrt”, tirar suas dúvidas e configurar corretamente os sistemas do carro com a ajuda de especialistas antes de voltar às suas casas com segurança.
Os visitantes que não forem retirar um carro novo também poderão experimentar os novos sistemas na área da “Ausfahrt”, usando veículos fornecidos pela Autostadt. Também é possível testar sua habilidade off-road na trilha All-Terrain (todo-terreno) ou conferir seus tempos de reação em situações de condução potencialmente perigosas na pista de treinamento de segurança.
INFORMAÇÕES
Horários – A Autostadt funciona 363 dias por ano, das 9h00 às 18h00, fechando apenas nos dias 24 e 31 de dezembro. O centro de entrega de carros zero-km abre aos compradores abre às 8h00
Refeições – Nove restaurantes e lanchonetes estão distribuídos pelas diversas áreas e pavilhões. Todos abastecidos com alimentos orgânicos, eles incluem uma steak house, pizzaria, cantina e um requintado restaurante de alta gastronomia.
Ingressos (1dia/2dias)
Adultos: 15 / 22 euros
Crianças / adolescentes (6 a 17 anos): 6 / 9 euros
Famílias (2 adultos + crianças até 17 anos): 38 / 57 euros
Crianças com menos de seis anos não pagam ingresso
Estudantes e idosos (acima de 60 anos): 12 / 18 euros
Tours e atrações especiais, como visitas à fábrica e experiências de direção, são cobrados à parte.
Informações detalhadas (em inglês ou alemão) podem ser obtidas no link http://www.autostadt.de/en/visitor-information/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.